Primeira versão do .NET para Mac e Linux disponível

45 Comentários

A framework .NET, criada há mais de 12 anos,  é uma das plataforma de desenvolvimento mais usadas em todo o mundo. No entanto, esta plataforma foi apenas concebida para funcionar sobre o Windows, apesar de existirem alguns plataformas capazes de correr em outros sistemas operativos como por exemplo o projecto Mono.

Depois do anúncio a 12 de Novembro, a Microsoft disponibilizou hoje a primeira versão do .NET Core para Mac e Linux (e também Windows).

Microsoft-Dotnet-Core-Mac-Linux


A Microsoft disponibilizou hoje o Microsoft .NET core preview para Windows, Mac e Linux.  Todas as funcionalidades desta ferramenta podem ser consultadas aqui e o download pode ser efectuado via Github.

Além do .NET core preview a Microsoft apresentou também o Visual Studio Code, um editor de texto gráfico também para Mac e Linux.

.net_03

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Isto vai querer dizer, que dentro de algum tempo, existiram programas universais, possíveis de correr em qualquer SO. Boa jogada por parte da Microsoft.

    Alem disso, começa-se a perceber porque é que eles vão permitir a migração para Win10 gratuitamente… porque onde eles querem ganhar dinheiro não é (principalmente) no SO.

    1. Avatar de Zane
      Zane

      Subcrevo, o artigo de cima com este, fazendo 1+1 dá para ver claramente que a microsoft está apostar na multi plataforma.
      Desta vez a Microsoft abriu os olhos, com esta estratégia está a pensar em preservar o seu monopólio, mas ao mesmo tempo de um forma que todos gostem daquilo que veem e que todo fiquem a ganhar de alguma forma.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Pode ser defacto..

      MAs programas multi plataforam não são uma novidade, o Java faz isso ha muito mais tempo 😉
      Qt também é multiplataforma, apesar de terer que recompilar e muito possivelmente alterar alguma lib ou que seja..
      Python, etc..

      Aquilo que me parece é que o NETCORE vão ser as libs que vais puder usar em windows para fazer crosscompiling the programas para puderem correr no linux..mas posso estar errado..

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        defacto ou de facto??

        1. Avatar de knom
          knom

          defato ou de fato?

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Facto. Fato é errado, mesmo no acordo – já explicado por especialistas.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Eu nunca percebi esta coisa dos brasileiros quererem assasinar a lingua…

            Eles secalhar pensaram que a palavra era Portuguesa, e por isso assasinaran-na…mas deram um tiro no pé…é que é errado mesmo facto!=fato!!!

            De facto, é uma palavra que já vem do Latin…
            e contém o C pelo menos em algumas linguas…

            por exemplo em inglês “in fact”
            facto a mesma coisa, estão ligadas, e também manteem o C…

            É um erro crasso que os brasileiros vão ter que rever, para que o mundo inteiro, não goze com eles…

            como se isso não bastasse, fato é uma peça de vestuaria 😀

  2. Avatar de roliveira
    roliveira

    E além disso há que acrescentar este editor muito interessante de C# e javascript para Mac e Linux que também foi apresentado!

    https://code.visualstudio.com/

    “If Microsoft ever does applications for Linux it means I’ve won.

    —Linus Torvalds”

    😀

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hehehhe,

      realmente ele tem razão…desde o tempo em que a MS sacava código do linux, ao tempo que lhe chamou cancro , e agora lança ferramentas para desenvolver nele…é bem verdade 😉

      A MS não é parva, percebeu que com ubuntu’s, etc o linux é uma plataforma poderosissima, e se não estiver na linha da frente perde o barco…está a ajustar o seu negocio…daqui ha uns anos, licencia o seu desktop com licença gpl, e a seguir começa a usar o kernel linux por baixo…pode acontecer..

      1. Avatar de VaGNaroK
        VaGNaroK

        Deus te ouça meu amigo, deus te ouça.

      2. Avatar de knom
        knom

        simples…. ballmer sai
        nadella entra
        nova mentalidade por trás da microsoft…

        já tinha dito que a microsoft estava a mudar, todos pensavam que era a brincar 😀
        até já existem ports de wp para outros hardwares/smartphones…

  3. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Alguém sabe como fica o WPF nisto? Também vai ser compatível?

