Microsoft: falha global afetou 8,5 milhões de computadores

23 Comentários

Depois do que o mundo viveu, começam a aparecer os primeiros números dos “estragos” feitos por 41 KB de código. De acordo com a Microsoft, a falha global afetou 8,5 milhões de computadores.

Microsoft: falha global afetou 8,5 milhões de computadores


Falha teve impacto em apenas 1% das máquinas que usam Windows

Na passada sexta-feira o Windows 10 da Microsoft colapsou devido a uma falha informática. Segundo revelou hoje a empresa, apesar do pânico em algumas empresas e serviços, esta falha teve impacto em apenas 1% das máquinas que usam Windows no mundo.

Do que se sabe, o problema deveu-se a uma atualização do antivírus “Falcon”, da empresa norte-americana Crowdstrike. Ainda na sexta-feira, o presidente-executivo da Crowdstrike, George Kurtz, pediu publicamente desculpas “a todas as organizações, grupos e indivíduos que foram afetados”.

O vice-presidente do grupo empresarial da Microsoft, David Weston, referiu que o incidente “estava fora do controlo da Microsoft” e que foram mobilizados centenas de engenheiros e especialistas para ajudar as organizações afetadas.

Microsoft: falha global afetou 8,5 milhões de computadores

O software da CrowdStrike é utilizado por inúmeras empresas da lista de 500 mais importantes para a revista Fortune, segundo revelou a CNN. O software vista proteger os sistemas. Segundo a CrowdStrike, o Falcon é o único antivírus a utilizar Inteligência Artificial.

Para garantir a segurança dos sistemas que usam Windows 10 e a solução de segurança da Falcon é necessário realizar os seguintes passos:

  • 1 – Iniciar o Windows em SafeMode ou no Ambiente de Recuperação.
  • 2 – Aceder ao diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike.
  • 3 – Eliminar o ficheiro “C-00000291*.sys”
  • 4 – Restart ao Windows.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Posso estar enganado mas a CrowdStrike não vai aguentar os milhões e milhões de dólares de pedidos de indemnização já a partir de segunda feira.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      É essa cena que me preocupa. Já ouvi falar nos pacotes de ofertas que vão ter de oferecer e descontos, etc.; mas o prejuízo vai ser imenso e isso vai trazer impacto interno – pessoas vão ter de trabalhar horas e horas a mais para repor os sistemas; vai ser tipo os enfermeiros durante as primeiras vagas de COVID. Espero que tenham perseverança e força para enfrentar a próxima semana. Depois também há o impacto externo – na bolsa de valores, já caíram e podem continuar a cair.

      Talvez seja pedir muito mas penso que este é um daqueles cenários onde união (global) faz a força. Mas sabendo o que sei; vão ser todos abutres a tentar aproveitar o caos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É o normal, as empresas preparadas têm task forces para este tipo de situações, aqui resolvemos tudo em 48h, foram cerca de 1000 as máquinas afectadas aqui na empresa num universo de quase 30k, 3 turnos para se revezarem e ficou tudo tranquilo.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Boa sorte com isso…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Dificilmente terá lugar a indeminizacoes, tudo se resolve com acordos comerciais, o problema maior é que este é o melhor AV da actualidade e agora vão perder uma grande base de clientes por falta d e confiança por isso não se sabe o futuro do produto

  2. Avatar de Revolt
    Revolt

    “Falha global da taskbar do windows 11 afeta 3 bilhoes de pessoas”. A microsoft é incapaz de produzir uma “taskbar” decente e totalmente CUSTOMIZAVEL igual do linux. Nao consegue nem mesmo produzir uma taskbar corretamente, imagina um docker por exemplo, ou seguranca

    1. Avatar de Tecnico Me0
      Tecnico Me0

      Linux? Que isso? Estamos a falar de Sistemas operativos não de brinquedos para nerds

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Brinquedos para nerds? Não tens noção da quantidade absurda de equipamentos que usam linux.

  3. Avatar de Adolfo Dias
    Adolfo Dias

    Não vão indemnizar ninguém, não sâo obrigados.
    Se calhar a “falha” foi mais propositada do que acidental, mas chamemos-lhe especulação para não ferir sentimentos generalizados.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Tu não fazes ideia como funciona as grandes empresas, posso te garantir que vão chupar a CrowdStrike até ao último cêntimo, ainda por cima já se sabe mais detalhes sobre o que causou o problema e até já existia alertas desde a 1 ano a reportar sobre este tipo de problemas por utilizadores e eles ignoraram.

      Não tens a ideia dos prejuízos que isto criou e ainda está a criar pelo mundo fora, na banca, na aviação, na finança,, hospitais…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Foi erro de desenvolvimento.
        Foi só uma linha de código, procura que encontras

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Não preciso procurar esta por todo lado e também o ticket que tem um ano que tinham alertado a empresa que isto poderia acontecer.

      2. Avatar de Adolfo Dias
        Adolfo Dias

        Não faço ideia como funcionam as grandes empresas nem faço ideia dos prejuízos…
        Bom, quando começarem a pagar essas indemnizações, publica aqui o link para o pessoal ler como é que as grandes empresas funcionam.

    2. Avatar de Oh
      Oh

      Claro que foi. Faz todo o sentido. Uma empresa mancha o nome em praça publica, pára aeroportos, hospitais, etc porque lhe apeteceu. Foi de certeza absoluta propositada. /s

      1. Avatar de Americano Diabético
        Americano Diabético

        Na america é assim, existe liberdade para cada um fazer o que lhe apetecer, se não gostas vai para a coreia do norte!

  4. Avatar de JR
    JR

    Por aqui, tudo ok, nada de alarmante.

  5. Avatar de jonas
    jonas

    Não entendo por que as empresas não confiam no Microsoft Defender que já vem por defeito no Windows e tem proteção contra malware, ransomware e manipulação de ficheiros sensíveis.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não é não confiar, há empresa que querem sempre o melhor que existe, e neste momento é o Falcon

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Confiar empresas que valem biliões de dólares ao Windows Defender? Hehe isso é que os hackers queriam, qualquer solução como Eset, Kaspersky é 100x melhor que o Windows Defender!

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    Digam o que disserem mas este tipo de comportamentos e padroes e tao evidente. So nao ve quem nao quer ver. Ainda bem que a historia vai registando estes comportamentos. Cada um que tire as conclusoes que quizer.

  7. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Porque falam em falha Microsoft, ou problema no Windows, etc, quando foi um problema num EDR da crowdstrike?!?!?

    1. Avatar de António V
      António V

      Obrigado por ter dito o óbvio que ainda ninguém tinha referido..
      A Microsoft aqui foi tão vítima como os utilizadores finais.