Microsoft criou a sua própria distribuição Linux

56 Comentários

Quem lê pela  primeira vez o titulo deste artigo certamente fica surpreendido….mas é mesmo verdade. Chama-se Azure Cloud Switch,  e é descrita pela própria Microsoft como sendo uma plataforma modular multi-plataforma, virada para Datacenters que depois assenta sobre Azure.

microsoft


Tanto a cloud como o segmento empresarial necessitam de redes de alta disponibilidade e super rápidas. Tais características/necessidades tendem a tornar as infraestruturas de rede mais complexas mas a Microsoft quer mudar isso.

O Azure Cloud Switch (ACS) é um estilo de SDN (Software Defined Network) e tem como principal objectivo dar a possibilidade dos serem criados dispositivos de rede, como por exemplo switchs. Kamala Subramanian revela que há diferentes e boas plataformas disponíveis no mercado mas que normalmente não integram umas com as outras. A plataforma ACS permitirá a integração de soluções e ajudará a depurar e a corrigir erros de software muito mais rapidamente.

At Microsoft, we believe there are many excellent switch hardware platforms available on the market, with healthy competition between many vendors driving innovation, speed increases, and cost reductions. However, what the cloud and enterprise networks find challenging is integrating the radically different software running on each different type of switch into a cloud-wide network management platform. Ideally, we would like all the benefits of the features we have implemented and the bugs we have fixed to stay with us, even as we ride the tide of newer switch hardware innovation.

The Azure Cloud Switch (ACS) is our foray into building our own software for running network devices like switches. It is a cross-platform modular operating system for data center networking built on Linux. ACS allows us to debug, fix, and test software bugs much faster. It also allows us the flexibility to scale down the software and develop features that are required for our datacenter and our networking needs.

Arquitetura da solução

ACS

 

Via Microsoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Drakonian
    Drakonian

    MAS QUE ALDRABICE É ESTA?

    1. Avatar de Marco
      Marco

      É uma Distro baseada na microsoft lololo

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Qual é o espanto?
      Até o Hotmail estava em máquinas com FreeBSD.
      Acho que havia outros serviços deles em *nix, mas não estou a encontrar o artigo.

    3. Avatar de Malicx
      Malicx

      MS tem mais de 20 anos de experiência em Unix (pai de todos os Linux).

      Xenix ( Unix by Microsoft Corporation, 1990)

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Entendo o que queres dizer mas ainda assim parcialmente incorreto.
        Unix existia antes de Windows e Linux.
        Mas Linux é o kernel e muitas das aplicações e bibliotecas de Unix e para ai.
        Qualquer distro de Linux (excepto Android) não é Unix e vice versa apesar de uma forte camada de aplicações e bibliotecas em comum.

        1. Avatar de LOL
          LOL

          Não Gonçalo, ele não está errado. Ele diz apenas que a Micro tem mais de 20 anos, não diz que fez nada inventou nada. Então ele está errado em quê? A micro não trabalhou com o UNIX? Não é o UNIX o pai do Linux? Que eu saiba quem apareceu primeiro foi o UNIX.

  2. Avatar de Bruno Tavares
    Bruno Tavares

    Esta Microsoft é que baralha a cabeça aos tolinhos do Linux, lolol.

    Agora já dá para perceber, se eles gostam de linux, ou se só querem ser anti Microsoft… é tão fiiiixe ser alternativo.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Sim, eu mudei para o Linux só para me poder gabar. lol.

    2. Avatar de João
      João

      Fiiiixe é este tipo de pessoas que não têm nada para dizer mas mesmo assim decidem falar. Ignorante e orgulhoso disso.

    3. Avatar de Spawn
      Spawn

      Nós, gostamos de Linux. Mas tens que admitir que ver a Microsoft, a empresa que há uns anos abusava da sua posição dominante (e sim não foi a única a faze-lo), que fez o máximo possível ao longo dos anos para não haver compatibilidades entre windows e outros SO a aplicações open scource, veja-se o caso do docx e de não aderirem a formatos de documentos padronizados o que lixa a compatibilidade com outros programas de office, o que fizeram com o java e de repente fazem uma distro de linux. Sim tem piada.

