Microsoft retira datacenter do fundo do mar e revela benefícios

37 Comentários

O Projeto Natick, o datacenter da Microsoft colocado no fundo do mar, começou em 2013. Nessa altura surgiu a primeira ideia o que levou nos anos seguintes ao desenvolvimento dos primeiros protótipos e a sua colocação ao largo da Florida. Posteriormente, em 2018, após vários anos de testes, a empresa colocou um centro de processamento de dados no fundo do mar escocês. Assim, durante dois anos, centenas de servidores estiveram a uma profundidade de 37 metros a funcionar sem problemas e com selo de sucesso.

A Microsoft, depois de o retirar da água e tendo avaliado todo o conjunto de experiências, revela agora que o “dunking datacenter” é uma ótima ideia.

Imagem datacenter Microsoft no fundo do mar


Projeto Natick da Microsoft obteve sucesso com o dunking datacenter

Após anos de testes e dois anos de trabalho real com as condições naturais do oceano gelado do mar escocês, foram retirados 864 servidores e 27,6 petabytes de armazenamento mergulhados a 37 metros de profundidade no oceano. Agora, a empresa deu a saber que a sua última experiência foi um sucesso.

Além do desafio de ter milhões de dólares armazenados nas águas geladas, a Microsoft obteve algumas descobertas importantes. Tal informação revela que a ideia de um datacenter subaquático é, na verdade, muito boa.

 

Poupança energética acima de tudo

São muitos os projetos que deslocam centros de armazenamento de computadores e dados para localizações geladas. A ideia subjacente é, principalmente a poupança de energia que se obtém na refrigeração das unidades. Neste caso, a ideia foi colocar unidades de armazenamento dentro de “submarinos” que estavam mergulhados em águas geladas.

Em terra, os datacenters enfrentam problemas como corrosão por oxigénio e humidade, além das variações de temperatura. Contudo, num ambiente à prova d’água com controlo de temperatura rígido, aparecem muito menos problemas. A ideia é que este tipo de servidores possam ser facilmente implantados em tamanhos grandes e pequenos perto da costa das áreas que precisam deles, dando um melhor acesso local a recursos baseados em nuvem em mais lugares.

Quais são então os benefícios deste datacenter?

Os benefícios são grandes. A Microsoft diz que o datacenter subaquático teve apenas um oitavo da taxa de falhas de um datacenter terrestre, uma melhoria dramática. Esta taxa de falha mais baixa é importante, visto que é muito mais difícil fazer a manutenção de um servidor avariado quando ele está num contentor hermético no fundo do oceano.

A empresa já está a explorar a ideia de servidores submersos há algum tempo. Além do que vimos em cima, em 2015, a empresa enterrou um datacenter na costa da Califórnia durante vários meses como uma prova de conceito para ver se os computadores sobreviveriam à viagem.

Imagem dunking datacenter

Este projeto, que agora foi retirado do mar, durou mais e com melhores resultados, o que dará à Microsoft informações e garantias para um futuro comercial.

Portanto, esta operação permitiu perceber que o Project Natick da Microsoft funciona. Além disso, mostrou que os servidores podem ser facilmente removidos e reciclados assim que chegarem ao fim das suas vidas úteis.

 

Mais imagens:

 

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    E se por algum motivo houver uma avaria.

    1. Avatar de Carlos Braga
      Carlos Braga

      hehehe vão ter que retirar aquilo tudo do fundo do mar…
      E se tiver mau tempo ou indisponibilidade de gruas, barcos etc, aquilo fica off durante semanas.
      Só marketing bacoco.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        É para isso que existe redundância de sistemas tal como existe atualmente nos sistemas terrestres.
        Se se avariar um servidor da amazon os serviços não vão todos a baixo só pk não há um sysadmin com um servidor novo no bolso, para trocar o avariado, logo ali ao lado…

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não é marketing bacoco, mas sim uma grande ignorância de comentadores de bancada
        Mesmo fora de água os datacenters de grande dimensão são constituídos por módulos, cada um deles com muitos servidores e quando os mesmos avariam, trocam-se os módulos.
        São projectos piloto que valem o que valem

      3. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        lá por ser redundante a afirmação não está errada, se acontecer algo pode ficar lá sem fazer nada muito tempo

        1. Avatar de acs
          acs

          Verdade mas mesmo que tenha de lá estar 1 semana porque está mau tempo o dinheiro que poupas na refrigeração possivelmente compensa. Os data centers actuais quase que parecem centrais nucleares com a quantidade de arrefecimento que precisam. Não é por acaso que muitos deles são colocados em paises onde faz muito frio.
          Se tiveres dezenas destes data centers vcai ser muito dificil avariarem todos ao mesmo tempo. Terás tempo de remover para fazer manutenção. Além que se passar a cena uma cena a fazer doso os dias vão aparecer barcos e pessoal especializado em trocar estes data centers em poucas horas.

    2. Avatar de gabriel b
      gabriel b

      Que se lixe, a Microsoft é perfeita, sem bugs e sem avarias!
      E também ninguém se preocupa com o facto de aquilo gerar calor em sítios onde devia esta gelado.

