Microsoft poderá voltar a comprar a Nokia, mas desta vez com uma diferença

16 Comentários

As relações entre a Microsoft e a Nokia não são recentes. A gigante do software já controlou aquela que foi uma das maiores fabricantes de smartphones, até a decidiu vender sem qualquer razão ou aparente propósito.

Este passo pode voltar a ser dado, mas desta vez noutra perspetiva e com outros contornos. Esta é apenas uma ideia que poderá estar a tomar forma, mas o interesse estará agora não na divisão de smartphones, mas sim na de redes e de equipamentos de operadores.

Microsoft Nokia comprar redes equipamentos

Uma compra que já aconteceu no passado

Foi em 2013 que a Microsoft resolveu tomar o controlo sobre o desenvolvimento dos equipamentos que usavam o Windows Phone. Para isso, e para dominar o mercado, comprou a divisão de smartphones da Nokia por 7 mil milhões de dólares.

Como todos se recordam, este não foi um negócio que acabou por correr bem, muito por culpa do fim do Windows Phone. Isso levou ao quase fim da empresa, que acabou por encontrar o seu futuro no Android e sob o controlo da HMD, em 2015.

Última Hora: Microsoft compra Nokia

Microsoft pode estar interessada na Nokia

Agora, e segundo o que os analistas estão a prever, a Microsoft pode voltar a interessar-se na Nokia. Não na divisão de smartphones, mas sim na de redes e equipamentos de operadores. Face à procura de ofertas no EUA, devido à ausência da Huawei, esta é agora uma área de interesse.

Achamos que a Nokia pode estar ligeiramente vulnerável a uma aquisição. A Microsoft tem um interesse real no espaço das telecomunicações. Já vimos duas aquisições feitas por eles este ano [Metaswitch e Affirmed Networks]… que tem tudo a ver com obter alguma experiência no espaço 5G e telecomunicações e alguns contatos dentro da indústria. Acreditamos que a Nokia pode ser um alvo potencial para alguém como a Microsoft.

Estas palavras de Kester Mann, um dos diretores da CCS Insight, revelam bem o que poderá ser o futuro destas empresas.

Microsoft Nokia comprar redes equipamentos

Redes e equipamentos são agora o interesse

Claro que esta é apenas uma previsão, mas que pode bem vir a tornar-se uma realidade. A Microsoft tem alargado o seu interesse fora do software e, como se viu no passado, tem a capacidade de abraçar novas áreas de negócio.

Naturalmente que tem a capacidade financeira para uma aquisição destas. O potencial negócio que esteve em cima da mesa com o TikTok provou isso mesmo, não sendo decerto um problema as verbas que este passo poderia representar. Resta saber o que o futuro trará e se esta compra algum dia se realizará.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Isto vai deixar só uma empresa europeia independente, ou seja que não esteja em mãos americanas.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Se a comparem passa a ser dos EUA e é uma “ajuda” importante para a sua implementação nesse mercado.

      1. Avatar de O servente
        O servente

        Exatamente aí está o problema, os EUA controlarem a comunicações.

      2. Avatar de lalol
        lalol

        amazon espia políticos europeus enfim este mundo ocidental esta tao lambe botas dos chineses e dos americanos que se vendem no talho das carnes

    2. Avatar de Ze
      Ze

      So sobra a Siemens

  2. Avatar de Matreco
    Matreco

    Não comprem Huawei que eles são o demo. Entretanto, passem para cá as vossas empresas. Compradas com o dinheiro que não pagamos em impostos aí na Europa claro…

  3. Avatar de eachtime
    eachtime

    É pena perder se uma das poucas grandes empresas tecnológicas da Europa para os USA.

    Infelizmente a Europa está muito atrás no que toca a tecnologia

    1. Avatar de Manuel Moita
      Manuel Moita

      Nao esta nao tem e muito corrupto a frente dos desgovernos europeus ja perdemos o melhor sistema operativo para telemoveis da Nokia e agora querem perder a independencia europeia e so Jagunços no poder quando deviamos de dar cartas

  4. Avatar de adbu
    adbu

    A venda da nokia devia ser bloqueada.
    Não podemos ficar ainda mais dependentes dos EUA.
    Cada vez mais estamos dependentes dos EUA, (Google, Microsoft, …) e sem alternativas.
    É altura da Europa apostar num SO próprio e proibir a utilização de software não europeu nas empresas de serviços essenciais.

    1. Avatar de O servente
      O servente

      Isso não acontece porque os EUA e China dizem “salta” e a Alemanha, França, UK e Holanda saltam. O resto dos países dizem “amém”.

    2. Avatar de Orango
      Orango

      E viva a ditadura?!

    3. Avatar de BryanR
      BryanR

      “Europa apostar” “proibir a utilização”, isto soa a URSS. A Europa é muito mais fraca do que os EUA e China em termos tecnológicos, não existem empresas europeias com o nível das Americanas, Chinesas, ou Sul Coreanas ou Japonesas nesta área.

    4. Avatar de TT
      TT

      Ditadura? Não, na Europa somos livres, vai para a China ou Rússia encaixas lá bem

  5. Avatar de António
    António

    Não se preocupem, vai ser tal «Como todos se recordam, este não foi um negócio que acabou por correr bem». Ainda tenho o windows phone 650, anda aqui a vegetar no bolso, sei bem do que falo porque sofri as dificuldades de ter optado por este sistema, só tenho pena da Nokia! A microsoft é fraquinha, mas pratica uma política forte de terra queimada!

  6. Avatar de TT
    TT

    Os accionistas da Nokia não têm grande interesse em vender, a Nokia Network Systems é muito lucrativa para quê perder esse rendimento?

  7. Avatar de lalol
    lalol

    quando a europa acordar e ja ser zombie e controlada pelos EUA e china depois nao se queixem estamos entregues a bicharada eu boicoto marcas de ambos os paises e so compro marcas europeias, que se lixe os macdonalds e as apples nao sou americano nem chines