Microsoft: Não vão existir novas builds para Windows 10 Mobile

37 Comentários

O Windows 10 Mobile tem passado por momentos menos positivos nos últimos meses. As suas vendas estão próximas do zero e a própria Microsoft parece ter abandonado o seu desenvolvimento.

Algo que todos parecem saber foi agora novamente revelado pela Microsoft. Os desenvolvimentos estão mesmo parados e não vão existir novas builds desde sistema operativo.

Windows 10 Mobile

Já várias vezes foram dadas provas de que o Windows 10 Mobile está praticamente morto. Os fabricantes não adotaram este sistema e com o passar do tempo a Microsoft também o abandonou.

Se antes existiam builds periódicas, com melhorias ao sistema, estas desapareceram com o tempo e nem sequer a atualização Fall Creators Update surgiu da forma correta para os smartphones, sendo apena uma atualização menor da versão anterior, com pequenas correções de problemas e otimizações ligeiras.

Mais uma confirmação surgiu agora diretamente da Microsoft, via Brandon LeBlanc, como resposta a um Tweet que questionava a empresa sobre novas builds. A resposta, curta e direta, dá conta de que acabaram as builds neste sistema operativo.

Apesar desta afirmação, importa lembrar que a Microsoft garantirá para as versões mais recentes do Windows 10 Mobile atualizações de segurança periódicas, até ao fim do seu suporte.

Dificilmente o Windows 10 Mobile irá recuperar, estando a Microsoft apenas a manter o seu sistema em venda com equipamentos de marca própria, que provavelmente já deixaram de ser produzidos.

Com planos aparentemente traçados para uma nova classe de equipamentos, a Microsoft irá agora focar-se no seu novo sistema operativo, oriundo do próprio Windows 10 para dar suporte a estas novas máquinas.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t0pl0ser
    t0pl0ser

    O que tem piada é que o super mega extraordinariamente versátil e super eficiente Android já caminha para a banalidade dos 8 gb de ram

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Primeiro o post é sobre Windows 10 M e não Android. Segundo o Android 7 ou 8 não precisam de 3 nem 4 nem 8 GB RAM. Os SO modernos usam toda a RAM disponível para cache e deixar as apps mais usadas prontas a serem usadas. A RAM é muitíssimo mais rápida que a flash, logo ter a APP em RAM é só vantagens.

      Outro “pormenor” é que o Android 7 e 8 têm modo “desktop” (oficial ou não) e podem ter várias apps abertas em simultâneo (vê DeX ou até o desktop da Huawei). Se tens quad ou octa core, ecrãs QHD e vídeo 4K, múltiplas apps abertas e desktop e esperas fazer isso tudo com 1 ou 1.5 GB RAM com fluidez? Nem em sonhos.

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        Tenho isso tudo, e ainda mais com 3gb de ram no meu lumia 950XL…

        1. Avatar de Antoninho
          Antoninho

          Dei uma oportunidade ao windows mobile faz 1 ano, e estou pronto a voltar a Android.

        2. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          O 950 tem materiais muito bons (sarcasmo) e já veio muitíssimo tarde. Se tivessem feito isso nos primeiros modelos a bom preço talvez hoje o W10M fosse uma excelente alternativa. Eu andei imenso tempo a querer mudar para W10M mas o hardware era do mais foleiro que existia com exceção de alguns poucos modelos. A partir daí desisti.

          1. Avatar de AiOGajo
            AiOGajo

            Era mais barato que o samsung s7, mas o acabamento em plástico podia ser alterado com uma capa da mozo… Mas tinham que desembolsar. Mas o que muita gente quer é o produto o já feito.

  2. Avatar de Pitagoras
    Pitagoras

    pois é e agora quem comprou windowsphone (eu tenho um 625 e um 640) o que fazemos ?? pisa papeis talvez!!
    bem acho que a Microsoft merece que continue a pirataria dos seus sistemas para amortizar o prejuízo que tiveram os que compraram esses ditos telefones..

    1. Avatar de Flávio Ferreira
      Flávio Ferreira

      Desculpe a minha expressão, mas a mais de um ano que aqui mesmo no Pplware, se dizia que o sistema Windows 10 estava por um fio, só apostou quem quis nele. Direta ou indiretamente se dizia isso, as lojas online e físicas da Microsoft deixavam de vender Lumia por exemplo foi uma das notícias, e a notícia a uns meses atrás que o sistema ia deixar de receber atualizações. E digo que é uma pena acabar assim um sistema que tinha muito para dar

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Lumia 625 tem 5 anos! Que raio queres fazer com ele?!?! Alias, o Lumia 625 já tinha perdido o suporte no ano passado.
      O Lumia 640 continua com suporte até para o ano, que é quando faz 4 anos e o tempo de suporte termina (que está calendarizado desde que saiu).

