Mesmo com aumento das vendas, lucros da Microsoft diminuiram

43 Comentários

O caminho que a Microsoft está a traçar pretende trazer a empresa de volta para os bons resultados, não apenas no campo da satisfação do cliente, mas também onde mais interessa à empresa, nos lucros.

Os resultados do primeiro trimestre de 2015 foram apresentados e tudo aponta para uma recuperação, mas os valores dos lucros não mostram essa realidade, apresentando uma quebra.

ms_1

A apresentação dos resultados do primeiro trimestre de 2015 foi feita pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, tendo sido revelados os números que marcaram este período.

São valores que expressam bem a dimensão da Microsoft e que mostram que esta empresa é ainda uma gigante que tem estado a conseguir manter a confiança dos consumidores.

Durante o primeiro trimestre de 2015 a Microsoft teve um lucro de 4,98 mil milhões de dólares e as suas vendas renderam 21,7 mil milhões de dólares.

Em comparação com o mesmo período do ano passado os números não apresentam oscilações elevadas, mas ainda assim existe alguma diferença. As vendas subiram 6% mas o lucro desceu cerca de 12%.

A Microsoft ressalvou que estes valores incluem 190 milhões de dólares de despesas na integração e reestruturação da Nokia e em toda a nova divisão de smartphones.

Os bons números das vendas são justificados com as excelentes prestações do Surface Pro 3 e dos dispositivos Lumia. A somar a isso está também a boa adesão a todos os serviços Cloud da Microsoft, uma das maiores apostas do novo CEO da empresa.

ms_2

Apesar de não revelar números absolutos das vendas dos dispositivos, a Microsoft tem crescido nesta área. Este é mais um trimestre em que as vendas do Surface Pro 3 cresceram, na ordem dos 44%.

Na área de jogos os números decresceram, mas também aqui a Microsoft não revela valores de vendas. No primeiro trimestre a descida foi de 24%. Este é um problema que resulta da melhor prestação da concorrência, o que leva a que os consumidores não optem pela Xbox.

Os dispositivos Lumia continuam a revelar-se uma excelente oferta para a Microsoft com os seus números a mostrarem também um aumento nas vendas, com o valor a subir 18%. Ao todo foram vendidos 8,6 milhões de smartphones Lumia.

Estes números devem melhorar para o trimestre que foi iniciado com a chegada espera do Windows 10 em todas as suas plataformas e com o interesse dos consumidores neste novo sistema operativo a crescer.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Maria
    Luis Maria

    depois da vergonha do WP espero que afundem, n ha apps da google mas andam a dar todas as exclusividades do WP aos outros, agr o Here vendido a google ou apple e mais uma razao para nao ter um WP…desgraca MS

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Só dizes as asneiras.
      A google não está na store porque está a ser criança.
      Os HERE não são da MS, são da Nokia e não acredito que sejam vendidos à Google.

    2. Avatar de Tavares
      Tavares

      Desgraça de comentário…vejo aí muito “ódio” e nenhuma razão!!

    3. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      Já conseguiste meter o cronómetro a funcionar em background?

      1. Avatar de DrKein
        DrKein

        Edgar Ferreira, que queres dizer com isso??? Achas mesmo que o cronómetro não funciona em background no windows phone? É que se for isso estás a ser ignorante.

        1. Avatar de Edgar Ferreira
          Edgar Ferreira

          Calma, estava a ser irónico! Este Luis Maria andou por aqui em vários artigos a espalhar fel e a dizer que o WP não presta porque nem um cronómetro conseguia meter a funcionar em background…

        2. Avatar de Goncalou
          Goncalou

          @DrKein O Edgar, como eu também fiz antes, relembrou um comentário do Luís Maria num artigo anterior sobre os Lumia (Nova versão do WPRT…) aqui do pplware e dai a pergunta.
          E neste caso está a ser irónico 🙂

        3. Avatar de asdbvbc
          asdbvbc

          este maria , e mais um daqueles que aparecem aki de paraquedas de vez em quando para mandar bitaites menos contra a marca favorita deles, neste caso a marca da fruta.

          como e obvio 99% das vezes falam mal do resto sem conhecimento ou experiencia 😀 /ignore

          1. Avatar de cypolaris
            cypolaris

            Let the troll be a troll.

      2. Avatar de Luis Maria
        Luis Maria

        nem smarwatches compativeis ha para WP, que desgraca..

    4. Avatar de Armando
      Armando

      Acho que o Sr. Luis deveria estar a funcionar em background para não fazer comentários destes. Isso é mesmo muita raiva.