    3. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Aquilo não é um PC, é um conjunto de servidores geridos, quando um vai abaixo os outros assumem o controlo, sem problemas, o mesmo se passa nos datacenters e terra.
      Os servidores que apresentam problemas são desligados e assim poupam energia, quando o nível de disponibilidade começa a ficar baixo, então sim, desliga-se o modulo e se faz a manutenção.

      1. Avatar de sdfg
        sdfg

        a nao ser que pegue fogo… assim poupam ainda mais energia, e é mais um barco afundado

        1. Avatar de Leafsapphire
          Leafsapphire

          Pegar fogo de que maneira, se não há oxigênio?

    4. Avatar de Rick
      Rick

      O sistema é redundante, uma avaria num servidor nāo afeta global.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Afinal os dados não estão na “Cloud”… estão no “Ocean”! 🙂

    1. Avatar de Abílio Portas
      Abílio Portas

      Boa observação. 🙂

    2. Avatar de eu2
  3. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Acho que o tema segurança será muito importante neste projecto.

  4. Avatar de Donadel
    Donadel

    Grande poupança de energia e espaços. Visto o custo de ocupar uma área dentro do mar é centenas/milhares de vezes mais barato que na terra, compensa em vários pontos esse investimento… Sem contar com a poupança no custo em ar condicionado.

  5. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    Foi desde o início uma excelente iniciativa por parte da Microsoft.
    Deu para tirar muitas ilações positivas e este conceito será para continuar.

  6. Avatar de João Santos
    João Santos

    Parece boa ideia. Podiam também ver qual e a diferença da temperatura do mar com os data center dentro e fora de água. Outra coisa talvez também ajudasse a cortiça a isolar.

    1. Avatar de João
      João

      Rigorosamente nada difere! 1 ou 10 ou 1000 datacenters em milhares de milhões de hectolitros de água em movimento.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Usar cortiça para isolar? O objectivo é a transferência do valor dentro do “tubo” para o exterior através das paredes deste em contacto com as águas geladas…

    3. Avatar de acs
      acs

      A ideia é usar a agua do mar arrefecer o data enter. Não é criar um forno para fritar transístores 😛

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        Já entendi. Mas se imaginarem milhares de data center afundados será que não contribui e muito para o aquecimento das águas naquela zona

        1. Avatar de Marcos Correia
        2. Avatar de Adolfo Dias
          Adolfo Dias

          Seria como impedir pessoas de irem às praias, porque o xixi e os pés quentes de milhões de pessoas estaria a aquecer as águas nessa zona.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    É pena o artigo não falar de possíveis consequências, porque aquela zona do mar não vai continuar igual ao nível da temperatura e isso pode prejudicar o habitat de alguns seres. Ou se não existe consequências, que medidas e escolhas de local a microsoft teve o cuidado de fazer.

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Exatamente. A ideia é muito boa mas é preciso analisar o impacto na temperatura da zona onde está inserido, as especies que ali habitam e criar uma legislação como deve ser… senão daqui a amanhã não teremos só plástico nos oceanos mas montes destes cilindros a roubar espaço às especies marinhas.

      Veremos.. a ideia é boa mas veremos..

      1. Avatar de Keimatudo
        Keimatudo

        ? 1° a superfície aquática é muito superior à terrestre, 2° duvido que sejam colocados em zonas “habitadas”, 3° tornar-se-ão zonas habitadas porque vão possibilitar a retenção de nutrientes e abrigo de seres vivos, 4° o aquecimento do sol, termoeléctricas, vulcões subaquático de certeza que alteram muito mais a temperatura da água

    2. Avatar de acs
      acs

      Achas que nos dias de hoje isso não faz parte do estudo? Obvio que sim.

      1. Avatar de acs
        acs

        Ninguem vai gastar milhoes em data centers no ar para depois vir um cientistas provar que afecta tudo à volta e os politicos cancelarem o investimento.

  8. Avatar de xnelox
    xnelox

    Funcionaram bem porque não tiveram atualizações

  9. Avatar de Pisco
    Pisco

    Que grande novidade! Há muitos anos que ponho as garrafas do “verde” no fundo de um posso… O que eu poupo em eletricidade para as refrescar!

    1. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      …poço…

      1. Avatar de ...
  10. Avatar de Marcos Correia
  11. Avatar de Francisco
    Francisco

    É com cada entendido na matéria, nem sei porque é que a Microsoft se deu ao trabalho de testar este projeto durante 7 anos, quando podia simplesmente ter perguntado a este painel de experts!
    Os milhares de milhões que podiam ser poupados em R&D por todas as empresas por este mundo fora!

    Deus nos dê paciência e um paninho para a embrulhar c….

    1. Avatar de RPG
      RPG

      É… Deviam ter investido mais era no departamento de recursos humanos, que o atual nem se deu ao trabalho de dar um check no pplware. Incompetentes.

  12. Avatar de Tripas
    Tripas

    Tudo ok
    Para hosting verde é ver esta empresa
    https://www.hydro66.com/colocation-services/
    Sempre se pode fazer manutenção !!