Chegou o novo Microsoft Edge baseado no Chromium

32 Comentários

Se estava à espera do novo browser Microsoft Edge baseado no Chromium temos boas notícias! Tal como prometido pela própria Microsoft, este novo browser chegou hoje e traz o “motor” Chromium, usado, por exemplo, pelo Google Chrome.

Experimentem já o novo Microsoft Edge que chega mais rápido e mais seguro.

Chegou o novo Microsoft Edge baseado no Chromium


A nova versão do Edge chegou e está já disponível para utilizadores com Windows e Mac.  Os administradores de TI podem ficar tranquilos, pois a Microsoft não está a atualizar automaticamente os clientes comerciais via Windows Update.

Tal como já revelamos em outros artigos, esta nova versão do Microsoft Edge baseado no Chromium oferece ao utilizador um desempenho fantástico ao nível da navegação.

Além disso, é um browser mais seguro, ao nível geral e integra também um conjunto de novas funcionalidades. Por exemplo, com este novo browser o utilizador passa a ter Coleções. Esta funcionalidade permite reunir informações de páginas da Web e organizá-las em documentos que facilmente se podem partilhar.

A base do seu funcionamento é igual à de outros browsers, como o Chrome da Google. Depois de tantos insucessos com os seus browsers, a empresa de Redmond decidiu finalmente fazer uso de tecnologias que já têm dado provas de sucesso. 

Chegou o novo Microsoft Edge baseado no Chromium

Não se sabe ainda se irá ter tanto sucesso como outros que estão atualmente em alta. No entanto, tento como base o Chromium, abre-se uma panóplia de funcionalidades e oportunidades. Há também informações que este browser poderá chegar para sistemas Linux.

Quem pretender obter já esta nova versão do Microsoft Edge baseado no Chromium basta que faça o download aqui.

Microsoft Edge baseado no Chromium

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Onde raio está o botão de download para windows !

    1. Avatar de Nobre Luso
      Nobre Luso

      Está onde está escrito AQUI em azul!
      Que bom é saber ler!

  2. Avatar de Rui Martins
    Rui Martins

    Finalmente! Bom browser

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Deixa lá perceber.. Para finalmente fazerem um bom browser foi preciso ir buscar o núcleo do Chrome.. Ok. Portanto, o futuro será irem buscar o núcleo do linux para fazerem finalmente um bom SO?

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Falta mesmo o linux ser um bom SO…
      Sou user linux, mas windows como uso pessoal. E em relação a estabilidade e baixa vulnerabilidades o windows é superior.

      1. Avatar de Figas
        Figas

        O que falta ao Linux para ter mais aderentes é a Microsoft fazer o Office para o Linux de forma nativa e oficial. Mas não o fazem porque se não adeus Windows. Estabilidade e vulnerabilidade, a tua visão é mesmo só a tua visão. Linux é muito mais seguro e estável. Depende sempre do que instalas e onde…

        1. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          A percepção de segurança é distorcida pelo market share do Linux, assim como a estabilidade.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Isso é um argumento falacioso. Não tens qualquer indício que sustente isso.

          2. Avatar de ze
            ze

            Sujeito, tens o mesmo indicio que ditava isso para MacOS.
            Office no linux não ia alterar rigorosamente nada, até porque isso pode vir a ser uma alternativa no futuro, até mesmo podem vir a existir alterações de base no kernel para um kernel unix, não quer dizer que deixe de ser windows.

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Vocês sonham muito. Podia ter Office e tudo e um par de botas. Não ia pegar tal como não pegou até agora.

          1. Avatar de Nobre Luso
            Nobre Luso

            PEGOU e muito!
            Finalmente chegou, para vencer a guerra dos Browsers, o fantástico EDGE!
            Mas parece que ainda há quem troque pão de ló por feno seco…

    2. Avatar de AJ
      AJ

      Caro Fernando, não é o “núcleo do Chrome” mas sim baseado no Chromium, tal como a Google com o browser Google Chrome.
      “The Chromium projects include Chromium and Chromium OS, the open-source projects behind the Google Chrome browser and Google Chrome OS, respectively.”

    3. Avatar de Barta
      Barta

      Núcleo do Chrome????????? Querias dizer Chromium??? É que o Chromium é open-source caso não saibas.
      Já agora, sabes o que é o project Chromium?

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Esperar calmamente para que apareça no Windows Update.

    Nunca foi o browser da minha eleição.

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Dizem eles que o IE se vai manter por questões de compatibilidade.
    Qual? Nas falhas de segurança? Ou fizeram panelinha com o governo português para continuarem a obrigar os escritórios a usarem?

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      …Caro: É por causa do sector Corporate a nível mundial!… É o que não falta por aí é empresas de todas as dimensões a usarem licenças de coisas que já vêm de há anos!… É que mudar toda um infraestrutura funcional com certos parâmetros bem definidos e altamente personalizados dessas apps para as novas, para além de caro, é por vezes muito moroso! Há implementações que podem levar 2 ou mais anos a migrar!… Não duvido que o IE vai acabar um dia. Mas, nunca antes de 2025, pelo menos! Tenha uma boa noite!

