Produtos do cemitério da Microsoft que foram ícones e deixaram saudade

45 Comentários

A Microsoft é a empresa do Windows. E será sempre assim conhecida nos mais intrínsecos meandros do nosso córtex cerebral. Contudo, e ao longo do tempo, a empresa lançou e marcou gerações com produtos que estão agora no cemitério.

Há muitos, ao longo dos nossos anos de site também falamos em bastantes deles, mas deixamos 5 para avivar memórias.

Produtos do cemitério da Microsoft que foram ícones e deixaram saudade


Seguramente, a maioria dos utilizadores lembram-se de todos, ou pelo menos de grande parte. No entanto, neste link que aqui deixamos, podemos encontrar produtos que a grande maioria dos leitores ou não se lembra, ou nunca ouviu falar.

Assim como tantos outros, estes são icónicos e deixaram saudade:

 

1. Encarta (1993-2009)

Antes de existir a Wikipédia, e muita informação online, as pessoas consultavam as enciclopédias em papel. Era o vasto conhecimento compilado em fascículos, em coleções riquíssimas.

Para os mais velhos, digamos, na casa dos quarenta anos em diante, era normal na casa dos seus pais ter estes livros já com imagens fantásticas e muita informação. Contudo, a Microsoft adaptou esse conceito à modernidade dos suportes digitais na altura, e criou a Encarta.

Esta enciclopédia ostentava a informação de 29 volumes de uma enciclopédia convencional num único CD-ROM. Era também mais barata, o que a tornou um sucesso notável durante os seus primeiros anos. Contudo, em 2001, chegou a Wikipédia, que acabou por tornar a Encarta inútil.

A última Encarta lançada em português foi na edição de 2002. Desde então, a Microsoft só lançou versões em inglês.

 

2. Zune (2006-2012) – “iPod da Microsoft”

O iPod era o leitor de música portátil que todos tinham… ou queriam. A Apple era notoriamente uma mina de ouro, e a sua revolução particular na indústria da música fora copiada pela Microsoft, que posteriormente teve um enorme sucesso com o Zune, que definiu tanto o leitor como os serviços de compra, download e gestão de música.

O primeiro modelo da marca, com 30 GB de disco rígido, foi lançado pela Microsoft a 14 de novembro de 2006, por Bill Gates. Os seguintes modelos do aparelho podiam ter 4, 8 e 80 GB de memória. Foram desenvolvidos vários jogos para o Zune, alguns podiam até ser jogados por mais do que uma pessoa, através do Wi-Fi.

O problema do Zune foi ter chegado tarde. O iPhone já estava de saída, e com ele veio o adeus gradual aos leitores de MP3, incluindo o iPod.

 

3. MSN Messenger (1999-2013)

O MSN Messenger, lançado a 22 de julho de 1999 e que após algum tempo foi renomeado Windows Live Messenger, foi outrora a aplicação de mensagens da Microsoft e o rei absoluto dos serviços de mensagens.

Competiu com outros gigantes da época, tais como o ICQ e o Yahoo!, e durante algum tempo foi mesmo referida como a “geração MSN”, devido ao número de adolescentes que a utilizavam.

O problema do MSN era que tinha de competir com o crescimento das redes sociais em geral, e do Facebook, em particular. Já não era a mesma coisa estar no MSN, do que era estar no Facebook. As pessoas migraram de serviço, e mesmo assim, foi o WhatsApp que acabou por se tornar a norma para milhões de utilizadores.

Portanto, no dia 9 de janeiro de 2013, a Microsoft comunicou o encerramento do serviço do programa no dia 15 de março, e que as contas dos utilizadores seriam migradas para o Skype, que pertence à companhia. No dia 27 de maio de 2013 o serviço foi desativado definitivamente.

 

4. Windows Phone (2010-2019)

O Windows Phone foi lançado pela primeira vez em outubro de 2010 com o Windows Phone 7.

Durante algum tempo, parecia que este sistema operativo móvel da Microsoft, poderia ter tido uma oportunidade. A sua interface única com aqueles layouts animados foi uma lufada de ar fresco em comparação com as ofertas do iOS e Android, e de facto o lançamento do Windows 10 e da Plataforma Universal do Windows (PUW) prometiam grandes evoluções nesta área.

Microsoft apps loja Windows 8 Windows Phone 8

Infelizmente, as expectativas nunca foram cumpridas. Ao longo do caminho veio a controversa aquisição da Nokia e uma estratégia errática dos aparelhos que também foi comprometida por um catálogo de software em que sempre existiram grandes ausências. No final, a Microsoft acabou por desistir.

 

5. Windows Movie Maker da Microsoft (2000-2017)

Se quisesse criar um pequeno vídeo rapidamente e de forma simplificada no Windows, tinha uma ferramenta fantástica. Chamava-se Windows Movie Maker e esteve connosco durante quase duas décadas.