  4. Avatar de Marco
    Marco

    resta dizer que o code usa o Atom.io, mas já é um bom principio qq dia visual studio para Linux e Mac.

    1. Avatar de David
      David

      Tens a certeza disso? É que assim que abri o visual studio code vi o atom.io… É incrivelmente igual.
      Podia haver uma referência no about…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Usa o Electron(http://electron.atom.io/) que também é usado pelo Atom. Está explicado aqui https://code.visualstudio.com/Docs/whyvscode

        1. Avatar de David
          David

          Obrigado por essa referência… Ainda assim, por um lado gosto desta nova postura mais aberta da MS. Por outro, parece-me um cópia do Atom…

      2. Avatar de Marco
        Marco

        navega pelas pastas da aplicação e depois diz alguma coisa.

        1. Avatar de David
          David

          Quando perguntei se tinhas a certeza era mesmo só para confirmar.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      +1

      isso parece-me um sistema de gestão de pacotes 😉

      1. Avatar de lmx
  5. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Excelente iniciativa da Microsoft e subscrevo o que o JJ disse, agora só falta a Microsoft fazer o mesmo para o sqlserver. possibilitar pelo menos as ferramentas para de ligação e gestão para OSX.
    refiro-me ao Sql Server management Studio.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      nada eles querem q tu apostes no azure 😉

  6. Avatar de roliveira
    roliveira

    Ah e marquem as minhas palavras.

    Passos como este demonstram que o Office para Linux já esteve mais longe. 😉

    1. Avatar de lmx
      lmx

      sim é bem verdade, a seguir virá o office, que ha muitos anos é anuncioado, e por causa de não o terem lançado hoje teem um concorrente de peso…o libreoffice, que não teriam se tivessem lançado o office ha muito tempo…

      1. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        LOL vai a uma escola ou a uma universidade e pergunta que, usa Libreoffice, aliás, vais aos PCs e vês se é o Libreoffice que lá está instalado.
        É um concorrente tão fraco que nem serve de ameaça… Tal como o Linux, mas quem é o utilizador comum que usa Linux? Ninguém, só mesmo geeks.

        1. Avatar de jo§e
          jo§e

          Então porquê esta decisão da MS?

        2. Avatar de lmx
          lmx

          “LOL vai a uma escola ou a uma universidade e pergunta que, usa Libreoffice, aliás, vais aos PCs e vês se é o Libreoffice que lá está instalado.”

          Não podes olhar apenas para o realidade do teu País, que é um País de 3º mundo…tens que olhar para o mundo…a Internet potencia isso..

          Para um producto que embora baseado noutro nasceu em 2010…não é nada mau…nada mau mesmo…

          Tirado do wikipedia..

          “A million new unique IP addresses check for downloads each week”

          “The Document Foundation has set a target of 200 million users worldwide before the end of 2020.”

          http://en.wikipedia.org/wiki/LibreOffice#Users_and_deployments

          E a isto ainda tens que adicionar todas as distros linux, etc…pois é..

          1. Avatar de knom
            knom

            portugal país de 3ºmundo FTW

        3. Avatar de Rafael
          Rafael

          Se fores às escolas (EB1 + JI) onde a entidade onde trabalho dá suporte, sim, vais ver LibreOffice. E muito!
          E sim, também já vais vendo Linux. E cada vez mais. 😉

          1. Avatar de lmx
            lmx

            +1

            Sim ja começa a surgir mesmo cá em Portugal, não é como lá fora, mas ja vai aparecendo 😉

        4. Avatar de knom
          knom

          mentalidade de sempre fogo não mudas ahahaha
          na escola onde eu andei tambem usavam libreoffice….
          não sou nerd, e uso linux, muita gente usa linux, voces é que acham que so os nerds usam!!!! até a bimby usa linux!!! até a bimby

        5. Avatar de Marco
          Marco

          retira as universidades da lista pq essas costumam ter acordos com a MS para ter software mais barato ou quase de borla.

