Microsoft poderá despedir milhares de funcionários já no próximo mês

18 Comentários

Após anos em que as grandes empresas tecnológicas estiveram em crescimento, tudo mudou há algum tempo. Os despedimentos começaram e abalaram todos. Nesta linha, a Microsoft estará a preparar uma nova onda de despedimentos que afetará milhares de funcionários. Os cortes de pessoal deverão ser anunciados no início de julho.

Microsoft despedir funcionários

Planos da Microsoft acontecem em julho

A Microsoft estaria a preparar novos despedimentos que afetariam milhares de funcionários, segundo a Bloomberg. A empresa deverá anunciar a próxima ronda de cortes de pessoal no início de julho, após o final do atual ano fiscal. Embora não tenha sido divulgado um número específico de funcionários potencialmente afetados pela decisão, prevê-se que os despedimentos na Microsoft atinjam os milhares.

Os despedimentos em massa não são incomuns na Microsoft. No início de 2023, por exemplo, a empresa cortou o seu pessoal em 5%, resultando na saída de cerca de 11.000 colaboradores. Entretanto, ao longo de 2024, despediu mais de 2.500 funcionários da Xbox e dos seus principais estúdios em várias etapas. Em maio, a Microsoft despediu mais de 6.000 pessoas, na maior ronda desde a do início de 2023.

Segundo a Bloomberg, a empresa já tinha indicado que um corte no seu departamento de vendas estava próximo. Isto porque, em abril, tinha informado a equipa que planeava externalizar uma maior parcela das suas vendas de software para clientes de pequena e média dimensão. Não é indicado se a maioria dos novos despedimentos ocorrerá nos EUA ou se também afetarão os escritórios internacionais da empresa.

Microsoft despedir funcionários

Deverá despedir já no início de julho

Segundo o relatório, o departamento de vendas da Microsoft emprega atualmente aproximadamente 45.000 pessoas. Isto representa pouco menos de 20% da força de trabalho total da empresa, estimada em cerca de 228.000 em 2024.

A notícia de uma possível nova redução de pessoal surge numa altura em que a Microsoft tem destaque pela sua aposta na IA, uma estratégia na investe milhares de milhões de dólares. Para complicar a situação, a empresa está envolvida numa disputa crescente com a OpenAI sobre os termos da sua parceria. Foi noticiado agora que a OpenAI começou a oferecer grandes descontos nos planos empresariais da ChatGPT.

Esta decisão teria um impacto direto na Microsoft, pois levaria à perda de clientes importantes. Os descontos terão irritado os representantes de vendas da empresa de Satya Nadella pois são impossíveis de igualar. A Microsoft terminará o seu ano fiscal a 30 de junho e se a empresa tem planos para implementar os novos despedimentos em massa no início de julho, estas tornar-se-ão oficiais dentro de semanas.

Relação entre a OpenAI e Microsoft está prestes a terminar definitivamente…

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    A culpa é dos sindicatos…
    Liberais Gostam disto!

  2. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Normal. Com outsourcing podem dispensar 75%, das equipas. Quando começarem, a desenvolver algo, contratam 400 empresas, por 10% do custo, deixam-nas competir, quem apresentar as peças melhores, leva prémio, as outras desaparecem.

    1. Avatar de rui
      rui

      Podes mostrar em que mundo o outsourcing sai mais barato? especialmente a 10% do custo de recursos internos?a menos que estejas a pagar salario para um pessoa e ela só trabalha 1 hora por dia pois não tem trabalho para mais, ai pode-se dar o caso de valer a pena outsourcing, mas trocar um funcionario a tempo inteiro por outro a tempo interno em outsourcing não sai mais barato, apenas é mais facil de despedir/cesar contrato, mas pelo que vejo na industria, outsourcing sai sempre, mas sempre mais caro ao final do ano, apenas compensando quando queres ter a posibilidade de acabar com o projecto sem custos adicionais.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Faz as contas com tsu, horas de formação, férias, benefícios, progressão de carreira

        1. Avatar de rui
          rui

          Podes fazer as contas como quiseres, mas quem está a contratar o “sub contratado” tem de pagar essas coisas igualmente e depois ainda ter lucros com ele, logo é impossivel ser mais barato, tive a discutir isto com um recrutador de IT, neste momento um tecnico barato é cerca de 200€ dia, mas ele em si ganha uns 1000 euros brutos, ou seja um custo anual de de perto de 25k para a sua empresa assumindo sub alimentação de 9,60€, 250€ ajudas de custo e um seguro de saude basico, mas os 200€ dia pagos por ele totalizam uns 48k ano (11 meses), logo o subcontratado sai muito mais caro à empresa final.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            mal negociado, essa malta junior é quem dá mais lucro às empresas de outsourcing, em malta sénior a margem não chega a 10%.
            tipicamente fica ela por ela porque o que é pago ao colaboradores normalmente tem ajudas de custo e outras rubricas para aumentar o ordenado liquido

  3. Avatar de PGomes
    PGomes

    Mas aposto que o CEO vai receber um bonus bem gosdo no final do ano.

    1. Avatar de LA
      LA

      +1 Quem se lixa é sempre o mexilhão.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Só tem de receber, esta a fazer um trabalho esplêndido.
      Planos de reestruturação têm a ver com optimização e não por motivos financeiros

  4. Avatar de Ioy1)
    Ioy1)

    Li algures que quem é despedido por falta de performance não recebe severance package.
    Pessoas que tinham o sonho de trabalhar nesta empresa. Era o auge do sucesso numa carreira em ti.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É mentira, como em todas as grandes empresas as rescisões são de mútuo acordo, apenas têm o target dos low performers e dos cargos desnecessários, se Portugal fizesse o mesmo com a FP, teríamos menos custo a suportar a FP, muito menos pessoas e serviços muito melhores

  5. Avatar de Torrão
    Torrão

    Será que é desta que o Satya Nadella, vai de vela.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Basta veres os resultados dos últimos quarters para se perceber que não, muito pelo contrário

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Infelizmente vai afectar Portugal, a Microsoft Portugal esta a perder visibilidade

  7. Avatar de Profeta
    Profeta

    A Microsoft em si parece uma loja dos 300 so sobrevive porque ainda existem contratos com ela, nomeadamente a venda casada de pcs e uma delas. Quando cair nao vai deixar saudades ahaha. Faz mais mal ao mercado do que bem. Ainda vamos descobrir que tem um servidor de dados com muita informacao nossa sem nosso consentimento.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      claro, o facto de estar com uma das valorizações mais altas de sempre apesar da queda do dólar é devido à “venda casada de pcs”

    2. Avatar de rui
      rui

      A Microsoft é uma holding company, não é só o Windows, ou a XBOX ou Cloud, cada sub negocio que fazem parte vale mais e gerá mais lucro que qualquer empresa em Portugal, o Windows podia passar a gratuito e oferecer o office suit basico que mesmo assim faturam mais que qualquer outra empresa dessa area.

    3. Avatar de Profeta
      Profeta

      Entao voces acham que nao ter novos clientes atraves da venda casada de pcs nao e importante para a microsoft ? Mais pcs vendidos mais aquisicao de produtos da microsoft. Sao tao espertos e nao conseguem ver isso ?