Madrid: mulher condenada a 6 meses de prisão e 3.600€ por piratear Windows e Office

79 Comentários

Não é novidade para ninguém que pirataria é crime. E, como tal, estão previstas consequências para esta prática ilegal. E foi isso mesmo que aconteceu recentemente no nosso país vizinho.

Segundo as informações, uma mulher foi condenada a 6 meses de prisão em Madrid por piratear o sistema operativo Windows e o Microsoft Office.



Seis meses de prisão por piratear o Windows e Office

O Supremo Tribunal espanhol condenou uma mulher a meio ano de prisão e ainda a uma multa de 3.600 euros por crimes contra a propriedade intelectual. Segundo as informações, a mulher, residente no bairro de Vallecas, em Madrid, e proprietária de um espaço com serviço de Internet, tinha dois computadores com o sistema operativo Windows e o Microsoft Office pirateados.

Esta é assim a primeira vez que o Supremo Tribunal espanhol emite uma condenação num processo de pirataria contra a propriedade intelectual. O processo, no entanto, já havia sido submetido a recurso por duas vezes. A última vez ao Tribunal Provincial de Madrid que acabou por confirmar também a sentença.

A infração teve lugar em novembro de 2017, quando as autoridades descobriram que dois dos oito computadores usados no serviço da mulher usavam licenças piratas para ativar o Windows e o Office.

Para este caso, a justiça espanhola fez menção ao Código Penal de 2015, o qual inclui a exploração económica de produtos sem licença. E, segundo os magistrados, foi exatamente isto que aconteceu no espaço gerido pela detida.

Assim, para além da sentença de 6 meses e da multa de 3.600 euros, a mulher terá também agora de pagar à Microsoft o valor das licenças dos sistemas dos quais se encontrava a usufruir ilegalmente no seu trabalho.

Esta condenação poderá igualmente ser uma forma de aviso para outros estabelecimentos, e também para outros países, de que a pirataria, afinal, não compensa.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de scp
    scp

    A Microsoft não quer saber se as pessoas não compram as licenças, apesar de muitos milhões o fazerem realmente.
    Porque assim todo o mundo sabe trabalhar no Windows e no Office.

    Mas o que não permitem é as empresas e organizações usarem as licenças ilegalmente, é daí que vem muito da receita, do software que é vendido às empresas.

    1. Avatar de PauloPedroso
      PauloPedroso

      +1.
      Para eles sempre foi muito mais rentável as empresas e as OEM. Aliás uma grande estratégia de marketing é a oferta do O365 nas escolas e universidades, para que o ensino seja todo focado em office e não haver concorrência (mesmo que seja gratuita). A Microsoft nunca se preocupou com as licenças do utilizador comum.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        E o artigo tmb nunca referiu o utilizador comum.

    2. Avatar de Sudo
      Sudo

      Partilho a mesma opinião, e acho que não é só a Microsoft, um outro grande exemplo é a Adobe.. mas com certeza serão muitos mais

      1. Avatar de Pintor
        Pintor

        O Adobe é mais chato de manter pirateado e actualizado.

  2. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Pena de prisão é um bocado exagerado… Não acham?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Muita gente se não for para a prisão não querem saber… para muitos pagar uma multa é cagatório, mas ficar mesmo preso numa prisão já muitos levam a sério… pelo menos aqueles que não são criminosos de carreira para quem a prisão faz parte do “negócio”.

      1. Avatar de Some_IT_Guy
        Some_IT_Guy

        Pirataria é crime de facto, mas as penas são desproporcionais.
        Quem pirateou o Windows e Office vai preso. Quem burlou o Novo Banco em verbas superiores a 227 milhões, não acontece nada….

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Uma coisa não tem nada haver com a outra, até porque foi em Espanha.

          1. Avatar de Some_IT_Guy
            Some_IT_Guy

            Pronto… então dou outra: o Rui Pinto deve contabilizar quase o mesmo tempo de prisão que esta senhora. Se o objectivo é ser exemplar, então observo que ser ladrão de capoeira não compensa e mais vale agir em grande.

            Piadas a parte, o facto é que não encontro aplicação do princípio da equidade (jurisprudência) nas penas de burlas informáticas, seja aqui ou noutro estado europeu. Em Espanha no ano passado um sujeito foi condenado a dois anos de prisão por manter um site pirata com mais de 12.500 filmes e séries com mais de um milhão de visitas por mês, o que gerou benefícios de acima dos 100.000 euros. A pena não foi proporcional com a gravidade do crime, tendo por base a pena aplicada a esta senhora do artigo.

