Lembra-se do BSOD durante a apresentação do beta Windows 98 na COMDEX?

14 Comentários

Fez este mês 20 anos que, em abril de 1998, Bill Gates apresentava na COMDEX a versão beta do seu mais recente sistema operativo, o Windows 98.

Este momento ficou marcado por uma mítica resposta do CEO da Microsoft a um Blue Screen Of Death (BSOD). Lembra-se deste episódio?

BSOD windows 98


Presente nos sistemas operativos da Microsoft desde o Windows NT 3.1, o Blue Screen Of Death (BSOD) é uma imagem de erro, com fundo azul, que representa um erro fatal no sistema operativo que impede a sua execução.

Embora hoje em dia seja um erro não tão comum, esta é certamente uma janela que atormentou muitos dos nossos leitores e que levou a muitas perdas de dados.

Associado a esta janela de erro, existe um episódio bastante conhecido que envolve o CEO da Microsoft Bill Gates. Durante uma apresentação da beta do Windows 98 na COMDEX, a 20 de abril de 1998, quando o seu assistente, Chris Capossela, ligou um scanner para mostrar as novas capacidades Plug and Play deste novo sistema, o computador que estava a ser usado exibiu esta famosa janela BSOD.

Após muitos aplausos e gargalhadas da plateia, Bill Gates soube estar à altura do momento e proferiu uma resposta que ficou até hoje ligada à história desde sistema operativo: “That must be why we’re not shipping Windows 98 yet” (Este deve ser o motivo de não termos lançado ainda o Windows 98). Este sistema viria a ser lançado oficialmente mais tarde, no dia 25 de junho.

Vinte anos se passaram e o BSOD continua presente no sistema da Microsoft a atormentar alguns utilizadores, tendo mesmo já sido cancelada uma atualização do Windows 10 devido a um elevado número destes erros. Por curiosidade, o assistente que ligou o scanner, Chris Capossela, continua na Microsoft e ocupa hoje o cargo de Chief Marketing Officer (CMO).


Leia ainda:

Aprenda a criar um falso Ecrã Azul BSOD no Windows

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Com o Windows 98, eram bluescreens, crashes, ter de reiniciar o computador 4 ou 5 vezes ao dia. Com o Windows millennium, apesar de ter usado pouca vez, lembro-me de ser ainda pior. Com o Windows XP foi uma transformação autêntica, crashes eram raros, eram meses sem ter de reiniciar, só com as actualizações. Este foi o sucesso do XP em comparação com os 9x.

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      O windows XP só ficou estável em que versão? Falam muito bem do Windows XP pq esteve muitos anos e foi sendo amadurecido. Por exemplo o Windows 7 é um amadurecimento da revolução interna que foi o Vista e que é o patinho feio. Mas foi este os alicerces do sistema operativo moderno da Microsoft.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Concordo plenamente. O Windows Vista introduziu diversas tecnologias e mudou várias arquiteturas de diversos subsistemas no Windows. Em todas as áreas possíveis do sistema operacional, eles alteraram. Foi bem diferente do Windows 200 para Windows XP, por exemplo. O Windows 7 é um windows vista refinado, com performance mais apurada. Todas as tecnologias mais avançadas presentes no Windows tem que ser dadas graças ao Windows Vista, vide WDDM.

  2. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Aqui se vê a evolução do Windows… Estas eram versões instáveis, no entanto o xp foi fantástico, depois o Windows 7 foi maravilhoso e agora o 10 está quase na perfeição.
    O Windows vista e o Windows 8 também eram bons, mas não foram tão bem aceites
    O Windows vista foi mau por falta de hardware…foi um enorme passo do XP para o vista e o mercado não estava preparado com hardware que fosse suficientemente bom, o Windows 8 foi apenas por causa do menu iniciar que era diferente do habitual.

    1. Avatar de Eric Mac Fadden
      Eric Mac Fadden

      Windows 10 é um exemplo de como um SO pode ter problemas…
      Há quase um ano não sei o que é usar um gerenciador de áudio (Realtek ou VIA) num PC. Fiz manutenção em apenas 17 desde então, e isso não funciona mais em hardware novo ou antigo, independente da imagem USB que tenha instalado (quando o fiz).

      O W7 ainda foi o mais estável de todos….

  3. Avatar de Arkan
    Arkan

    O windows 98SE nunca me deu telas azuis direto como o FRACASSO do Windows ME, depois foi o windows 2000, e aí foi se ficando cada vez mais escasso tela azul, a ultima que vi comigo, foi no windows vista sp1 com driver de gravador combo da lg.

