Microsoft vai acabar com Photosynth e outras aplicações móveis

26 Comentários

Para além das aplicações que tem disponíveis aos utilizadores nos canais normais e directamente nos sistemas operativos, a Microsoft tem também disponíveis outras, mais específicas e que são a montra do que os seus laboratórios de desenvolvimento criam.

Muitas são casos de sucesso e mostram funcionalidades e tecnologias que mais tarde vão surgir incorporadas noutros produtos.

O Photosynth é destas aplicações a que, provavelmente, mais conhecida se tornou, mas a Microsoft vai agora retirá-la, removendo-as das lojas de apps do iOS e do Windows Phone.

photo_1

Para quem não conhece, o Photosynth é uma tecnologia da Microsoft, desenvolvida em parceria com a University of Washington que analisa fotografias digitais e a partir delas gera um imagem tridimensional. Os componentes de reconhecimento comparam partes das imagens para criar pontos, que são analisados para transformar a imagem num modelo “navegável”.

Os utilizadores podem ver e criar os seus próprios modelos usando as aplicações que até agora estavam disponíveis, podendo criar cenários fantásticos, perspectivas panorâmicas com uma qualidade soberba.

Mas a Microsoft quer agora acabar com essas aplicações e dedicar-se à nova tecnologia Photosynth Preview e ao seu processamento Cloud, que conseguem criar cenários mais imersivos.

Today we are announcing that we are retiring the Photosynth mobile apps. We are doing this because the new Photosynth Preview technology and its cloud processing is a more immersive way to capture a place than the spherical panoramas that our apps produce.

A decisão está tomada e foi anunciada ontem, sendo as aplicações removidas das lojas. Quem ainda quiser continuar a usar as aplicações móveis pode fazê-lo, mas terá de ser por sua conta e risco, uma vez que estas vão deixar de ser suportadas ou ter quaisquer desenvolvimentos adicionais.

photo_2

Mas para além do Photosynth a Microsoft vai também acabar com mais algumas das suas aplicações, estas de utilização mais diária.

Falamos das aplicações MSN Travel e MSN Food & Drink, que vão ser removidas do Windows (desktop e móvel), iOS e Android, já a partir do próximo dia 28 de Julho.

Também as aplicação MSN Health & Fitness vai ter o mesmo fim, sendo removida das lojas dos sistemas operativos no primeiro dia de Novembro.

A razão apresentada pela Microsoft é simples e revela que quer focar-se apenas nas áreas onde consegue dar um valor acrescentado aos utilizadores, algo que não estava a conseguir com estas aplicações.

Muitas outras aplicações concorrentes existem e conseguem ser bem mais interessantes que as da Microsoft. Fica assim fechado mais um capitulo na vida da Microsoft, com o fim de várias das suas principais aplicações que acompanharam muitos dos seus sistemas operativos ao longo dos anos.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MarioM
    MarioM

    Afinal a Microsoft mandou 2 Tiros nos pés e agora descobriu que não anda.
    Tanta pressa em acabar com a Nokia, os gajos não percebiam disto,Microsoft é que estava a dar, afinal nem uma nem outra.

    1. Avatar de Hugo (também)
      Hugo (também)

      Descontinuar meia dúzia de apps não representa o fim de uma jornada. Ainda hoje se falou de 6 Lumias na pipeline, Windows 10 para telemóveis em desenvolvimento e o aperfeiçoamento do continuum para Windows Mobile. Isto é somente um reestruturamento e uma focagem no que verdadeiramente interessa.

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      E devias ler os artigos antes de comentar, porque estes títulos são mesmo rasteiras para o pessoal a seguir se esperar nos comentários.

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      E o que é que isso tem a ver com o tema da notícia?

    4. Avatar de João
      João

      Sempre foi assim, a maioria das empresas que a Microsoft compra, não faz nada delas. Se não fosse o Office e o Windows, a Microsoft, não durava 1 ano.

      1. Avatar de q cromo
        q cromo

        lol… como se a Microsoft fosse só Office e Windows. Vê-se mesmo que não sabes do que falas…

      2. Avatar de JMCXL
        JMCXL

        O tei conhecimento do mundo Microsoft é um bocado limitado…
        Já ouviste falar em Microsft SQL, SharePoint, Dynamics CRM e tantas outras aplicações lucrativas do mundo empresarial…?

        Perdeste uma boa oportunidade para estar “calado”

  2. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Ha que cortar em algo…mas esta “treta” de apps para tudo é um pouco disto, pois para ter um app tem que se ter actualizações para esse tal app senão fica desatualizado tal como o app do pplware, portanto ficam todos com minimi de nao haver apps para aquilo ou aquilo mas o app nao faz mais do que o website, se o app ter alguma coisa a ver com algum tipo de site tipo o pplware

  3. Avatar de Hugo (também)
    Hugo (também)

    Isto acontece com todas as empresas. Temos exemplos na Google com o Google Reader, Google Latitude, ou a Apple com Apple Cards app e por aí fora. Por norma este tipo de situações dão origem a uma app nova mais consolidada pela mesma empresa. Algo como app Microsoft Health embutir o ‘Saúde e bem estar’.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    Perdendo Heart e Fitness o que sobra ao utilizador? Fitbit, runstatic, edomondo…. , ou seja concorrência.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Microsoft Health 😉

      1. Avatar de irlm
        irlm

        instalei agora no lumia 640 com sensor de movimento, não funciona sem a band emparelhada por bluetooth, alguem sabe como funcionar com ms hearth?

        1. Avatar de Hugo (também)
          Hugo (também)

          Com o ultimo update (e caso o 640 tenha sensor core) o Microsoft Health da para usar com o telemóvel sem necessidade da Microsoft Band.

          1. Avatar de irlm
            irlm

            “Let’s go started., go to bluetooth in your phone, tap on your band, once paired, return to this app” e não sai disto sem empalhar com a MS Band,

          2. Avatar de flavio
            flavio

            Eu uso a Microsoft health sem ter a band. Ve se não existe nenhuma opção para saltar essa parte

          3. Avatar de irlm
            irlm

            Obrigado, not have band estava escondido com a barra.

          4. Avatar de Mikes
            Mikes

            Mas sem band fica muito limitado. Pode ser que no futuro passem as funcionalidades do MSN Saúde nesta app.

  5. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Acho muito bem, já que vão sair muito brevemente um novíssimo update Windows Mobile 10…..

  6. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Que façam pelo menos a integração da funcionalidade do Photosynth no Lumia Camera. É que não existe alternativa, apesar de o Photosynth não ter sido atualizado nunca mais, sempre dava para fazer umas brincadeiras.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Existe sim (e funciona melhor na minha experiencia), chama-se Lumia Panorama.

  7. Avatar de tekMan
    tekMan

    As apps de saúde e viagens na prática eram só agregadoras de notícias.
    Já a PhotoSynth é pena retirarem da loja, porque foi a melhor app de panoramas que experimentei. Mas como era gratuita e não promovia nenhum serviço da MS, provavelmente não havia interesse económico em mantê-la.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    E agora no Windows 10 mobile foi-se o city lens.

    1. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      City Lens?
      Que disparate.
      Onde ouviu dizer isto? Nos sonhos?

    2. Avatar de irlm
      irlm

      outra, qual é aplicação que vão substituir?

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      Citi Lens é Nokia (HERE) e não Microsoft.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    O que é facto é que se foi. Por acaso ainda fiquei com o here Drive mas qualquer dia,na próxima build w10 desaparece.