zsync – Tenha o seu Ubuntu sempre actualizado

37 Comentários

Ter um sistema operativo actualizado é meio caminha andado para que o sistema funcione correctamente e sem bugs. Para quem é utilizador do Ubuntu sabe, certamente, que é raro o dia que não apareça uma versão modificada (designadas de Daily Builds), que incluiu as ultimas novidades e alterações do sistema.

Essas imagens  podem ser descarregadas normalmente (cerca de 800 MB) e instaladas numa máquina mas ha mecanismos que permitem que o utilizador  apenas actualize o seu sistema com os pacotes em falta. Vamos conhecer a ferramenta zsync .

zsync_02

O zsync é essencialmente uma ferramenta de transferência de ficheiros. Com esta ferramenta, o utilizador passa a dispor de um mecanismo capaz de obter os ficheiros a partir de um servidor remote que os compara com as versões instaladas no seu sistema local e que procede à respectiva actualização.

Além de poupar tempo no processo de actualização, o zsync “colabora” também com os utilizadores que possuem planos de dados de Internet limitados.

Como instalar o zsync?

O zsync pode ser facilmente instalado via Ubuntu Software Center, ou então abrindo o terminal e colocando o seguinte comando:

sudo apt-get -y install zsync
Como podemos usar o zsync?

A utilização do zsync é bastante simples. Considerando que estamos já com o Ubuntu 13.04 (Raring Ringtail) basta aceder ao site onde são colocadas as Daily Builds (ver aqui) e obter o respectivo link da imagem.zsync

zsync

Depois (considerando este exemplo e tendo em conta também que estamos com um sistema de 64 bits. Nota: ter em atenção a imagem.zsync a escolher) basta abrir a linha de comandos e inserir o seguinte comando:

zsync http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/raring-desktop-amd64+mac.iso.zsync

zsync_01

Esta é sem duvida uma ferramenta extremamente util, que permite facilmente ter o sistema UP date! Para os utilizadores de outras distribuições é possível efectuarem o download do código fonte aqui e compilar para o vosso sistema. Experimentem!

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de absint0o
    absint0o

    esta é uma optima ferramenta mas só para daily builds, no meu caso tenho o 12.10 não convém nada instalar este programa…já agr aproveito para dizer que era windows user desde sempre e convenceram-me a testar o ubuntu e tenho-o à 1 mês e só tenho bem a dizer. Alguns problemas a instalar os drivers da ATI, mas depois disso ficou espectacular. Tenho dois problemas:
    -usando o office no playonlinux quando tento abrir um ficheiro word directamente do navegador dá-me um erro:”não tem espaço ou memória suficiente para correr este programa” o que não é verdade porque corro o diablo 3 sem problemas;
    – quando abro o word isoladamente as fontes estão…estranhas…já agr, existe alguma comunidade portuguesa de ubuntu?

    1. Avatar de Tiago Carrondo
      Tiago Carrondo

      Que versão do office tentaste instalar com o playonlinux?
      Com o 2007 é sem espinhas.

      A comunidade Ubuntu pt está presente em: (visita-nos)
      http://www.ubuntu-pt.org

      1. Avatar de absint0o
        absint0o

        Instalei o 2010. Ele arranca e é super rápido, mas não consigo abrir ficheiros directamente do gerenciador de ficheiros, tenho de abrir independentemente o word por exemplo e depois clicar em abrir e abrir o ficheiro dentro do word. relativamente às fontes, por exemplo a fonte calibri está diferente no ubuntu face à calibri windows!!! de resto adoro isto!!! quero um ubuntu phone os!!!!

        1. Avatar de rudregues
          rudregues

          Companheiro, acho que o que pode estar acontecendo é o seguinte:
          -O gerenciador de arquivos (Nautilus) talvez não associe corretamente os arquivos de word pelo fato do word ser “emulado”.
          -Sendo assim, quando você abre diretamente funciona.

          De qualquer jeito, dá uma procurada no site do wine pra ver a classificação que eles dão para o funcionamento do MSOfficeo2010 (tem platinum, gold, silver e garbage). Em último caso, você pode deixar dual boot com windows ou até mesmo ter o windows numa máquina virtual.

