Zorin OS 15.3: A distribuição Linux capaz de substituir o Windows 10?

53 Comentários

O Windows 10 é o sistema operativo mais popular do mundo. A Microsoft tem, provavelmente, o sistema operativo mais completo e estável do mundo. No entanto, como é natural, existem boas alternativas. Os responsáveis pelo Linux Zorin OS insistem e dizem que esta distribuição tem mais que características para ser uma alternativa tanto ao Windows 10 como ao macOS.

Vamos conhecer as novidades do Zorin OS 15.3.

Zorin OS 15.3: A distribuição Linux capaz de substituir o Windows 10?


Procura uma fantástica distribuição Linux? Instale o Zorin OS e certamente que vai ficar fã! Esta distribuição não é propriamente desconhecida dos nossos leitores e as razões para experimentar são mais que muitas.

O Zorin OS é daquelas distribuições Linux que se destaca mais do que outras pelo facto de ter algumas inovações e por ter um aspeto muito parecido com o Windows. Conheça as novidades da versão 15.3 do Zorin OS.

Zorin OS 15.3: A distribuição Linux capaz de substituir o Windows 10?

Principais novidades do Zorin OS 15.3

  • Software recente
  • Funciona melhor com o LibreOffice
  • Zorin Connect, para sincornizar com o seu Android
  • Mais compatibilidade ao nível do hardware
  • Mais segurança

Vejam o Zorin OS em acção…

O Zorin OS foi lançada em junho de 2019 e já foi descarregada 1,7 milhões de vezes. Segundo os responsáveis, 65% dos downloads chegam de utilizadores com Windows ou macOS. De referir que esta versão do Zorin OS 15 tem atualizações durante cinco anos.

Zorin OS 15.3

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Daqui a pedaço vem os cães raivosos, a atacar este títulos. A mim não me faz comichão nenhuma, não ganho comissão da Microsoft, por isso não tenho que a defender. Excepto em casos em que talvez seja para esclarecer ou clarificar alguma coisa.

    Já usei Linux, principalmente Zorin OS e sem duvida tem um OS muito semelhante ao Windows, não é 100% igual como é obvio, mas as pessoas novatas que só sabem navegar, é excelente. Devido a ser muito parecido não existe complicação, mais uma vez repito. < Excelente para pessoas que apenas sabem abrir o browser e navegar.

    Alem de que preocupações com vírus e malware, é bem pouca ou nenhuma. Da pouco trabalho e claro não têm de estar sempre a supervisionar ou a limpar constantemente, como é o caso do Windows onde há extensões e adware cujo nem o WD detecta.

    Por mim esta aprovado, não usei estas versões. Usei a versão mais antiga a 12.4.

    Quem procura uma BOA ALTERNATIVA pode ficar descansado, esta é boa e a cada actualização fica melhor. Aconselho o Lite, a menos que queiram algo mais completo.

    Sem duvida, uma excelente distro com um toque à "Windows".

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu sou mesmo novato, se calhar até mesmo abaixo de novato e nesse sentido queria fazer um pergunta, consegue-se instalar num PC que tenha o Zorin OS, aplicações que foram criadas para Windows ou as mesmas têm que ser compiladas para Unix.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Procura por Wine no Linux…

  2. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Se é para ser idêntico ao Windows, é melhor usar o Windows. Não?

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Não ligues. É dor de cotovelo nada mais… 😀

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Não é para ser idêntico, é para ser Idêntico como ALTERNATIVA. Para quem procura algo mais seguro e mais leve. Entendes a diferença? A parte do idêntico é relativamente a interface apenas e só isso.

      Qual é mesmo o vosso problema com alternativas? Ainda não entendi…

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Ou é “idêntico” ou é uma “alternativa”. Neste caso específico é informado como sendo um “substituto”. Sim eu sei é tudo uma questão de semântica…

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          O mais engraçado é que dizes que é dor de cotovelo, de quê mesmo? E sim estou a escrever este comentário a partir do Windows antes que venhas com conversa da treta.

          Qual é a parte que não percebeste que é uma alternativa IDENTICA ao Windows? É um substituto a partir do momento em que consegues fazer determinadas tarefas semelhantes ou iguais ao do Windows.

          Não tem uma interface semelhante? Tem
          Não podes navegar? Podes
          Não tem browser? Tem
          Não tem programas alternativos open-source? Tem

          Logo, não podes dizer que não é um substituto, porque no final das contas é. Poderá não ser para alguns, mas pode muito bem substituir um ou outro.

          Depende da finalidade do user, agora a parte da cor de cotovelo.. Vocês tem um problema grave, mas vocês acham que alguem iria ter dor de cotovelo do Windows? Porquê? Por ter uma utilização e uma quota maior?