        6. Avatar de int3
          int3

          Lá por pertenceres uma categoria de pessoa que usa o software que vem quando compra no computador não penses que é tudo como tu.
          As empresas em portugal aos anos que apostam muito forte no open source. Todas as entrevistas de emprego que tive todas usavam open source. Alguns clientes dessas empresas é que pretendiam certas coisas com software proprietário mas era a única coisa.
          A ultima que tive a entrevistador (não existe feminino?) disse-me (via skype): “Nós, como qualquer outra empresa que pertence a uma internacional, aposta e usa sempre open source e desenvolve desse software para encaixar no perfil dos clientes algo que nunca o software de código fechado não consegue fazer – adaptação”. Para ti nunca irias mudar o código porque é te indiferente. No mundo empresarial isso é totalmente diferente. Software Open Source é muito mais poderoso que o código fechado. Não tenhas dúvidas. E nos últimos anos isso tem sempre mudado a favor do open source.
          Não só geeks afinal.

      2. Avatar de JJ
        JJ

        No dia que a Microsoft lançar o Office para Linux, e se seguir o caminho que esta a fazer ao tornar as ferramentas base do Office gratuitas, LibreOffice e afins simplesmente vão praticamente desaparecer…

        Em mais de 20 anos, ainda não vi nenhuma suite capaz de fazer frente ao Office. Nem a Apple ou a Google, fizeram isso, e recursos não lhes falta.

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          O LibreOffice só desaparecia se o código do M$Office fosse aberto… e mesmo assim não o fariam.
          Se o fizessem o LibreOffice aproveitaria algumas coisas boas, tal como faz com o OpenOffice e incorporaria no seu código. O WPS Office também está com bom desenvolvimento.
          Deve existir concorrência para o desenvolvimento dos produtos, é isso que faz a M$ andar…

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Sim é verdade que as ferramentas de código aberto, para as “matar”, e muito complicado, porque por trás estão valores morais, educacionais, etc muito fortes…que o facto de ser grátis, não resolvia só por si…por isso é que a MS chamava ao Linux “cancro” aqui ha uns anos 😀

            No entanto a maioria da malta que não sabe, nem percebe iria usar o MS Office massivamente, e não teria nenhuma necessidade de experimentar o LibreOffice…ou seja nesse caso os concorrentes ficavam relegados para segundo plano…para serem usados por pessoas com mais formação nas areas tecnológicas, etc..

            A MS deu um tiro no pé…porque pensou que protegendo e guardando só para si o Office, podia matar o linux ou o MAC OS, e é um engano tremendo pelo que se está a ver…

            Não só o Linux está a crescer, como o MAC OS explodiu a nivel de utilizadores finais…mais surgiu a necessidade de ter um Office nestes SO’s, e a MS não foi sequer capaz de perceber, o problema que estava a ser criado para ela mesma…

            pois quando não tens nehuma opção crias uma, e ai a MS ja tem um concorrente, que se expande para windows, MAC OS, etc…

            Actualmente o LibreOffice deve ser o Office mais usado por diferentes arch’s e SO’s…o MS Office so suporta Windows x86, acho eu..

      3. Avatar de Eu
        Eu

        linux fanboy detected.
        Pah…a cota de distros linux ao pé de windows é ridícula. É um facto.

        1. Avatar de Rafael Paredes
          Rafael Paredes

          Um dos grandes problemas do Linux, senão o maior, é a falta de estratégia de marketing…
          Nem o nome do OS está correcto…

          1. Avatar de int3
            int3

            HP-UX, IBM AIX, FreeBSD, OpenBSD, DarwinOS ?
            É Linux e tem X porque é UNIX.

  7. Avatar de MArco
    MArco

    Agora que estou inclinado a migrar novamente de linux para windows, é que começa a surgir tudo e mais alguma coisa para linux…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Se o fizesses acho que não terias saudades nenhumas dos restarts e dos antivirus.

  8. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Isto provavelmente surgiu porque foram picados pelo projecto mono. Se não fossem eles “M$” haveriam outros que o fizessem e ganhariam dinheiro com isso…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      picados? o miguel até tinha/tem uma cadeira dentro da MS desde o inicio do mono.

  9. Avatar de Ajr
    Ajr

    Linux, Linux, Linux…Rules, Forever and Ever.