É difícil infectar máquinas com as últimas versões do Windows…

48 Comentários

…pelo menos é o que diz o relatório da Microsoft

O sistema operativo da Microsoft sempre foi um dos principais alvos dos piratas informáticos. Primeiro porque é o que tem mais utilizadores à escala mundial mas também porque sempre foi um dos mais vulneráveis, pelos menos em versões mais antigas do sistema operativo.

Mas a gigante de Redmond tem vindo a evoluir o seu sistema nesta área e um relatório recente confirma que é difícil infectar máquinas com as últimas versões do Windows.

windows-8.1-review


A informação está publicamente disponível no último Security Intelligence Report onde é possível rapidamente perceber que o Windows 8.1 é o que regista um menor nível de infecções de malware no geral.

O gráfico apresentado compara os valores do terceiro e quarto trimestre de 2014 e os resultados são relativamente bons em ambos os períodos (é normal que no segundo período os valores baixem pois são normalmente disponibilizadas actualizações de segurança).

windows_security

Por outro lado, o “popular” Windows Vista continua a ser um dos mais frágeis no consumo doméstico assim como o Windows Server 2003 que é destinado ao segmento empresarial.

Mas como é feita a análise?

A informação é normalizada e os testes são feitos de igual modo para cada versão. Por exemplo, depois de se avaliarem 1000 máquinas com Windows 8.1 concluiu-se que no quarto semestre de 2014 apenas  1,3% forma infectadas. Já no caso do Windows Vista com SP2 o valor sobre para os 5.2%.

This data is normalized, meaning the infection rate for each version of Windows is calculated by comparing an equal number of computers per version; for example, comparing 1,000 Windows Vista Service Pack 2 (SP2) based systems to 1,000 Windows 8.1 based systems in the fourth quarter of 2014 we can see 5.2 Windows Vista based systems infected with malware compared to 1.3 Windows 8.1 systems infected.

Sendo a área da segurança de extrema importância, a Microsoft vai certamente elevar os níveis já no Windows 10 onde se esperam muitas novidades. Como sabemos a versão final do Windows 10 chega já no próximo Verão e pode ver já aqui se a sua máquina terá os requisitos mínimos.

Via SIR Volume 18: July 2014 to December 2014

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    É natural que assim seja. Quanto mais jovem um sistema mais difícil será de o ameaçar. Com o passar do tempo e aumento dos utilizadores deixa de ser assim. De qualquer forma continuo a achar que a principal ameaça é o utilizador.

    1. Avatar de AA
      AA

      +1
      bem “dizido”

      1. Avatar de mc
        mc

        Pode-se a modos que dezer que sim.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Sempre foi e sempre será. (Uma verdade La Palice).

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Nunca fiquei com o sistema infectado com vírus em Windows 7 em vários PC’s. Podem ter aparecidos alguns, mas apenas em RAR’s, pens, etc, mas nunca infectou o sistema. 😉

    1. Avatar de Rojer
      Rojer

      +1 Continuo a achar haver uma grande propaganda de infecções e inseguranças no windows criadas por empresas de anti-virus

    2. Avatar de Diigo
      Diigo

      Ou secalhar tiveste mas não sabes… Há virus que não demonstram lentidao nem pop ups nem ada… Apenas estão la a ver o que andas a fazer e não consomem memória quase nenhuma…

      1. Avatar de Rojer
        Rojer

        Certo mas tive também sempre bons anti-vírus e sempre em conta o fator humano. Se tiver vírus desses mesmo assim então significa que qualquer sistema é vulnerável a vírus que passaram por crypters ou simplesmente sofisticados.

      2. Avatar de Sim Sim!
        Sim Sim!

        minha nossa….

    3. Avatar de mc
      mc

      Não uso antí-vírus (para além dos integrados) desde os tempos do ThunderByte AV… e o mesmo para a firewall, desde que o BlackIce finou.

    4. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
      Miguel Pestana Nóbrega

      Se conheceres o teu PC e souberes o que tens instalado sempre consegues ir tendo noção se tens algo indevido a correr no PC…
      Tb não tenho anti-virus, mas volta e meia via os processos, dava uma olhada aos serviços e auto-runs e estava tudo normal, sem lentidões nem eventos estranhos.
      Também nunca tive vírus no Windows 7, nem no Windows Vista (mas esse usei só por uns meses e tinha o comodo)
      Por acaso comecei a usar o Windows 7 desde os primeiros Beta…

  3. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Se 1,2% é bom imaginem o que isso seria na aviação… pena é não comparem com outros SO.

    1. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      tudo que tem mais utilizadores está mais susceptivel a ataques/virus.
      o numero de utilizadores no mundo nao se compara nem de perto aos restantes SO.

