Microsoft continua a atacar o browser Chrome

58 Comentários

O Google Chrome é actuamente o browser mais popular de acordo com o site StatCounter. Em anos passados a Microsoft conseguiu que o IE fosse um dos browsers mais usados mas agora a aposta é no Edge que, segundo a empresa, é mais rápido e seguro que o seu concorrente.

Mas se um dos pontos forte do Chrome são as extensões, porque não convertê-las para o Edge?

microsoft-edge-vs-google-chrome-its-on-the-edge


A Microsoft lançou recentemente a ferramenta Microsoft Edge Extension Toolkit que, segundo a empresa, permite aos programadores converter rapidamente uma extensão criada para o Chrome para o Edge.

This toolkit allows developers to convert a Chrome extension to run on Microsoft Edge in the Windows 10 Anniversary Update (14393.10) edition. The tool creates the necessary JSON manifest entries and bridges the chrome. *APIs to the browser.*

APIs supported on Microsoft Edge, polyfiling where necessary.

edge_00

De salientar que as extensões criadas apenas funcionam no “novo” Microsoft Edge que está disponível com a actualização de aniversário do Windows 10.

1470470736_extensions

Actualmente há já um conjunto de extensões com suporte para o Edge, incluindo o AdBlock, AdBlock Plus, LastPass, Amazon Assistant, Office Online, Pin It Button e Evernote Web Clipper…entre outras.

edge_extensoes_4-720x535

Para quem nunca experimentou extensões no Edge, pode ver aqui com instalar, activar e gerir as mesmas. Este é mais um passo da Microsoft na tentativa de dotar o seu novo browser das melhores ferramentas. O desafio em ser o melhor browser continua e digamos que a Microsoft está no bom caminho.Não esquecer que a Microsoft até já “acusou” o Chrome de afectar a autonomia das baterias dos portáteis.

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Edge é sem dúvida muito superior… tenho acompanhado a evolução dos browsers e o IE esteve sempre a perder mesmo nos tempos no Netscape.

    Hoje a Microsoft deu-lhe a volta e é sem dúvida o melhor.

    Só ainda lhe falta bater o Opera quanto à disponibilidade de plataformas.

    1. Avatar de joao terra
      joao terra

      o edge é uma porcaria. eu uso o Chrome e é uma maravilha

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Eu acho que está a tornar-se num concorrente a altura! Mas mesmo assim ainda tem tanto para melhor, não consigo obter a produtividade que tenho no Chrome, e o YouTube continua com as publicidades mesmo com o Adblock ou o Adblock plus instalado. Mas como disse ainda tem muito que melhorar.

        1. Avatar de anónimo
          anónimo

          a pub no YouTube continua a aparecer no teu pc, olha que o edge no meu, não tem pub nenhuma com o Adblock plus, e a velocidade dele abrir a primeira vez é bem superior ao do Chrome. pode ainda faltar coisas no edge mas esta a ir no bom caminho, alem que o Chrome tem um bug muito giro, que é no YouTube. ouves o som e a imagem do vídeo está sempre preta, ja vi isso em 5 pc diferentes.

          1. Avatar de Vasco
            Vasco

            E eu a pensar que era só no meu…

          2. Avatar de NaCl
            NaCl

            Tambem me acontece no firefox e no chrome… ;(

      2. Avatar de Tuputamadre
        Tuputamadre

        Cara o Chrome consume muita memoria, antes era fam do Chrome porem, mesmo usando um surface pro 3 i7 consume muita memoria. Ja usei Firefox porem a mesma historia, hoje em dia uso Edge pela fluidez.

        1. Avatar de Artur Oliveira
          Artur Oliveira

          Consome muita memória? Testes feitos pelas próprias empresas estão, logo à partida , feridas de credibilidade, até porque dizer que o navegador do rival, nesse caso o Chrome gasta mais memória que o dele (Edge), salta logo à vista que cada um que cada um tenta defender, naturalmente, a sua dama, o que até se compreende. Mas só um teste feito por uma entidade independente a computadores equipados com o Chrome, o Edge e também o Ópera, pode dizer com alguma segurança, qual dos navegadores consome mais memória. Fora disto, é é mais do que evidente que cada um é livre de usar o navegador que mais lhe agradar; é uma questão de opção.

    2. Avatar de KURT
      KURT

      Podes dizer que o Edge têm tido uma evolução muito positiva, ainda para mais se comparar-mos com estado do IE, agora dizer é que muito superior é a total parolisse

  2. Avatar de Tulio
    Tulio

    Alguém tem coragem de usar o Edge? Francamente

    1. Avatar de Nitro
      Nitro

      Uso todos os dias. Dizer mal, sobretudo sem conhecer e o novo passatempo nacional?! E se fosses apanhar pokemons?