      E também alguma preocupação, pois a microsoft e outras empresas grandes tem outras preocupações em relação a privacidade do que muitas comunidades de open source, sim é preocupante. Veja-se o que a Google fez com o Android, pegaram em linux e criaram um SO cheio de buracos, muitos deles criados pela “necessidade” da google de minar dados.

    4. Avatar de YaBa
      YaBa

      Típica resposta de quem nunca consegiu passar do GRUB para a frente.

  3. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Agora sim. 2016 será o ano do Linux.

    Também não podemos nos esquecer do Windows Mobile.

    Caso não, basta acrescentar mais 1 ano aí, que provavelmente acontecerá. 😛

    1. Avatar de leor
      leor

      Será o ano do Linux em mais uma coisa mínima. Uma fracção do que vem incluido no ACS será de código aberto, tudo o resto é fechado, isso não ajuda em nada a COMUNIDADE mas permite a quem desenvolve no Windows, tenha a possibilidade de desenvolver para Linux com mais facilidade. O objetivo não é trazer beneficios para um mundo aberto mas sim expandir o seu negócio de outras formas, mesmo que o seu código fonte nunca seja libertado.
      Vejo isto a ajudar desenvolvedores e nada mais, por agora.

  4. Avatar de Spawn
    Spawn

    …”If Microsoft ever does applications for Linux it means I’ve won.”…
    Linus Torvalds

    …”To be a nemesis, you have to actively try to destroy something, don’t you? Really, I’m not out to destroy Microsoft. That will just be a completely unintentional side effect.”…
    Linus Torvalds

  5. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu li e reli e ainda não acredito que a MS tenha lançado uma distro de Linux…
    Mas agora pensando bem eles também lançaram telemóveis com Android…

  6. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    E porque hoje é Sexta…

  7. Avatar de Concept
    Concept

    A Microsoft é uma verdadeira transformação da água para o vinho. Há uns anos queria obrigar todos a usarem produtos seus, agora até parece que quer que usemos produtos de outras empresas. Eu sei que esta distribuição não é pro usuário comum mas a atitude é uma entre muitas que comprova o que eu afirmei.

  8. Avatar de José
    José

    estou com medo

  9. Avatar de david.pt
    david.pt

    WTF!!! LOL

  10. Avatar de eleck
    eleck

    eu só gostava de saber o porquê de odiarem linux, mas se for preciso até têm como deus o ios, que como sabem tem a mesma base que linux mas pronto, fanboys e incultos é o que dá.
    Mais quando tiverem de pagar licenças sobre o windows anualmente, que é o que a m$ quer fazer, isto é, por u windows SO como um serviço tipo em que valida a chave sempre que tiveres online, depois venham chorar que é só ladrões, porque sim aqui tudo deve usar windows original

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Parece que também és inculto! Não. O iOS é baseado no Mac OS X que por sua vez é baseado em Unix (que serviu de base para o Linux), então os dois têm um certo parentesco contudo o iOS não é um sistema baseado em Linux , o Android sim!
      Cumprimentos!

      1. Avatar de Glink
        Glink

        BSD é a base do OS X bolas…

      2. Avatar de Antonio
        Antonio

        +1, hehehehe, bem escrito Brasão 🙂

      3. Avatar de LOL
        LOL

        Brasão… pelo amor de Deus… não digas disparates.

    2. Avatar de abaptista
      abaptista

      Peço desculpa, mas ao falar de fanboys e incultos estava a referir-se a quem; não estaria a rever-se nessa afirmação, é que depois só diz disparates e isso não lhe fica bem. Quando quiser dar uma boa imagem pelo menos saiba sobre o que fala…

  11. Avatar de Mordor
    Mordor

    Tudo a criticar e a gozar, mas tou a ver que todos aqui ainda não experimentaram….
    Talvez depois de experimentar, vejam que afinal é algo bem eficaz.

