Microsoft estará a bloquear novos downloads do Windows na Rússia

14 Comentários

Já vamos com vários meses de duração da guerra da Rússia contra a Ucrânia, mas parece que não há um final à vista deste indesejado conflito. Como tal, os países tentam dar o seu apoio ao povo ucraniano de várias formas, entre elas a aplicação de sanções e bloqueios a vários níveis.

Nesse sentido, as últimas informações indicam que a Microsoft também está a bloquear os novos downloads do sistema operativo Windows no país de Vladimir Putin.



Downloads do Windows bloqueados na Rússia

A Microsoft, à semelhança de outras empresas do setor tecnológico, já mostrou a sua posição contra a guerra que a Rússia iniciou na Ucrânia. No início de março, a empresa de Redmond anunciou ter parado as vendas de produtos e serviços no país euroasiático. Já em abril soubemos que a marca bloqueou ciberataques da Rússia contra a Ucrânia.

Mais recentemente, as últimas informações indicam que a Microsoft estará a bloquear o acesso dos cidadãos russos aos downloads do Windows ou a outro qualquer software que detenha. Ou seja, quem resida no país e tente transferir as ferramentas de instalação do Windows 10 ou do Windows 11 através dos meios oficiais, depara-se com uma mensagem de erro.

De acordo com o site Bleeping Computer, parece que o problemas acontecem mesmo apenas na Rússia. Foi ainda usada uma VPN configurada com um endereço IP referente ao país de Putin, e o processo confirmou a mensagem de erro obtida.

Para além do Windows, alguns utilizadores também se queixaram de que o mesmo aconteceu quando tentaram fazer o downloads de ficheiros completos ISO dos sistemas da Microsoft. Ao tentarem, surge então a mensagem de que “houve um problema com o pedido“, o que não permite que a transferência inicie.

Segundo os detalhes avançados, até ao momento a Microsoft ainda não prestou quaisquer esclarecimentos acerca deste assunto.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZZZZZZZZ
    ZZZZZZZZ

    A funcionar na boa aqui…

    1. Avatar de António
      António

      Deves de estar na Rússia… que eu saiba Putin ainda não chegou aqui.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 aqui tb ja fiz o download wo win 11 em russo

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Pois, e curiosamente eu costumava obter os ISOs mensais do W10 e W11, e a fonte era russa, deste mês não saiu nada, já percebi porquê.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Acho que deves continuar a utilizar os ISOs alterados pelos Russos
      Porquê que não usas os que a Microsoft fornece oficialmente?

      1. Avatar de Hugo Cunha
        Hugo Cunha

        Eles são bons tipos… sérios e nada suspeitos.

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Porque os russos retiram todo o spyware que existe nas versões oficiais!

        1. Avatar de asimoto
          asimoto

          Ora nem mais!

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          “Retiraram o spyware que existe nas versões oficiais” e acrescentaram mineradores de crypto

  3. Avatar de Louro
    Louro

    É pena que ainda nao tenham comecado a bloquear o accesso a sites internacionais.

    1. Avatar de SteveRobs
      SteveRobs

      Estava a pensar no mesmo …. deviam era cortar a internet toda à Russia.

    2. Avatar de asimoto
      asimoto

      Tu ainda queres maior ditadura do que a ditadura em que vivemos…
      Já há uma série de sites bloqueados, e tu ainda queres mais…
      Muda-te para a Coreia do Norte.

  4. Avatar de ZZZZZZZZ
    ZZZZZZZZ

    Aparentemente este post é baseado num único tweet… Por isso é que continua a ser possível e sem VPN

  5. Avatar de irritadiço
    irritadiço

    O windows11 pirata que aí anda vem com língua inglesa e russa, é a versão de Novembro de 2021 (muito antes da Guerra) e quem a instalar mesmo em Russo e usar cracks que na Rússia é legal tem o windows 11 com atualizações…

    Acho que a microsoft deve pensar que os russos são uns bananas que não sabem dar a a volta às suas tretas. Mais facilmente conseguem impedir a instalação do firefox ou outros browsers para usarmos a bela porcaria do edge do que conseguem bloquear o windows na Rússia.

    Eu até acho que a microsoft devia era quere que os Russos usassem o windows 11 para os espiar. Querem um SO que espie mais os utilizadores que o W11?