      1. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        eu já usei Edge, durante uma semana. pura treta, não há personalização, não há grandes opções de segurança e privacidade… nem mesmo com extensões… não me sinto seguro ao usar Edge. resultado: desinstalado.

    2. Avatar de alb
      alb

      É o meu browser de eleição só tinha o chrome instalado porque de vez em quando precisava do adblock mas agora como já há no edge duvido que volte ao chrome tao depressa e notei bem a diferença de rapidez e fluidez com a atualização de aniversário, muito melhor 5estrelas

      1. Avatar de aqui.
        aqui.

        os adblock que o edge tem são muito fraquinhos

        1. Avatar de Flavio
          Flavio

          O adblock que o edge tem é o mesmo do chrome.

          1. Avatar de SampleUser
            SampleUser

            Ublock origin?

    3. Avatar de censo
      censo

      É só o que uso. Diz lá o porque desse comentário.

  3. Avatar de aqui.
    aqui.

    ainda muito verde esse edge

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Ja usei o Chrome muitos anos e fartei-me de ver a engordar; depois coverti-me ao Firefox e estive até à pouco a ver a pouca evolução deste;

      no início o Edge era demasiado simples mas de longe o mais rápido e fluido e comecei a só usar este. Agora após o update ficou 5 estrelas. Já desinstalei os outros.

      Testei o opera e evoluiu muito mas crasha imenso e falha com várias páginas.

      1. Avatar de Rui Patinho
        Rui Patinho

        Firefox e o pior dos browsers atualmente. Super lento, cheio de falhas.Chrome, opera, safari, edge sao os melhores por ordem do 1-4

        1. Avatar de Khidreal
          Khidreal

          não vejo onde…
          instalei o firefox stable à 15 dias e abre em apenas 3 segundos, abre-me o facebook em 2 segundos, está super fluido, ainda não me deu problemas. eu já uso firefox à mais de 4 anos. já deixei o firefox para usar chrome, safari, midori, Opera, maxthon… sempre volto pro firefox, mais cedo ou mais tarde, porque eu adoro ter privacidade e segurança naquilo que faço, e só o firefox me transmite essa sensação. para além disso, o firefox é conhecido por isso, não pela sua interface super amigavel ou pela sua velocidade razoavelmente excelente.

      2. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        A mozilla fez alguns movimentos errados, e agora está a corrigir, mas a antiga mozilla de à 1 ano já voltou, e já anda a desenvolver novas coisas de segurança: bloquear todos os plugins até 2017; lista negra para trackers, troca do C++ pelo RUST, etc.

        quero ver quando é que o Edge vai ter isto, o chrome, opera, safari, etc.
        entende também, que a mozilla não tem disponivel uma equipa de 200 elementos que recebem umas quantas milenas de dollars para desenvolver o chrome… a mozilla para além disso é uma entidade sem fins lucrativos, todo o dinheiro conseguido com os trackers da mozilla, etc (que não são nada comparado aos do chrome) vão para o fundo de desenvolvimento do Firefox, e a mozilla não vende a tua informação a terceiros, como a google faz com o seu precioso ID de publicidade.

  4. Avatar de Cesar
    Cesar

    A Microsoft não vai fazer uma versão do Edge pra Mac OS e Linux?

    1. Avatar de Coisinho
      Coisinho

      Por enquanto duvido. Se o queres… tens de ter Windows 10… é o que eles querem fazer.

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Esse seria o plano já que o seu core (Chakracore) recentemente tornou-se multiplataforma.

  5. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Ainda tenho que experimentar mas no meu Lumia é muito mas mesmo muito fraquinho, é de coçar a cabeça como não nos é dada a opção de avançar páginas ou uma tecla dedicada ao “home”

    1. Avatar de alb
      alb

      Na atualização de aniversario que está breve a sair já é possível avançar e retroceder arrastando a página para o lado

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Ah ainda bem! Obrigado pela info.

        Minha experiência com o Edge até ao momento:
        1. Ver o que tem de novo para oferecer, agradou-me.
        2. Usar como predefinição do sistema do Windows em vez do Chrome.
        3. Organizar a barra de favoritos como no Chrome.
        4. Ao fim de adicionar o 7º favorito (Twitter), Edge crasha.
        5. Volto a abrir e torno a tentar adicionar o Twitter na barra de favoritos, volta a crashar.
        6. Retorno ao Chrome como predefinição do sistema do Windows.

        Eheh, uma pequena brincadeira aqui, mas há muito que polir ainda!

