É verdade… O Notepad do Windows recebeu uma atualização

22 Comentários

É incrível como, durante anos, a gigante Microsoft nunca melhorou o pobre Notepad. Um editor de texto é sempre uma ferramenta importante num sistema operativo mas o “velhinho” Notepad sempre foi esquecido. Recentemente a Microsoft anunciou que o Notepad passou a suportar carateres especiais que são usados por editores de texto do Unix, Linux e macOS.


Já experimentou abrir um ficheiro criado no Unix, Linux e macOS, com “carateres especiais” tais como End of Line (EOL), Carriage Return (CR) & Line Feed (LF)?

O exemplo apresentado na imagem a seguir é relativo ao ficheiro .bashrc do Unix/Linux que contem os carateres especiais LF EOL. Como pode ver, o texto não fica formatado o que se torna uma grande confusão para o utilizador.

Com a nova “atualização” o Notepad passa a apresentar corretamente o texto, mesmo quando existem “carateres especiais”. Na atual versão do Windows 10 Insider, o Notepad tem já suporte para Unix/Linux line endings (LF), Macintosh line endings (CR) e Windows Line endings (CRLF).

Os novos ficheiros criados no editor de ficheiros no Windows usarão a finalização de linha do Windows (CRLF) por padrão, mas passa a ser possível visualizar, editar e imprimir ficheiros existentes, mantendo corretamente o formato final da linha atual do ficheiro.

Sendo esta uma alteração recente, o utilizador pode simplesmente não pretender desativar tal suporte. Essa alteração pode ser realizada ao nível do registo do sistema na chave [HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Notepad] de acordo com a seguinte tabela que foi disponibilizada pela própria Microsoft.

Será que esta alteração chega para dar uma segunda hipótese ao Notepad?

Via Microsoft

 

Leia também…

TOP 10 dos melhores editores de texto em 2017

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cristóvão N.
    Cristóvão N.

    A mais valia do Notepad sempre foi a simplicidade. Embora estas pequenas alterações sejam bem-vindas, o facto de nunca ter sido alterado não tem nada de extraordinário.

  2. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Quantas dores de cabeça não tive por causa disso. O problema aumentava exponencialmente nos clientes, que só tinham o notepad

  3. Avatar de bom senso
    bom senso

    melhoramentos são sempre bem vindos , mas eu há muitos anos que o notepad é um uma coisa que uso esporadicamente, e é para eu escrever alguma nota, para outras funcionalidades tenho outros programas que metem o velho notepad a um canto…

    1. Avatar de maxim
      maxim

      obviamente, é para isso que o notepad serve xD

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      De preferência com corretor ortográfico

  4. Avatar de João Serra
    João Serra

    o que dava jeito era ter um ctrl z que funcionasse mais do que uma vez… nao sei se ja corrigiram isso

    1. Avatar de JonnyKid
      JonnyKid

      Corrigiram? Isso não é um bug. É uma limitação do próprio software.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Adoro o notepad melhor ferramenta

  6. Avatar de Joao
    Joao

    É “caracteres” e não “caráteres”.

    1. Avatar de Luis Almeida
      Luis Almeida

      É caráteres e não carateres
      Apesar de pensar que o o correto é carateres sem acento
      Verifique

  7. Avatar de eu
    eu

    Ui, esse problema existe há anos e é o que me faz fechar e abrir no notepad++.
    Um update bem vindo.

  8. Avatar de Nelson Branquinho
    Nelson Branquinho

    Eu tb uso esporadicamente o notepad mas quando uso é para notas rapidas. Por ser simples e rápido serve perfeitamente.

    De resto uso muito o notepad++ que é mais abrangente.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já não era sem tempo! Se bem que para editores de texto recomendo o Atom. 🙂

  10. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    o que tem isto a ver com o carácter de uma pessoa?
    caracteres, já fará algum sentido….
    em caso de dúvida ir a : https://www.priberam.pt/dlpo/car%C3%A1teres

  11. Avatar de FuiFosteFoi
    FuiFosteFoi

    Para quem é fã do notepad do Windows e ainda acha que lhe falta mais umas funçõezitas….

    NOTEPAD++
    https://notepad-plus-plus.org/download/v7.5.6.html

    Do melhor! 😉

  12. Avatar de Costa
    Costa

    Eu outro dia fiz actualização ao meu corta unhas, bem, ele já cortava as unhas, mas agora consegui soltar aquela pequena lima que estava perra.
    Um promenor, o meu corta unhas já era mais funcional do que o notpad, agora está uma máquina.

  13. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Finalmente!

  14. Avatar de informado
    informado

    Prefiro o Leafpad do Linux

  15. Avatar de irlm
    irlm

    será preciso põr a extensão .txt para que o windows notepad reconhecer e abri-lo?

  16. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    Como não programo não irá sentir a dita actualização.
    Mas o bloco de notas é bom para ser um… Bloco de notas. Leve e versátil dá sempre jeito enquanto se vai fazendo e armazenando algum texto quando se trabalha num PC.