Microsoft pode ter novamente problemas graves de privacidade com o Windows 10

24 Comentários

Os problemas de privacidade são eventualmente uma constante no Windows 10. Os utilizadores frequentemente descobrem que os seus dados estão a ser recolhidos e enviados para a Microsoft, muitas vezes sem o seu consentimento.

Se por agora estes movimentos estavam mais calmos, tudo pode estar prestes a mudar. Um novo caso está a tomar forma dentro da Comunidade Europeia, com a Holanda a questionar a forma com a Microsoft faz a recompilação remota dos dados do Windows 10 Home e Pro.

Microsoft Windows 10 privacidade problemas dados

Novos problemas de privacidade com o Windows 10

Este novo caso contra o Windows 10 e a privacidade dos dados que recolhe foi iniciado pela Agência Holandesa de Proteção de Dados (DPA). Esta coloca em causa forma como a Microsoft recolhe e processa os dados do Windows 10.

Para dar seguimento ao caso, pediu à sua congénere irlandesa, a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC) que o investigasse. O pretendido é sobretudo que seja avaliada a forma como os dados continuam a ser recolhidos e processados. Já no passado, em 2017, esta situação de falta de privacidade tinha sido reportada e investigada.

Na altura a Microsoft reagiu de forma rápida para corrigir os problemas encontrados, regularizando a situação. No entanto, e há luz das mais recentes alterações do Windows 10, há novos indícios de os dados possam estar a ser usados de forma imprópria.

Microsoft Windows 10 privacidade problemas dados

A Microsoft tem de explicar o que faz com os dados

Esta delegação da investigação deve-se a um pormenor legal. Várias empresas alteraram as suas sedes para obter benefícios fiscais. Ao sediar as empresas na Irlanda, estas ficam com impostos mais reduzidos e outros benefícios em várias áreas.

A Irlanda fica assim responsável por fazer a investigação sobre a forma como os dados são armazenados e usados. Em causa pode estar a violação de regras do RGPD. Caso se prove esta situação, a Microsoft pode incorrer numa multa que vai até 4% da sua faturação global.

Por agora ainda não existe qualquer indicação de que problemas foram encontrados. A DPC revelou que está a trabalhar de forma próxima com a Microsoft para conseguir obter respostas substanciadas. Ao mesmo tempo, a DPA recomenda que os utilizadores tenham cuidado extra na configuração de privacidade do Windows 10.

Windows 10 não respeita privacidade, afirma Tribunal Holandês

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Porque é que quando é com os outros (google, apple, etc) dizem “problema com privacidade” e quando é com a Microsoft dizem “problemas graves de privacidade”? Porque é que quando há algum problema com um produto da Microsoft, para o pplware, é sempre grave e com os outro, não?

    1. Avatar de RR
      RR

      deves ser novo por cá.. a regra do pplw é: APPLE = TOP em tudo o que faz!!! o resto.. é bosta.
      that’s it

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      Porque a Microsoft tem a maior cota no mercado dos computadores e isso inclui as empresas de software ou seja existe uma possibilidade da Microsoft estar a roubar projetos de software de outras empresas.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Isso mesmo Samuel.

    3. Avatar de Lucas
      Lucas

      Na verdade todos são graves, mas o Windows é o sistema desktop mais usado no mundo e isso afeta mais de 85% da população. Ou seja, é óbvio que é mais visado e propicio dizer em dizer “grave”.
      O sistema operacional deveria ser neutro.
      Google, Apple, Facebook você pode optar por não usar. Agora o próprio sistema operacional tendo problemas assim, deixa muito a desejar.

  2. Avatar de lumia
    lumia

    Óh Jorge!
    Absorve o conteúdo do artigo para teu enriquecimento pessoal e deixa-te de teorias da conspiração…

    Interpretem e questionem o conteúdo para proveito dos restantes leitores avidos e deixem-se de criticar o pplware !

    Cumps.

    1. Avatar de Ap
      Ap

      O passatempo preferido da malta na net… É criticar 😉
      É tão fácil!

