É oficial: UE dá luz verde à compra da Activision Blizzard pela Microsoft

10 Comentários

A União Europeia acaba de anunciar que dá luz verde à compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Um negócio que envolve 68,7 mil milhões de dólares e muitas questões sobre a forma como tal negócio poderá prejudicar a concorrência e o mercado dos videojogos.

Comissão Europeia


De acordo com a Comissão Europeia, “uma pesquisa de mercado aprofundada realizada pela Comissão indicou que a Microsoft não poderia prejudicar consolas rivais ou serviços de assinatura de vários jogos concorrentes”.

No entanto, seguindo os passos da CMA britânica, a Comissão afirma que “a Microsoft poderia prejudicar a concorrência na distribuição de jogos através de serviços de streaming de jogos em nuvem e que a sua posição no mercado de sistemas operativos para PC seria fortalecida”.

Os compromissos anunciados pela Microsoft conseguiram convencer o órgão, que agora deu um veredicto a favor da empresa de Redmond. Sendo que o compromisso da Xbox em levar os seus jogos para outros serviços de streaming na nuvem, parece ter convencido a organização.

Segundo Brad Smith, presidente da Microsoft, “a Comissão Europeia exigiu que a Microsoft licenciasse jogos populares da Activision Blizzard automaticamente para serviços de jogos em nuvem concorrentes. Isso irá aplicar-se globalmente e capacitará milhões de consumidores em todo o mundo a jogar esses jogos em qualquer dispositivo que escolherem”.

Segundo a Comissão, depois da investigação, concluiu-se que “a Microsoft não teria nenhum incentivo para se recusar a distribuir jogos da Activision” porque a PlayStation/Sony tem uma quota de mercado muito superior (quatro PlayStations para cada Xbox).

Na verdade, “a Microsoft teria fortes incentivos para continuar a distribuir os jogos da Activision através de um dispositivo tão popular quanto a PlayStation da Sony”, afirma a Comissão.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Bom mesmo era ter serviços de streaming compatíveis com várias consolas e assim escolher realmente a “melhor” consola em fez de andar a ver qual é que tem o jogo x ou y.
    Por outro lado, o game pass da xbox tem andado muito pobrezinho. Tirando o Fifa, há meses que não jogo nada de la. Terá já a ver com isto?

    1. Avatar de HDD is live
      HDD is live

      mas quais serviços compatíveis e melhores consolas, esquece isso meu, no dia que passar a existir um serviço comum entre todos, as consolas (hardware) já eram, passas somente a ter uma pequena box com um hardware minimalista para ligar á net e aceder aos servidores de stream e pronto está feito.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Já é uma realidade hoje, não vai tardar muito para se massificas

      2. Avatar de Zé

        Sim, é isso mesmo.
        Falo nas consolas mais pelo pormenor da qualidade de imagem, comandos, etc…
        Mas tenho algumas dúvidas que, para já, o streaming venha a substituir o hardware. Já experimentei um ou outro jogo da xbox (tenho xbox one S) e ainda há aspetos a melhorar. Mas também me parecer que seja por aí o futuro a médio prazo.
        Por outro lado, temos tido uma tendência de um aumento no preço dos jogos. Um Fifa 23 já chega aos 100 euros (ok, depende das versões, da altura em que se compra, das promoções, etc…). Na altura do black friday estive quase para comprar uma xbox series S por 230 euros na Amazon. Nova e com um comando. É o preço de 3 jogos!
        Sinceramente acho que preferia ver um game pass mais forte. Por mim, acho o preço do game pass exagerado. Há relativamente pouca variedade de jogos (tem muitos jogos iguais ou parecido). Com o EA Play então nem se fala. Tem meia dúzia de franchising e não sei quantas versões. Pena é que não são os que me agradam mais, mas é uma questão de gosto.

  2. Avatar de André
    André

    O que a malta está a falhar em entender depois de ler o artigo é que esta compra e estas condições da EU implicam que por exemplo se o call of duty aparecer no gamepass, terá obrigatoriamente que aparecer no ps plus, mesmo que a sony não queira (a sony diz que não é viável ter aquela mina de ouro a puxar malta para a subscrição).

    Finalmente vão obrigar a sony a jogar limpo. E isso sim, será bom para nós todos, visto que existem mais unidades de playstation no público do que xbox.

    1. Avatar de Zé

      Teremos certamente que ler o acordo na totalidade e esperar pela parte prática. Ter os jogos disponíveis noutras plataformas não quer dizer ter na xbox 😉

  3. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    $$$$$$$$$$$$

    Só $$$$$$$$$

    Para aqui e para ali ….

    $$$$$$$$$$$$

    Offshore !!!

  4. Avatar de Xxxxm
    Xxxxm

    A Sony levou em grande. Com declarações de guerra e anti concorrência contra a Xbox, agora ficou a xuxar no dedo. Xbox está power e ficará mais power. A Sony que se agarre ao seus exclusivos que não servem para nada a não ser para encher o ego dos fanboys Sony.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os números de vendas dizem o contrário

  5. Avatar de sdfgh
    sdfgh

    so tenho a dizer que “competing cloud gaming services” e a cena mais retardada que ja ouvi politicos dizerem