HP Elite X3 abandona Windows 10 Mobile por culpa da Microsoft

47 Comentários

Foi em fevereiro de 2016 que a HP lançou o Elite X3, o seu topo de gama que executava Windows 10 Mobile e que tinha funcionalidades híbridas concedidas pelo Continuum. Recheado com um hardware bem potente e capaz, o HP Elite X3 é o smartphone Windows mais potente que foi lançado até à data.

Contudo, devido a conflitos e divergências de estratégias com a Microsoft, a HP anunciou recentemente que vai abandonar a produção do Elite X3 e que não pretende lançar mais smartphones com Windows 10 Mobile no futuro.

HP Elite X3

Estas declarações foram proferidas por Nick Lazaridis, Presidente da HP para a Europa, Médio Oriente e África. Lazaridis afirmou que a Microsoft alterou o seu foco e a sua abordagem com o Windows 10 Mobile e que isso vai contra os interesses das OEM que pretendem comercializar smartphones com Windows Mobile, neste caso em específico a HP.

A falta de interesse e esforço por parte da Microsoft em desenvolver e progredir o seu sistema operativo móvel está a afastar consumidores e desenvolvedores de software e isso acaba por reduzir drasticamente o interesse das OEM em produzir smartphones com Windows 10 Mobile.

Nick Lazaridis confessou também que a HP pretendia lançar novos smartphones com Windows 10 Mobile nos próximos tempos mas esta mudança imposta pela Microsoft acabou por desvanecer todas as possibilidades de esses lançamentos acontecerem. Posto isto, Lazaridis reforçou que a HP não vai desistir do segmento dos smartphones, mas claramente não irá lançar dispositivos com Windows 10 Mobile.

HP Elite X3

Para além de descartar o lançamento de smartphone com Windows Mobile no futuro, Lazaridis acrescentou também que a produção do HP Elite X3 já terminou e que agora estão apenas focados em escoar o stock que têm ainda disponível, dando prioridades a grandes encomendas do HP Elite X3. No entanto, a HP irá manter o suporte, até 2019, dos Elite X3 já vendidos.

Este é mais um forte abalo no universo do Windows Mobile. Depois de a Microsoft ter abandonado a produção e desenvolvimento da gama Lumia, os principais dispositivos com Windows 10 Mobile pertenciam à HP e à Alcatel.

Com este rompimento por parte da HP, fica cada vez mais difícil adquirir um smartphone atual que execute Windows 10 Mobile.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maria
    Maria

    Poucos mas bons, deixem chegar o surface phone e veremos se o android não será ultrapassado pelo w10m ja em 2018! Não existe SÓ mais completo e produtivo que w10m, e por isso a inveja da concorrencia

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Eu tenho um WP10 e como as coisas andam para os lados da MS e o próprio BG vir dizer que o Android é melhor e ele até usa, então essa do Surface nao passa de uma imaginação

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Por mais excelente que seja o Windows Mobile,visto também ser utilizador não creio que a Microsoft alguma vez mais tenha sucesso na área mobile, visto ter abandonado os seus clientes. Vai ser difícil mudar opiniões devido à concorrência já estar implantada no mercado.

    3. Avatar de Ed
      Ed

      Completo? Tive um durante quase dois anos e Windows nunca mais

    4. Avatar de Popopo
      Popopo

      Se o mítico ”Surface Phone” chegar não vai usar W10M mas sim W10

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Eu tambem acho que este abandono da Microsoft pelo w 10 m tem aver com a introduçao do w 10 versam computador nos telemoveis e isso sim será um grande passo em frente, esperemos para ver

    5. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      não, mais facilmente o Nokia 3310 passa o W10m.

    6. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Maria, até pode vir o rei dos smartphones, mas se não trouxer o Windows x86 ninguém vai mais na esparrela da Microsoft. Primeiro demoraram eternidades a competir com os outros e depois foi uma aposta de rir com a maioria a ter ecrãs fracos e SD 200/400 com pouca RAM. Os terminais, ainda que tenham boa gestão de RAM não chega para os jogos correrem decentemente com boas texturas.

      Em resumo, excetuando alguns modelos brutais e com muito potencial que foram lançados tarde, a MS afundou o seu sistema. Se os modelos são feitos na China e temos modelos com SoC bastante bons (ex Huawei P8 Lite 2017) por 200€, também a MS tinha potencial de lançar modelos de gama média a preço de saldo. Não o fez e o que lançou foram modelos de gama baixa a preço de gama média.

