Microsoft vai realizar novos despedimentos em massa

43 Comentários

A Microsoft é uma das maiores empresas tecnológicas do planeta. Com a sua dimensão e com o elevado número de funcionários, consegue manter todos os seus serviços em desenvolvimento e funcionamento.

Mas como outra qualquer empresa, a Microsoft tem necessidade de, por vezes, ajustar a sua forma laboral. É isso que vai fazer agora, com o despedimentos de pelo menos 700 pessoas nas próximas semanas.

Microsoft

A Microsoft tem estado a passar por um processo de emagrecimento e de redução de áreas onde quer mudar e ajustar-se às necessidades mais modernas. Isso leva a que seja obrigada a dispensar funcionários, para assim conseguir reduzir nas despesas.

Depois de ter já em anos anteriores cortado na sua força laboral, a Microsoft prepara-se agora para dispensar mais 700 funcionários no curto prazo. Esta informação está a ser avançada depois dos recursos humanos da empresa terem reservado diversas salas no seu campus, onde supostamente estes funcionários vão ser informados.

Mesmo sendo um número elevado, ele representa apenas uma pequena parte dos planos de dispensa da empresa para o actual trimestre. Os dados apresentados mostram que a Microsoft pretende dispensar mais de 2.850 funcionários.

Microsoft

O número apresentado é alto, mas representa uma parte muito pequena da força de trabalho da Microsoft. A empresa conta com mais de 120.000 funcionários nas suas muitas sucursais espalhadas pelo planeta. Em Junho do ano passado a Microsoft tinha recebido mais 5.500 novos funcionários quando comprou por 26,2 mil milhões de dólares o LinkedIn. Do que se sabe estes cortes não vão afectar as equipas do LinkedIn.

O passado tem mostrado que a Microsoft tem despedido muitos dos seus funcionários, em especial depois de ter anunciado que se ia focar nas suas áreas chave e deixar cair as restantes onde a empresa não conseguia ter lucro.

É óbvio que o primeiro corte é sempre na força laboral, diminuindo assim de imediato um valor elevado pago em salários e outros benefícios. A empresa tem conseguido fazer uma boa gestão destes processos, mantendo apenas os funcionários essenciais e nas áreas chave da empresa.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Isto é que é inovar…

    Dizem que a Microsoft é a nova Apple e não sei que mais, mas enquanto a MS manda para a rua mais quase mil funcionários, a Apple está prestes a abrir um centro de I&D no Japão, coisa que a pplware e maior parte dos outros não reportam…

    http://www.macotakara.jp/blog/news/entry-31750.html

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Que comentário tão ridículo.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        É só inovação!

        Mandar os empregados para a rua e mandar bitaites para a Apple, enquanto perdem mercado…

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Já agora consegues enumerar uma empresa que não faca o mesmo? Não conheço uma única empresa que não tivesse tivesse feito despedimentos.

        2. Avatar de macHACKos
          macHACKos

          Se tivesses calado… ola que a Microsoft não é só Windows 10 Mobile, mas Apple é praticamente só iPhones

          1. Avatar de macHACKos
            macHACKos

            ola = olha

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Coitada da Microsoft. É só Microsoft office.

            A Apple é só iphones?

            iPad? Mac? ITunes? Apple Watch? Beats?

            A Apple factura mais do dobro da Microsoft e a Microsoft já provou que não é competente em mais nada senão… Microsoft Office…

          3. Avatar de Cortano
            Cortano

            @Ruiz: tu cnoheces tão mal a Microsoft que mais valia estares calado. Só te fica mal.

        3. Avatar de macHACKos
          macHACKos

          Ainda nos vamos rir deste comentário, quando a Apple em breve fizer o mesmo.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Em breve, a Apple vai é contratar, não despedir milhares de empregados!

        4. Avatar de macHACKos
          macHACKos

          Na Apple são as pessoas chave que se estão a despedir

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Vais trabalhar para esse centro é isso?

    3. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Sabes que todas as empresas do mundo (mesmo todas) fazem cortes destes quando necessário.
      Bem sei que vai ser uma desilusão tremenda saber disso, mas a adorada Apple também o faz.
      http://www.wsj.com/articles/apple-shuts-some-elements-of-electric-self-driving-car-project-lays-off-workers-1473475712

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Essa notícia é falsa.

        A Apple não despediu ninguém.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Basicamente esse artigo do WSJ cita o NYTimes, e diz:

          “In a retrenchment of one of its most ambitious initiatives, Apple has shuttered parts of its self-driving car project and laid off dozens of employees, according to three people briefed on the move who were not allowed to speak about it publicly.”

          Ou seja, tretas! Fake News…

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Tudo Jornais de segunda categoria.
            Já confirmaste as noticias com o teu chefe, o pessoal ai dentro da Apple deve saber.

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            É… que provas têm?

            “Ouvi dizer”…

    4. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      RuiZ não te preocupes que quando o dinheiro não chover como chove(ia) a ver se a Apple não faz o mesmo lol eles já fecharam umas quantas lojas de venda de relógios, ex. Londres nas galerias Lafayette. Nenhuma empresa escapa

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Pois mas chove.

        Essas lojas de relógios, são lojas da Apple? Não! Simplesmente eles vendem mais e melhor nas lojas deles que nas galerias não sei que mais.

    5. Avatar de macHACKos
      macHACKos

      Se formos por aí, a Microsoft tem mais de 30 centros tecnológicos pelo mundo, e não estou a falar de parcerias.