Foi a partir desta ferramenta, gratuita, que muitos se introduziram no mundo da multimédia. Quando era um software dado como garantindo, a Microsoft “desapareceu” com ele.

Ninguém sabe porque é que a Microsoft o removeu do Windows 10, mas essa é provavelmente uma das maiores queixas sobre este sistema operativo e o seu sucessor, que oferece alternativas já há algum tempo, mas nada que se compare. O programa, bem como o pacote Windows Essentials 2012, foi oficialmente descontinuado dia 10 de janeiro de 2017, sem um substituto.

O Movie Maker ainda pode ser descarregado, e não se compreende como algo que funcionava tão bem, desapareceu assim, em vez de ser adaptado aos novos tempos.

 

Leia também…

Manter o Firefox no Windows 7? É melhor instalar as atualizações disponíveis

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    TEAMS é o novo msn messenger.

    1. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Se dissesses Skype, ainda concordava.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não sabes do que falas, Skype vaI desaparecer, o Teams vai substitui-lo

    2. Avatar de relogio
      relogio

      A seguir ao MSN Messenger, surgiu ainda primeiro o Skype, recentemente é que surgiu o Team’s.

  2. Avatar de Fusion
    Fusion

    Um outro produto que faltou mencionar foi a Microsoft band que nunca se percebeu o porque do cancelamento, na altura estava muito a frente das outras marcas no que toca ao mercado das bands

  3. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    ” um enorme sucesso com o Zune”???
    alguém não prestou atenção ao que aconteceu com o Zune a nível comercial!

    1. Avatar de Vítor M.

      Lê tudo e pensa. O Zune foi muito importante para a estruturação das Microsoft Store. “…um enorme sucesso com o Zune, que definiu tanto o leitor como os serviços de compra, download e gestão de música.”

      Tens de recuar e pensar no conjunto de serviços criados à altura e que ainda hoje são muito importantes. 😉

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Por essa lógica qualquer produto falhado duma empresa é um sucesso…

        1. Avatar de Vítor M.

          Dos outros, depende dos outros (como sabes, há casos e casos), agora estamos a falar neste. E como tal, tudo o que envolveu o Zune, como diz no artigo, foi muito importante para a MS. E vimos isso no que referi.

          1. Avatar de G-rod
            G-rod

            tudo que não seja associar o ZUNE ao fiasco que foi é ridiculo… muito menos vale a pena vir buscar serviços que foram cópias do iTunes ou AppStore para suavizar o fracasso brutal do MP3 Player da Microsoft.

          2. Avatar de Vítor M.

            Opiniões, apesar de ter sido uma colagem ao que a Apple tinha feito, foi esta plataforma Zune que criou o berço das lojas Microsoft, hoje muito importantes, principalmente no segmento gaming. Enquanto dispositivos, foi um fracasso, mas o projeto Zune era mais que o dispositivo e foi isso que vingou.

          3. Avatar de G-rod
            G-rod

            a base das lojas da microsoft, com ou sem gaming, é o Itunes e a appstore.

            a unica coisa fora do normal que o zune trouxe foi a espécie de “aluguer de musicas” que depois veio resultar nas plataformas de streaming. as lojas são cópias do que a apple fez.

          4. Avatar de Vítor M.

            O conceito das lojas é diferente, apesar de na essência, a iTunes Store ser a base (não a primeira) a dar o mote. Mas foi com o Zune que a Microsoft desenvolveu estas suas plataformas, música, aplicações, jogos, etc… E por isso o Zune tem a sua “importância”, a sua relevância.

            Se são uma cópia? São um desejo, porque nenhuma funciona de forma tão integrada com a da Apple.

          5. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            estás a falar dum produto que não teve qualquer sucesso, e a querer argumentar que teve sucesso porque a empresa aprendeu alguma coisa!!! Ou seja, repito, para ti qualquer produto acaba por ser um sucesso.

          6. Avatar de Vítor M.

            Não, os que desapareceram sem deixar qualquer legado, não são creditados no sucesso. Esta parte tens de ver melhor, porque estás a misturar tudo. Contudo, se não percebes o que ficou da plataforma Zune, deixa lá, não te preocupes com isso.

          7. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Vitor, todos os produtos deixam um legado numa empresa destas.
            Já agora, não há nada que tenha ficado da plataforma Zune, todos os seus serviços foram fechados.

          8. Avatar de Vítor M.

            Tal como referi, foi importante pelo legado.

  4. Avatar de Don't care
    Don’t care

    Killed by Google vence olimpicamente…

  5. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Faltou mencionar o windows 98, xp e 7

  6. Avatar de aj
    aj

    O Clippy do MS Office. lol

  7. Avatar de frango assado
    frango assado

    MS-DOS? (começou aqui a grande jornada, que ainda esta presente até hoje)
    Windows 95 (primeiro SO nao Apple GRAFICO)?
    MS-EXPLORER 3.0 (melhor rato para C.S. de sempre)
    The Microsoft Office for Windows (antes do office da microsoft so havia bosta para editar textos)

  8. Avatar de pipapapigrafo
    pipapapigrafo

    Falta o Age of Empires.