          Também pode testar o Libreoffice que é muito bom se quiser.

          Boa sorte companheiro.

          1. Avatar de absint0o
            absint0o

            acho que está em platinium, mas já consegui uma vez meter os ficheiros a abrir directamente. Gostava mesmo de deixar o windows e ficar só com ubuntu, o office é a minha ferramenta de trabalho e não tenho tempo para aprender a mexer numa ferramenta nova! ainda assim obrigado pela ajuda!

        2. Avatar de I.Pereira
          I.Pereira

          Por favor! Que coisa é essa de “gerenciador”??

          Gestor. Queres tu dizer. Não é?

          1. Avatar de absint0o
            absint0o

            sim, gestor, mas acho que se meteres o ubuntu em Português aparece gerenciador, não sei se é pt-br mas ainda assim o importante é as pessoas entenderem o contexto

    2. Avatar de circle-A
      circle-A

      Bem vindo ao maravilhoso mundo gnu/linux!
      Depois de instalares o MSOffice convém ainda fazeres uns pequenos ajustes no wine:
      http://wine-review.blogspot.fr/2012/02/how-to-install-microsoft-office-2010-on.html

      1. Avatar de absint0o
        absint0o

        obrigado circle-A!
        já visitei todos os sitios e mais alguns e nada, os tipos de letras aparecem-me mas ligeiramente diferentes (calibri parece que está sempre a negrito). além de que instalei o office pelo playonlinux, logo não sei se deveria instalar os pacotes pelo wine ou pelo playonlinux. mesmo assim, quando tiver tempo, vou desinstalar o office e seguir os procedimentos do blog que me deste! obrigadissimo pela ajuda!

        1. Avatar de circle-A
          circle-A

          Ora essa, é sempre bom poder ajudar nem que seja um bocadinho.
          Pelo playonlinux nunca testei instalar o MSoffice por isso não sei como será o procedimento desse blog adaptado ao playonlinux.
          Sim, o tipo de letra colibri fica esquesito, no entanto é so no pc, quando o documento é imprimido não há nenhuma diferença.

    3. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Bom dia existe a comunidade Linux do Pplware .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  2. Avatar de Tiago Carrondo
    Tiago Carrondo

    Atenção que o zsync não actualiza o sistema mas ficheiros ISO

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      a ideia que eu tenho é que não é apenas para isos, mas sim para ficheiros…é generico…

      cmps

      1. Avatar de Tiago Carrondo
        Tiago Carrondo

        Sim, mas nunca para actualizar o sistema conforme está escrito.

    2. Avatar de Tiago Carrondo
      Tiago Carrondo

      Pedro Pinto: caso tenhas interesse em rever o conteúdo deste artigo e corrigir o seu conteúdo tens aqui tudo o que precisas:
      https://help.ubuntu.com/community/ZsyncCdImage

  3. Avatar de rosa

    a quem diga que Linux é difícil.

    1. Avatar de absint0o
      absint0o

      Rosa quando tiveres a tua bateria a durar o dobro do tempo, o pc a aquecer menos uns 10 ou 15ºC, o sistema estar muito mais estavel, teres acesso ás mesmas ferramentas mas de forma gratuita (versus windows e osx), vais constatar que mesmo que seja dificil arranjas sempre maneira de resolver o problema e o melhor de tudo é que depois de resolveres um problema ficas a gostar ainda mais de linux!!

      1. Avatar de joselito
        joselito

        Isso das temperaturas do processador é mesmo assim??menos 10 a 15ºC comparando por exemplo com o win8? e com que distros de linux consegues isso?

        1. Avatar de absint0o
          absint0o

          sim, a média de temperaturas com o ubuntu é 50ºC ou até 45ºC, pelo menos no meu pc. No win8 ando quase sempre nos 60ºC, 70ºC. e como disse o Afonso Tech os computadores com ubuntu ou qualquer outra Distro, ganham mais anos de vida!