        2. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          Isso nao e crime, tudo o que seja acidentalment desviado “roubado ” do seu destino inicial acima dos 20k nao e crime, tudo roubado abaixo dos 20k e crime!

        3. Avatar de F. Justo
          F. Justo

          Esses que roubaram os portugueses não merecem cadeia. Porque muita nota financiou a esquerda e quem manda na tugalandia é a esquerda miserável.

          1. Avatar de Edexote
            Edexote

            Miserável é este comentário. E quem o fez.

          2. Avatar de Estefâneo Empregos
            Estefâneo Empregos

            Não tem nada a ver com o assunto mas não deixa de ser uma verdade…

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        a quadrilha BE, PC, PS andam todos a solta!

        1. Avatar de Edexote
          Edexote

          Não juntaste CDS e PSD por alguma razão? Eles nunca tiveram responsabilidades governativas? Nefastas, ainda por cima?

          1. Avatar de Silva
            Silva

            CSD e PSD fizeram já muita porcaria, mas de todas as vezes que a troika cá entrou foi devido a governos PS e à ***** que fizeram e que todos tivemos e temos que pagar.

          2. Avatar de Edexote
            Edexote

            Não sejas ingénuo, menino. Também acreditas no Pai Natal? És daqueles que acham que CDS e PSD são uns coitadinhos que só vão resolver as asneiras dos outros?

          3. Avatar de Estefâneo Empregos
            Estefâneo Empregos

            Lá está o partidismo a falar mais alto…
            Jovens, não sei se perceberam o forum não é de política!

    2. Avatar de Ad9
      Ad9

      Suponho que seja como aqui e debaixo de x tempo seja só para cadastro e seja suspenso

    3. Avatar de Edexote
      Edexote

      Se assaltares uma loja também vais achar pena de prisão exagerado?

  3. Avatar de O Pensador
    O Pensador

    A Microsoft não pirateou a privacidade dos utilizadores ao alinhar na espionagem em massa da NSA? Já foi prêsa também?

  4. Avatar de Gil
    Gil

    Em Portugal ia 90% dos users presos…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Olhe,eu não.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Não? Mostra la, os direitos da imagem que estas a usar. Se poderes passar o registo de marca de direitos de autor.

        Fico a espera!
        A não ser que seja só mais uma das tuas asneiras.

        Mas novamente, fico a espera 😉

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu também não!! Mas também não uso o Windows!!! hehehe!!!

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Lê a notícia. Ela não é um “user”

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “A infração teve lugar em novembro de 2017, quando as autoridades descobriram que dois dos oito computadores usados no serviço da mulher usavam licenças piratas para ativar o Windows e o Office.” Que tristeza.Eu até tinha vergonha na cara. 😐

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Pois realmente, esse avatar foi mesmo feito por ti. Tu tens os direitos todos deles, incluindo o teu nome Sandokan.

      Podias mostrar a malta, como és um gajo com tudo “legalizado” e incentivar a malta a também o ser.

      1. Avatar de B4DW0LF
        B4DW0LF

        Prova antes tu, que o avatar do Sandokan1513 tem protecção intelectual, de quem e onde está registado. Quanto ao nome Sandokan, é um nome de uma personagem criada por Emilio Salgari, mas é um nome público e que pode, naturalmente, ser usado como nickname, desde que não seja usado para fins comerciais ou danosos. Já burlão, pirata e usurpador, podes ser tu, e já agora, podes dizer algo que seja legal ou legitimo nos teus recursos informáticos? Se calhar, até o telemóvel que usas, que compraste abaixo do preço normal, foi um dos muitos que foram desviados das logísticas. Ganhavas mais respeito, tendo ficado calado/quieto.

      2. Avatar de Edexote
        Edexote

        Quem costuma ladrar que quer ver a legalidade dos outros costuma ser quem rouba tudo e sente-se bem no gamanço. É por gajos como tu que este país continua como está.

      3. Avatar de CooperTOA
        CooperTOA

        Esta agora foi gira. Será que a minha rua está legalizada? É que para todos os efeitos, a minha rua, pobre coitada, é Travessa Sandokan e logo ao lado é a Travessa Sinbad, o Maranheiro.