    1. Avatar de Malicx
      Malicx

      MS tem mais de 20 anos de experiência em Unix ( pai de todos os Linux).

      Googlem Xenix

  12. Avatar de null@dev
    null@dev

    M$ love Linux

    LOOOOOOOOOOOOOOOL está tudo doido…………

  13. Avatar de Miguel Fonseca
    Miguel Fonseca

    Boas notícias, parece que a microsoft está a ganhar rumo finalmente xD

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Ou não. Está a querer dominar o mercado e é gananciosa ao ponto de querer o monopólio todo a nivel global.

  14. Avatar de redefoca
    redefoca

    Não me supreende nada e sinceramente não é motivo para a comunidade linux comemorar.

    1. Avatar de sniperpt
      sniperpt

      Foi ver data 2x para ter a certeza que não era 1 de abril.

    2. Avatar de NT
      NT

      A comunidade linux sim tem que comemorar, no entanto a comunidade opensource tem que tremer um pouco. Mas não deixa de ser engraçado a microsoft a ter que utilizar ‘outros recursos’.
      Mas ainda não estou a entender bem o que a microsoft está a esconder, porque estão a tornar opensource algumas componentes.
      Mas pelas noticias que têm saído a microsoft está a tornar o seu ecosistema em serviços.
      Vamos lá ver quando é que temos um Windows mais OpenSource, nem que seja para o pessoal ver o código fonte para detetar possíveis falhas no sistema.

      1. Avatar de Spawn
        Spawn

        Provavelmente querem seguir a estratégia que seguiram durante anos

        Embrace, Extend, and Extinguish:
        https://en.wikipedia.org/wiki/Embrace,_extend_and_extinguish

  15. Avatar de neok
    neok

    Não compreendo esta gente. Ou gosta do windows ou gosta do linux! E eu? Posso gostar dos 2? Ou é proibido? Isto parecem aqueles malucos que se gostam do ronaldo não podem gostar do messi ou vice-versa. Enfim…

    1. Avatar de David.pt
      David.pt

      Eu gosto dos 2:) só não gosto de mac os

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Concordo. 🙂

  16. Avatar de Ludwig
    Ludwig

    O mundo está mesmo perto do fim… hehe

    OFF: Pedro, você não vai descansar? 😀 Chame a doutora Marisa para nos escrever alguma coisa! 😀 😉

      1. Avatar de Ludwig
        Ludwig

        Muito bom! hehehe 😀

        Abraço.

  17. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Microsoft e Apple rumam em direççoes opostas.
    A Apple quer fechar mais o seu circulo, a Microsoft quer agradar a todos. Acho que fica a ganhar come esta atitude a Microsoft. Só o tempo o dira.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Que é que a Apple fez para dizeres que ela quer fechar mais o seu circulo?

  18. Avatar de Alex
    Alex

    Criam uma distro de linux… mas o preço é pelo menos 200 euros … + iva LOL

  19. Avatar de jorge quintino
    jorge quintino

    se não os podes vencer, junta-te a eles….

  20. Avatar de camt
    camt

    Não vejo qual a admiração há anos que eles têm o Suse linux aliás já há muito tempo vi numa revista da especialidade uma comparação entre o Suse e o XP e fartei-me de rir por causa disso. Penso que uma das razões disto seja o mercado dos servidores, vamos ver se eles conseguem pelo menos dar a garantia de 10 anos como o Red Hat.
    🙂

  21. Avatar de azuree
    azuree

    A sério alguém aqui sabe o q ta a dizer? Alguém ja fez login no azure? Alguém sabe o que o twiter usa como loadbalancer ou outros grandes do social networks? A única coisa q vejo no comentário do homem é que corrigiram bugs e fixes e vao usar essa versão para disponibilizar um serviço.