      Com o Android 8 arrisca se a MS a ver os seus consumidores caseiros (web, Office, mail, multimedia) fugirem para a Google, o Oreo permite desktop com ARM rápidos, baratos e sem antivírus. A MS necessita antivírus, chips potentes, caros e não é tão amigável como o IOS ou Android.

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        ” e não é tão amigável como o IOS ou Android”
        Ri-me.

        Só um reparo – que me ri também – diga lá um Android ao preço de um Lumia com SD 200/400 como refere que corra esses ditos jogos com a mesma fluidez de um Lumia.

        É este o problema, vocês estão tão formatados a pensar que mais é melhor que não elogiam nem entendem que um aparelho não precisa de ter 12GB Ram e chip topo de gama para trabalhar bem, precisa de optimização coisa que a Android nunca terá pois está sempre a escoar versões e Samsung a esfregar as mãos

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Um Moto G 2014 é baseado num SD 400 e tem pouca RAM. Corre o que precisares sem problemas (enquadrando o hardware e comparando com o WM)) e não, um SD 200/400 e 1 – 1.5 GB RAM hoje em dia não servem para nada que não sejam tarefas light independentemente do SO.

          Defender o W10M que era muito fluído com pouco hardware só porque também pouca coisa permitia, é o mesmo que dizer que um karting é rápido com 125cc, e? Compara-se com um VW up com vídeos eléctricos, direção assistida, rádio etc?

          Quando os W10M melhoraram já precisavam de muito mais hardware, mas mesmo assim queriam muito dinheiro por pouca qualidade de construção. Adeus e que não volte (versão mobile)

      2. Avatar de Carlos mm
        Carlos mm

        jogos…
        Tá tudo dito

    7. Avatar de poiou
      poiou

      Pode até ser, mas ou a microsoft lança o santo graal dos smartphones ou a montanha vai parir um rato. E depois ninguém compra aquilo. Para além disso ainda têm de trazer os devs para o sistema.

    8. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Cruzes, tive um lumia 550 e faço questão de espalhar a porcaria que aquilo era! Windows nunca mais, e aviso todos os que conheço

    9. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não vai haver surface phone, e se houver não terá sucesso..
      Eu sempre puxei por este SO, e tive um Lumia, mas fui obrigado a desistir como a HP…

    10. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Ninguem disse que o material ou o s.o nao é bom mas qual é ja a credibilidade da Microsoft quando diz uma coisa e passado anos abandona, deixou de vender smartohones, acessórios para eles so na loja encontras e e, dizem ha e tal vao todos ter a upgrade nos lumia e no fim poucos as tiveram, fizeram os clientes comprarem Android,etc. E agora a nível de preços minha amiga. Achas que um utilizador comum anda para aqui a cair no conto do vigario. A micro para mim é da rebuçados mas depois já nao da o stock acabou. Sem falar nesta última upgrade do windows 10 que np inicio diziam sim corre em pcs mais antigos e no fim aumentam o consumo de ram para mínimo de 3.5 gb. Hora dual cores antigos tem 4 máximo 8 gigas de ram. Muitos deles tiveram de voltar ao windows 7 ou alternativas linux. Achas que a malta é parva ao ponto de. E ainda quero ver quando sair rsta nova ja este mês veremos se nao da barracada outra vez e na volta vais andar nesta palhaçada uns 5 anos porque depois vais ter o windows 11. Porque se a micro diz o que disse do windows 10 coisa que nao acredito se nao vai morrer de fome. E eles deram o upgrade a quem tinha código do win 7 e 8, por isso estes clientes nao compraram o s.o. Vamos a ver se ainda a alguma update que quem tenha códigos do win 7 ou 8 ela será bloqueada e noa faça ir comprar o código dum win 10.

    11. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      è mais façil o Inferno gelar ,do que isso acontecer .
      Tenho um 950 xl ,e gosto bastante do sistema ,mas não sou fanboy ao ponto de pensar isso .
      E caso o alegado SP venha a sair ,vou pensar 2 vezes(e não devo ser o único ) se continuo no Windows ,,ou compro um dumbphone só para chamadas e sms ,e utilizo o tablet para o resto.
      A MS cometeu muitos erros infantis ,que dificilmente serão recuperáveis .