        1. Avatar de CooperTOA
          CooperTOA

          Marinheiro*

  6. Avatar de Redin
    Redin

    E a empresa recorrendo a este spot publicitário logo no inicio deste artigo? (URCDKEYS)
    Estaria em conformidade?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      *perdão- início dos comentários

    2. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Claro que não.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        “Claro que não”, parece um pouco vago. O que difere uma chave perfeitamente válida de uma copia pirata? É o facto de que a lei obriga o comerciante a ter uma fatura de compra? É que pelo que me parece saber, essa empresa URCDKEYS tambem passa fatura e num mercado global podes comprar software num país qualquer.

        1. Avatar de ricardo
          ricardo

          Existe uma gafe algures no mercado, e segundo se saber não são legais porque são chaves “vendidas” em lote, mas isto é algo que nos próximos tempos irá saltar a tampa. Por algum motivo não podes responder sempre que existe a publicação por parte do pplware sobre as chaves a preço bomba… é ate um dia 🙂

          1. Avatar de Vítor M.

            Não, as lojas que as vendem, algumas até com porta aberta em Portugal, não as roubam, eles vendem licenças de jogos, de muito software para além do software da Microsoft. Depois, estas lojas seguramente que têm de ter ligações diretas às próprias empresas, tendo em conta que estão no mercado desde 2014 ou 2015.

            As licenças são ativadas dentro das plataformas das empresas que as vendem ao retalho. Portanto, são lojas já espalhadas por todo o lado, da China à Europa, deve haver um grande encaixe das empresas de software porque em vez de verem os seus produtos pirateados, a encher os computadores de malware com cracks e afins, têm este preço lowcost. Deve ser este o seu modelo de negócio para venderem tantas chaves a estas lojas e durante tantos anos.

        2. Avatar de Edexote
          Edexote

          Passam facturas falsas e vendem chaves que foram encontradas no chão? Super legal xD

        3. Avatar de To Canelas
          To Canelas

          Não, nem é pela fatura. É +/- isto, para não entrar em EULAs e leis.
          https://imgur.com/a/1i2cnoR

          Para venderes licenças do Windows/Office/etc, legalmente, tens de ser um vendedor autorizado pela Microsoft. Ou comprar a um revendedor autorizado. Coisa que não acontece naquele caso.

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Até estando de acordo, leva-me a seguinte questão…
            A ser assim, porque razão não vemos a Microsoft ou entidades governamentais a fechar esses centros de venda?
            Eles não estão propriamente a trabalhar num qualquer espaço de “cloud”. Certamente existe um local onde esse tipo de empresas poderão responder por tal atos.

          2. Avatar de australopithecus
            australopithecus

            Da mesma forma que vão atrás de quem vende a droga e não de quem a consome aqui deveria ser a mesma coisa..

          3. Avatar de To Canelas
            To Canelas

            Como trabalhador na área da informática digo-te mais: Quando compras o Windows, vem um documento de autenticidade e também um selo, que tens que colar na máquina. Este selo garante que o Windows é original e evita estar a apresentar esse/outros documentos ou fazerem um tracing da compra para verificarem a autenticidade. Já todos devem ter visto algo como isto num computador:
            https://imgur.com/a/cwnNfyL

    3. Avatar de F. Justo
      F. Justo

      Na minha experiência e comércio montei 3 computadores mandei vir as chaves, paguei com a conta da loja, meti na contabilidade o pagamento e o email dessa loja exatamente e entrou como uma despesa legal. Fui só site da M$ e ativei os Windows e office. Fui ao site dos antivirus e ativei as licenças. Tenho tudo ativado e atualizado sem aqueles programas menhosos de piratas russos e está tudo legal. Nada a dizer é tudo a receber as atualizações.

  7. Avatar de Jota
    Jota

    … e o Ricardo Salgado continua cá fora!

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Isso tem zero a ver com este post. E tu, já pagaste os teus impostos? Ou andaste a arranjar esquemas para fugir-lhes?