          Já se habituaram, logo não vejo sentido nessa argumentação. Sem lógica nenhuma.

          «Ou é “idêntico” ou é uma “alternativa”» WHAAATT?
          Não existe alternativas identicas? Por amor a santa…

          É mesmo ódio, não podem ver uma alternativa e/ou substituto do Windows e já reclamam. (mais uma vez depende da preposição do utilizador final e a utilidade que pretenderá ter).

          Já parece o famoso argumento, “mete nivea” como se isso fosse sequer um insulto, alias é um insulto mas é tão básico que as vezes nem vale a pena responder.

          Não esperes outra resposta minha neste assunto. Por mim, fica encerrado. Quando a argumentação é “dor de cotovelo” é ler e ignorar e assobiar para o lado.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Realmente não mereces o ar que respiras mesmo. Até te contradizes nos teus comentários. Numa coisa concordo contigo. Este assunto fica morto e enterrado. Aliás és a prova disso.

            Abraço…

        2. Avatar de Construtivo
          Construtivo

          i·dên·ti·co
          Muito parecido. = ANÁLOGO, SEMELHANTE -> dicionário de português (PT)

          Portanto qualquer coisa idêntica, muito parecida, análoga, semelhante, é vista como alternativa. Como vês algo idêntico pode ser conotado como alternativa, mas é tudo uma questão de semântica…

    3. Avatar de Marden S. Santana
      Marden S. Santana

      Se tens ou podes adquirir a preços estratosféricos uma licença do Windows, não vejo qualquer negatividade nisso.

      Notebooks novos geralmente vem com a licença, se é o seu caso permaneça aí.

    4. Avatar de RM
      RM

      O windows não é de borla!

    5. Avatar de Edson
      Edson

      Não é melhor usar o windows,a principal questão não é ser idêntico,não é a aparência.
      o principal são as características do Linux,exs:
      -não precisar de anti vírus(não significa que estejamos 100% livres desse mal, mas acho que esta perto!)
      -fazer updates do sistema operativo sem desligar o PC
      -programas essenciais para escrever,etc ,100% gratuitos
      pra quem quer ter Linux com visual Windows a melhor opção é o Linux FX:
      https://www.linuxfx.org/

    6. Avatar de TOYYOTA DE BICK
      TOYYOTA DE BICK

      na verdade não, hoje windows não tem segurança nenhuma, é muito melhor ter a confortabilidade do sistema em primeira vista imediata confortável, no caso do menu, as pastas serem mais ou menos iguais, do que ficar no windows e só sofrer com virus e ataques sem sessar de hacks e atualizações ferradas como está no windows 10. quando vc conhecer o mundo linux, vai por mim, não vai mais querer usar windows.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Provavelmente o sistema mais completo e estável? Sim se esquecermos umas centenas de outros

  4. Avatar de jorge
    jorge

    Se o linux é assim tam bom ja nao existia windows, tinha todo o mundo instalado o tao falado linux, é so publicidade com esse sistema, mas pelos vistos poucos lhe pegam e até é gratis.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Mas alguem aqui disse que Linux é melhor que Windows em tudo? Há coisas superiores que o Linux tem que Windows não tem, e existe coisas que o Windows tem, que o Linux não tem. Ponto.

      Mas já que disparas, em Web servers quem manda é Linux, nem queiras comparar a optimização e personalização em servidores linux, do que servidores Windows.

      Para já, a Segurança é maior. Depois é muito mais rápido, leve e permite implementar muitas regras de segurança e ter um sistema próprio para isso.

      Nginx abre muitas portas no desenvolvimento e otimização. Em termos de Firewall só a quantidade de regras e scripts open-source é do melhor que há.

      Depois para pentesting, o Linux é do melhor.

      1. Avatar de rafa
        rafa

        a segurança só é maior porque existem muito menos utilizadores de Linux do que Windows, também não vás por aí

        1. Avatar de Luís leal
          Luís leal

          Mentira….. Todos os hackers …. Agências de segurança Virtual empresas que prestam serviços de segurança e manutenção informática …. Só usam Linux com versões diferentes e nomes diferentes…. Bla Bla Bla mas uma coisa é certa se podes fazer algo que afeta 1ou 100 biliões de utilizadores para quê perder tempo com 100 e ainda por cima com sistemas de segurança diferentes

    2. Avatar de jack
      jack

      Sabe porquê meu caro, é porque a maioria dos Pcs já vem com rwindows e depois porque a malta é seguidista, se tens eu também tenho, não teem a personalidade de ir em busca de outros mundos.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Dor de corno é lixado…

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Esqueceram de dizer que o Zorin OS 15.3 Ultimate paga-se 39 euros.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Como também se “esqueceram” de referir que o Zorin tem 4 versões…

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        A Ultimate, a Lite, a Education e a Core. Mas mesmo assim continue a preferir o Linux Lite Emerald

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Esse não conheço. Experimentei vários há já alguns anos e para mim nada bate o Linux Mint xFce. São gostos eu sei… 😉

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            O Linux Lite é baseado em Ubuntu e tem o ambiente Xfce, sendo que é muito mais leve e não necessita de tantos recursos como o Ubuntu.

