Microsoft: A bateria do portátil dura pouco? A culpa é do Chrome

61 Comentários

Actualmente o Chrome é considerado, na generalidade dos sistemas operativos, o browser mais popular do mundo. O IE da Microsoft perdeu o primeiro lugar do ranking e os números do Edge revelam que os utilizadores não estão muito virados para este novo browser.

Mas, para mostrar que de facto o Edge é melhor que o Chrome em alguns aspectos, a Microsoft realizou um conjunto de testes onde é possível ver que o Chrome consome muita bateria.

Edge-vs-Chrome


A Microsoft realizou recentemente um conjunto de testes para mostrar até que ponto um browser influencia na autonomia da bateria de um PC.

Após realizados os testes, os resultados são mais que evidentes e revelam que o Chrome consome muita energia. Segundo os dados, o browser Edge da Microsoft consome 70% menos bateria que o Chrome. Tal como se pode ver pela imagem seguinte, um PC a fazer streaming de vídeo usando o Chrome apenas aguentou 4h19m:50s. Já com o Edge a autonomia foi de 7h22m07s.

chrometest1.0

Veja o teste em vídeo

A Microsoft partilhou também, via twitter, um gráfico onde facilmente se pode ver a autonomia de acordo com o browser usado. Como podemos ver pela imagem, o Microsoft Edge ganha a todos os seus concorrentes directos. No caso do Chrome percebe-se que este não tem a melhor optimização aquando da utilização da GPU.

edge_01

Com o Anniversary Update, a Microsoft prepara-se para introduzir ainda mais melhorias no seu browser e tentar torná-lo o mais eficiente. Obviamente que não será fácil bater o Chrome em termos de popularidade mas sempre dará para conquistar mais alguns utilizadores.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nazí
    Nazí

    Sim claro.. acreditem nessas coisas é o pior que se pode fazer.
    Tenho uma empresa cujo tenho um produto onde quero mais utilizadores, mais vendas, mais acesso mais uso.. o que faço? Um teste feito por mim..

    Olha já sei.. vou fazer um teste por mim e dizer que os meus produtos, gastam mais bateria, são mais caros.. e porque só quero é crescer e por isso faço marketing abusivo. #NONSENSE.

    Acordem, isto é puro marketing.. Em nenhum momento uma empresa vai dizer “Não use o nosso navegador porque ele não presta, e gasta bateria” do seu próprio produto.

    Estão tão desesperados em conseguir utilizadores, e usam esquemas testes a ver se a sorte lhes bate a porta, quando não há nada mais a fazer, tentam jogar pelo marketing agressivo (que resulta obviamente) mas isso já não é culpa minha, mas sim das mentes que se deixam levar pelo marketing digital.

    Use your brain4ever.

    1. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Mas isso foi o que a Apple sempre fez…. com os vídeos “I’m a Mac, I’m a PC” que só distorciam a realidade, até que foram banidos.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        os videos “I’m a Mac, I’m a PC” não foram banidos

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          quanto a distorcer a realidade não o fizeram mais do que a publicidade habitual e com bom humor.

          1. Avatar de cra2sh
            cra2sh

            Não vou dizer que não tinham piada! Até os estou a ver agora a todos.

      2. Avatar de Pinguino
        Pinguino

        Mas a apple vende os melhores portateis do mundo, ja windows so usa quem n tem dinheiro para algo de jeito

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Eu tenho um iMac e uso windows na mesma. Isso de quem não tem dinheiro é muito estúpido. É preferivel não ter do que se endividar para estar ‘in’.

        2. Avatar de Khidreal
          Khidreal

          A apples faz os melhores portateis do mundo?? só se for na tua terra… pelo preço do Mac book pro faço eu um computador fixo do zero ainda mais potente que o proprio mac e ainda me sobra dinheiro… só não tem é leitor de retina e essas tretas desnecessárias.

          1. Avatar de tuganet
            tuganet

            Até podes fazer um super computador passado 3 anos esta lento que nem um caracol ,eu tenho um mac a 10 anos a trabalhar sem parar , quem tem esses comentários é porque nunca teve um..

          2. Avatar de John o Rambo
            John o Rambo

            tuganet para estares a dizer isso é pk passaste tbm a vida a usar computadores com intel pentium, quando usares um computador potente vais ver se fica lento em 10 anos, claro tbm é preciso saber fazer manutenção, mas patos como tu é mesmo melhor usarem mac cheio de limitações.