      1. Avatar de australopithecus
        australopithecus

        Até o Cristiano Ronaldo paga para fugir aos impostos e já respondeu sobre isso, qual é o mal de o comum dos mortais não querer sustentar o sócio que só sabe tirar para depois dar ao Socrates e ao Salgado? Quando o estado e os nossos politicos derem o exemplo eu também vou querer dar mais de mim ao estado, até lá aprendo com o Socrates e compahia

  8. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Linux go brrrr

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E com linux de facto resolve muitas dores de cabeca. Agora imagens, alguem vai-se preocupar com isso ? Bem nos dias que correm ja nao digo nada, mas que e estupido e.

  10. Avatar de eu
    eu

    Muito bem feito.

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Nem quero imaginar a multa e a pena de prisão que o antigo rei de Espanha vai ter que pagar e cumprir! Hahaha

  12. Avatar de B4DW0LF
    B4DW0LF

    Acho muito bem! Esses criminosos devem ser todos apanhados e condenados!
    E deve ser extensivo a todos os utilizadores. É muito fácil usar recursos para os quais não tiveram que pagar e muitas vezes, usam-nos para fazer trabalhos, sejam eles escolares, profissionais ou pontuais. São criminosos e devem pagar por isso. Até porque, os fabricantes de software alegam que os seus produtos não são mais baratos, porque o numero de utilizadores real, supera em múltiplas vezes, o numero de licenças vendidas. Mas esses burros criminosos não conseguem pensar nisso! E se o Windows e o Office são caros e não podem pagar por eles, usem Linux e um pacote de office de fonte aberta. Mas claro, isso é pedir demasiado a esses acéfalos.

  13. Avatar de Rikk
    Rikk

    Windows 10, office e adobe tudo pirata aqui. Alias software, musica, filmes tudo sacado….gastei 2500 euros no pc para jogar na universidade ja chega.

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      A mandar mensagens às 5 da manhã? Se tivesses de trabalhar em vez de andar no tráfico a essa hora estavas a dormir.

  14. Avatar de A maníaca
    A maníaca

    Espanha na cabeça da estupidez: se a senhora cometeu um crime (cometeu no caso do Windows? É que as licenças do Windows 10 dão para fazer upgrade desde Windows 7 gratuitamente, estes dois PC não vinham com um Windows pré instalado?) mas a pena completamente desmedida; eles têm milhares de traficantes na Galiza e Andaluzia e centenas de políticos / câmaras / independentistas a fazer corrupção e nem uma multa vêem; ainda agora uns independentistas vão receber indulto apesar de crimes económicos, desvios de dinheiro, ofensas à pátria…

    Mas claro, quem não pagou um par de licenças está a cometer crimes muito mais graves……….

  15. Avatar de informado
    informado

    metia linux e libre office e fica feito. ir para a prisao 6 meses é demasiado

  16. Avatar de XneloX
    XneloX

    Aposto que se forem visitar tipografias , nenhuma escapava

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Se calhar escapavam todas. Esses não se podem dar ao luxo de ter algum problema com o programa, não terem a quem ligar e ficarem sem trabalhar graças a isso.

      1. Avatar de XneloX
        XneloX

        Compreendo, vives noutro universo que não o nosso.

  17. Avatar de Telmo
    Telmo

    Usem Linux

    É o meu conselho para quem quiser usar o PC sem pagar

  18. Avatar de henrique Almeida
    henrique Almeida

    Hoje em dia as licenças são baratas….. Consegue se comprar licenças do Windows office facilmente. Prisão parece ser also forte

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Essas licenças funcionam mas são ilegais. Leiam os contratos de utilização do software um dia destes…

  19. Avatar de Kinder22
    Kinder22

    Bem em Portugal têm de pegar com muitas empresas, em primeiro lugar Worten, Fnac, Rádio Popular, por ai fora e a maioria das lojas de rua de informática e muitas conhecidas que vendem pcs com o software pirata.
    Até o McDonalds e faculdades têm pcs com licenças piratas, digo isto porque já passei por muita empresa, são 10 anos de passagem entre empresas, passei praticamente em todas de bom nome e o que vi foi jabardicee pura em termos de licenças, incluindo servidores onde trabalham milhoes de pessoas com um KMSPico
    Mas também não condeno nem sou anjo, também tenho software pirata e que não tem???
    Multas e isso é um exagero, pah no máximo diziam compre as licenças e daqui a x meses vimos cá ver se está ok ou não, mas o mais importante é logo encher os bolsos com multas, quando a pessoa sair da prisão volta a fazer o mesmo…
    E se pensam comprar essas licenças de 1€ ou 10€ enganam-se, é tudo pirata, normalmente nem passam fatura com o IVA Português 23%, portanto sem fatura pirata… Hoje em dia aquelo selo com a chave de produto é menos valioso do que a fatura… aliás o selo já nem vem com os pcs

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Em 10 anos já passaste em quase todas as empresas de bom nome? Deves ser muito bom pá, tão imberbe e novato mas já tão rodado. E andaste em servidores com milhões de utilizadores? Wow, já usavam computação quântica esses, não?

