ZorinOS 12.3: A distro Linux que tem cara de Windows

30 Comentários

É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Alguns utilizadores acham que são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existem também muito mais opções de escolha.

Em 2016 apresentamos aqui, o ZorinOS 12, Hoje vamos conhecer as novidades do ZorinOS 12.3.


Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7. Esta distribuição é baseada no popular Ubuntu, daí existir muita informação disponível na Internet.

Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho, onde o utilizador pode, através do “Zorin Appearance”, alternar entre diversos estilos.

Principais novidades do ZorinOS 12.3

  • Wine 3.0
  • Melhor gestão de diretórios e ficheiros
  • Melhor suporte ao nível do sistema de impressão
  • Melhorias ao nível da segurança
  • Novos drivers
  • Suporte ao nível de atualizações e patches de segurança até 2021

O ZorinOS 12 é uma distro bastante elegante, com muito trabalho ao nível do Artwork. Para quem pretende abandonar o Windows e procura uma distribuição Linux com algumas semelhanças então a nossa sugestão vai para esta distribuição. Experimente… não se vai arrepender.

Para quem procura outras distribuições Linux pode sempre espreitar a nossa categoria dedicada – aqui.

Zorin OS

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Allez
    Allez

    Mas com coração e alma GNU/Linux!
    Boa distro para quem quer começar a aventurar-se e libertar-se de outros sistemas proprietários 😉

  2. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Mas se querem o OS que faz o que o windows, faz, corre o que o windows corre e seja igual ao windows, porque não instalar o Windows?

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Privacidade
      Alternativas de ambientes gráficos diferentes
      Modus operandi do Linux ~ poder usar o terminal para baixar programas
      Maior poder de customização
      É grátis, não precisa pagar nem precisa de licença.
      Você é livre pra modificar totalmente o sistema e tem acesso ao código fonte do mesmo.
      Não é necessário usar antivírus, um firewall e navegador bem equipado já basta.

    2. Avatar de informado
      informado

      O Linux Zorin não tem nenhum software do Windows .. não corre nenhum software do Windows. O Wine é que pode correr software do Windows . Windows tem o pior código que já vi. Não há nenhum anti-vírus, anti-trojan, anti-worm, anti-rootkit, firewall que consiga deter o malware de atacar um computador com Windows…

      1. Avatar de André Fontes
        André Fontes

        “Windows tem o pior código que já vi.”
        Já tiveste acesso ao source do Windows?! Sortudo!

        1. Avatar de Pedro Borges
          Pedro Borges

          React OS mandou abraços….

      2. Avatar de Dandan
        Dandan

        Dizes isto pois não sabes usá-lo, sem contar que há a versão 3.0 já pré-instalada no Zorin diferente de outras distros. Use o site WineHQ e procure a aba AppDB e procure por jogos, programs lá.
        Outra coisa, existe uma versão bem superior ao Wine, porém poucos falam sobre por um simples fato: É paga.
        Chama-se Crossover. O Deepin é uma das únicas distros que a embarcam consigo, porém ele não tem 100% das funções disponíveis através da versão paga. Até GTAV eu consegui rodar via Crossover.

    3. Avatar de Franco lafayette
      Franco lafayette

      O Windows é um time que entra em campo sem bola e sem gramado. A disputa é desigual. Quem vẽ e utiliza o Linux sabe a diferença.

  3. Avatar de Dandan
    Dandan

    É uma excelente distro, muito podem chiar e falar que só uma mera cópia do Ubuntu… Mas se deve salientar que é uma cópia muito bem feita e estilosa… e claro, vem com o suficiente para o usuário comum. Eles não empurram um monte de programas inúteis como certas distros baseadas em KDE fazem como propaganda de seus programas em Qt.
    Outra coisa, quem tem um PC/laptop com “bad specs” e gostou do Zorin, eu sugiro que baixe a versão Lite que vem embarcada com Xfce ao invés do Gnome. É uma boa alternativa, o tema que a distro traz consegue embarcar muitos programas, como LibreOffice, navegador, file manager… Em outras distros, as vezes você instala um tema e o mesmo não fica embarcado na maioria dos programas.
    A versão nova, 12.3 também vem com o Wine 3.0 e suporte ao Direct3D 10 e 11 pra quem deseja rodar aplicações Windows no Linux.

    1. Avatar de Franco lafayette
      Franco lafayette

      Exato. A versão Lite, pouco falada é ótima.