  6. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Bom titulo Microsoft a atacar google, então não sei o que se ade chamar ao que o google fez ao deixar de suportar Browsers antigos como o Internet Explorer para Windows Phone 8.1, onde não é mais possível usar a api de autenticação e permissões para email e assim registar o email na app de Emails do sistema….
    Se chamar-mos a isto atacar, então que se ade dizer do Continente e do Intermarché ou assim.

      1. Avatar de José C. M. Velho
        José C. M. Velho

        Agora é sem hífen; é “há de”

  7. Avatar de André Fonseca
    André Fonseca

    Sou utilizador tanto do windows 10, como do w10 mobile, e sendo um utilizador da plataforma, gostava tanto de poder usar o Edge de forma fluída como o Chrome… Mas tenho que admitir que independentemente de reconhecer os esforços das MS e da evolução que o Edge tem tido, ainda não consigo ser um utilizador frequente…eu tento, mas tenho sempre que regressar ao Chrome, não só pelas extensões mas pela fluidez também… Saudações

  8. Avatar de Armando
    Armando

    Lol é tão bom que precisam sempre de mandar bocas e indirectas

    O Mozilla agora está muito melhor com multi processos e proteção contra downloads maliciosos

    Experimentem e digam algo..

    64bits
    https://download.mozilla.org/?product=firefox-48.0-SSL&os=win64&lang=pt-PT

    32bits
    https://download.mozilla.org/?product=firefox-48.0-SSL&os=win&lang=pt-PT

    1. Avatar de Armando
      Armando

      Sugiro também a leitura disto para quem quiser mais otimização e velocidade

      http://www.tweakguides.com/Firefox_1.html (tomem atenção algumas coisas poderão deixar de funcionar ao realizar o tweak)

      Sugiro e recomendo está extensão é muito boa

      E a utilização desta extensão (configurem porque há mais de dois modos)
      https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/rsccmanfasterfox/

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        O Edge é muito mais fluido que qualquer outro. Não é (ainda) tão bom com extensões e favoritos como o Firefox mas já está na linha.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não importa! O Mozilla é mais seguro e zela pela privacidade dos usuários tanto que já implementou mecanismos para melhorar a nossa privacidade, e ainda por cima não é desconhecido que o TOR seja baseado em Mozilla Firefox, nem que JonDo (alternativa ao TOR) seja também baseado em Firefox.

          Mozilla não é só um browser, é uma organização sem fins lucrativos, que mantem este browser sempre na linha, algumas coisas foram incorretas em actualizações por parte deles, mas isso acontece em todos os browsers.

          Como o Mozilla não há browser que lhe supere na minha opinião, a sua história e luta pela privacidade na Internet marcam este browser por isso mesmo.

          O Único com chances de matar o Mozilla é o vivaldi.

          1. Avatar de Khidreal
            Khidreal

            Nah, o Vivaldi não tem chance… O vivaldi vai pelos mesmos caminhos do Opera… se as pessoas o usarem irá ser por causa da personalização imensa que ele tem.
            por exemplo, enquanto a Mozilla já anda a preparar-se para remover support a plugins tipo Flash, silverlight, C++ que podem ser usados para hackear o PC, os devs do Vivaldi adicionaram support e não me cheira que irão bloquear isso tão cedo. até agora o Firefox é o unico com listas negras para scripts e trackers, com componestes Rust, etc, todos os outros a nivel de segurança estão a ficar para trás…

            @Mylittlelife

            O edge é fluido por agora, enquanto não fica bloated the porcaria. ele é demasiado simples: não aos temas, não a grandes paginas de definições e privacidade… nada, zero, nepia…

            @Rui Patinho

            O Firefox (não mozilla), pretende segurança e privacidade para os seus utilizadores e pessoas como eu e o @Armando , não nos importamos de ter de esperar mais 1 segundo para abrir uma pagina a troco de mais segurança e privacidade. sabias que o chrome tem trackers em todo o lado, e que se usas Gmail, começa-te a aparecer publicidade no mail e nos sites sobre os temas que mais pesquisas na net? isso chama-se ID de publicidade, e só o chrome e agora o Edge têm, todas as outras companhias abstêm-se desse caminho.

        2. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Não me parece mais fluído que o Safari em macOS.

