CEO da Microsoft afirma que Cortana vai matar o browser

25 Comentários

Os assistentes virtuais estão a chegar em força, ajudando os seus utilizadores nas tarefas de dia-a-dia e facilitando-lhes a vida. Esta é uma realidade que veio para ficar.

Satya Nadella, o CEO da Microsoft, tem uma ideia bem definida para a sua Cortana. Vai matar o browser, pelo menos da forma como o conhecemos!

cortana_1

A Cortana é a resposta da Microsoft à Siri e ao Google Now. Com o investimento que a empresa tem feito nela conseguiram transportá-la do Windows Phone para o Windows 10 e para o Android e para o iOS.

Esta é a assistente que a Microsoft quer que utilizemos no nosso dia-a-dia, não apenas para nos ajudar nas nossas tarefas, mas também para obtermos toda a informação que precisamos.

Foi durante uma conferência que Satya Nadella falou sobre os assistentes digitais, em especial sobre a Cortana e sobre a forma como eles se preparam para mudar o mundo.

Ao partilhar a sua opinião mostrou que, para si, estas formas de inteligência artificial estão para ficar e que vamos passar a interagir com elas de forma permanente.

To me, AI is going to happen. It’s technology that’s inevitable.

Mas, para além de ser uma ferramenta que cada vez mais vamos usar, Satya Nadella acredita que a Cortana e todos os restantes assistentes virtuais vão ser a causa da morte dos browsers.

Está tudo na forma como estas ferramentas estão a ser desenvolvidas e preparadas para auxiliar os utilizadores. A sua génese assim o ditou, preparando-as para facilitar o acesso à informação.

cortana_2

A ideia é que os assistentes virtuais não terminem de vez com os browsers, mas sim com a sua interface e com a forma como interagimos com eles.

Todas as pesquisas vão passar a ser feitas por voz e ditadas directamente às assistentes, dispensando as janelas dos browsers e a introdução de dados.

Hey Cortana’ is in my vocabulary. Having that become more pervasive is my pursuit

Passará a ser normal falarmos para as assistentes virtuais e interagir com elas para obtermos a informação pretendida.

Neste novo cenário, a Microsoft está numa posição de vantagem. A presença da Cortana em tantos sistemas operativos poderá garantir a oferta de uma solução verdadeiramente transversal e que permitirá uma integração mais perto da perfeição.

Podem ser ainda muitos os passos que necessitam de ser dados para que exista uma verdadeira integração destes assistentes virtuais no nosso dia-a-dia, mas os passos iniciais estão dados.

Com toda a sua inteligência e capacidade de aprendizagem, a Cortana vai conseguir saber o que os utilizadores querem e ajudá-los, provavelmente, até antes mesmo destes o saberem.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Então espero que não se esqueçam que cá em Portugal vamos continuar a precisar de browsers, é que Cortana nem vê-la!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Faz o download da app World Search para Windows phone. Podes ver como anda o desenvolvimento da Cortana em português (ou pelo menos o reconhecimento de voz) e o pessoal do ISEP e Microsoft andam a fazer um bom trabalho :))

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Não encontro isso. Podes postar um link?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Pelo menos uso e reconhece + de 95% do que lhe digo e pesquisa em conformidade. Só falta transformar esse reconhecimento para a realização de tarefas que é feito nos EUA. Como já existe PT-BR é só adaptar pelo que o custo deve ser baixo para PT-PT… mas a Cortana em PT-PT já anda aí à espreita.

      2. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        Tenho a aplicação instalada no wp, por acaso não uso mas vou dar mais atenção, no entanto é o suficiente!

  2. Avatar de JJ
    JJ

    É uma ideia razoável.
    Acredito que aquilo que se vê em alguns filmes futuristas, possa passar a ser uma realidade, onde o assistente pessoal irá “quase” estabelecer um dialogo com o utilizar para que se possa obter a informação desejada.

  3. Avatar de r
    r

    acabar com os browsers não digo…. talvez com os motores de busca…?