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      Já tomaste algum comprimido para azia hoje ? Não ? Então convém tomares. Depois da vergonha do WP muitos utilizadores de Android mudam para o Windows Phone e não deve ser por falta de apps que mudam!

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Com a introdução no mercado de um flagship da microsoft e com o windows 10, a penetração no mercado deverá crescer ainda mais e permitirá o aumento dos lucros. Lucros não é tudo, há muita estratégia por trás…

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      De acordo. E na minha opinião esse flagship da linha Lumia anda a ser meticulosamente muito bem preparado, daí a grande demora. Será com certeza algo de grandioso e com factor “WOW” à semelhança do Surface Pro.

  3. Avatar de censo
    censo

    Aumento de vendas nao tem de forçosamente implicar para já aumento de lucros. Titulo do artigo sem sentido. Nem na Microsoft nem em qualquer outra empresa.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Lucros e vendas da Microsoft superam projecções dos analistas

    No seu terceiro trimestre fiscal, terminado a 31 de Março, a Microsoft registou um lucro por acção (excluindo custos relacionados com a reestruturação e integração) de 62 cêntimos (contra 61 cêntimos um ano antes) e vendas no valor de 21,7 mil mil…

    Jornal de Negócios – 23 de abril de 2015

    http://a.msn.com/r/2/AAbAhOQ?a=0&m=PT-PT

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Sabes como é, tudo o que é MS é para dizer mal nem que obrigue a mudar ligeiramente a abordagem ao tema.
      Titulos como “Lucros e vendas da Microsoft superam projecções dos analistas”, só podem ser usados se em vez de ter ali Microsoft S no título estiver Apple. O resto, é para dizer mal e mandar abaixo.

      1. Avatar de asdbvbc
        asdbvbc

        depende um pouco do site em que lês as coisas, mas concordo que neste a caneta que escreve se incline um pouco(bastante as vezes) para o lado da fruta 🙂

        1. Avatar de André Alves
          André Alves

          O objetivo da noticia é mostrar a realidade eles nao podem estar a dizer a sua opinião em notícias. Por isso o teu comentário não tem lógica.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      A notícia que referes não bate certo com os próprios dados da Microsoft!
      Primeiro, no ano anterior esse parâmetro foi de 68 cêntimos e não 61! 61 cêntimos é o lucro por acção este ano, 62 cêntimos excluindo despesas de reestruturação.
      Em segundo lugar esse parâmetro é “mau” para avaliação que pretendes fazer da evolução dos resultados financeiros, pois a flutuação no número de acções mascara parte da variação nos lucros – e a Microsoft comprou muitas acções no último trimestre!
      Esse parâmetro só é bom para os accionistas determinarem o efeito no preço das acções! Os lucros caíram 12%.

      Quanto ao aumento nas vendas o que parece estar a ser ignorado é que muito é devido a no ano passado a Microsoft não ter uma divisão de telemóveis! O aumento é aliás muito semelhante ao valor das vendas declaradas para a divisão de smartphones que continua a dar prejuízo!
      Mas muitos ficaram contentes por certas áreas terem sido melhor do que o esperado!

  5. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    A Microsoft com todas as medidas que tem implementado está a implementar bases para o futuro. Windows 10, novos Lumias, excelentes aplicações em todas as plataformas, aplicações universais, a unificação do SO em todos os dispositivos são todas medidas que certamente no futuro trarão ainda mais lucros à Microsoft.

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      Exacto. Na minha opinião, a quebra nos lucros é expectável. Dada a posição actual da Microsoft, a estratégia passa por reduzir as margens de lucro no presente, sobretudo no segmento mobile, de forma a fomentar a adopção da plataforma, para que ganhe cada vez mais relevância entre os utilizadores e atraia naturalmente mais e mais developers com aplicações.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        esse efeito não tem acontecido! Desde que a Microsoft ficou com os smartphones da Nokia que as vendas da plataforma têm andado quase estagnadas com perdas significativas na cota de mercado global. E isso coincidiu com a aposta cada vez mais intensa em aparelhos baratos!

        1. Avatar de LP
          LP

          Se calhar acreditaram-se na teoria de que o Android domina o mercado por vender aparelhos baratos e tentaram seguir o exemplo… Afinal não resultou.

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          Hum… Alguma estagnação em alguns mercados, sim. Globalmente não.
          A aposta de low-budgets actualmente parece ser a melhor estratégia numa visão de médio-longo prazo e, basicamente, é neste tipo estratégia que a MS se apoia. Devagar e sustentadamente se vai ao longe, e a MS não sendo uma marca da moda, tem de ir devagar para não se perder.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            olha como deve ser para o global, ou olha até para os valores que a Microsoft vai dando para os seus aparelhos. As vendas não crescem quase nada já faz 1 ano!