  22. Avatar de Malicx
    Malicx

    Meus caros,

    Desenvolvi muito software empresarial de gestão, atualmente ERP, multi plataforma desenvolvido em Xenix.
    Para quem não sabe, trata-se da versão (agora diz-se distro) do Unix system V, o pai de todos os sistemas operativos modernos sendo o Linux uma cópia quase a 100% do Kernel do System V.
    Logo a Microsoft tem mais de 20 anos de experiência em Kernel Unix/Linux.

    Posso garantir que funcionava muito bem e continua a ser a base de praticamente todos servidores aix IBM atuais.

  23. Avatar de José Cid
    José Cid

    eles chegaram a trabalhar numa versão de unix, o xenix!

  24. Avatar de ÁRF
    ÁRF

    Quer me parecer que alguém não entendeu bem o alcance do ACS… Distro ???? nahhhh a MSFT está a oficializar que faz e vai continuar a fazer o que todos os fabricantes de Networking Appliances (incluindo a Cisco) já fazem há anos ao usar as melhores “ferramentas” do OSI/GNU para a gestão dos seus sistemas (sentido lato).

    A Microsoft, sem nunca ter publicitado muito o facto, foi sempre um grande contribuidor em financiamento para o “Linux”.

    Ninguém sonhe que existirá num futuro próximo uma distro by Microsoft.

    PS: Mas teria muita graça se acontecesse…

  25. Avatar de sakura
    sakura

    para não ter que pagar a apple pelo mp4
    http://aomedia.org/
    o hardware para linux e + barato.
    o Kubernetes/Docker so “corre” em linux (VM azure). e a MS love docker.
    comtribuição da MS para o OSS:
    http://www.microsoft.com/en-us/openness/default.aspx#home
    https://github.com/Microsoft
    https://cncf.io/
    Apcera, AT&T, AWS, Cisco, ClusterHQ, CoreOS, Datera, Docker, EMC, Fujitsu, Google, Goldman Sachs, HP, Huawei, IBM, Intel, Joyent, Kismatic, Kyup, the Linux Foundation, Mesosphere, MICROSOFT, Midokura, Nutanix, Oracle, Pivotal, Polyverse, Rancher, Red Hat, Resin.io, Suse, Sysdig, Twitter, Verizon, and VMware.

    só lá falta a apple mas já se sabe a apple é o que é ……..
    tanta gente a usar OSS………..pq é mais barato e todas ganham + .

  26. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Viva o LINUX!

  27. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Muito bom!! Agora é que os fanboys do Linux ficaram confusos. AHAH

  28. Avatar de joaquim
    joaquim

    e depois admiram-se que sejam necessárias pessoas como o stallman…

  29. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Eles não deram amnistia para o pessoal que tinha windows 8 pirata e fez update para 10 e ficou com ele legal, foi o começo eu acho que é o começo de outra tentativa de monopólio de algum modo, eu até gosto do windows 10 para a jogatana pena é não jogar… por falar nisso até vendo conta steam e origin se alguem estiver interssado.
    Linux FTW.

  30. Avatar de Alberto Soares
    Alberto Soares

    So para ainda dar mais gasolina a fogueira: A Microsoft ja andou pelos tops de contribuicoes para o kernel do linux.

  31. Avatar de minutogeek
    minutogeek

    Não percebo o espanto…. a microsoft teve uma relação com os filhos do unix, mais concretamente com o berkeley software distribution, antes da apple a ter implementado o darwin. A micro tinha e tem desde as versões do windows 2000, “partes” do bsd na componente de rede, em particular no TCPIP. É certo que a maça foi a primeira a usar o opensource para ganhar muito dinheiro ao fazer a sua distro a darwin (saída do bsd 4.4-lite2 e do freebsd) que agora é o pai do osx, mas a relação entre o windows linux e bsd’s é muito próxima. Houve ai um tipo que disse que a micro tinha um unix desde 90. é certo, mas quem dos grandes palyers não o tem desde os anos 80?