          1. Avatar de joselito
            joselito

            Eu no win8, por exemplo, com o browser e leitor pdf, ando nos 50ºC…eu trocaria para xubuntu caso houvesse diminuição nas temperaturas..mas das vezes que experimentei não houve grande mudança..

      2. Avatar de Afonso Tech
        Afonso Tech

        E os computadores tem muito mais anos de vida útil, e não tem de se ficar a gastar dinheiro em software de otimização porque não é necessário.

        1. Avatar de rand
          rand

          Gastar dinehiro em softwares de optimização?
          Nota-se que nunca ouvis-te falr do CCleaner, revo unninstaller e do Smart Defrag

          1. Avatar de Carlos Carvalho
            Carlos Carvalho

            Bom dia ,

            Rand essas ferramentas que falas não fazem nada que o próprio Winows devidamente configurado não faça de raiz , talvez com o Revo Uninstaller possas limpar algumas chaves de registo , mas a minha cada vez menor experiência em Windows(trabalho) o que me diz é que essas ferramentas não fazem rigorosamente nada , o problema é mesmo ter Windows ponto .

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

          2. Avatar de Glink
            Glink

            o defeito é que o Windows não deveria necessitar dessas ferramentas em primeiro lugar falo principalmente do revo, deixar montes de esterco nos PC depois de desinstalar um programa não é bonito… pelo menos isso, manutenção volta e meia é necessária em qualquer OS…

  4. Avatar de ubunt
    ubunt

    Nem sempre as atualizações são amigas…
    Tenho andado aqui à “guerra” com um erro provocado por atualizações.
    Passo a explicar: tenho instalado o linux elementary em 1 netbook e tb num notbook já com uns bons km… Um dia destes, dp de actualizar o netbook, ao reiniciar, nepia… Ecrã preto. com 4 ou 5 linha em inglês. Não sei o que quer dizer. Formatei de novo e instalei o elementary. Tudo a bombar na boa. Pensei em correr o apt-get e instalar todas as atualizações. Ora, adivinhem lá o que aconteceu… Ecrã preto de novo. Nova formatação e nada de actualizar o OS.
    Hoje pensei em atualizar o outro, o notebook. corri o apt-get e copiei os nomes dos pacotes que iam ser atualizados, dp mandei instalar todos. Encerrei o pc e tive de sair.
    Quando voltei liguei o pc de novo e o famoso ecrã preto a chatear de novo. pfff que grande galo.
    Como tinha guardado os nomes das famosas atualizações, relatei a situação na comunidade linux do pplware, podia ser que alguém da comunidade me pudesse ajudar. Enquanto esperava por alguma ajuda… Lembrei-me de entrar em liveUSB e abri o centro de software e procurei pelo nome de uma atualização que tinha feito anteriormente, ela apareceu na lista. dos 58 pacotes que tinha atualizado, optei por remover 5 delas: (x11-common xorg xserver-xorg
    xserver-xorg-input-all xserver-xorg-video-all).
    Reiniciei o pc e, ooobbbaaaaaa o ambiente gráfico de novo.
    Desta forma, resolvi este nó… Partilho aqui esta informação pq pode ajudar algum usuário…
    Cumprimentos

    1. Avatar de Glink
      Glink

      tenta entrar em modo de reparação no grub, e depois aparece-te outro menu, e fazes continuar normalmente(primeira opção) e ok, ele depois vai arrancar normalmente… eu no meu elementary sempre tive isso, no boot ele não passa de um ponto, e a única maneira de lhe dar a volta é assim, é por ser beta, não sei se já denunciaram o bug, da ultima vez que fui ao launchpad pareceu-me que sim, nas não tenho a certeza lol

  5. Avatar de HomeGamer
    HomeGamer

    Eu so tenho um problema para o ubuntu, apesar de ser a minha distro de eleição e só não tiro de vez a minha partição do windows por causa dos jogos mas steam esta quase
    O problema é mesmo o tempo de atualizações de 6 em 6 meses é muito pouco tempo sempre que tento fazer distro upgrade acabo sempre com erros estranhos por isso uso LTS mas gostava de usar sempre o mais recente este programa ira me permitir fazer isso? fiquei com essa ideia mas depois dos comentários ja fiquei confuso alguem me pode esclarecer?
    Obrigado

