A Microsoft dá mais um passo de gigante para acabar com as passwords

4 Comentários

A Microsoft está a trabalhar de forma acelerada para acabar com as passwords. A empresa apostou neste movimento e tem mostrado que esse é o futuro. Agora dá mais um passo e já não exigirá que os novos utilizadores criem uma palavra-passe. A solução passa por usar chaves de acesso.

Microsoft passwords autenticação palavra-passe

É algo que todos sabem e que parece ser o futuro. As passwords vão desaparecer e esta forma de autenticação tem os dias contados. Esta prática de proteger dados e contas está na mira de todos os gigantes tecnológicos por uma razão simples. Já não é considerada segura, mesmo com uma palavra-passe forte.

A Microsoft é uma das empresas mais avançadas neste tema, uma vez que a empresa por detrás do Windows há muito que permite a criação de uma sessão do Windows sem qualquer palavra-passe. A empresa de Redmond está agora a dar um novo passo nesse sentido.

Ao criar uma nova conta Microsoft, por defeito, os utilizadores já não serão solicitados para criar uma palavra-passe. Em vez disso, ser-lhes-á sugerido que utilizem métodos mais seguros, como chaves de acesso ou notificações push. Parece que ainda será possível criar uma palavra-passe se assim o desejar, mas a Microsoft não o pressionará mais para o fazer.

Microsoft passwords autenticação palavra-passe

Pode não parecer muito, mas importa lembrar que o Windows ainda tem a maior quota de mercado de sistemas operativos para PC (mais de 75%). E quando a quantidade de um setor tão presente no quotidiano de milhares de milhões de utilizadores já não os impelir a criar uma palavra-passe na hora de criar uma conta, isso terá necessariamente um impacto significativo.

Quanto aos utilizadores existentes, estes não devem ficar preocupados. É claro que poderão manter as suas palavras-passe. Mas a empresa também especifica no seu comunicado oficial: “Os utilizadores existentes podem aceder às definições da sua conta para eliminar a sua palavra-passe”.

A empresa parece estar a reformular completamente o funcionamento dos seus sistemas de autenticação. Recentemente, tornou-se mais difícil instalar o Windows sem utilizar uma conta Microsoft. Aliás, a Microsoft está tão desesperada por acabar com as palavras-passe que renomeou o Dia Mundial da Palavra-passe para Dia Mundial da Chave-Passe.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TellTheTrutb
    TellTheTrutb

    Isto é bom é mau.

    Assim conseguem controlar todos os dispositivos e por onde andam os utilizadores. E não me venham com aquela de que a password também controla.

    Porque ter chaves de acesso e ter uma app de autenticação em dispositivos mesmo fora do PC, é exigir controlo involuntário do utilizador. Sabem que telemóvel usa e por onde anda. O objetivo não é a segurança em tudo. É mesmo recolher mais e mais informação.

    Basta irem ler os termos de serviço. Eu continuarei com as passwords e se não der mudarei para outro provedor de email. Infelizmente.

    A privacidade está a acabar. O ProtectEU está a chegar (convém mesmo ler essa do ProtectEU) peçam ao ChatGPT para resumir…

  2. Avatar de Aziado
    Aziado

    O desespero da Microsoft, como o de qualquer outra empresa monopolista, é controlar tudo e todos. A informação e o controlo dos utilizadores, é o objetivo deles.
    Apliquem o bloqueio temporário de contas e obrigem os utilizadores a utilizar passwords complexas e com mais de 15 caracteres.

    1. Avatar de Mais um
      Mais um

      64 diria eu

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      100% dessa segurança, que refere, não funciona… 100%, dos users, vão usar password managers, com palavras de 8000000 caracteres. Segundo a informação, estão 99,99999999999% seguros mas, na realidade, estão ZERO ZERO 0% seguros. É que, os hackers, basta abrir o manager e 100%, de acessos. E pagar 500 euros, anuais, por esses serviços, é 99,99999% normal acabarem hackeados.
      Nos tempos correntes, vale mais uma password de 8 letras, que saibam, pois na 3 vez, que falhem, o acesso é bloqueado e precisam de usar, outra forma (normalmente aquele email, que não tem login automático, que sabem a password desde 2006 e mal usam).