Microsoft confirma ataque de hackers russos que tiveram acesso ao seu código-fonte

17 Comentários

Nem a Microsoft parece escapara a todos os ataques e problemas de segurança que os hackers causam. A gigante do software foi alvo de um problema grave de segurança no início do ano, em que o acesso ao seu e-mail foi comprometido. Agora surgem mais informações, que mostram que o problema foi maior e os hackers russos tiveram acesso ao seu código-fonte.

Microsoft hackers segurança russos código-fonte

Microsoft foi atacada por hackers russos

A importância da segurança nos dias que correm obriga as empresas a estarem preparadas para todas as situações. Mesmo as mais importantes e mais (supostamente) protegidas são alvos para os hackers, muitas vezes patrocinados por muitos governos, para assim obter informações relevantes e importantes.

Neste contexto, e depois dos problemas relatados em janeiro deste ano, a Microsoft resolveu partilha mais informações. Numa publicação feita num dos seus blogs, a gigante do software relatou que o ataque, atribuído ao grupo patrocinado pela Rússia conhecido como Midnight Blizzard ou NOBELIUM, envolveu o acesso não autorizado aos sistemas de e-mail corporativo da empresa.

Revelou também que as evidências sugerem que o grupo Midnight Blizzard utilizou informações obtidas dos sistemas de e-mail comprometidos para obter acesso a alguns dos repositórios de código-fonte e sistemas internos da empresa. No entanto, também foi relatado não haver indicação de que os sistemas associados aos cliente hospedados pela empresa tenham sido comprometidos até o momento.

Microsoft hackers segurança russos código-fonte

Quebra de segurança deu acesso a código-fonte

Os invasores tentaram aproveitar vários tipos de segredos, incluindo aqueles trocados entre clientes e a Microsoft por e-mail. A Microsoft disse que está a entrar em contrato com todos os clientes afetados para apoiar na tomada de medidas para mitigar esta situação.

Apesar de ter sido em janeiro o ataque, as táticas do Midnight Blizzard parecem ter-se intensificados nas últimas semanas. Isso surge com um aumento significativo de ataques contra as passwords para obter acesso a estas. Para se proteger, a Microsoft aumentou as medidas de segurança, melhorou a coordenação entre empresas e melhorou as capacidades de monitorização e deteção.

Esta é mais uma situação em que um gigante da Internet está exposto a problemas de segurança. Não é claro a que produtos estes hackers tiveram acesso e o que fizeram com o código-fonte que esteve exposto. A abertura da empresa nesta situação mostra a sua preocupação e, principalmente, como a pretende resolver.

Hackers russos violaram a Microsoft para descobrir o que a empresa sabe sobre eles

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bc1qcqr9rf9ccu3j7gdjs8anxpkgd3futzg6httjfy
    bc1qcqr9rf9ccu3j7gdjs8anxpkgd3futzg6httjfy

    Microsft uma empresa dos Estados Unidos ( America Aglo-saxonica ) que tem p monopolio da grande maioria das instalações de sistemas operativos em pcs, isto sim um grande risco de segurança e independencia para a Europa .

    1. Avatar de Zé

      Que herói que tu és a expor a verdade.

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Ui, lá vem o teórico da conspiração.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Ele tem razão não é nenhuma teoria é a realidade pergunta ao snowden.

        1. Avatar de Contador
          Contador

          Ok, vamos perguntar.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Isto sim é um grande perigo, pois como é sabido o sistema Windows é conhecido pelas suas backdoors que permitem a NSA entrar em qualquer PC Windows, e se os russos tiveram acesso ao código podem usar as mesmas o que torna este sistema operativo ainda menos seguro.

    Hoje em dia Linux tem boas distros.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Mas tu ainda achas que é possível haver online algo seguro ? Isso não existe.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Sim compreendo o que dizes mas Linux é muito mais seguro que Windows não tem comparação.

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Não existe. Não há conceito de “mais” ou “menos” seguro. A segurança está apenas em seres ou não o alvo do hacker. Uma vez escolhido o alvo depois é uma questão de tempo.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Não fazes ideia do que dizes um hacker em 1 minuto consegue entrar em Windows, em Linux vai ter que suar bastante se o mesmo tiver bem configurado.

          2. Avatar de ilmo
            ilmo

            È isso mesmo.

        2. Avatar de Contador
          Contador

          Ainda bem que estás seguro com o teu linux. Eu cá continuarem com o meu windows que faz tudo o que quero e nunca tive problemas.

          1. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Vê se não foste um que teve os dados expsoto durante a falha 0-day que foi explorada durante mais de 6 meses.

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Sim esse caso é um de muitos o quanto a Microsoft é um buraco autêntico porque não tem lógica o problema ser reportado CVE-2024-21338 e o pessoal ter que esperar 6 meses a rezar para nenhum hacker usar esse buraco já reportado que dava acesso ao sistema completo da máquina.

  3. Avatar de developersdevelopersdevelopers
    developersdevelopersdevelopers

    Solução? Open-source MS Windows now! Hotel? Trivago.

  4. Avatar de Fred
    Fred

    Virou-se o feitiço contra o feiticeiro. Nada inesperado.