      1. Avatar de cistine
        cistine

        Escrevi-te isto com um pisa papéis então ;).
        Continuação de um ótimo fim de semana.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Para o ano o teu 640 faz 4 anos de existência desde o seu lançamento, sinceramente parece-me um periodo razoavel e igual a qualquer android com 4 anos que fica um pouco obsoleto

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        O Note 3 (por exemplo) mete qualquer W10M num bolso a nível de funcionalidades e pode instalar uns 98% das muitas centenas de milhar de APP Android, super fluído, multi janela etc. E dá para trocar de bateria por nova. Saiu em setembro de 2013 e até existem ROM mais atuais cozinhadas se não quiserem a oficial. Nem todos os Android tem esses problemas mundanos.

        1. Avatar de Migael
          Migael

          “até dá para trocar bateria nova” como se qualquer Windows 10 mobile não tivessem bateria amovível… LOL falas do que não sabes, volta para o teu buraco.

    4. Avatar de Migael
      Migael

      Deixa estar que dei €500 por um tablet em 2012 com android 4.0 e em 2013 estava desactualizado… nem um update teve por parte da toshiba.

  3. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ora ai ta disseram que iam dar rebuçados e no fim ja dizem que não. Palavra de microsoft

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    Não percebo onde está a notícia! A MS já tinha dito isto no ano passado!

  5. Avatar de Jeba
    Jeba

    para o ano é que é !!! outra vez ….

  6. Avatar de Art.
    Art.

    A propósito disto tudo , acabei por ler aqui uma coisa que me fez rir muito……alguém diz : ….Tenho um Huawei Mediapad ……….Tem instalado o Android 7.0 N………….. há uma situação que não estou a conseguir contornar, a instalação de apps no cartão de memória…… tenho um Lumia 950. É tão simples a forma como gere a memória que pensei que nesta versão do Android já estivesse assim…… E a vossa resposta foi : ……………Terá de começar a abdicar de algumas aplicações até trocar para um equipamento com mais armazenamento interno….. 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Antoninho
      Antoninho

      Não te vai adiantar de muito essa versatilidade, com o fim dos updates hahaha

    2. Avatar de Migael
      Migael

      O Windows 10 Mobile é um sistema operativo muito superior, disso não há dúvidas.
      O calcanhar de Aquiles foi o desenvolvimento de apps por parte de terceiros, aliás com o Windows 10 mobile terem alterado a compatibilidade das apps da versão 8 ainda veio agravar mais o problema o que levou a que empresas como a Here deixassem de fornecer o seu software porque não queria estar a desenvolver um novo de raiz para um sistema que tinha poucos adeptos porque não tinha apps de terceiros… é um problema da pescadinha de rabo-na-boca.

      1. Avatar de Art.
        Art.

        Concordo consigo….

  7. Avatar de Pitagoras
    Pitagoras

    Amigo Cortano eu sei que o lumia 625 já tem alguns anos e que o lumia 640 ainda tem suporte mas de que me serve isso se não existem aplicações na loja para o que necessito !! a única solução que encontrei foi migrar para o android e ficar com dois monos em casa pois quase só servem para fazer chamadas e pouco mais.
    Pelo menos o android mantém na loja aplicações por vários anos e a Microsoft vendeu lumias e abandonou os clientes..

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Então envia-me esses dois telemóveis, que eu fico com eles..
      Fazem camadas, enviam sms, tem facebook, instragram, teamview,candy crush, tira fotos, faz filmes, tem gps, tem tinder e calculadora.. faz tudo o que eu preciso, é so enviares pra minha casa que faço deles os não pisa papeis

      1. Avatar de Migael
        Migael

        Ainda digo mais: youtube, edição de imagem avançada (com capacidades como o liquify, clone tool, blur que dificilmente se arranja no Android), gestão da cloud, e-mail, calendário, browser multi plataforma, waze… isto para não falar das ferramentas de foto que a apple popularizou mas que já andavam no windows à anos. LOL

  8. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu só coloco em hipótese produtos MS quando forem baseados em x86. Adoro o meu Surface Pro 3 e acho um dos melhores produtos deles, mas a maioria dos produtos da MS são (muito) overpriced e underconnectivity.

    O meu próximo produto será Dell, Gigabyte ou Xiaomi. Foi o fim para mim nos próximos anos da ASUS, Acer, Lenovo, Microsoft, HP, Toshiba, Apple.