    2. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Está na Disney?

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Qual?!
      P.ex., só consigo carregar o passe em casa através do IE – não posso usar Edge, nem Chrome, nem Firefox, etc.

      Portanto, tu achas que a MS deixa o IE no windows porque o governo português pediu?!?!
      AHAHAHAH. Esta foi boa.

    4. Avatar de ze
      ze

      Ainda tens aplicações do DoD e afins a correr em IE6.. lol

    5. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Sim, existem imensos programas e dispositivos que foram feitos e depois as empresas não querem mais saber deles… imagine lá o que é capaz de aceder a muitos deles ainda hoje em dia… o Internet Explorer.
      Comprar novo em muitos casos não é uma opção sequer, ou funciona, ou não têm mais tal funcionalidade/ opção que pode significar fechar portas ou deixar de ter tal sem alternativas… um pouco como o sistema de vídeo-vigilância dos paióis de Tancos… se deixarem de funcionar deixam de ter a funcionalidade como se verificou… com as consequências desastrosas que se viu… claro que isto foi um exemplo extremo para mostrar que a falta de funcionalidades/ opções pode ter leves a graves consequências, e nem sempre se deve à falta de dinheiro, pode ser só falta de competência, ou inexistência de alternativa que pode ou não ser criada e que pode ou não demorar anos a estar pronta para utilização efectiva. No caso de Tancos deveriam ter mudado imediatamente os planos de protecção ou melhor ainda terem nos planos as mudanças imediatas necessárias caso o sistema ficasse parcial ou totalmente incapacitado para garantir os níveis de vigilância e segurança adequados para as áreas que ficaram sem cobertura de vídeo-vigilância… na informática por vezes as coisas são bem mais complicadas que simplesmente destacar uns militares para vigiar essas áreas.

  6. Avatar de António
    António

    Ainda nao recebi atualização nenhuma

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Descarreguei há pouco, no entanto estou demasiado habituado ao Google Chrome ao seu minimalismo.
    Percebo pouco de informática…..alguém que possa apontar algumas vantagens de utilizar um em detrimento de outro?
    Apenas naveguei um pouco e dá para ver que está melhor do que a antiga versão do Edge…mas mesmo assim voltei ao Chrome….velhos hábitos.

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Agora só experimentando. Lançado hoje, é natural não teres resposta ao que perguntas.

  8. Avatar de OS
    OS

    So uma pergunta este browser tem 600mb?
    Não sera também um comedor de recursos e espaço?
    Obrigado

  9. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    LOl mas porquê.
    Se quero privacidade uso o Firefox
    Se quero o chrome uso o chrome

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Claro que se quiseres usar o Chrome…tens de usar o Chrome! Se quiseres usar um browser baseado no CHROMIUM…tens muitos e entre eles o Chrome e o Edge!

  10. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Já o tinha experimentado e gostei. Bem mais fixe que o velho Edge que vem no Windows.
    Agora formatei o PC e vou instalar pois como disse acima “Gostei “

  11. Avatar de mauro
    mauro

    Memória RAM foi feita pra ser usada!

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eis o link para fazerem o download—»(https://www.microsoft.com/en-us/edge?form=MO12GB&OCID=MO12GB&ranMID=24542&ranEAID=tv2R4u9rImY&ranSiteID=tv2R4u9rImY-S1lNQ3ZVnlyyUYT4TfCNHw&epi=tv2R4u9rImY-S1lNQ3ZVnlyyUYT4TfCNHw&irgwc=1&OCID=AID2000142_aff_7593_1243925&tduid=%28ir__ds1phfprfgkftmaokk0sohz3x32xlhm6qz0cre3m00%29%287593%29%281243925%29%28tv2R4u9rImY-S1lNQ3ZVnlyyUYT4TfCNHw%29%28%29&irclickid=_ds1phfprfgkftmaokk0sohz3x32xlhm6qz0cre3m00.Pessoa)lmente não vou fazer o update,prefiro o Microsoft Edge Legacy(Spartan).Fiz como aqui indicaram num anterior artigo e executei o Block Script para evitar o update do browser pelo Windows Update.Se mais tarde me apetecer é só modificar a chave do registo e já está. 🙂

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      Podes usar o Edge Legacy e o novo Edge em simultâneo.

  13. Avatar de João Dias
    João Dias

    Eis uma vantagem para o utilizador em usar o Edge baseado no Chromium: Imediatamente o Edge ganhou uma série de pontos no html5test.com por causa do suporte a features que antes não tinha ainda implementadas. Ou seja, os utilizadores do Edge ganham mais funcionalidades, ganha a Web.

    Uma vantagem para a Microsoft: Pode contribuir activamente (e mais rapidamente) para o desenvolvimento de funcionalidades e standards para a web. O projecto Chromium é open-source, não é detido pela Google. Portanto é uma maneira da Microsoft ganhar peso nas decisões do que o Chromium lança.