Microsoft continua a tentar forçar o Edge no Windows, agora com o Outlook e o Teams

10 Comentários

São demasiadas as situações em que a Microsoft tentar forçar o Edge aos utilizadores do Windows. Já o fez com as definições, com a impossibilidade de mudar o browser e agora tem uma nova forma planeada. Vai usar as suas apps para o Edge ser usado, tendo assim uma presença que poucos querem.

Microsoft Edge Windows Outlook browser

Microsoft continua a forçar o Edge

Mesmo sendo um browser que está cada vez mais interessante, muito por culpa da IA que oferece, nem todos querem usar o Edge de forma constante. A escolha é quase óbvia e recai no Chrome, que a Google tem bem no topo do mercado dos browsers há já muitos anos.

Para tentar contrariar essa posição, a Microsoft tem apostado no Edge e deu ao seu browser um novo lote de funcionalidades. Chega a forçar o acesso aos seus serviço com esta propostas, o que nem sempre agrada a todos, que infelizmente não parecem ter forma de o contornar.

Outlook to ignore default browser, open all links in Edge (MC541626)
byu/PowerShellGenius insysadmin

Outlook e Teams vão usar esse browser

Algo que está agora a ser tentado leva esta vontade da Microsoft um pouco mais longe, para muitos demasiado. O Outlook e o Teams vão deixar de respeitar a definição do browser padrão e passar a usar o Edge para abrir links dentro destas apps.

Esta mudança, que será imposta sem que os utilizadores tenham de a ativar, irá certamente deixar muitos descontentes. No entanto, a Microsoft argumenta que esta mudança é feita “para melhorar a experiência entre e-mail e navegação, permitindo que veja os dois ao mesmo tempo, no mesmo lugar”.

Outlook and Teams to ignore default web browser, open links in Edge instead
byu/paulanerspezi insysadmin

Casos especiais dão vantagem à empresa

Há ainda casos que a Microsoft considera especial e em que o Edge não será aberto, mas o link terá um tratamento semelhante. Esta será tratado no Outlook, mas na barra lateral do Edge. Estes links serão abertos no Edge, mesmo que não seja o browser padrão do Windows.

Mais uma vez a Microsoft toma ações que muitos consideram que é quase uma guerra declarada ao Edge e a qualquer outro browser. Ao eleger o Edge, mesmo contornando o que é padrão, está a tomar uma vantagem que mais nenhuma empresa tem, pelo menos dentro do Windows.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Considero o Edge um excelente browser/navegador.Mas a política da empresa,neste caso a Microsoft,não é a correcta.Impingir e tentar forçar as pessoas a utilizar o que eles bem querem não é o mais correcto.O que não faltam é pra aí browsers/navegadores.Ui,nem há conta.Se quiserem dou-vos uma lista de,no mínimo,uns 15 browsers/navegadores de categoria. 🙂

  2. Avatar de Luís Migués
    Luís Migués

    As únicas causas pelas que não utilizo o Edge em tudo são: o tradutor automático, os complementos e as notícias sugeridas. Nota: este artigo tem de ser corrigido, pois diz: <> . A Google faz o próprio.

  3. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    A microsoft e o seu monopolio e estou a ver que nao aprende com os erros do passado e as multas que ja apanhou e as vezes que ja foi a tribunal por causa do assunto do monopolio

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      Monopolio é mais grave que duopolio?

      1. Avatar de Nuno Nunes
        Nuno Nunes

        A microsoft na europa ja foi multada por isso

  4. Avatar de yamahia
    yamahia

    Volto a dizer…”a vingança é um prato que se serve frio”
    Keep going!

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Pensam que todos têm condições financeiras para trocar o seu PC. Pessoalmente, eu não tenho.

    1. Avatar de CódigoEW
      CódigoEW

      Ninguém quer saber se não tem condições de trocar de pc, isso é um problema só seu, muito menos a Microsoft está interessada se tem meios financeiros de trocar de pc, a eles só lhes interessa lançar novos sistemas.

      Como é logico nada dura para sempre, logo, obriga volta e meia a ter de fazer upgrades ou ter de adquirir um equipamento novo mais atual capaz de lidar as exigências requeridas pelos novos softwares.

      As coisas são como são…

    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Se nao queres usar windows usa linux

  6. Avatar de Jorge Pereira
    Jorge Pereira

    Já está na hora da Microsoft voltar ao tribunais para parar de impingir coisas que os usuários não querem usar.