        3. Avatar de David Ramos
          David Ramos

          Lol…

        4. Avatar de fernando
          fernando

          Arrogância é um péssimo defeito, próprio de pessoas mal formadas

        5. Avatar de Portimão
          Portimão

          Esqueçam, este é troll, ele critica a Apple em todo o lado e agora veio com esta afirmação para difamar os fãs da marca e gerar guerra de haters da Apple.

        6. Avatar de MarioM
          MarioM

          O Windows é usado por quem não parvo em dar 1500€ no minimo por um Mac quando pode comprar um portatil a partir de 300€

          1. Avatar de naoliveira
            naoliveira

            E se for menos parvo ainda… usa Linux que é mais barato. 😉

        7. Avatar de OPateta
          OPateta

          É isto, com windows tens pc’s para todos os preços.

          Mas já estou a ver, és daqueles que anda a juntar 3 anos para comprar um mac, que vai usar nos próximos 20 anos. Mas que acha que mostrar isso na rua é sinal de ser rico, pertencer a elite.

          Tenho pena

        8. Avatar de Rui LUX
          Rui LUX

          “ja windows so usa quem n tem dinheiro para algo de jeito” – um prémio para este senhor!! além de rico e bonito.. és o meu herói!! ohh nossa senhora.. não te trates não..

    2. Avatar de Ricardo M.
      Ricardo M.

      Desesperados? A Microsoft? O Windows desesperado? Vives aonde? Na darkzone?
      Faz tu o teste e comprova, se o resultados fossem falsos, onde estão os processos judiciais a Microsoft? Não vejo o pessoal da google a reclamar deste testes nem os os outros.
      És o mais esperto de todos.

      1. Avatar de Thief
        Thief

        web development para ie é tipo bosta. tenho dito

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      Mas isto é um teste que podes fazer tu por ti próprio!

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens razão.
      Porque arranjar 4 Surface Books iguais, instalar a versão Windows Insider em cada um deles e depois cada um dos browsers é completamente impossível e nunca ninguém irá alguma vez até ao fim do universo conseguir reproduzir o teste e confirmar ou não os resultados.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Só necessitas de um, ligas a câmara e fazes o teste com um browser, quando acabar a bateria, carregas, desinstalas o ultimo browser e instalas um novo e fazes o mesmo teste e por ai adiante…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Deves estar enganado porque isto é um truque de marketing falso, logo impossível de reproduzir.

          (agora a sério, tendo em conta o tempo que demora a fazer um teste de bateria, eu até percebo que ninguém o faça em casa, mas nada impede os jornalistas especializados de o fazer, afinal de contas é esse o trabalho deles)

    5. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      1º O Chrome tem um grave problema na gestão de energia. O próprio Google sabe disso e já assumiu o problema.

      2º O Edge é para o Windows assim como o Safari é para o OS X.

      Não precisas acreditar no teste da MS. Basta tu mesmo fazer os testes e comprovar. Quer um exemplo na concorrente?

      Pegue um MacBook e use o Chrome ao invés do Safari, e assista o Chrome literalmente sugar a sua bateria. Depois faça o teste com o Safari e veja a enorme diferença.

      Agora é só fazer o mesmo teste no Windows, só que nesse caso com o Edge.

      Resumo: não é marketing de empresa X ou Y, mas sim um fato.

      Por que tu acha que o Google assumiu a deficiencia

      1. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        A deficiência do Chrome nesse quesito? *

        PS: cliquei em enviar sem querer a mensagem anterior. 😛

    6. Avatar de kekes
      kekes

      É um problema que já é conhecido a muito tempo, muitos conhecidos meus deixaram de usar o Chrome por estas questões, muitos sites de analise, deixaram de usar o Chrome por estas questões. Sei que a uns tempos atrás lançaram uma actualização que supostamente melhorava o desempenho, mas que no final das contas não foi assim, apenas melhorou.
      Não era a Google que publicitava o seu browser dando contas que ele abria as paginas milisegundos mais rápido? Cada um usa as suas armas.

    7. Avatar de KingDi
      KingDi

      Se não acreditas faz tu o teste. Ou também não acreditas em ti próprio, Nazí???
      Não fiques a pensar que o Microsoft Edge é desenvolvido só para PCs de secretária…

  2. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Isto é como dizer, “O Porsche anda a brava, tem muitos CVs gasta é muita gasosa”

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Se andarem de punto 55 gasta bem menos

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Não faz sentido a comparação pois o opera usa o mesmo engine que o chrome e consome muito menos.