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Mas o age of empires ainda nao saiu de linha

  9. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    MSN… que nostalgia… assim como o mIRC… enfim… veio as redes sociais, f…. tudo!

    1. Avatar de frango assado
      frango assado

      sou dou tempo ands do mIRC dos, moos e muds…

  10. Avatar de Tiago M.
    Tiago M.

    Tantos filmes caseiros que fazia com o Windows Movie Maker… Agora?! É preciso dar um rim ou mais por um simples programa de edição de vídeo… O DaVinci Resolve é uma opção… Mas não é a mesma coisa. O Nero Video é o que se aproxima mais em comparação ao velhinho WMM, mas não é nada gratuito.

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      O Da Vinci Resolve não é a mesma coisa porque é um editor de vídeo a sério. O WMM é um editor de vídeo para quem não percebe nada de edição. Hoje em dia, um telemóvel tem melhores softwares que WMM.

    2. Avatar de Duba
      Duba

      O que não falta são opções grátis… mas para Linux. 🙂 É o que uso e não tenho problemas. Faz uma pesquisa no Google e pode ser que alguns tenham versão para windows, em opção instalas uma distribuição numa Pen e quando quiseres editar video, arrancas da pen.

    3. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      tens o kdenlive que e 100 % free

  11. Avatar de TXG
    TXG

    Movie Maker: Usei muito, sinceramente não compreendo como é que um software tão bom, simples e intuitivo acaba por ser deixado de lado pela MS. Ainda hoje não se encontra nem parecido. Não existe gratuito tão bom e os que sao pagos não têm nem metade da simplicidade.

    Windows phone: Nunca tive nenhum mas tive a oportunidade de experimentar 2. Um deles era um Huawei para aí com 1Gb de RAM ou coisa parecida, e caraças, aquilo mexia-se bem, era mais rápido que os Androids com mt mais RAM. O software pareceu-me bastante bem desenvolvido, ainda por cima, na altura, a MS tinha a divisão dos smartphones (acho que já nem tem nada) e podia integrar software e hardware tudo junto, tal como faz a Apple. É daqueles casos em que acho sinceramente que foi o timing. Aquilo não pegou porque na altura simplesmente ninguém o queria, era Android ou Iphone. Mas do que consegui perceber, era muito bom.

    MSN: O que aconteceu, a meu ver foi que a empresa simplesmente quis dar mais visibilidade a outros produtos e não quis deixar este, outrora no topo, morrer de forma inglória. Serviços do género, havia antes e continuam a existir, mesmo da propria MS, nem sei se na altura de desligar o MSN, o Skype não seria já bem mais usado.

    Os outros, Zune e Encarta, percebe-se bem o seu fim. O mercado vai mudando e tanto a internet como os smartphones capazes de reproduzir mp3 acabaram com eles.

    1. Avatar de G-rod
      G-rod

      o Davinci Resolve dá 1000 a ZERO e é Gratis.

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        A vantagem do wmm era precisamente não ser “1000”, mas apenas 10, que é o que a maioria das pessoas precisa.

    2. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Tive um windows phone e confirmo aquilo era uma maquina

  12. Avatar de adbux
    adbux

    o wmm em simplicidade e features não tem rival. O editor de vídeo que vem com o windows é uma piada comparativamente ao velho WMM.

  13. Avatar de Pedro Mendonça
    Pedro Mendonça

    saudades do Windows Phone

    1. Avatar de Celso
      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Outro. Lumia 520. Máquina.

      2. Avatar de frango assado
        frango assado

        saudades do vazio?

  14. Avatar de F M
    F M

    Falta aí o Word Art

  15. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    Mais um pouco conhecido mas que devíamos ter o “Microsoft Expression Design 4”
    É uma espécie de replica simplificada do Adobe Illustrator e a Microsoft tornou gratuita após ter cancelado a continuidade do aplicativo.
    Fazia parte de um conjunto de 4 softwares “Expression Studio”
    Tal o “Microsoft Expression Web 4” editor HTML ou o “Expression Encoder 4” editor de vídeo e o “Expression Blend” que permitia fazer gráficos animados par páginas web.

    Dos 4 softwares talvez o Expression Design seja um que deveríamos ter todos disponíveis no Windows, pelo menos eu tenho-o sempre instalado em qualquer computador meu com o Windows.

    Nota que permite ler e editar ficheiros do Adobe Illustrator ao formato (.ai)

  16. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    MSN Messenger,que saudades. 🙂

  17. Avatar de MCakaZim
    MCakaZim

    só eu é que tenho saudades do pinball que vinha nos jogos do windows?

  18. Avatar de Joel Alves
    Joel Alves

    A app Fotografia do Windows tem um editor de vídeo básico semelhante ao WMM