  4. Avatar de Me and me
    Me and me

    O problema do Windows 95 e 98 foi que o hardware não estava preparado para a evolução que se criou.
    Não esquecer que isto foi o início dos SO PnP e havia muito a aprender sobre o assunto.
    O hardware era muito “sensível” a questões de compatibilidade entre componentes e os mesmos não tinham a qualidade dos dias de hoje.
    Tudo isto criava imensos problemas de estabilidade, difíceis de contornar e prever

  5. Avatar de int3
    int3

    BSOD ou kernel panic é algo natural quando acontece uma exceção dentro do kernel em que não consegue recuperar. Quando isto acontece por fim o CPU salta para uma região definida em que mostra o bsod e faz uns ultimos tests para se investigar mais tarde.

  6. Avatar de pedro
    pedro

    Acho que muita gente exagera nos BSOD, tipo 3 ou 4 vezes por dia, se isso acontecia era devido a problemas de hardware!!!! também me aconteceram BSODs mas não com a frequência que dizem para aí!!!! a diferença notou-se depois foi com o Windows 2000 e com o XP …. por isso é que fico pasmado com certos “putos” que dizem mal do Windows 8 e do 10 …. deviam era ver como era há uns anos atrás …. e não se esqueçam que, ao contrário da apple, a Microsoft tem um sistema operativo que funciona e assegura a compatibilidade com milhares de tipos e marcas de hardware !!!!

    1. Avatar de me and me
      me and me

      é isso mesmo.
      o hardware era francamente de ma qualidade e com muitos problemas de compatibilidade entre dos demais componentes… ao ponto de ratos e teclados de marca x nao funcionarem em motherboards da marca y… era complicadissimo.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E conflitos de IRQ? Hoje ninguém sabe o que é isso!!!!! Ou aqueles jogos catitas que teimavam em instalar o directx versão pré-histórica sem pedir licença e destruíam ou corrompiam o SO? Mas a Microsoft ficava sempre com as culpas de tudo!

      2. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Tenho uma máquina do tempo em vinha originalmente com o 98SE, e está a correr actualmente o XP. Está logged in desde 16 de Março, numa altura em que faltou a luz.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Sou utilizador de SO da Microsoft desde o Windows 3.0!!!!! Referem a passagem para o windows XP como o momento mais significativo, eu não concordo. O maior impulso na Microsoft deu-se com a passagem do Windows 3.11 para o Windows 95. Essa sim foi a pedrada no charco, porque todos os windows subsequentes eram todos muito parecidos com o windows 95….. mesmo agora com o windows 10!!!!! Agora vejam no youtube como é que era o windows 3.11 e comparem!
    Em termos de estabilidade e facilidade de utilização, aí sim, o XP tem o seu lugar na história, foi e ainda é um SO muito estável se não inventarmos. Mas a grande transformação no sistema deu-se com a introdução dos SO de 64 bits. Sempre utilizei SO windows de 64 bits, desde o Vista e nunca tive chatices com ecrãns azuis que tanto falam.
    Quanto ao windows 8, que eu considero muito bom (principalmente o 8.0 que era levinho), teve muitas reacções adversas por causa dos utilizadores obtusos que teimam no botão iniciar e nos menus e mais menus…… não é muito mais simples escrevermos no procurar no windows o que queremos em vez de andarmos a navegar!?!?!!? Fazem-me lembrar os contabilistas que só admiram um SO por permitir chegar aos campos que quer só a carregar em enters e tabs!!!!!!
    O Windows 10 é sem dúvida o melhor até agora, só tem para mim 2 enormes defeitos: Actualizações gigantescas que demoram horas a quem não tiver disponível uma boa ligação por fibra e depois as actualizações automáticas quando o sistema entende e nunca mais deixa o utilizador começar a trabalhar!!!!! O outro defeito é a teimosia de substituír os drivers de tudo, por drivers da Microsoft (no caso das impressoras, estas transformam-se em autênticos caracóis, até mudarmos os drivers para o fabricante do equipamento). Mas também reconheço que a enorme força do windows é precisamente os drivers que lhe permitem instalar em “qualquer” maquineta à face da terra, ao contrário do MAC.

  8. Avatar de Zinco
    Zinco

    Lembro-me perfeitamente desse dia, no fim da apresentação o Bill chamou-me e entregou-me a resolução do problema pôs à minha disposição as melhores secretarias do grupo e cerca de meio milhar de estoinas dos computadores.