      1. Avatar de O novo do restelo
        O novo do restelo

        Criticar (positiva e racionalmente) é um dever para manter tudo ordenado e correto.

        A Microsoft é tão importante como a google e Apple já que a maioria dos smartphones levam estes SO (logo sms, e-mail, conversas e ficheiros podem estar comprometidos) e também são usados para trabalho (Chrome OS e Mac OS).

        Daí que dar mais importância aos erros de uns (Microsoft e Google) que por exemplo à Apple, está incorreto. Porque a Microsoft ou Google devem permitir outros browser e apps como default e a Apple não nos seus SO?

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Porque a Microsoft ou Google devem permitir outros browser e apps como default e a Apple não nos seus SO?

          A Apple permite outros browsers …..
          E sim permite que fiquem default.

          Abc

          1. Avatar de O novo do restelo
            O novo do restelo

            No iOS? E podes desinstalar o safari? Ou usar uma App de fotos / galeria de base diferentes?

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não podes desinstalar mas podes usar alternativo sim.

            Talvez te devas inteirar do porquê de tanto a nivel de programção como legal, o caso Apple e Microsoft serem completamente diferentes.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Até parece que a Apple nem é a empresa mais criticada e minuciada de todas, e tu achas que não se dá importância aos erros deles?

    2. Avatar de censo
      censo

      Mas qual é o problema grave agora descoberto?? Consegues ler isso no artigo? És um gênio!

    3. Avatar de Lucas
      Lucas

      Fanboys não conseguem usar o cérebro.

  3. Avatar de José Lapão
    José Lapão

    A pergunta aqui é o que fazem TODOS com os dados recolhidos, não só a Microsoft, Google, Apple, ou outro, é estranho os governos questionarem o que as empresas privadas fazem com os dados quando eles próprios vigiam os seus cidadãos sem sem o seu consentimento. Se estão tão preocupados com que as empresas de S.O. e outras fazem com os dados comecem ele a desenvolver o seu próprio S.O. livre de recolha de dados e vigia, assim não têm de se preocupar, mas na hora de produzir delegam essa função para os outros, e normal que os outros queiram saber o que fazes, está no gen humanos desde sempre.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Os governos não estão preocupados com empresas terem acesso aos dados dos cidadãos.

      Isso vê-se no lobbying eficaz para manterem Windows nos sistemas de governo e na palhaçada que é o RGPD.

    2. Avatar de censo
      censo

      Não há sistema que não faca recolha de dados. Desconheces os fundamentos da informática e o que está na origem do desenvolvimento de software que se adapte á vida humana.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Existem sim.

        1. Avatar de censo
          censo

          Pois…não sabes e desconheces por completo.

  4. Avatar de Faísca
    Faísca

    Então mas… não há aquela nova máxima “não tenho nada a esconder”? A ignorância sempre foi bom para quem manda. Vejamos se quem manda não tem nada a esconder.. Hmmm…

    1. Avatar de censo
      censo

      Essa é a tua visão mesquinha e narcisistica sobre a recolha dados. Achas mesmo que dão importância aos dados que tu isoladamente envias? Acahas-te assim tão importante? Ninguém quer saber de ti. O objectivo é recolher tendências, comportamentos e adequar software com fins publicitários. Deves pensar que algures neste mundo está alguém sentado numa secretaria só a controlar os teus dadozinhos da tua vidinha…enfim!

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Pessoas importantes, como jornalistas em países islâmicos, na Coreia do Norte, ateus em países que caçam ateus, como Níger, Etiópia, Congo… Essas pessoas precisam de privacidade num nível extremo ou podem ter suas vidas afetadas. É bom sim que não exista recolha de dados. Não é porque vc é um zé ninguém que todos as 7 bilhões de pessoas no mundo também são!

        1. Avatar de censo
          censo

          Ò confusão! Achas que esse trabalho é feito pela microsoft ???

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Aqui alguns argumentos contra a falácia do “não tenho nada a esconder”
      jatan.blog/tech/arguments-against-i-have-nothing-to-hide-on-digital-privacy/