Afinal o Visual Studio também insere telemetria em aplicações C++

35 Comentários

As questões de privacidade abalaram o universo do Windows 10 quando este foi lançado. Muitos utilizadores ficaram preocupados com a informação que era passada para a Microsoft e qual a finalidade da mesma.

Depois de esclarecidas estas questões, a Microsoft volta a ser assombrada por uma situação similar, desta vez no Visual Studio 2015!

ms_visual_studio_1

O utilizador sammiesdog do Reddit, reparou que o Visual Studio 2015 estava a incluir funções estranhas no seu código e que estas não estavam documentadas em nenhuma das fontes de informação da Microsoft.

Em concreto, o compilador de C++ do Visual Studio 2015 estava a incluir as funções telemetry_main_invoke_trigger e telemetry_main_return_trigger e a invocá-las com alguma frequência. Com um pouco de análise e avaliação detectou que estas eram funções estava associadas à telemetria e que recolhiam informação sobre a sua aplicação, enviando-a para a Microsoft.

sammiesdog iniciou depois uma discussão sobre este tema no Reddit, alertando os outros utilizadores para este problema e levou inclusive a que Steve Carroll, o gestor da equipa de desenvolvimento do Visual C++, tivesse de vir a público defender a Microsoft e explicar a razão da presença destas funções.

Segundo Steve Carroll estas funções de telemetria não deveriam estar no Visual C++ e vão ser removidas em breve, no Update 3. Para já, e caso queiram, é possível remover estas funções. Basta que seja adicionado notelemetry.obj à linha de comando do compilador.

ms_visual_studio_2

Esta é mais uma situação anormal da Microsoft relativa às questões de privacidade e de recolha de informações sem a autorização dos utilizadores.

Se esta foi resolvida de forma directa, as que afectaram o Windows 10 deixaram marcas nos utilizadores e abalaram a confiança destes na empresa e no que esta faz com os seus dados.

Reddit

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Ruimwindows … what else??? Microsoft SUCKS!!!!

    1. Avatar de flavio
      flavio

      Mais engraçado é que a Apple é igual, e a Google bem pior, mas só a Microsoft é que não presta. Alguém anda a fazer um marketing interessante

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        A Apple é igual? Telemetria em aplicações de terceiros só surgiu há muito pouco tempo e é inteiramente opcional quer para o programador quer para o utilizador final (tal como a telemetria do sistema)

      2. Avatar de Nathan
        Nathan

        Olha o fanboy a tentar meter a Apple no mesmo saco…

        1. Avatar de rui
          rui

          Olha o fanboy a tentar tirar a Apple do mesmo saco. Já vais muito tarde, amigo. A Apple faz exatamente o mesmo nos seus sistemas.

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            nunca se ouviu nos sistemas da Apple sobre a introdução de telemetria em aplicações contra a vontade dos programadores e seu uso contra vontade do utilizador

          2. Avatar de João
            João

            Que ideia… Close source e mais nada LOL

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ João, closed source é suposto significar alguma coisa para quem está a fazer a programação e a usar ferramentas que podem analisar o código que sai dos compiladores?
            Será suposto ser um impedimento para analisar a telemetria do sistema? Não foi impedimento para se descobrir no Windows que ocorria envio contra as definições dadas pelo utilizador.

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Em que fonte te baseias para dizer que a Apple tem uma backdoor nos seus produtos?

        1. Avatar de Flavio
          Flavio

          Quem falou em backdoor? Uma coisa é estarem te no pç, outro é ele enviar certos dados para a empresa por detrás dela. Não percebem o que é telemetria e depois andam atacarem se uns aos outros. Digam me lá como a Apple sabe a percentagem de utilizadores que já atualizaram para a última versão do seu iOS?

  2. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Por estas e por outras é que uso uma distro Linux (no meu caso especifico Xubuntu) e o GCC

    1. Avatar de João Machado
      João Machado

      Aposto que usas um editor de texto, como vim ou emacs.
      Se ganhasses a vida a desenvolver software percebias porque é que o visual studio é o melhor IDE que para aí anda. Simplesmente não consegues desenvolver, fazer debug e análise de performance de uma forma tão produtiva com outras ferramentas.

      1. Avatar de xoxota
        xoxota

        Só se desenvolves no mundo microsoft. Caso contrário, tens eclipse, netbeans etc. Para python ha várias alternativas tb.

      2. Avatar de Joe Fagundes
        Joe Fagundes

        O Visual Studio é bom, mas não é indispensável.
        Apenas saber programar é indispensável.