    3. Avatar de Pinguino
      Pinguino

      A questao e que o chrome gasta mais a fazer o mesmo, nao mais que os outros. Mas quem quer autonomia escolhe mac e nunca windows

      1. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        lol mac… quem quer autonomia escolhe linux… eu já tive um linux de apenas 500MB, perfeitamente funcional. uma vez estive a jogar nele, já nem me lembro qual o jogo de à tantos anos que foi, só sei que o meu velho acer aguentou em bateria 5 horas sempre a jogar esse jogo.

      2. Avatar de Finex
        Finex

        Sim, porque toda a gente tem que comprar produtos da maçã para ter autonomia. Olhar para o que existe no mercado não apetece, é mesmo só para vir mostrar que gosta da maçã…

      3. Avatar de KingDi
        KingDi

        Estás a comparar hardware com software??? Às vezes mais vale ter um pingo de juízo do que dizer certas coisa…

  3. Avatar de Ricardo Morgado
    Ricardo Morgado

    Pessoalmente, eu tiro a bateria ao meu portátil quando vou estar 4 ou 5 horas a fazer um stream. 🙂
    Por isso continuarei a usar o Chrome.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Tiras a bateria???? WTF!

      1. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        Também tenho um portatil que nao sai do sitio e esta sem bateria.

        1. Avatar de Pinguino
          Pinguino

          Como se tira a bateria? O meu air faz 14h de safari mas no chrome apenas 8 a fazer o mesmo..youtube 1440p

          1. Avatar de lolipop
            lolipop

            estás a comparar um navegador optimizado para o teu sistema operativo, é óbvio que é melhor..em optimização ninguém bate a apple

          2. Avatar de censo
            censo

            Pronto…agora já toda a gente sabe que tens um air. Parabens. Ah …e que o teu air é fantástico com videos a 1440p. Parabens outra vez! Contente ?

          3. Avatar de André
            André

            O Safari é o pior lixo que existe…
            A razão para isso acontecer é que a parte de vídeo no Safari é chutada para os drivers gráficos e os codecs. Como a Apple te obriga a usar só drivers deles e codecs deles, irás ter vantagens, pois tudo o resto é desactivado. Ao contrário do que acontece com programas que necessitam de deixar em standby as funções que sabem que vão ser necessárias. Abre outra aba num outro site e vais ver as tuas 14h a afundarem-se para 7 ou menos que isso.

          4. Avatar de Walter
            Walter

            1440p = 2560×1440 num portátil que só suporta 1440×900???
            Ainda por cima o Air que nem é retina…..

      2. Avatar de Pinguino
        Pinguino

        Ja percebi, tirar a bateria e uma forma de expressao. Esta ligado a corrente logo nao usa

        1. Avatar de abaptista
          abaptista

          De facto só mostra ignorância e de quem nunca mexeu noutra coisa se não na maça.
          E depois opinam asneiras…!!!!!
          Meu caro, nos portáteis ( estou a falar da maioria, mas também existem alguns aos quais isso não acontece, é o caso de um HP que eu tenho) as baterias são removíveis ( não sei se sabe o que é “removíveis”- se não sabe consulte o google). No caso do Asus em que estou a dar-lhe a dica, para ver se você ganha tino, a bateria é removível, logo tira-se…
          Quanto a “autonomia” parece-me que você não deve saber o que é pois pelo que mostrou não tem ideia nenhuma do que é outra coisa sem ser maça…
          Peço desculpa se por qualquer motivo achar que fui ofensivo, mas estou convencido que uma pessoa ou pessoas como você quando fala dos outros, como tesos e que por isso não podem compram aplle são ocos, baixos e sem o mínimo de educação (não estou a falar de formação), aquilo a que se chama seres desprezíveis.

          Já agora para sua informação eu sou um teso, estou sentado à frente de 3 computadores, dois de secretária e um portátil e o meu filho está no quarto dele com um portátil e um computador de secretária.
          Ambos trabalhamos e estudamos informática.
          Estou à espera que um rico me ofereça um mac para poder ir ao facebook.

          Um abraço e veja se aprende alguma coisa da vida….

          abaptista

          1. Avatar de Leandro Bernardes
            Leandro Bernardes

            Isto não é +1, é +100000000000000000
            Tudo dito, sem tirar nem pôr

      3. Avatar de Ricardo Morgado
        Ricardo Morgado

        O meu portátil tem uma bateria que dá para desencaixar e retirar. É a isso que eu me refiro. E depois fica ligado à corrente.

    2. Avatar de Flavio
      Flavio

      A não ser que o teu computador aqueça bastante e que isso possa levar também ao aquecimento da bateria, devias te lá sempre metida

  4. Avatar de Leandro
    Leandro

    O que é o baseline?

