A Cortana vai chegar em breve a novos idiomas, pelo Windows 10

16 Comentários

A Cortana é actualmente um dos elementos onde a Microsoft tem aplicado muita da sua tecnologia e dos seus desenvolvimentos. Deixou de ser o simples assistente pessoal do Windows Phone e assume-te hoje como uma ferramenta multiplataforma e em breve multi sistema.

Ainda está limitada a alguns idiomas e alguns países, mas a Microsoft anunciou agora que muito em breve a vai alargar a novo mercados.

cortana_1

Esta novidade veio mostrar que a Microsoft quer fazer da Cortana um elemento centrar dos seus sistemas operativos, e não só, e que esta assistente será adaptada a todos os mercados e idiomas onde terá presença e expressão.

Depois de conseguir conquistar os Estados Unidos, o Reino Unido, a China, a França, a Itália, a Alemanha e a Espanha, a Microsoft prepara-se para chegar a novos países, onde preparou, tal como nas situações anteriores versões, versões específicas para esses países.

No futuro próximo, que será nos próximos meses, vamos ver a Cortana surgir no Japão, Austrália, Canadá e Índia. Até ao final do ano o circuito será alargado com a chegada da Cortana ao México e também ao Brasil.

cortana_2

Muitos podem alegar que a Microsoft está a ser lenta no alargamento da Cortana a novos países, mas a verdade é que a empresa faz muito mais do que adicionar novos idiomas a cada novo local onde a assistente pessoal está disponível.

A Microsoft em cada um desses locais avalia o feedback dos utilizadores e adapta a Cortana a estas realidades, tendo em atenção aos pormenores que cada país tem e que pode fazer a diferença junto dos utilizadores.

Só depois é que a Cortana pode ser lançada, completamente ajustada e de acordo com o que se espera desta assistente pessoal.

Estes novos idiomas vão chegar aos utilizadores através do programa Insiders e ao Windows 10 dentro dos próximos meses. Depois de verificada a sua estabilidade e o seu correcto funcionamento será lançado de forma global, para todos os utilizadores.

Mais uma vez Portugal fica de fora do leque de países onde a Microsoft tem a Cortana. A chegada ao Brasil abre algumas portas, mas ainda não as suficientes para termos a Cortana a falar o nosso idioma.

Provavelmente será num próximo alargamento, mas para já ficamos sem a assistente pessoal a funcionar no nosso idioma.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Uma ferramenta deste género é bastante completa, não basta simplesmente traduzir texto/voz é preciso, como foi referido, fazer varias adaptações para cada idioma/país.

    Por isso é uma questão de esperarmos, acredito que irá vir a versão PT-PT.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Em Português de Portugal, aponto no mínimo que teremos de esperar 3 anos.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    PT-PT é qu era… Restanos aguarda

    1. Avatar de maria
      maria

      resta-nos
      >>>> melhor mesmo começar a aprender a língua portuguesa !

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se for como o sistema de voz do Windows Phone…….não passará do PT-BR. Acho que o ideal vai mesmo deixar o sistema em inglês e resolvesse esses “inconvenientes”. Parece que a Microsoft não tem portugueses para a tradução, eu ofereço-me 😀

  4. Avatar de David
    David

    Pt pt é uma coisa que as empresas internacionais nao teem em consideracao. Nem a apple. Nem a google. Nem a microsoft. No maximo dos maximos pt br e é porque estao ao lado dos usa lol

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Tem a ver com o tamanho da base de utilizadores..

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Não é porque estão ao lado dos EUA, e sim porque são um mercado infinitamente maior que o nosso.
      Que empresa no seu bom juízo vai entrar num mercado de 10M de pessoas antes de entrar num com 200M?

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Falas te bem, mas não é infinitamente maior ;). As vezes nem é pelo número de habitantes, mas sim pelo poder de compra que esses habitantes têm.

        1. Avatar de Dudu
          Dudu

          Mas o mercado onde tem mais pessoas é sempre o vencedor, não importa o poder de compra.

          Pode ser que 80% dos 10M podem adquirir os produtos da Microsoft e se apenas 10% dos 200M puderem consumir produtos da Microsoft, ainda serão maiores que o mercado de 10M em sua totalidade.

  5. Avatar de Rui Carriço

    O costume… A Microsoft esquece-se de Portugal

  6. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    Ó Carriço vai la ver a bola pá.Não leste os comentários anteriores?É uma questão de mercado,de quantidade de utilizadores, de poder de compra etc… Meu, wake up, lá por termos a “melhor” sardinha do mundo, “melhor” vinho do mundo”melhor” jogador da bola não quer dizer que a Microsoft vá despender milhares de milhões no nosso mercado a desenvolver uma Cortana em primeiro lugar.O que somos é os melhores gabarolas de todos isso sim.

    Há-de chegar mas até lá aproveitamos noutros idiomas.Serve para os praticarmos.

    P.s Desculpa lá o desabafo mas hoje estou, como diria a Cortana, “pissed off”

  7. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    A versão PT – PT devia ser primeiro a sair, do que Brasil!…..
    A Microsoft devia ter em consideração disso

    1. Avatar de Ciro Espítama
      Ciro Espítama

      Claro, porque sim, não é?

  8. Avatar de Caos
    Caos

    Tudo isto dos mercados é muito bonito, para quem lucra, com o é natural.

    Mas afinal para que raio serviu o acordo ortográfico? não deveria ser para “normalizar” a NOSSA lingua? (por muita pena minha… até nisto cedemos e perdemos a identidade).