        Além disso, existem outros IDEs bastante bons: QtCreator (para C++), Monodevelop (para C#, F#, etc), IntelliJ (para Java), etc.

        1. Avatar de João Machado
          João Machado

          Não é indispensável, mas esse argumento serve para todos.
          Em último caso podia-se desenvolver com o Edit do DOS… Mas aí a produtividade caía a pique.
          Já usei Eclipse, Netbeans, Sublime e afins mas continuo a achar o Visual Studio o mais poderoso e completo dos que utilizei.

      3. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Uso o eclipse e estou muito bem obrigado

    2. Avatar de Helder
      Helder

      E então acreditas que pode haver uma empresa cheia de funcionários a trabalhar de graça? Já foste ver os modelos de negocio da canonical? Como é que a canonical ganha dinheiro para pagar aos seus funcionários?

  3. Avatar de MárioM
    MárioM

    Win10
    Já enchi as medidas, ontem foi good morning Win 7, bye bye Win10

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O windows 7 também teve um update para passar a ter telemetria não foi ?

      Abc

    2. Avatar de OH....
      OH….

      hello rock age, bye bye XX1 century

    3. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Nesse caso, tudo de bom para ti e para a tua família também.

  4. Avatar de André Rocio
    André Rocio

    “this was just an oversight on our part”. Quanto profissionalismo!

  5. Avatar de P
    P

    Isto anda forte por aqui. Notícias do mês passado? Não havia nada mais recente para dizer mal, foram desenterrar esta notícia?
    Não defendo a prática, e acho que todos devem ser alertados para estas notícias, mas podia ser com um grau de alarmismo um bocadinho mais pequeno, digo eu

    Continuação de um bom trabalho pplware! (sem ironia)

    1. Avatar de Vítor M.

      O nível de informação agora é outro que não era há um mês e por isso faz sentido apresentar agora, pois há mais detalhes. Por isso decidimos mostrar agora para que as pessoas, que desconheciam ou estavam mal informadas, possam ter mais pormenores. Nunca é tarde para dar a conhecer algo actual 😉

      1. Avatar de P
        P

        Claro que não, mas toda a informação que apresentam, tem um mês, mesmo assim, não há nada de novo na notícia, 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Bom, ao que parece foi útil para mais que uma pessoa, logo, basta uma pessoa tirar proveito, para mim é sucesso.

          Se já sabias, óptimo, ainda bem. Se puderes, usa o nosso facebook e ajuda-nos nestes casos.

          Abraço.

      2. Avatar de RUI
        RUI

        Para mim tb foi útil :).

    2. Avatar de Pedro Manuel
      Pedro Manuel

      Eu não sabia. Para mim foi uma informação boa de ler.

  6. Avatar de Alexx
    Alexx

    Nada temam amigos, afinal quem se importa quando se usa gmail, android e afins??
    Só que aqui nestes casos ninguem se importa e é tudo abafado

  7. Avatar de Limbus
    Limbus

    “trigger an ETW event which, when it’s turned on, will emit timestamps and module loads events.”
    Que informação dramática!

  8. Avatar de Jorge Sequeira
    Jorge Sequeira

    Nerds,ja nem dormem hoje. Saiam à rua para apanhar sol ahhahahaha

  9. Avatar de Serato
    Serato

    Já vi que a malta acredita no Pai Natal….
    TODOS, mas absolutamente TODOS os sistemas operativos enviam de uma forma ou outra dados para terceiros…

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      a questão não é os sistemas operativos poderem enviar dados mas as ferramentas de programação introduzirem nas aplicações telemetria sem que os programadores saibam

      1. Avatar de /Yolo/
        /Yolo/

        Exatamente, o pessoal já sabe que o windows 10 é o que é, mas Visual Studio é outra coisa! Não só prejudica o programador como o utilizador final.

  10. Avatar de tugatech
    tugatech

    Apesar de já todos sabermos que muitos sistemas operativos e aplicações fazem uso de telemetria, penso que seria corretamente ético as empresas informarem melhor os utilizadores e permitir a possibilidade de desativação, sem afetar o desempenho. Compreendo que as empresas pretendam melhorar a experiência dos utilizadores, conhecendo melhor os seus perfis e necessidades, mas em contrapartida acabam por se tornar demasiado intrusivas e consomem largura de banda aos utilizadores, sem lhe pedirem permissão. No meu caso, estou a usar o Windows 10 e, infelizmente, para limitar a transferência de dados de telemetria, tenho de configurar a firewall (do router) de forma a inibir o acesso a diversos IPs da Microsoft.