    1. Avatar de Delta
      Delta

      Penso que foi dito acabar com o Browser no sentido em que, por exemplo, dizes ”mostra-me as noticias tech de hoje” e o assistente abre automaticamente o pplware. Para situações em que não se tenha uma app própria talvez abra uma espécie de browser mas com visual totalmente diferente, para que nem pareça um.

    2. Avatar de Omg
      Omg

      Os ditos cujos recorrem a motores de busca!

  4. Avatar de joao alves
    joao alves

    ou seja vamos ter um Jarvis (referencia ao Homem de Ferro) para cada um…

  5. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Há uns anos também se dizia que o computador, tal como o conhecemos, ia acabar. Ainda não acabou. Há um mundo onde vivem as pessoas que fazem estas previsões e depois há um mundo real, no mundo real as caixas ATM ainda trabalham com o Windows XP, no mundo real, como se viu há uns dias, há aeroportos a trabalharem com o Windows 3.1, portanto estas previsões demorarão muitos anos a ser uma realidade maioritária no mundo onde habitam as pessoas que usam a tecnologia no seu trabalho.

  6. Avatar de redefoca
    redefoca

    Eu penso que a cortana e outros serviços deste género não vão acabar nem com o brower nem com os motores de busca. Quando surgiu a televisão também se pensou que as rádios iam acabar e no entanto ainda continuam e cada vez há mais inclusive online.

    O que vai acontecer é abrir um novo mercado. Esta tecnologia pode ser aplicada noutros segmentos. E ainda temos de levar em conta que nem sempre nos convem falar ou fazer gestos. A escrita faz parte da nossa cultura à milenios. Não vamos deixar para trás os nossos habitos nem vamos abdicar de uma função que gostamos de fazer… pesquisar em silencio e escrever.

    Quando era miudo imaginava estas tecnologias e hoje vejo-as a surgir. São muito interessantes. Claro que também vão servir para vigilancia e para as industrias. Imaginem só que será mais fácil apanhar criminosos. Estas tecnologias vão gravar o timbre de todos os utilizadores e vão conseguir analisar o espaço onde eles estão e quem está com eles. Mas pronto vou calar-me que não quero ser o estraga sonhos…

  7. Avatar de Kioske
    Kioske

    a siri da 10-0 a cortana…a microsoft so faz rir!!! SO RIR! Ja perderam estatuto de empresa importante ha muito…hj em dia quem quer qualidade quer Apple. E eu sou especialista de IT em várias empresas de especialidade topo

    1. Avatar de Realista
      Realista

      E como “especialista” de IT, pode apontar alguns motivos porque não gosta da Microsoft?

    2. Avatar de turn10
      turn10

      “especialista de IT em várias empresas de especialidade topo”
      Eu também sou formado em EI e nunca conclui tal coisa.

    3. Avatar de Artur
      Artur

      Então vê se fundamentas essa tua opinião como factos e não apenas dizes que a siri é melhor que a cortana

    4. Avatar de JustQuit
  8. Avatar de Amigo do Li70
    Amigo do Li70

    Vai matar o microsoft edge, sem extensões é morte certa 😀

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Eu uso o Edge sem extensões… raramente ou nenhuma vez, me fazem falta.

  9. Avatar de Alucard
    Alucard

    Se matar o IE ou o Edge não se perdia nada. Desde que continue a existir um Firefox, tudo bem.

  10. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Nunca experimentei nenhum, mas pessoal digam lá, dá para mudar o nome?
    isso é que era bem! e já alguem questionou a MS o porquê de cortana e não “jarvis”
    se bem estou recordado aqui há uns anos atrás havia uma cortana no Halo.

    Era porreiro se desse para mudar nome e mesmo o genero!!

  11. Avatar de sakura
    sakura

    Cortana apple stock ?
    http://www.sec.gov/Archives/edgar/data/320193/000120919115079403/xslF345X01/doc4.xml
    O tim já vendeu as suas…..

    Sim vai mudar muito, vou ter menos tarbalho.

    quem usa Bing sabe que é um dos melhores.
    Query bing mas …… nem toda a gente sabe query…….. é uma falha da MS. em vez de tools meten pub .

  12. Avatar de Sapito
    Sapito

    Afinal a Cortana é da ISIS.