Polícia holandesa obrigada a pagar à Microsoft 3 milhões de euros

29 Comentários

Um erro num processo administrativo levou a polícia holandesa a fazer uma compra que não precisava. Foram mais de 13 mil licenças do Office que foram erradamente compradas e pagas.

Agora, vários anos depois deste erro, um tribunal holandês resolveu dar a razão à Microsoft, que, assim, não precisa de devolver os quase de 3 milhões de euros.

Policia Microsoft

O caso remonta ao ano de 2008 e teve origem num erro da polícia. Por engano foram encomendadas e pagas 13.656 licenças de uma versão especial do Office. O pagamento foi realizado sem que tivessem dado conta do erro e da compra de algo que não precisavam.

Depois de tentarem sem sucesso reaver o dinheiro, as forças policiais holandesas levaram o caso a tribunal, na esperança que a justiça decidisse a seu favor.

A decisão acabou por ser contrária ao que se esperava e o resultado final foi favorável à empresa de Redmond, que assim pode manter consigo o pagamento da venda do Office, que ascende aos 3 milhões de euros.

Policia Microsoft

A polícia ainda tentou alegar que a compra surgiu de um erro e que o software não foi usado, estando ainda guardado nas suas caixas, mas esse argumento acabou por não servir, sendo indicado pelo tribunal que a Microsoft tinha todo o direito a essa verba.

Para tomar esta decisão, que foi contra o estado holandês, o tribunal usou como base uma decisão anterior, de 2005, onde a Microsoft foi condenada a pagar 765.000€, também por resultado de uma ordem de compra errada.

A polícia acatou a decisão do tribunal e já emitiu um comunicado onde alertou que não vai recorrer da sentença. Para além do valor que teve de pagar, coube ainda à polícia holandesa o pagamento dos 10 mil euros de despesas de tribunal.

Fonte: NU.nl

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alvega
    Alvega

    “o software não foi usado, estando ainda guardado nas suas caixas”, bom pelo menos na Holanda o soft existe, se fosse num “jardim” conhecido, o dinheiro tinha ido e nao aparecia nada.
    A policia cometeu 2 ERROS, 1 foi a compra errada, o 2 foi nao ter de algum modo distribuído as licenças já pagas por organismos do estado,instituições, ou fazendo algum tipo de concurso para quem precisa-se do soft.
    PS: o que terá acontecido aos responsáveis de tal despesa ? foram promovidos? ou foram mandados para Portugal ao abrigo de acordos de parceria estratégica, tal Erasmus ?

    1. Avatar de Pedro Leal
      Pedro Leal

      Então, mas se a defesa assenta na possibilidade de devolução do software, se o passassem a terceiros a defesa deles causa por terra, digo eu…

  2. Avatar de rnf
    rnf

    Afinal a polícia não está obrigada a pagar nada porque já pagou…..que raio de título.

    1. Avatar de Revoltado
      Revoltado

      Totalmente de acordo, já está pago…
      Apenas não têm de ser reembolsados

    2. Avatar de Vítor M.

      Não, eles foram obrigados a pagar sim, caso não fosse assim, não tinham recorrido aos tribunais.

      Mesmo já tendo pago, eles reclamavam o dinheiro de volta, foram obrigado, com esta sentença, a pagar.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Não sei onde estudaste lógica, mas não foi de certeza numa faculdade acreditada. Disseste bem, a polícia holandesa reclamava a devolução do dinheiro. Mas tendo esta devolução sido recusada a policia Holandesa não tem que pagar nada (com a exceção das custas administrativas do tribunal).

        1. Avatar de Vítor M.

          O pagamento foi obrigado pelo tribunal, se deliberasse ao contrário, a devolução do valor, não tinha existido o pagamento. Assim, perante a decisão do tribunal, contra a vontade da polícia, essa força foi obrigada a pagar. Se o dinheiro fosse devolvido, não tinha havido pagamento, porque a Microsoft não tinha recebido.

