Como activar a Bash no Windows 10 (em 8 passos)

29 Comentários

Como informámos no passado, a Microsoft integrou a Bash no Windows 10 que agora passou a estar disponível para todos os utilizadores através da recente actualização de aniversário.

Hoje vamos aprender como podem activar já a Bash no Windows 10.

bash_09

Como activar a Bash no Windows 10 ?

Antes de começar, é necessário verificar se o seu sistema cumpre os seguintes requisitos:

Para activar a Bash no Windows 10 devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Ir a Definições > Actualizar e Segurança

bash_00

 

Passo 2) Depois escolher “Para programadores

bash_01

Passo 3) Depois seleccionar “Modo de programador” e, quando questionado se pretendem activar o modo de programador, deve carregar em Sim

bash_02

Passo 4) Em seguida procurar por “Activar ou desactivar funcionalidades do Windows

bash_03

Passo 5) Seleccionar agora “Subsistema do Windows para Linux (Beta)”

bash_04

Passo 6) Agora procurar por Bash e mandar executar.

bash_05

Passo 7) Indicar que pretendemos instalar o Ubuntu no Windows, mais concretamente a Bash.

bash_06

Passo 8) Vamos agora criar um utilizador e definir a respectiva password.

bash_07

E está feito. O Subsistema do Windows para Linux está instalado e pronto a usar.

bash_08

Para executar a bash basta procurar por “Bash on Ubuntu on Windows”.

bash_10

Ao contrário daquilo que se tem referido, a Bash no Windows não se trata de um Ubuntu no Windows mas sim um subsistema Linux para o Windows (apesar da Microsoft o designar ao contrário). Como já é sabido, a Bash no Windows corre sem qualquer tipo virtualização, não é um container, não é uma instalação do Linux ou emulação de aplicações.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Alguém pode me explicar o que esse Bash tem a ver com Ubuntu para além do icon?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parceria com Canonical.

    2. Avatar de André Rodrigues
      André Rodrigues

      A implementação é do Ubuntu, se nessa mesma bash escreveres $ lsb_release -a
      Irás ver 🙂

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Dependendo de quem perguntares, é mais o Ubuntu que o Linux, porque Linux é o kernel, e é precisamente essa a parte que aqui não existe.

      Por outro lado, o que existe é toda a parte da distro do Ubuntu, a correr em cima do WSL.

  2. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Alguem já instalou o Oh-my-zsh? conseguem mudar de tema?

  3. Avatar de KingDi
    KingDi

    Só agora é que percebi o quão ridículo fica o icon do chrome (grande de mais) num “tile” xD

  4. Avatar de metro
    metro

    E isso serve para que mesmo?

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Mostrar aos amigos la do bairro.

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      para fazer muita coisa!

  5. Avatar de Ricardo Morgado
    Ricardo Morgado

    Não gostei.
    Alguns comandos relacionados com a rede não funcionam.
    E não dá para correr algumas das ferramentas que eu uso enquanto programador.

    Estava entusiasmado mas após experimentar fiquei desiludido.

    Vou continuar com as minhas máquinas virtuais que nunca me deram problemas.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Pelo que eu percebi o /etc/resolv.conf nao esta a ser gerado como dever ser, vai sair um fix.

  6. Avatar de jedi
    jedi

    pk que so da em x64?

  7. Avatar de sakura
    sakura

    como diz o Luis, isso é um Hobby.

    gostava era de ter todo o opensource da MS na sua distro. sim a MS usa linux desde 2002.

    mas de free para 199E, …… e usar linux e recomendar windows não é logico. tal como fazer apps para android ou ios.

  8. Avatar de Sam
    Sam

    Alguém sabe o espaço que esta funcionalidade ocupa?
    (Tenho um ssd com o espaço limitado)

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Mas alguem no mundo tem no portátil, disco com espaço ilimitado?

  9. Avatar de eu
    eu

    Alguém pode dizer onde está aquele pessoal que diz linux não e outra coisas mais não presta para nada? E porque é que está a bash no seu lindo W10?

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Porque é a unica coisa que o Linux tem de melhor que o windows.
      A bash. E a otimização do sistema em si.
      De resto prefiro windows. Opiniões.

      1. Avatar de eu
        eu

        Exacto opiniões. Mas há opiniões e “opiniões”.

        Uso mais linux no dia a dia, é perfeitamente normal que haja ppl que prefere windows ao linux e vice-versa por algum motivo.

        Agora “fanatismo” por um qualquer SO é demais.

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Infelizmente isso do fanatismo vai existir sempre.
          Eu sou fã da Microsoft mas não vou deixar de aplaudir as inovações e melhorias dos outros OSs e empresas. Gosto muito do Linux principalmente como ambiente de development e coding. E ai a bash ajuda muito.
          O que é preciso é gostar daquilo que gostamos sem odiar a concorrência.
          Um bem haja. 🙂

  10. Avatar de Luís Fernandes
    Luís Fernandes

    Só a mim é que parou na parte “passwd: password updated successfully” e depois não sai daqui?

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Mas supostamente a bash atua sempre em root pelo menos na versão insider. Não é necessário alterar ou criar passe digo eu.

  11. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Tem direito a apt-get?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tem sim sr! Podes instalar novos pacotes e actualizar os existentes.

  12. Avatar de susana
    susana

    Alguém consegue instalar nisto o compilador de Haskell ghc ?

  13. Avatar de ziguido
    ziguido

    Não sei o que houve, mas aqui comigo abre e fecha.
    Mais alguem com o mesmo problema?

    1. Avatar de Miguel Goyanes
      Miguel Goyanes

      Open cmd.exe
      Right click title bar -> Properties -> Uncheck Use legacy console
      Click OK

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém me pode explicar onde posso encontrar os meus ficheiros criados? É que não os encontro, é que se usar a virtual box, sei como é, agora assim não.
    Obrigado

  15. Avatar de Fábio
    Fábio

    Porque é que depois de ter ativado a funcionalidade do windows, quando procuro no menu iniciar e não encontro nada?

    Não entendo.

    Obrigado

  16. Avatar de Dasiel
    Dasiel

    Ola, gostaria que alguém me de uma dica de como recuperar o password aqui no Ubuntu on windows, instalei um tempão e agora que preciso não lembro a senha, ja coloquei toda coisa que poderia ser e nada, desative e ativei de novo e mesmo, para executar sudo me pede a senha que não lembro. Favor Pedro Pinto, me ajude com isso. obrigado