  4. Avatar de Flor
    Flor

    Essa distro não é pouca bost* não
    Vejam: https://zoringroup.com/blog/2017/11/01/one-million-downloads-for-zorin-os-12/
    Isso foi em 2017… Imaginem agora =)

  5. Avatar de Esperançado
    Esperançado

    Não tem haver com o assunto, mas alguém pode dar informações sobre o site on9.com que a pplware faz propaganda. Obrigado.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      “Não tem haver com o assunto” –> “Não tem A VER com o assunto”

      1. Avatar de Paulo Simões
        Paulo Simões

        “Não tem QUE ver com o assunto”

        1. Avatar de Esperançado
          Esperançado

          E respostas úteis, têm???????????????????

        2. Avatar de MJSantos
          MJSantos

          Só se estiveres no Brasil é que se escreve assim, mas como o site é português, deves escrever “Não tem a ver com o assunto”

  6. Avatar de informado
    informado

    Linux Zorin é feito para quem vem de outros sistemas Windows ou Mac para o Linux. É para principiantes e não só. Para quem quer mesmo ter uma coisa muito semelhante ao Windows eu recomendo o Linux ChaletOs >>> https://sites.google.com/site/chaletoslinux/home . Se possível o PPLWARE poderia fazer uma análise ao Linux ChaletOS

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Muito interessante, obrigado pela informação sobre a distro.

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Se não quero o Windows porque hei-de querer um Linux com aspecto do Windows?
    Sinceramente, não percebo….

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Talvez porque usar Linux não signifique que você tenha que odiar a aparência do Windows. Se o Windows faz sucesso hoje, sua aparência também um fato importante. Eu por exemplo, não tenho ódio do Windows/Microsoft, apenas não gosto dos termos e condições e regras impostas por eles, mas nem por isso, se eu quiser, posso transformar toda minha distro com a cara e aspecto do Windows. Isso é bom pra usuários novos, que estão ainda em modo de transição. É bom saber que atualmente existe essa possibilidade. Sem contar que boa parte das interfaces gráficas utilizam o jeito do Windows, menu iniciar + barra inferior. Não tem problema nenhum nisso.

  8. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    As versões Lite com LXDE ainda eram lite,agora as que passaram a ser com XFCE, Jasus!

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Xfce dá mais possibilidade de customização que o LXDE. Acredito que a troca tenha sido melhor.

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Concordo com André. Com o Zorin OS Lite 9 (que tinha LXDE, base Lubuntu 14.04), usei/uso em P4 + 512Mb e aquilo “voa”!
        Testei a versão 12 (XFCE, base Ubuntu 16.04), mesmo com 2Gb de RAM arrasta-se…
        Com LXDE, voltei a usar o Lubuntu.

        1. Avatar de Dandan
          Dandan

          Não percebi isso quando a testei, talvez por ter 16 GB de RAM. Agora quem tem míseros 2 GB nem deveira está usando distros assim.

          Só pra teres uma noção, o Zorin com Xfce upa entre 250 a 350 GB de RAM. Acho bem pouco para os padrões atuais, perceba também que a distro não é crua como o Linux Mint Xfce e Xubuntu (feio pra doer), eles tem um design próprio e já conseguiram fazer milagres na interface. O tema deles cobre muitos aplicativos diferente de diversas distros por aí que você instala algum programa a parte e o tema não funciona nele. Tente por exemplo, fazer seja qual tema for, deixa o programa Clementine (tocador de áudio) com aparência aceitável.

    2. Avatar de informado
      informado

      Para um LXDE tem o Linux WattOS . Isos em 32 bits ou 64 bits.

  9. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Zorin 12 Lite é muito bom, assim como LinuxMint-MATE , é uma boa opção para iniciantes no Linux

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Concordo, mas acho que o Ubuntu MATE é melhor por ter algumas funções como o Software Boutique. Mas concordo que o Mint é também um ótima opção.

      Este grupo é o melhores pra novatos: Ubuntu, Mint, Zorin, Elementary e Deepin. Há também as derivadas do Linux que tem um nicho específico como Linux Lite e Peppermint.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    É caso para dizer – melhor que o original! –

  11. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    Uma boa entrada para quem pensa em experimentar um Linux.
    Outra boa escolha com a mesma base (Ubuntu) e com “cara” do Windows pré-configurado é “ChaletOS”