ZorinOS 11 – Um Linux mascarado de Windows

30 Comentários

É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Alguns utilizadores acham que são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existem também muito mais opções de escolha.

Zorin OS, por exemplo, é daquelas distribuições Linux que se destaca mais do que outras pelo facto de ter algumas inovações e por ter um aspecto muito parecido com o Windows.

ZorinOS 11 – Um Linux mascarado de Windows

Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7. O Zorin OS traz como ambiente gráfico de trabalho o Zorin Desktop.

ZorinOS 11 – Um Linux mascarado de Windows

Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre  Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Changer” permite alternar entre um Design ao estilo de  Windows 7, Windows XP e GNOME 2. O

ZorinOS 11 – Um Linux mascarado de Windows

O ZorinOS 11 é baseado no Ubuntu 15.10, vem com o Linux Kernel 4.2 e já com o novo sistema init padrão, o systemd (que permite um arranque mais rápido, groups para serviços, a possibilidade de isolar parte dos serviços, etc).

ZorinOS 11 – Um Linux mascarado de Windows

Esta versão traz o Zorin Web Browser Manager que permite de uma forma muito simples escolher quais os browsers a instalar. Com o instalador pode ter o Firefox, Google Chrome, Midori e o web.

ZorinOS 11 – Um Linux mascarado de Windows

O ZorinOS 11 é uma distro bastante elegante, com muito trabalho ao nível do artwork. Para quem pretende abandonar o Windows e procura uma distribuição Linux com algumas semelhanças então a nossa sugestão vai para esta distribuição. Experimente… não se vão arrepender.

Para quem procura outras distribuições Linux pode sempre espreitar a nossa categoria dedicada – aqui.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Pedro™
    Rui Pedro™

    É a minha distro desde a versao 9.
    Mas uso o ambiente gnome.

  2. Avatar de RM
    RM

    Interessante e a considerar. Obrigado por esta boa sugestão.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    tem opção para português?

  4. Avatar de Rui Magalhaes
    Rui Magalhaes

    Alguem consegue disponibilizar o wallpaper ?

  5. Avatar de Mário jorge
    Mário jorge

    Graças a este site, estou a gostar cada vez mais do Linux.
    Mas é pena que o linux não seja para quem não entende nada de linhas de código. Se não fosse isso, e tivesse um install simples para todos os programas como acontece neste para o browser, mudaria já para ele, no caso para este. Mas o não entender nada de linhas de código, impede-me de mudar!

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      Estás a ser irónico ….certo

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Não, não deve estar, até porque eu sinto-me com o mesmo problema.
        A capacidade de poder ser user friendly aqui é o maior defeito. Para instalar um simples programa, usam-se técnicas que são mais parecidas com a mesma dificuldade de um malabarista.

    2. Avatar de Jorjao
      Jorjao

      Linhas de código? Há anos que não precisas mexer nim terminal para instalar programas em linux.
      Testa-o numa pen USB e depois diz alguma coisa
      … Andas de facto muito enganado …

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      Cada vez mais distros têm um Software Center. A instalação traduz-se num “Install”, meter a password, e ver uma barra de progresso a chegar aos 100%. Ubuntu, Linux Mint, até o Manjaro!
      E tem uma vantagem enorme em relação ao Windows: não se sacam programas manhosos da Internet, vem tudo de repositórios oficiais sem que tenhamos sequer de pensar no assunto – é o padrão!

    4. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não precisas de entender “linhas de código”.
      Tens o Software Centre ou no mínimo um gestor de pacotes na maioria das ditribuições onde apenas digitas o nome do programa e instalas.

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Deixa o Linux… eu já o usava (ou tentava) à muitos anos atrás e perde-se mais tempo à procura de detalhes do que a fazer coisas com o PC.

      (Configurar manualmente o alsamixer que perda de tempo).

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Paraste no tempo? Esse “há” (sim, acrescentei o “h” :.-)) deve ser certamente muito velho, só pode! Tenta uma distro recente e vais ver que as coisas mudaram…

      2. Avatar de Reinaldo
        Reinaldo

        quem não sabe, é como quem nunca viu

    6. Avatar de JS
      JS

      Concordo a 100% já experimentei o Mint, o Ubuntu, Kubuntu, etc. o último até me agradou muito mas…
      Deparo sempre com o mesmo problema, como sou um leigo, não consigo instalar programas ou alterar o comportamento de janelas e outros. Que são fáceis para a maioria dos comentadores deste site. Mas eu como sou curioso (autodidata) diáriamente ao ligar o PC a 1ª coisa que faço é vir ao SAPO e ver as novidades do PPLWARE para tentar experimentar algo novo, infelizmente acabo por ficar sempre e só no Windows, mas não considero tempo perdido pois como tenho de trabalhar com o Office no emprego e aqui felizmente continuamos a ter sempre novidade do Windows adquiro mais conhecimentos.
      Quero deixar claro que isto não é uma crítica, pois certamente será difícil à equipa do PPLWARE fazer mais, e por isso os meus parabéns a todos pelo trabalho realizado.