  4. Avatar de Renato Dalvechio
    Renato Dalvechio

    Mentira! Pergunte ao Baidu. hahahuuaha

  5. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    blá blá pub para vender os novos sistemas e blá blá …

  6. Avatar de censo
    censo

    Útil esse comentário

  7. Avatar de str
    str

    Um estudo da Microsoft sobre um produto Microsoft? ya deve ser totalmente isento e credível, pois ta bem

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alguém faz os updates de segurança que aparecem nos opcionais? Só faço os updates recomendados

  9. Avatar de Linguista
    Linguista

    As minhas máquinas é que não vão ser infectadas com as últimas versões do windows… 🙂

      1. Avatar de Alex
  10. Avatar de Pedro Pinto

    Tendo em conta o gráfico e valores normalizados

  11. Avatar de irlm
    irlm

    então reforcem tambem o Windows Defender porque é uma desgraça face a concorrencia.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A MS não é uma empresa de antivirus! É difícil de perceber isso?!

      1. Avatar de mc
        mc

        Não; foi o que ele disse, por outras palavras…

  12. Avatar de Alex
    Alex

    Acredito cegamente num teste de um sistema microssoft pela propria microssoft!!
    eu se tivesse uma empresa ia claramente dizer que nao prestava!

  13. Avatar de Alex
    Alex

    é de morrer a rir …
    É difícil infectar máquinas com as últimas versões do Windows…
    …pelo menos é o que diz o relatório da Microsoft

    http://geradormemes.com/media/created/smowmc.jpg

  14. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    A partir de certa altura no tempo, a (in)segurança do Windows começou a ameaçar o negócio da Microsoft. A partir daí foi o que se viu. Grande foco na segurança, não só no código fonte mas também na criação de ferramentas auxiliares no combate ao lixo informático. Falo de Antivírus e Firewall integrada, entre outros mecanismos de segurança como o smartscreen.

    Hoje em dia não é qualquer acéfalo que consegue descobrir ou explorar uma falha de segurança no Windows. O problema principal continua a ser o utilizador, que, por desconhecimento ou ingenuidade, continua a abrir anexos manhosos e a clicar em tudo o que aparece nos cantos mais escuros da World Wide Web.

    Windows8.1 a bombear a não sei o que é isso de malware. Para mim não passa duma lenda urbana 🙂
    Dizer que o Windows é inseguro é conversa de Linux & Apple Fan.

  15. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    É fácil não ter vírus, basta copiarem a Apple. Vão ao vosso PC e desinstalem todo e qualquer software AV e anti-malware e gozem a paz de espírito de não ter nenhum malware no PC. Mas dirão vocês “mas isso não protege o pc, apenas não saberemos se estamos infetados ou não” Epá, os utilizadores da Apple vivem assim aos anos e estado super contentes e seguros, até dizem que é o melhor sistema da galáxia 😀

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      +1
      + Respect

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Já foi tempo disso. Ultimamente têm aparecido várias ameaças ao OSX.
      A melhor protecção é a educação dos utilizadores e um AV razoável.

  16. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Só para clarificar dando um exemplo.
    Sim é verdade que existe mais lixo informático que tem como alvo o Windows. Mas isto não quer dizer que o malware esteja a explorar falhas no sistema operativo. Significa sim que o Windows é popular e prioritário para a bandidagem.
    Uma moda recente é o ransomware que encripta os ficheiros e exige um pagamento para os desbloquear. Isto nada tem a ver com falhas no Windows. É um “simples” programa que abre um ficheiro e escreve nele. Uma tarefa básica que se aprende no primeiro semestre dum curso de informática. Nada tem a ver com falhas/bugs/exploits.

    Espero que isto dê umas luzes aos desconfiados da noticia.

  17. Avatar de Albano
    Albano

    Mesmo por isso é que decidi substituir o 8.1 pelo novo Win 10 e digo-vos depois de instalar e uma pequenas afinações, estou gostar.
    Agora só o tempo o dirá, tinha testado antes de sair esta nova versão não se parecia com nada e voltei ao 8.1
    mas agora parece que o 10 tem pernas para andar vamos ver.
    E se o bicho me deixar na mão e só reiniciar a máquina e voilá Linux Mint ……

  18. Avatar de Amanda
    Amanda

    Os maior espião da atualidade é a empresa Google(EUA). Já esta em 100% dos computadores.

  19. Avatar de Amanda
    Amanda

    O maior espião da atualidade é a empresa Google (EUA). Já esta em 100% dos computadores e dispositivos.

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      Exato desse spyware legalizado ninguém se queixa.

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Digo a toda a gente, quem quer ficar livre de virus e malware compre um mac, sim e mais caro mas e a garantia de que com alguma cabeca tera o melhor portatil durante 10anos, com 10 de bateria em apenas 1kg

    1. Avatar de Pedro O.
      Pedro O.

      Trabalho há 3 anos uma loja de informática e posso dizer que a afirmação de Mac’s estarem livres de vírus é completamente ridícula haha. Simplesmente pensa que não os tem pois nenhum utilizador usa anti-vírus/malware e ficam na ignorância de poderem estar infectados.