  9. Avatar de iFernando
    iFernando

    O Windows10 “desktop” está quase, quase, a entrar dentro de um smartphone…
    (revejam este comentário dentro de dois anos em 2020)

    1. Avatar de aeme
      aeme

      Finalmente alguém com cabeça.
      Os meus 650 cá de casa funcionam impecáveis.
      Se um dia a “coisa” chegar ao “fim”………
      Uma coisa é certa, é o melhor sistema operativo de tudo o que vejo para aí xpto.
      Sempre tive tlm baseados em windows, portanto várias gerações.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    O último telefone a sair com W10M foi há mais de 2 anos no mundo android só os topo de gama são actualizados por um período de 2 anos, ou seja, nem se podem queixar muito os que compraram um telefone W10M nestes últimos tempos pois a própria Microsoft já tinha desistido do sistema faz um ano.

    1. Avatar de Migael
      Migael

      Comprei um Alcatel Idol 4 e em dois anos só teve uma actualização de segurança em Janeiro de 2017… depois disso nada mais. Para além disso ficou no Android 6.

  11. Avatar de José
    José

    Apesar de até estar habituado e conhecer bem o sistema, não consigo gostar nem um pouco do Android. Tem oferta tem, mas o facto é que sempre fiz o que queria quer com o meu 830 quer com o 950, sempre tive tudo devidamente integrado. Lamento mas é assim, parece-me estar a andar de cavalo para burro, por essa razão e tendo os telefones a funcionar em pleno e actualizados, irei usar-los até ao limite, na esperança que a Microsoft apresente algo do género e mais versátil.

  12. Avatar de Bruno Leitão
    Bruno Leitão

    Amigos, será que alguém me pode ajudar? Para além de ter um Huawei P10 Plus tenho também um Nokia Lumia 920 e já tive neste último o Windows 10 instalado (tendo alterado o RM para o do 950 XL), tive necessidade de reinstalar o telefone e este voltou ao 8.1, voltei a fazer a mesma alteração e ou o telefone não assume as alterações efectuadas ou se assume não faz o upgrape. Será que alguém sabe como ultrapassar este problema, agradecia ajuda, até porque gosto muito do Windows 10 Mobile…Obrigado desde já!!!

    1. Avatar de ZM
      ZM

      Siga este link e outros q lhe estão associados – talvez encontre aqui a ajuda q necessita.

      http://allaboutwindowsphone.com/features/item/22769_2018_update_How_to_get_your_Lu.php

      1. Avatar de Bruno Leitão
        Bruno Leitão

        Obrigado, mas entretanto já resolvi o problema.

  13. Avatar de Diogo Ferreira
    Diogo Ferreira

    Pplware, aprendam a fazer ARTIGOS a sério! As builds acabaram para quem está no PROGRAMA INSIDER!! Para todos os outros que não estão, vão continuar a sair updates cumulativos (builds) de segurança e bug fixes até 2020!

  14. Avatar de João
    João

    A situação do Windows 10 Mobile, deve-se ao excesso de qualidade, e também falta de visão por parte da Microsoft, passo a explicar:
    Quem acompanha o mundo Mobile, reconhece que os Smartphones Lumia sempre tiveram bastante qualidade, e sempre tiveram oferta de smartphones para todas as bolsas.
    Tal não permitiu a outros fabricantes entrarem no mundo Windows Mobile, pois nunca poderiam (por muito bons que fossem) competir com o prestigio dos Lumia, isto levou a que os possíveis fabricantes interessados, nunca investissem em smartphones para suportar o Windows Phone, tendo também como consequência o não desenvolvimento de apps para este sistema.
    O erro da Microsoft foi fabricar para todos os segmentos do mercado.
    O que deveria ter feito era criar Smartphones para os segmentos alto do mercado e deixar tudo o resto para os outros players, dinamizando assim a concorrência entre fabricantes, e como consequência o desenvolvimento de apps e implementação mais forte do Windows Phone.
    A Microsoft ao ter sucesso, teve como resultado óbvio o insucesso.
    Lição que aprendeu da maneira mais difícil, pois a sua estratégia passa actualmente por seduzir outros fabricantes.

  15. Avatar de Numan
    Numan

    A Samsung, teve um revez importante na sua decisão de deixar de suportar Micrososft Mobile, quem se lembra dos OMNIA II que sairam com Micrososft mobile 6.5 quando passados alguns meses saiu o Micrososft mobile, 7.0 e “surpresa” os OMNIAS das Samsung não suportavam o update de um sistema onde faltava quase tudo…