      1. Avatar de Kinder22
        Kinder22

        Meu caro, ganho de ordenado uns 8700€ limpos 😉 sem problema em dizer
        Seres bom significa que todas as empresas te vão puxar e sim até downloads piratas de filmes existem na worten 😉 em servidores que nem os deviam ter
        Tenho acesso a AD com mais de 9000 contas, passagem pela Meo, NOS (Antiga ZON), Vodafone, Nowo, AR, canais de TV, Mc, Burger, Worten, Fnac, e a lista segue

        1. Avatar de LR
          LR

          Se em 10 anos, passaste por tantas empresas, eu de certeza que não te contratava, por muito bom que fosses. É que, das duas uma: ou és mau e todas te mandaram embora depressa, ou até és bom, mas não se pode confiar em ti a nivel profissional, já que basta acenar-te com alguns euros a mais e vais-te embora. Já eliminei muitas candidaturas e CVs à conta disso.
          Quanto ao que dizes que ganhas: se o dizes, de certeza que é verdade. Nem ooutra possibilidade se coloca.

          1. Avatar de Kinder22
            Kinder22

            Nem sou eu que vou embora, as empresas puxam-me, atualizo o LinkedIn, tenho propostas e até costumam pagar a indemnização à empresa onde estou.
            Eu não entendo esse critério, quando comecei com 19 anos, “eh pah és muito novo queremos alguém com experiencia que já tenha tido x empregos”
            Hoje como comentas, não contratam porque de 6 em 6 meses ou menos estou a pular de empregos…
            Haja paciência, é por isso que digo aos jovens a faculdade não faz nada, tirem um curso profissional e comecem a trabalhar.
            Comecei com ordenado mínimo, hoje estou bem e caiem +/- 10 propostas por dia

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Podias ter aviasado que eras o Kinder Surpresa 😀

          3. Avatar de joao matos
            joao matos

            É a tua visão da questão. Se existe alguma coisa que neste momento, nesta ‘sociedade global’, o pessoal gosta é a aquisição de novas experiências, novo know how. O meu conselho: continua a eliminar candidaturas e CV’s…mais fica para os outros. É que não tenhas a mínima dúvida…

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Lol.. Não tens ninguém da área técnica a ganhar isso em Portugal.
          E mesmo Directores só em algumas empresas ganham isso.
          São cerca de 20k brutos, nem eu consigo ganhar isso e trabalho para NY e CA.

          1. Avatar de Joaquim Silva
            Joaquim Silva

            Tens e bastantes, esse Kinder sabe-a toda, basta irem para um cargo de datacenter e ops24 que és rico
            Precisam apenas do 9º ano e experiência e claro cunhas

  20. Avatar de F. Justo
    F. Justo

    Prender por piratear? Já roubar aos milhões da um voucher de férias. É o mundo que temos.

  21. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Questiono-me qual será a moldura penal para quem tem puxadas de eletricidade, telefone e afins.

  22. Avatar de Petrus
    Petrus

    Se investigassem o que se passa nas escolas portuguesas com software Microsoft pirateado iam ter uma linda surpresa!… Onde se devia dar bons exemplos!

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Queres melhor lição de vida que o aprende a deserascar-te?

  23. Avatar de XneloX
    XneloX

    O sistema judicial de Espanha pertence à empresa Microsoft, eles só atuam sob quem tem licenças piratas da Microsoft, se fosse corel , Adobe, autodesk, etc, já passava ao lado

  24. Avatar de australopithecus
    australopithecus

    Que estupidez gananciosa… Quando for eu vai ser prisão perpétua de certeza que nunca paguei software nenhum… Ao fim do dia o importante é prender quem rouba tostões para permitir que os que roubam milhões continuem a levar a sua boa vida..

  25. Avatar de OG
    OG

    Vindo da Espanha, esse país onde há uma pseudo ditadura não é de admirar.