          A tua avaliação é estranha. Então tu entregas dinheiro a alguém para pagar “o bem que consumiste”, mas decides que não queres pagar e tiras o dinheiro que já tinhas entregue – o mesmo que eles queriam com a ação judicial – contra a vontade da pessoa que entregou o bem (a Microsoft), mas ficas com o bem (13 mil licenças do Office), pagaste por ele?

          Basicamente eles foram obrigados a pagar pelo erro que fizeram, se lhes tivesse sido entregue o dinheiro, eles não tinham pago. Não havia pagamento na decisão final.

          1. Avatar de Gs
            Gs

            Não era mais simples dizer que não houve reembolso? =D

          2. Avatar de Vítor M.

            😀 reembolso 😀 essa é boa sim….

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            Típico do Vitor, quando não se consegue defender remove comentários.

      2. Avatar de DB
        DB

        Errado, compraram e pagaram, após terem se apercebido do erro queriam anular a compra e reaver o dinheiro. Não foram obrigados a pagar, apenas não anularam a compra.

        1. Avatar de Vítor M.

          A compra não ficou anulada porque foram obrigados a deixar lá o pagamento 😉

      3. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Vítor o título está errado, dá a entender que agora, após a sentença, é que vai haver/houve o pagamento.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, só agora depois da sentença é que fica finalizado o negócio. O titulo está correcto.

          1. Avatar de ITcenas
            ITcenas

            Não.
            “O caso remonta ao ano de 2008 e teve origem num erro da polícia. Por engano foram encomendadas e pagas 13.656 licenças de uma versão especial do Office.”
            O julgamento serviu para tentar anular o negócio de 2008….

          2. Avatar de Vítor M.

            Só agora o negócio ficou concluído. Antes disso há uma ação da polícia para não pagar, e a justiça obrigou a pagar, não devolvendo o dinheiro como queria a polícia, eles não queriam pagar, vendo o dinheiro devolvido.

    3. Avatar de Toder
      Toder

      pplware my friend 😀 o correcto seria, foi obrigada

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Estava a achar estranho não aparecerem os professores de português.
      Diz lá à malta onde diz que a policia ESTÁ obrigada a pagar o que quer que seja…

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        No título?

        “Polícia holandesa obrigada a pagar à Microsoft 3 milhões de euros”

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E “obrigada” é presente passado ou futuro?
          Nem está certo nem está errado pronto. A malta não embirrar com tudo facilitava as coisas 😛

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Algum holandês tratou da encomenda depois de ter passado num “Coffee Shop”

    1. Avatar de um gajo na net
      um gajo na net

      por acaso nas coffeeshops, não há muitos holandeses, normalmente são turistas que pensam que a erva daqui é como a ervinha que se arranja noutros países, embora só possa mesmo comparar com PT… mas duvido muito que tenha sido feito algo de produtivo depois de passar por uma coffeeshop, falo por experiência… 😛

  4. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Já me fizeram isso, comprei um telemóvel novinho. Nunca tinha sido utilizado, passado uns tempos fui á loja para devolver ainda dentro da caixa.
    Nao é que fui obrigado a pagar por uma coisa que nunca utilizei

  5. Avatar de Ze
    Ze

    É por isso que gosto do Linux Mint 🙂

    Sem licenças sem coisas estranhas afins…

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Com licença é sempre mais educado

    2. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Estamos a falar do Office, como tal deverias ter referido o Libre Office, por exemplo, de qualquer forma mesmo nos ditos software gratuitos TENS licenças 🙂
      Quem programa/desenvolve os programas deve ser reconhecido e mesmo esses produtos têm licenciamento, e voltando ao exemplo do Libre Office, Mozilla Public License v2.0 (https://www.libreoffice.org/about-us/licenses/)

      1. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        O nome do produto é Microsoft Office, embora seja mais conhecido e usado, existem outros Offices, não sei se a MS pode reclamar o uso exclusivo do termo Office.

        De qualquer forma o que interessa é que se a Polícia tivesse escolhido o LibreOffice não teria que pagar licença alguma. Pagou e não usou, 3 milhões de euros, burrice monumental. Ah se o dinheiro tivesse vindo para mim!

  6. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Holandeses não conhecem o OLX LOOOOOL