    12. Avatar de André
      André

      Mas vocês ainda acreditam no pai Natal? Aos ANOS que eu ouço falar nesse Surface Phone e nunca aconteceu nada… Esqueçam.

    13. Avatar de Miguel
      Miguel

      pois, mas com todas essas indecisões, vou mudar mesmo o foco. Continuo com o 640xl até dar o berro. Próxima aquisição um ipad pro 10.5 para as minhas dezenas de livros técnicos e depois um iphone no futuro. Continuo com o bom softeare da Microsoft mas vou para o ecossistema da apple. Da Google, só se eu quiser ser espiado até quando estou no wc. Não obrigado.

      1. Avatar de Daniel Jesus

        Infelizmente o armazenamento de dados hoje em dia não é restrito ao Google e é transversal a várias marcas. A Google pode captar mais informação, mas também tem mais serviços disponíveis.

      2. Avatar de Cada um..
        Cada um..

        Ou seja, foges do espiao Google e metes-te no espiao Apple…
        A Apple nao admite que espia os clientes mas ja foi provado isso em mais que um caso, sendo um deles a da localização que mesmo desligada enviava dados… Agora existem é duas diferenças… A Google espia, admite e diz-te “das-me os teus dados e nos damos todos nossos serviços sem pagar, logo queremos X dados e nada mais”, a Apple é mais “Eu nao te espio…” mas a verdade é esta “Pagas, e como bonus ainda te vamos espiar, e nao te vamos dizer isso nem o que espio”

    14. Avatar de Rui
      Rui

      Sinceramente, já perdi a esperança na Microsoft.
      Estou a pensar abandonar a plataforma porque isto assim não dá.
      Não há apps
      Não há smartphones novos
      Microsoft continua a abandonar smartphones sem razão alguma.

      Sinceramente acho que a Microsoft passou o ponto de sem retorno.

      1. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        Todos temos necessidades diferentes ,eu ainda não senti falta de apps o suficiente para mudar .Quanto a hardware novo ,só para o ano (supostamente),resta saber é o preço a que vem.A ideia do Nutella ,em fazer um só Windows que se adapta ao dispositivo onde está instalado ,é uma ideia de mestre ,o problema ,é que mais uma vez ,a MS deixou com as calças na mão milhões de utilizadores por esse mundo fora .De salientar que vai haver suporte até 2019 ,mais do que qualquer android irá ter .

  2. Avatar de Jose
    Jose

    para o ano é que é ! mais uma vez

  3. Avatar de Jairo
    Jairo

    Resumindo , W10 M morreu e não passa bem.

  4. Avatar de Marco António
    Marco António

    Surface Phone!

  5. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Quanta incompetência por parte da Microsoft. Uma verdadeira tristeza….

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A culpa e a vergonha é toda da Microsoft, que nunca apoiou os clientes e muitas as vezes até os usava como beta testers

  6. Avatar de AJCS
    AJCS

    Tive smartphone com WM8.1 e WM10 o seu destino, literalmente, o lixo.

  7. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    ultimo prego no caixão RIP Windows 10 mobile

  8. Avatar de aiaiw10m
    aiaiw10m

    Isto explica o preço para o canal ter baixado para 279€

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Onde encontras a esse preço?

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Agora sim , parece-me o final do windows mobile.. irei continuar a desfrutar do meu, mas nem um eventual surface phone, irá fazer-me querer ter uma marca que não está virada para o assunto.

  10. Avatar de Lino
    Lino

    Mudei de Windows Phone para Android e foi decepção absoluta, a minha esposa mudou tambem de windows phone para IOS e a mesma coisa, WM em termos de usabilidade é bem melhor, que saudades tenho do teclado!!! sempre fluído, o meu android ao fim de 2,5meses já está lento e com o triplo da memória do WM. O que safa o Android e mata o WM são as apps, tudo o resto o WM é melhor.

    1. Avatar de censo
      censo

      Isso depende do equipamento que compraste. Eu também mudei de Windows para Android, e muito agradado fiquei. Não compares alhos com bugalhos.

      1. Avatar de z/OS
        z/OS

        Android é um bom sistema operativo para pessoas com mais de 70 anos de idade e menos de 3. É o que eu costumo chamar de S.O. for dummies. Nunca me entendi com a interface, a gestão de memória é horrível, e o excesso de apps também é prejudicial. Tenho WM10 com Office a funcionar bem e Continuum. Para mim, chega.