  2. Avatar de Task Force
    Task Force

    É a Microsoft e a RTP. Mas porventura não é suposto as empresas serem geridas para dar lucro, ou também agora virou moda o contrário?

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      nem todas… já ouviste falar nas empresas sem fins lucrativos?

      1. Avatar de macHACKos
        macHACKos

        quais? só conheço instituições e mesmo aí…
        uma empresa que paga ordenados muito bons aos seus proprietários, continua a ser sem fins lucrativos?

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      E estão a ser geridas para dar lucro.

      Os empregados só dão prejuízo.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Este artigo parece o “copy-past” de uma “press release”, tantas são as opiniões!

  4. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    por este andar não vão ter funcionários para trabalhar para eles assim fica difícil

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Sabias que a MS tem mais empregados que a Apple (~115 mil) e Google (~65 mil).

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Microsoft: 114 mil (parece que vai para 113 mil)
        Apple: 115 mil (a crescer)

        Em que país é que 114 mil é mais que 115 mil?

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Soma aí mais 5.000 à MS pelo linkedIn e outras aquisições recentes.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Já são os números mais atualizados.

    2. Avatar de Miguel Paulo
      Miguel Paulo

      Não estou a perceber, pelo menos eu, trabalhava la na mesma. com ou sem medo de ser despedido num futuro “próximo”…

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Pagam mal, ganha-se mais a trabalhar por fora com tecnologias deles, lá só vale mesmo a pena para ter BMW série 4.

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Em norma essas empresas (seja M$, Google, Apple, etc) á exepcao de cargos de gestao, pagam um pouco abaixo da média. Mas por vezes temos acesso a outras regalias.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Olha do que tenho visto quanto a salários na Google (sem ser gestão) eles não pagam abaixo da média, muito pelo contrário, idem Microsoft e Apple.

            E para comparação:

            Google
            http://www.payscale.com/research/US/Employer=Google,_Inc./Salary

            Microsoft
            http://www.payscale.com/research/US/Employer=Microsoft_Corp/Salary

            Apple
            http://www.payscale.com/research/US/Employer=Apple_Computer%2c_Inc/Salary

            É ver que a Apple paga 8% acima da rate praticada pelo mercado, e ver que a MS e a Google andam na roda dos mesmos valores (mais mínima, menos máxima). Isto claro, nos EUA.

          2. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            Daniel, estamos a falar de PT.

          3. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            @Daniel
            Nos Estados Unidos concordo, estão um pouco acima da média, mas mesmo assim nada de especial.
            Na Europa os números que tenho visto pagam abaixo da média.

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            José Rodrigues, além de eu ter deixado bem claro que o comparativo era quanto aos EUA, não, não estávamos a falar somente de PT pois o tema dos despedimentos da MS é global (e o anúncio até vai ser feito para uma audiência em Redmond, EUA).

            toni da adega, 8% acima do praticado no mercado, quando se fala na ordem da centena de milhar de dolares não é coisa pouca, é perto de 10k a mais por ano em relação ao praticado nos EUA. Do que vejo na Europa, pelo que vejo também não pagam mal comparativamente aos outros players, a IBM é das que paga melhor e em UK a Microsoft e Apple pagam melhor (7 a 8% acima do mercado também).

            MS: http://www.payscale.com/research/UK/Employer=Microsoft_Corp/Salary

            Google:
            http://www.payscale.com/research/UK/Employer=Google%2c_Inc./Salary

            Apple:
            http://www.payscale.com/research/UK/Employer=Apple_Computer%2c_Inc/Salary

            IBM:
            http://www.payscale.com/research/UK/Employer=International_Business_Machines_(IBM)_Corp./Salary

            Não duvido que noutros países da Europa tenham outras práticas, tudo dependerá da relevância do mercado onde operam (tal como também disso dependerá o grau de exigência – ou falta neste caso – para entrada nas sucursais locais).

          5. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            Daniel, deixaste bem claro que te estavas a referir aos EUA, e é mais que lógico que os despedimentos não vão ser feitos em PT, primeiro porque não empregam tanta gente em PT, depois porque em PT estão a duplicar o número de colaboradores. Ninguém está interessado nos ordenados pagos no resto da Europa ou nos EUA, já toda a gente sabe como é, eu já trabalhei na Microsoft e basta atravessares a fronteira para a diferença ser quase o dobro, isso é o que realmente importa, o resto é misturar assuntos sem interesse para nós.

  5. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    É somente podar o que não interessa. Em Portugal vão duplicar o número de colaboradores.

  6. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    É simplesmente normal para uma empresa que tem de dar resultados e ajustar-se quando está a perder negócio. lamentavelmente, em, portugal, as empresas não podem ajustar-se e despedir “é um crime lesa magestade” o que leva muitas empresas a fechar porque não podem despedir apenas uma parte dos funcionarios e os bons acabam por ser prejudicados (é básico e anti-investimento). Basicamente, a empresa “contrai matrimônio”, depois as coisas não correm bem e não se pode divorciar. para não ter de aguentar um casamento de nervos tem de se auto-liquidar. Posto desta forma já vemos porque muitas empresas vão para paises mais desenvolvidos….

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      NEste caso nem é perder negócio, é eliminar duplicação de funções. Cada empresa que a MS compra, acaba por ter sempre duplicação de funções.

  7. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    Um dia vamos viver de ar e água.

    E a água está a ficar mais cara.

  8. Avatar de Rosso
    Rosso

    O sonho de todas as empresas são clientes ricos, mas se lhes fosse dada a opção poucas ou nenhuma pagava ordenados.