            “tem de ir devagar para não se perder.”
            tão devagar que quase não cresce e vai perdendo o pouco peso que tinha conseguido adquirir!

          2. Avatar de Edgar Ferreira
            Edgar Ferreira

            @Nunes
            O crescimento em número de unidades vendidas (apenas Lumias) tem sindo na ordem dos 20%. No caso do Q1, foi de 18% entre 2014 e 2015. Está bem que a base de comparação é um número baixo, mas ainda assim é um crescimento significativo.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Edgar
            desde Junho de 2013 que as unidades vendidas vão oscilando entre 7 e 10 milhões por trimestre, com crescimento bastante inferior ao mercado. Isso é estagnação! Olha para os gráficos de evolução e notarás….

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    4.98/21.7 * 100 = 22.95%
    Têm a certeza que isto é razão para chorar? Ou para criticar?
    Na guerra dos fanboys, vergonha é não saber o que se compra. Vergonha é comprar sem saber rentabilizar.
    Quando comprei um Android, o iPhone era demasiado caro (ainda é) e o WP não tinha aplicações.
    Para a próxima compra, vou passar umas horas nas stores e ver o que me serve melhor.
    WP ou Android, sem “clubes”. O melhor conjunto de apps para o que preciso, ganha.

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      Experimente um Lumia da linha 6xx para cima (640, 730 ou 830). Garanto-lhe que não se arrepende de forma alguma da performance e qualidade que obtém pelo preço.

  7. Avatar de Luis Maria
    Luis Maria

    Nao ha smartwatches compativeis com WP, é uma tristeza este SO, a apple esta na frente e devo mudar.

    1. Avatar de asdbvbc
      asdbvbc

      fica aki o exemplo de um https://www.fitbit.com/surge

      e um futuro outro
      https://twitter.com/winbetadotorg/status/563783218227191809

      ate te falava de coisas que a microsoft tem que a marca da fruta não tem, mas para já vou ali fazer uma pausa a jogar Xbox One 🙂

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Um, é uma banda fitness, o outro nem sequer foi anunciado…

        LOL!

        Sim, vai lá jogar Xbox One, e fica aí quietinho…

        1. Avatar de asdbvbc
          asdbvbc

          realmente, tens razão

          recebe notificações de chamadas, Sms, toca musica tem GPS etc… e ate diz as horas

          mas esqueci-me que utilizadores exigentes como tu ainda quer jogar minecraft no relogio XD

    2. Avatar de gaspar
      gaspar

      Ja toda a gente entendeu a ideia… Se appl e melhor Compra um iphone e deixa de chatear as pessoas

    3. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      O papá ainda não te deu dinheiro para o Apple? Deve estar á espera de ver quanto 5 tens no 3º período.

  8. Avatar de LP
    LP

    Tem de aprender com a maçã a sacar mais dinheiro a cada cliente que compra.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Nem a oferecer os telemóveis, quanto mais se o cliente tivesse que pagar por eles!

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      tens noção que as margens de lucro globais da Microsoft são idênticas à Apple!? Aliás, já foram significativamente maiores que as actuais.

  9. Avatar de AMF
    AMF

    Esqueceram-se de dizer que após tornarem publico estes resultados as ações da empresa subiram 3,1%. Mas a bolsa norte americana é que esta errada e todos os “Experts” aqui é que estão certos. Falam falam falam falam falam e depois se formos retirur sumo de todo o que se comenta aqui talvez 15% sejam boas opiniões isentas de ruído. Basta ler o Lead que aqui foi utilizado para esta notícia, esta e muitas outras, a isenção é de facto um dever que no jornalismo on line cai em saco roto muitas vezes.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A cotação subiu porque os accionistas estavam à espera de piores resultados, e as acções já andavam a sofrer por causa dessas perspectivas, daí a queda no valor desde o início do ano.

      1. Avatar de AMF
        AMF

        Em Janeiro dia 2 fechou a 37,16 e hoje esta a valer 43,34, eu posso ser burro mas explica la onde é que desde que começou o ano elas estão em queda, e já agora se olhares para o gráfico poderás sim ver uma queda mas não desde o princípio do ano como dizias. E se olhares melhor podes analisar que mesmo depois de ter alcançado o pico de 49,61 o resultado de hoje está bem mais perto desse mesmo pico do que do valor de 2-01.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não sei onde é que andas a ver esses valores. Em Janeiro deste ano estava a 47 dólares… Se leres as análises todos salientam que a cotação subiu por os resultados serem melhores que as estimativas algo pessimistas que circulavam, bem como as projecções que a Microsoft tinha dado há 3 meses atrás! Agora houve uma pequena correcção