    2. Avatar de ed
      ed

      Pois eu tenho uma opinião precisamente ao contrário

    3. Avatar de Cada um..
      Cada um..

      E eu experimentei 2 semanas de WP e nunca mais… Apps nem ver-las, WP8 é uma confusao de menu que nao encontras nada, ligar-se a net por vezes era mais dificil do que virar engenheiro astro-fisico, telemovel muito bem a funcionar sem apps abertas (visto que tambem nao as ha) o telemovel parava e reinciava por si mesmo…
      WP10 pode estar melhor e sobre isso nao comento porque nunca experimentei, mas o WP 8 vacinou-me bem a nunca mais usar WP…

      1. Avatar de ed
        ed

        Aqueles quadrados todos iguais que uma pessoa até se engana a abrir uma app

      2. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        Claro ,o android\ios é de uma simplicidade atroz.Não gostou DO WP é uma coisa ,agora não diga é que é um sistema complicado ,que não é.

  11. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Vai deixar saudades….RIP windows mobile.. 🙂 Sei que parece um cliche, a realidade é que nunca gostei tanto de um sistema que tanto me deixou na mão. É a unica forma de o descrever depois de me ter desfeito do meu Lumia 950.

  12. Avatar de neok
    neok

    sou utilizador da Windows mobile e nem pensava mudar de so, mas com esta atitude da MS, então p#$%& que os pariu. Ainda para mais sabendo que a MS deixou cair o WM devido a birra de criança do Nadela, enquanto esse gajo lá tiver é para esquecer.

  13. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Muito se adivinhava este futuro e agora a HP confirma ao dizer que a Microsoft “alterou o seu foco e a sua abordagem com o Windows 10 Mobile”.

    Há ainda quem esteja esperançado com os Surface Phone mas muito sinceramente acho que vai ser mais outro tiro no pé, depois da barracada que foi com o W10M não sei como vão reconquistar um mercado que quer cada vez mais Snapchats, Instagram, Facebooks, Pokemons e outras tantas apps e jogos que a Microsoft pouco ou nada suportou no seu próprio SO.

    Agora do ponto de vista empresarial, não acho que os Surface venham revolucionar tanto assim ou acrescentar alguma coisa, nada que um 950 não sirva

  14. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Assim é muito bom não haver alternativas ao android porque iphone não é alternativa a nada!

  15. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Microsoft já mostrou que so se interessa no Android. Só semana passada lançaram um novo Launcher que se liga ao Windows 10. Não sei que mais mensagens precisam para entender que o WM acabou. E se houver um Surface phone, para já pelos softwares que a Microsoft tem lançado no Android de certeza vai ser baseado em Android.

  16. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Um excelente sistema Operativo mas o problema será sempre o mesmo… …falta de apps! Se a MS tivesse disponibilizado as apps android como chegou acontecer numa das builds no insider. Tenho pena, adorava o 950XL, mas a realidade é que meu Xiaomi atual deixa-me muito mais satisfeito

  17. Avatar de Hugo Guimarães
    Hugo Guimarães

    Na realidade, o sistema operacional Mobile da Microsoft é razoavelmente bom. É fluido, tem muitos recursos e é seguro. O que não está bom é a qualidade dos apps que os desenvolvedores entregam na Windows Store. Infelizmente, um smartphone sem bons aplicativos é apenas um telefone que liga e manda mensagens. Mas ainda existe um pequeno fôlego que virá, os webapps. Eles são armazenados offline, mas são aplicativos web. Existem alguns por aí já.. Mas a grande massa está pra chegar em pouco tempo.

    Com webapps, não será necessário lançar o aplicativo em diversas lojas e recompilar para os sistemas operacionais. Qualquer sistema com um navegador conseguirá executar. A Microsoft está a buscar webapps neste instante para adiciona-los à Microsoft Store neste momento. E repare que esta migração para webapps é a tendência vanguardista atual, não é delírio de fanboy, nem um esforço da Microsoft. É uma busca de todo developer, seja ele do sistema da Google ou da Apple.

  18. Avatar de z/OS
    z/OS

    Tenho dois Lumias 950 XL. São excelentes. Mudo quando avariarem, o que espero que nunca venha a acontecer.