    1. Avatar de Bruno Costa
      Bruno Costa

      Deverá ser a duração da bateria sem nenhuma aplicação aberta

  5. Avatar de João C.
    João C.

    Não consigo perceber o gráfico. Ora o Chrome que supostamente é o que consome mais bateria, no gráfico aparece logo a seguir ao Edge como o que menos bateria consome. Sendo então mais económico que o Firefox e o Opera. Mas o teste prova o contrário.
    Depois fico fascinado com a manipulação dos números… Ora apresentamos as unidades em mW ou seja à unidade do Sistema Internacional (Watt), multiplicamos por 10^-3. Para depois usar valor na casa dos milhares. Porque não se pode dizer que um consome 2W e o outro 3W. Assim não causa impacto… Tem de ser um consome 2000 e o outro 3000 e são uns estrondosos 1000mW de diferença. Quase que dava para alimentar uma aldeia no Alentejo só com isso… xD

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Repara que as barras têm 3 variáveis.

      1. Avatar de João C.
        João C.

        Sim Sr.Pedro mas a totalidade das 3 variáveis mostra a potência “total” absorvida ou como gostam de chamar o “consumo”. Eu até acredito que o teste dos PC’s mostre +- a realidade dos consumos, o gráfico para mim é que não está de acordo com o teste.
        Já agora, se andarem assim muito aborrecidos e sem nada para fazer, não querem fazer um teste para Linux e outro para macOS para descobrir quais os browsers mais poupados nesses SO’s… xD

  6. Avatar de ZE DA PIPA
    ZE DA PIPA

    FF nisso

  7. Avatar de Mendes
    Mendes

    Posso confirmar a autenticidade do teste. No meu Toshiba, apenas a ver videos com o Chrome a bateria nem 5 horas dura, enquanto que com o Edge, consigo ultrapassar a barreira das 7 horas.
    Já com o Opera, a bateria pouca mais que 5 horas dura.

  8. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    Sinceramente sempre gostei do Chrome, nunca reparei nisso da bateria, mas a partir do momento que esta empresa resolveu remover o Unity Player, desinstalei logo este Browser atualmente uso o Firefox, engraçado que i velhinho IE é compativel com o Unity Player, já o novo EDGE não quem usa o PC para jogar uns jogos fica com poucas opções de escolha em relação a Browsers ou Firefox ou o velhinho IE, qundo falo jogos estou me a referir aos jogos do Facebook que os melhores usam este motor.

  9. Avatar de Jva
    Jva

    Não é preciso fazer testes aos browsers para se saber disto do chrome…. basta saber que o chrome arranca vários threads em simultâneo (nativamente), a consumir recursos desnecessários, para se perceber que isso tem um custo. Inclusivamente basta procurar um pouco na internet para aprender-se a lançar o chrome num só thread, aliviando o hardware. Enfim….lá diz o ditado: nada é de borla – tudo tem um custo.

  10. Avatar de marco
    marco

    mas o chrome é um browser sui generis. E é pesado

  11. Avatar de J
    J

    Resumindo, nenhum browser ficou bem na fotografia. Se já há uns tempo tinhamos visto(por aqui) que os browsers não microsoft tinham umas boas diferenças em tempos de bateria, não tanto como este teste, este ultrapassou abusou. Mais uma vez o chrome mostrou ser o mais glutão, mas se este teste for fidedigno os outros não lhe ficam nada atras, pois uma e duas horas de diferença é na mesma, no minimo, preocupante.
    Seria interessante saber as maquinas em questão. Seria tambem interessante um teste feito pelo Pplware mas com o windows 7 uma vez que ainda deve ser o sistema mais utilizado por aqui como já se constatou anteriormente.

  12. Avatar de joao terra
    joao terra

    ou a culpa é do Windows 10.? claro que o Chrome gasta muitos recursos ao PC, mas vamos ver todos os contras

  13. Avatar de Mário Pinto
    Mário Pinto

    O Edge está muito bom mas tem alguns pequenos bugs que afectam a usabilidade, tais como em várias páginas não abrir as fotos na totalidade ou mesmo não fazer streaming de vídeo. Mas vamos ver as mudanças graduais que vão ser introduzidas e que de certeza vão tornar o Edge no browser que a maioria vai usar no futuro.

  14. Avatar de Zezito
    Zezito

    “No caso do Chrome percebe-se que este não tem a melhor optimização aquando da utilização da GPU.” Exactamente o que eu tenho vindo a reparar. Quanto ao resto, não noto grandes diferenças. Já me dei ao trabalho de usar os 3 alternadamente para verificar isso mesmo e a única coisa que realmente notei foi a afirmação que transcrevi no início do meu comentário.