Microsoft insiste e quer mesmo que todos mudem para o Edge abandonando o Chrome

21 Comentários

A relação da Microsoft com os utilizadores do Windows 11 tem sido agitada nos últimos meses. Quer forçar a mudança do Chrome para o Edge e tem por isso usado técnicas agressivas. Agora parece voltar a este desejo e oferece até novas oportunidades para quem fizer a mudança para o seu browser, o Edge.

Microsoft Edge Chrome pop-up browser

Têm sido recorrentes as tentativas da Microsoft de levar os utilizadores a abandonarem o Chrome e outros browsers e abraçar o Edge como a sua proposta principal. As medidas usadas para o fazer não são normalmente as mais corretas e acabam por ter impacto no Windows 11.

Uma nova campanha parece ter sido lançada, com mais uma tentativa de levar a que os utilizadores façam a mudança. Surge agora no próprio sistema da Microsoft e promete muito aos utilizadores. Do que foi visto, o pop-up que aparece é destinado a promover o Edge e acena aos utilizadores com pontos do Microsoft Rewards.

Microsoft Edge Chrome pop-up browser

A diferença para outras situações, é que a Microsoft não parece estar a ter o utilizador em consideração. Este pop-up já foi visto a surgir de forma completamente aleatória, mesmo durante sessões de jogos e sobrepondo-se a todas as aplicações a serem usadas no Windows 11.

Ainda mais estranho, é que este pop-up está a usar uma app externa ao Windows 11 para ser apresentado. Esta terá chegado numa atualização recente e monitoriza a utilização do Edge, para assim apresentar os alertas sempre que este browser não é usado há mais de 48 horas.

Microsoft Edge Chrome pop-up browser

Além disso, há mais monitorizações relevantes a serem feitas de forma ativa. Aparentemente, a Microsoft consegue detetar se o Google ou outro motor de pesquisa é usado no Chrome e, em caso afirmativo, o pop-up aparece também aos utilizadores, promovendo o Bing.

A Microsoft, entretanto já reagiu a esta situação e, mais uma vez, tudo não passou de um erro da gigante do software. Segundo o que revelou, estará já a tomar “as medidas apropriadas para resolver esse comportamento não intencional”. Esta é mais uma situação em que a empresa tenta por todos os meios colocar o seu browser em destaque e dar ao Edge uma vantagem clara sobre o Chrome, usando o próprio Windows 11.

Mais uma guerra a caminho? Microsoft Edge marca o Google Chrome como malware

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Sinceramente, não consigo entender a loucura pelo Chrome. Desde que o Edge Chromium saiu, deixei para trás o Chrome. E mesmo hoje, tendo Mac e iPhone, o Safari e o Brave são os dois browsers de eleição. Pesado, ocupa imensa RAM, acaba por se tornar lento em pcs mais antigos…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Cada um usa o que quer… E um SO não pode obrigar o utilizador a usar o que convém à companhia de desenvolvimento do SO

      1. Avatar de mikado
        mikado

        Mais um que ainda não percebeu que um PC com Windows não pertence ao dono/utilizador desse PC.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Para já ainda não me incomodo…quando incomodar, linux

          1. Avatar de Ruiz
            Ruiz

            Linux? Nem office tem hahha.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            @Ruiz não preciso… Tem o LibreOffice.
            Só uso computador no trabalho. Uso o notepad++ para linhas de código e o Libre para o que preciso.
            Não tenho computador pessoal, no entanto, o patronato instalou Windows em todas as máquinas, ainda que permitam instalar outro SO… Não me dei ao trabalho, mas se tiver que ser, que remédio.

            A nível pessoal, não uso computador. Fora do local de trabalho, tento usar o mínimo possível de tecnologia (nem internet fixa, tenho em casa).
            Uma espécie de detox

            Por isso, dizer que Linux não tem Office não é, de todo, correcto…

          3. Avatar de mikado
            mikado

            Ruiz lá por seres fan da Microsoft não há desculpa para tanta ignorância. Informa-te antes de escreveres uma bosta de comentário.

          4. Avatar de Zack
            Zack

            Ruiz, LibreOffice

        2. Avatar de mi
          mi

          De certeza??? eu pensava bem nesse assunto, que as coisas não são bem assim…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sem começar qq tipos de guerras sem sentido o Brave deixa mt a desejar em termos de privacidade. Basta investigar a fundo esse browser. Se tens Mac e iphone, safari e firefox sem qq dúvida.

    3. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      Não é loucura nenhuma. Há quem também goste de ter tudo sincronizado entre PC e telemóvel visto que o chrome vem por defeito instalado em muitos androids. O mesmo que tu deves gostar no safari entre mac e iphone

    4. Avatar de mi
      mi

      Pois, mas estas coisas não são feitas a pensar em hardware ultrapassado, mas sim no recente, se bem que ainda cada um é livre de usar o que lhe apetece e lhe dá mais jeito, por isso é que existe opção de escolha, se não andávamos todos de igual com as mesmas coisas…

    5. Avatar de luis bastos
      luis bastos

      Eu penso o mesmo também pus o chrome de parte estou a gostar muito do Edge.

  2. Avatar de Rui Goncalves
    Rui Goncalves

    O edge consome muitos recursos.

  3. Avatar de Jorge Pereira
    Jorge Pereira

    Prefiro o Chrome.

  4. Avatar de AJ
    AJ

    Prefiro o Vivaldi

  5. Avatar de LA
    LA

    Parece que a EU tem de começar a intervir.

    1. Avatar de João Luís
      João Luís

      A Micro$hit é pior que um governo a obrigar a pior solução 🙂

  6. Avatar de Ruiz
    Ruiz

    Mudem para mac e usem safari que e o melhor. 20h no meu portatil de autonomia e isto em apenas 1kg

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pois é depois isso mal aguenta um solitário, quanto mais correr meia dúzia de máquinas virtuais…. Cada coisa tem a sua utilidade, e cada um tem a sua preferência… mas agora obrigado a usar um browser de bosta num sistema mau… nem pessoal nem em trabalho