    7. Avatar de yaclicka
      yaclicka

      É como tudo na vida, primeiro gatinhas e só mais tarde passas a caminhar, com paciência…… pouco a pouco, brother 🙂

  6. Avatar de Zacarias
    Zacarias

    Uso (ainda) o 9 por ser LTS.

  7. Avatar de sakura
    sakura

    lol…. quando o windows 8 “falha” pq o ppl não sabe trabalhar com ele o que dizer do linux…..
    mas….hi,hi vou meter Android, quero ver qual vai ser a desculpa……

  8. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Para quando está um tutorial para compilar um kernel Linux à medida? Ou fazer uma distro de raíz (sem me referir ao Arch, claro)? Seria interessante e benéfico.

    Nunca utilizei o Zorin OS, muito porque na máquina em que uso Linux (já tem uns 9 anitos) talvez não responder eficiente – mas parece-me um projecto interessante para quem se aventurou pela primeira vez neste grande mundo open-source. O problema é que quase toda a gente que inicia vai logo para o Ubuntu (e derivados), Mint e Debian – nada contra, claro.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Aqui vão uns url’s sobre a sua duvida:

      How to Compile the Linux Kernel
      http://www.wikihow.com/Compile-the-Linux-Kernel

      KernelBuild
      http://kernelnewbies.org/KernelBuild

      Linux Kernel Compilation
      http://www.haifux.org/lectures/88-sil/kernel-compilation.html

      HowTo: Compile And Run a C/C++ Code In Linux (Tem uma animação de como se faz)
      http://www.cyberciti.biz/faq/howto-compile-and-run-c-cplusplus-code-in-linux/

  9. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    O Linux tem dois problemas.
    Não dá para instalar todos os programas, ou utilizar os programas que se utilizam no Windows. Por exemplo, já tentei utilizar duas alternativas ao office, aqui no meu Windows, a desinstalei-as. Só me sinto bem a utilizar o Office.
    Depois, o linux, não é para quem é leigo em linguagem de código.
    Se não fossem estes dois problemas sairia do Windows!

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      O primeiro problema não é muito diferente do que passam os utilizadores do OSx, iOS, Android, etc. Cada sistema tem as suas aplicações. Muitas são suficientemente transversais a ponto de existirem em todas ou quase todas as plataformas, mas uma boa parte apenas existe no seu mundo. Atrever-me-ia a dizer que a tendência actual é a transversalidade. Porque razão estará a Microsoft a portar o DotNet para linux? Para além disso, as alternativas ao Office estão cada vez melhores, e só não vingam porque todos nós crescemos com o Office e não toleramos sair da nossa zona de conforto.
      Já o segundo problema não será verdadeiramente verdade. No mundo Windows há muitas operações que se fazem mais eficiente e/ou eficazmente, para não dizer mesmo exclusivamente, através de shell scripts ou sequências interactivas de comandos no terminal (janela DOS, ou cmd). Em Linux é a mesma coisa, mas o poder da linha de comando é muito superior, mais flexível.
      Nas distribuições modernas ninguém é obrigado a usar o terminal, mas terá grandes vantagens se o fizer, e se o Office fosse portado para Linux poucos seriam os que se manteriam em Windows, a meu ver. E eu até os percebo!

    2. Avatar de Reinaldo
      Reinaldo

      O Linux tem uma grande vantagem Paulo, é que nã precisa dos programas para windows para nada!
      É por isso que se chama Linux!
      O problema do Linux sãoalgunss usuarios !

    3. Avatar de Reinaldo
      Reinaldo

      O Linux tem uma grande vantagem Mario, é que nã precisa dos programas do windows para nada!
      É por isso que se chama Linux!
      O problema do Linux são alguns usuarios ! Todo o resto não tem qualquer problema!

    4. Avatar de Andréa Lopes
      Andréa Lopes

      Um excelente Office é o LibreOffice e é em português, muito melhor do que o MS Office, troquei e não me arrependo não, é muito melhor… Aqui embaixo te envio o link do mais novo LibreOffice, é ótimo e estou tendo mais facilidade do que no MSOffice, no meu trabalho preciso de facilidade porque trabalho com quantidade e complicação não dá, faço etiquetas para meus produtos artesanais em quantidade… Indico muito… O link:
      https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/

  10. Avatar de Wilton
    Wilton

    … Se tens problemas em usar os programas do Windows no Linux, é simples: é só instalar o CrossOver e pronto!

  11. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    É como tudo na vida, primeiro gatinhas e só mais tarde passas a caminhar, com paciência…… pouco a pouco, brother 🙂 em resposta ao Mário jorge.

  12. Avatar de fsilva
    fsilva

    Não vamos misturar o OS com as aplicações que queremos correr. Hoje em dia temos de pensar separadamente.
    Querem um office compativel? WPS office ( mas não tudo).
    Crossover é pago(?) – podem instalar uma boa alternativa (wine tricks + playonlinux) e podem instalar a vossa licença office e até jogar League Of Legends!