  9. Avatar de Torres
    Torres

    Não usava o Edge por causa da falta de plugins…agora uso, é espetacular

  10. Avatar de Magano
    Magano

    Sem dúvida que nenhum dois 2 no titulo chega aos calcanhares do Firefox… OpenSource…

  11. Avatar de sakura
    sakura

    “”Edge is the only browser to perform 100% in HTML5 Accessibility test””

    O Edge é o melhor, muito bom, podia ser mais bonito mas isso para mim não importa.
    so o queria no linux…… e já que estou a pedir a loja do windows tb tem boas apps para linux
    (Snap app packages).
    sempre podem copiar a politica que usaram para o WM10 apps para todos semper iriam ter mais clientes, pq a google tem boms srvicos mas a MS é melhor. o W10 ficava para os users “”domesticos””.
    Como não uso “rato” laptop para mim esta extensao “Mouse Gestures” e fundamental.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu também concordo com o armando,já surfei em tds e o mozilla/firefox é bem superior aos mencionados.

  13. Avatar de Vasco Pontífice
    Vasco Pontífice

    Desta vez creio que a Microsoft acertou!… O Edge é bem rápido e com as extensões funciona muito bem… a pesquisa do Google é que continua superior… é aí que a Microsoft tem que investir!

  14. Avatar de Khidreal
    Khidreal

    nem existe entrada sobre o Edge na Microsoft community, eles não estão a ligar nenhuma aos users, estão a fazer tudo por conta propria… isto de Edge é o melhor, não sei quê, só irá durar até alguém começar a fazer processo de reversão no Edge e ler o source code, aí depois é “volta pro chrome/Firefox/opera que deu mer**”

    para além disso o nivel de personalização e costumização assim como opções de segurança e privacidade são nulas comparado com outros browsers…

  15. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Não entendo a popularidade do Chrome, além de estar associado à segunda marca que menos confiança me dá (o Grupo Google, já que a primeira é o Grupo FaceBook).
    Só vejo um motivo, à semelhança dos viciados em Apps nos telemóveis, deverão ser estes os grandes utilizadores do browser, já que todos falam das extensões e coisas que não uso e nem vejo qualquer vantagem, muitíssimo pelo contrário, para mim só coloca o browser no grupo “não usar nunca, sff”.

    1. Avatar de Gabriel Allon
      Gabriel Allon

      Quem usa chrome sabe que e o melhor e mais rapido. Arranjem um hardware bom e ele voa

      1. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        assim como todos os browsers LOL. sabes a diferença de velocidade de navegação entre Firefox e Chrome? menos de 1 segundo.
        iria eu trocar privacidade e segurança para ganhar 1 segundo de velocidade de navegação e ver o meu historico a ser enviado prá google através do ID comercial? não, por favor, não morro por ter de esperar mais 1 segundo, se chegar a tanto… da ultima vez que vi um teste o firefox demorava apenas mais uns 500 milesimos de segundo, não morro por meio segundo.

        1. Avatar de Gabriel Allon
          Gabriel Allon

          Meio segundo para mim faz diferenca pir isso uso iphone. No android tens esses micro lags que me chateiam

  16. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    lhe edge não e o guitarrista dos U2?

  17. Avatar de João
    João

    Não dá para estreitar a barra de endereço?

    1. Avatar de João
      João

      e também mudar de sitio, por exemplo ao lado dos separadores como no IE

  18. Avatar de Oscar Caneca
    Oscar Caneca

    O chrome é o melhor browser de todos…google forever

    1. Avatar de Torres
      Torres

      o chrome está muito pesado e lento, o edge é leve e rápido, troquei o chrome pelo edge

  19. Avatar de JS
    JS

    A Microsoft ataca o Chrome?
    Devia sim mas era evoluir as versões anteriores do IE para sistemas antigos visto que ficaram para trás deixando os utilizadores procurando novos browsers para poder navagar de forma decente na net.
    Ja agora todas as vezes que sai um sistema novo temos que comprar ou fazer um upgrade á maquina
    Obrigado

  20. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Continuo a preferir de longe a barra de endereços do Firefox. De longe com mais funcionalidades. Quem disser que os outros fazem o mesmo é porque não conhecem o poder do histórico do firefox e como este funciona na barra de endereços. Concordo que maioria das pessoa seja uma funcionalidade que não lhes interessa.

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      concordo. O firefox tem a melhor barra de endereços que eu já vi num browser. desde a primeira vez que instalei Firefox à 4 anos e comecei a usa-lo, reparei logo nesse aspeto. as barras de endereços de browsers como Opera, Chrome, maxthon, Vivaldi, etc são uma porcaria quando comparadas à do firefox.
      mas como dizes, pouca gente não quer saber desta funcionalidade que facilita e muito a navegação.

  21. Avatar de Sergio
    Sergio

    Acho que nos Lumias devia estar bem melhor.. no pc é uma questão de experimentar, embora esteja muito agarrado ao chrome