  21. Avatar de Johnny
    Johnny

    Lol, vejo comentários absurdos.. o Windows 8/8.1 e 10 têm mais segurança é verdade mas não impede de entrar vírus e claro isso não impede ninguem de entrar no vosso sistema aposto que vocês têm virus nos vossos sistemas e nem sequer dão por conta.. Baidu.. YAC Cleaner.. Advanced System Care (isso não é vírus, por acaso é sim.. estes programas fazem menos do que prometem!) muito cuidado.. se tiverem isto no vosso pc então é porque já vós entrou um “vírus” entre aspas chamado PUP(Programas unwanted programa) por cá chama-se Programas Indesejados tais como url’s de pesquisa, toolbars e extensões..

    E também, não pensem que não é fácil enganar o windows 10, um bom crypter privado com ring0 + persistência + UAC Disable nem notam! Ah e para melhorar bindear um arquivo normal + com o vírus binded então ai a que nem notam por nada.. Há Bypass para tudo.. certos casos é dificil mas o Windows um bom crypter bem programado com boas funções, nem o antivirus detecta quanto mais o sistema!

    E não me venham com tretas, o melhor antivirus é o utilizador, pois claro se um ficheiro vier encryptado vais fazer o que? ver-se têm virus no virustotal? e se der negativo? Imagina se ele abrir o arquivo normalmente.. muita gente pensa que ao abrir normalmente X ou Y programa já não têm virus, cuidado com os binders hehe 🙂

  22. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Amigos se querem testar a segurança do Windows, criam um User de acesso limitado, depois faz download do Google Chrome, Dropbox e Spotify. Tentar instalar. Aconteceu algo? Não somente instalaram as aplicações num ambiente limitado que deveria ter pedido login e password, ou seja qualquer malware (trojan) no mundo entraria no sistema.

    Agora faz o mesmo no Linux e no Mac e ate digo mais, deixa o User como sendo administrador (não root que não seria normal). Agora conseguiram instalar sem por as credenciais? Claro que não, tiveram que por.

    É isto a diferença da segurança dos sistemas. Claro é o user é o culpado por correu e tive que autorizar mas no caso do Windows, quando claramente dizemos que somos um “User Limitado”, porque raio a Microsoft ainda não abriu a pestana?

    Não há nenhum sistema seguro, so queremos que tenha o basico da segurança. Já sei que se pode fazer tweaks no Windows (permissões, policies) mas na compra de um PC com Windows, vem logo como um buraco de segurança.

    O que estas aplicações (malware, google chrome, dropbox, spotify) fazem é instalar no perfil do utilizador e não na pasta de aplicações, dando a volta ao sistema.

    Outro problema no mundo Microsoft é não ter uma Repositorio Official, no Mac o Apple Store e no Linux o Gestor de Software e Repositorios Seguros e Oficiais (ex: PPA). So isto limita a possibilidade de entrar malware. A Microsoft somente faz updates do seu próprio software e nem tem um aplicação oficial com software pago, open source e gratuito no sistema. Já sei que há software para isso mas não vem de base, ao contrario do Mac e Linux.

    Não queria deixar de dizer que Mac e Linux tem varios outros problemas, mas como este artigo é sobre segurança, aqui ficam as minhas ideias.

    1. Avatar de keimatudo
      keimatudo

      Com perfil “user” e uac activo consegues instalar software? Sem permissoes de administração e sem abrir a janela do uac? Era capaz de jurar quue vejo isso todos os dias! (com os exemplos chrome e dropbox, spotify não é permitido)

      1. Avatar de Amanda
        Amanda

        O que ele falou é que o programa se instala e fica restrito a pasta do usuário limitado conseguindo enganar e até pegar senhas de quem usar o computador logado nesse usuário limitado. Não falou infectar o sistema todo que é diferente.

        1. Avatar de Rui Castro
          Rui Castro

          exactamente

      2. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        No geral pede sempre credencias excepto nestas aplicações: Google Chrome, Dropbox e Spotify

        Se eles conseguem, malware tambem o consegue

  23. Avatar de vc
    vc

    Lol. Não acreditem em tudo o que leiam 🙂

  24. Avatar de sakura
    sakura

    “”Outro problema no mundo Microsoft é não ter uma Repositorio Official”” Loja do windows ??
    no W10 uma app feita por mim presisa de um cretificado para RUN.!!!!! e passaword de admin.
    o menu iniciar não passa de uma sinples app universal…. o windows “”core”” e muito estavel e imune.
    so que agora instalas o google chrome e bay…bay……. o metro stayle não e so para chatear o ppl, “”izola””
    todas as apps do system. (.net,java).
    uma boa firewall, antivirus/malware, I politicas de seguraça que premitem defenir o que se pode executar ficheiro por ficheiro o windows e a prova de bonbas… afinal os ultimos bug mundiais foram de outros OS.
    os 10… lol,

  25. Avatar de Redin
    Redin

    Eu já disse aqui em tempos e volto a repetir.
    Não existem sistemas menos vulneráveis do que outros porque, pura e simplesmente, as atividades cyber-criminosas estão a virar o seu alvo preferido para os browsers. Ora, será fácil de perceber o potencial que terá um ataque ser melhor sucedido por esta via do que ser dirigido a SO’s.