    1. Avatar de rudregues
      rudregues

      Acho que é mais ou menos assim:
      -Você baixa a .iso do 12.04 grava e instala no pc.
      -Quando a .iso.sync do 12.10 estiver disponível no site, faz o seguinte:
      -> renomeia a .iso do 12.04 para o mesmo nome da .is.zsync do 12.10
      -> entra no diretório que contém a imagem e digita o comando
      “zsync http://cdimage.ubuntu.com/releases/12.10/quantal-desktop-amd64.iso.zsync” sem as aspas
      -> o zsync vai pegar a iso e comparar as diferenças e baixar apenas o que tá diferente

      Então, você terá uma iso do 12.10 e basta instalar do mesmo jeito que instalou a 12.04

      [ ]’s

    2. Avatar de rudregues
      rudregues

      Uma coisa, ainda não chegou o arquivo .iso.zsync do 12.10 por algum motivo. Vamos torcer pra que xegue logo e então basta procurar aqui http://cdimage.ubuntu.com/releases/12.10/release/

      1. Avatar de absint0o
        absint0o

        Eu creio que este sistema só serve para as daily builds do 13.04, para não estarem sempre a descarregar novas builds, ele faz tudo automatico e compara as diferenças e instala as actualizações

    3. Avatar de Glink
      Glink

      fica-te pela LTS, é para isso que as LTS existem, experimentas as novas numa maquina virtual ou num sistema à parte, mas manténs o teu principal como LTS, é assim que eu faço, antes também instalava sempre o novo, agora 12.04 até sair o elementary que tb é 12.04 😉

      se depois de testar o ultimo achar que vale mesmo a pena, instalo, deixando a partição /home intacta, também é a melhor opção quando andamos a experimentar um monte de distribuições 😛

  6. Avatar de absint0o
    absint0o

    já agora, faço uma sugestão: publiquem um artigo sobre o nuvola player, é fantástico!então quando associado à conta do google music fica perfeito! é por isso que adoro linux, os pequenos pormenores que distinguem ecrãs azuis de…bom…de caracteres estranhos num ecrã preto! XD

  7. Avatar de p.

    Há alguém que tenha tentado isto em VPS? Tenho o Ubuntu 12.10 64bits em OpenVZ. É possível usar o Zsync nestas circunstâncias?

  8. Avatar de FernandoB
    FernandoB

    Nesta fase de experimentação e adopção “efectiva” do Kubuntu, só me resta agradecer toda a experiência aqui partilhada.Vou experimentar o wine porque também estou a ter alguns problemas de conversão com ficheiros da microsoft office, essencialmente com o excel, mesmo usando o libreoffice.
    Vou dando notícias no fórum Linux Pplware.
    Muito obrigado!

    1. Avatar de ubunt
      ubunt

      Boa, Fernado. O Carlos Carvalho tem sido incansável na divulgação… Nomeadamente no kubuntu. Além desta equipe do Pplware ser fantástica tb. Força nisso.

      Cumprimentos

  9. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Terei sido o único a reparar 1º na foto da menina?

  10. Avatar de Nilton
    Nilton

    Olá pessoal,
    instalei o Ubuntu 12.10 e agora tenho um pequeno e irritante problema que não consigo resolver: quando abro mais de um programa, espontaneamente, aparece uma barra mostrando todos os programas que estão abertos e o próprio sistema permuta entre os programas, sem a minha intervenção. Isto praticamente não me deixa trabalhar. Se estou editando um texto a tal barra aparece e o meu texto some. Daí tenho que voltar para a barra de tarefas e chamar o editor outra vez. O curioso é que eu instalei a mesma versão do ubuntu em duas máquinas distintas, um netbook Asus Eeepc 1201 T e um Aspire core i 3. Somente no Aspire este problema ocorre. Alguém pode me ajudar?