Computador arranca o MS-DOS a partir de um disco de vinil (vídeo)

17 Comentários

O ano “esverdeado” da computação era muito diferente do que é agora. As ambições eram num resultado que não tinha na base o tempo de resposta, mas sim o sucesso da ação. Então, MS-DOS, acrónimo de Microsoft Disk Operating System, era o sistema operativo que servia de porta para um inimaginável mundo novo. Hoje, olhar para essa época, para quem teve a sorte de a viver, é ter a noção de como foi longo e incrivelmente produtivo o caminho até à realidade que agora vivemos.

Com uma dose grande de nostalgia, um engenheiro eslovaco decidiu inicializar o MS-DOS. Contudo, em vez de usar uma disquete tradicional, usou sim um disco de vinil.

Imagem de um disco de vinil com o MS-DOS


MS-DOS a arrancar num disco de vinil

Jozef Bogin é um engenheiro eslovaco que quis relembrar tempos áureos e foi ao baú das memórias buscar o sistema operativo comprado pela Microsoft na década de 80. Usar o MS-DOS não é nada de extraordinário, até porque hoje ainda há quem goste de reviver essa época e a tecnologia. Contudo, Bogin quis ir mais além e, para iniciar o sistema, recorreu a um disco de vinil.

Claro que estas “novidades” servem para o entretenimento e para mostrar aos mais novos o software que esteve na base de muito do que hoje se usa. Conforme pode ser visto no vídeo, o MS-DOS não é inicializado num computador da nova geração, como um Microsoft Surface ou algo do género. A máquina de serviço é um fantástico IBM 5150 original.

 

Cuidado com o som do vinil

Bom, basicamente o alerta é para ter cuidado com o que este som possa despertar, não vá despertar algo já escondido pelo tempo. Memórias de uma época que pode fazer o utilizador olhar para o que tem hoje e ver que nada era como “naquele tempo”.

O processo de carregamento de áudio é surpreendentemente rápido e, embora o MS-DOS venha num pacote bastante leve, ainda é impressionante ver como todos os dados foram transferidos do vinil para o IBM PC. De acordo com o site, toda a mágica se resume a “desmodular” o sinal de áudio via BIOS após receber informações do temporizador da coluna do PC e da porta de entrada periférica ligada aos gira-discos.

Imagem do código de carregamento do disco de vinil numa ROM
O código de carregamento do disco de vinil numa ROM

Embora isso possa soar como rocket science para alguns, na verdade, é uma experiência que pode mantê-lo ocupado durante algum tempo. Conforme referimos em cima, benefícios disto só no campo do entretenimento, dado que hoje… tudo isto é da velha guarda.

Se se sentiu impelido a saber mais, então veja mais vídeos no blog oficial do programador.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    mesmo funcionamento que as spectrum, que em vez de ser com cassete aqui é com vinil, mas o funcionamento é o mesmo

    1. Avatar de Vítor M.

      Era meter a cassete, fazer o lanche e esperar um bocado que o jogo já começava 😀

      1. Avatar de Petrus
        Petrus

        E afinar a cabeça do leitor com uma chave de fendas…

        1. Avatar de Vítor M.

          E com um cotonete a limpar bem quando começavam a dar erro 😉

          1. Avatar de TechRet
            TechRet

            e afinar a cabeça…com uma chave de fendas..ahahaahah

          2. Avatar de Vítor M.

            TechRet, coisas que o mundo da tecnologia, que deu origem ao que vivemos hoje, obrigava 😀 olha aqui a minha outra pérola: https://bit.ly/3nNbxSP 😀

          3. Avatar de Petrus
            Petrus

            Do leitor de cassetes, não era a minha, TechRet! 😀

      2. Avatar de andy
        andy

        Havia uns artistas que gravavam em cassestes de video VHS e até aumentavam a velocidade de carregamento… assim tinha que ser um lanche mais rápido (tipo fast-food)
        https://www.youtube.com/watch?v=nfJvYLkocUQ

  2. Avatar de Jota
    Jota

    O Linux veio substituir o MS-DOS!!! Mas há quem goste disso! 🙂

    1. Avatar de in21h
      in21h

      lol, santa ignorância. A Microsoft substituiu o MS-DOS gradualmente, o Win 3.1, 3.11 e outros corriam em cima do MS-DOS, enquanto isso o Linux estava no seu lugar sem incomodar ninguém, mas trolls e ignorantes que não entendem a história de um ou outro têm de vir mandar a sua postinha de imbecilidade. lol 😀

      1. Avatar de jack
        jack

        Boa, gostei dessa resposta, e vai servir para muitos lerdos.

      2. Avatar de Pedro Pinto
        Pedro Pinto

        Nada haver. Nao percebeste nada o contexto da notícia. Percebes tanto de tecnologia como eu percebo de tricot.

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Tanta ignorância tecnologica, enfiada num só cérebro. O tico e o teco devem estar a jogar ping-pong

  3. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Phoneix eu sou do tempo do spectrum e nao me lembro de nada disto. Se o vinil ficasse riscado ja era ? 😀

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Como qualquer suporte digital, se não for possível a leitura já era…

  4. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Fiz o mesmo no Spectrum à alguns anos, quando um prof universitário teimava comigo em como não era possível. Gravei o Jet Set Willy e o Great Escape para um vinil e carreguei-o diretamente no Spectrum sem problemas.

  5. Avatar de Alex
    Alex

    Caramba!!! Ficam as dúvidas !!!
    – Se der problema na agulha, é erro físico ?
    – Se riscar o disco, dá pra isolar a bad-trilha ?
    – Será que existem programas pra recuperar os arquivos, caso o vinil fungue porque neste caso, pegou ‘vírus’ ?
    – Dá pra dizer que o vinil mais lento roda a 33rpm e se for vinil de servidor, roda a 78rpm ?
    – Tem vinil RW ?