  6. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Não sei o que quer dizer “sincornizar” mas entre o Zorin e o Mint, prefiro o Mint na versão xFce 😉

  7. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Porque é que é “capaz de substituir”? É apenas “por ter um aspeto muito parecido com o Windows”?

  8. Avatar de Yuri
    Yuri

    Após 2 anos usando Linux (Ubuntu, Mint Cinnamon e o Deepin) posso afirmar com 100% de certeza que, caso você não seja usuário avançado, nenhum Linux substitui o Windows. É lamentável que o Linux ainda demande muitas ações por terminal, o que é um entrave absurdo na usabilidade de certos programas.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Para quem só navega e vai a redes sociais, ver videos no youtube não é entrave nenhum lol, é a mesma coisa, só abrir o browser. Mais nada.

      Complicam muito, toca a descomplicar mais. Nem tudo é complicado como parece. É um absurdo dizer que é um “entrave” só porque sim.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Só podes estar a gozar!! Eu ainda só usei o terminal para instalar a UFW e o Anbox sendo que usei porque quis. Podia ter usado o GPSyn.

    3. Avatar de jack
      jack

      Meu caro o terminal é só por ser mais rápido em alguns casos, mas difícil isso é exagero, sabe porquê? Até eu que sou um nabo que já passou os 80 aprendi, e não tendo nada contra não tenho Facebook, só Twiter, demais trabalhar com fotos e imagens, nivel privado.

    4. Avatar de TrueLies
      TrueLies

      Voce esta corretissimo, deixa o Linux para quem gosta e entende de sistema operativo. Quem simplesmente deseja utilizar um PC ou note no dia-a-dia, o Windows continua ser o padrao de mercado.

    5. Avatar de Jean-Pierre Thiran
      Jean-Pierre Thiran

      instalei o Zorin OS 15 com base num video do youtube e nunca tinha visto o linux antes na vida!…nada mais fácil!…qualquer um faz o que eu fiz!…fica aqui o link!…mais fácil é impossível1…
      https://www.youtube.com/watch?v=EN7mbRccT-8&t=364s

  9. Avatar de jack
    jack

    Algo me fez azia logo no pricipio, “o sistema operativo mais completo e estável do mundo” ainda não passou. Utilizei Rwindows desde o 3.11 até ao 8.1, até que descobri o sossego, graças ás leituras sobre linux aqui no pplware. Obrigado malta.

    1. Avatar de O servente
      O servente

      Nos teus 80 não aprendeste que é “windows” e não “rwindows”?

  10. Avatar de anonimo
    anonimo

    Por que será que nunca fizeram uma análise da distro linux FX. Realmente, parece-me que há muito a falar sobre a mesma. Não me atrevo a fazê-lo, eis que sou leigo, mas espero ver dissertações sobre a mesma, pois creio que é uma opção que será do agrado de quem quer adentrar o universo linux. Creio que trará grande contribuição para divulgação e popularização do linux, pois, falo por mim, creio que há milhões de pessoas cheias até o talo com o sistema ruindows. Haja paciência com esse sistema. Com a palavra o pessoal deste espaço.

  11. Avatar de informado
    informado

    Zorin OS é bom para os principiantes. Usei há muitos anos atrás quando começou. Hoje em dia para utilizadores avançados não é usável até pelo aspecto muito parecido com o Windows. É um Linux simples e pronto a usar.

  12. Avatar de Baseline
    Baseline

    O Zorin é realmente muito acessível para o utilizador comum (browser, email, social networks e office stuff).
    A integração com smartphones é principalmente polida, com recepção e envio de sms integrados no DE, etc.

  13. Avatar de Pedro Reinel
    Pedro Reinel

    Sou um utilizador Windows de sempre, mas gosto de experimentar algumas distros. Está é de longe a mais completa, tem versões para computadores fraquinhos e mais recentes. Tem um aspecto cuidado e com muitas funcionalidades, nomeadanente a ligação a contas online (herda do Ubuntu) e a ligação ao telemóvel. Um sistema operativo para aumentar a vida de qualquer computador

    1. Avatar de ElectroescadaS
  14. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Zorin OS 15.3: A distribuição Linux que você vai apagar e substituir pelo Windows 10?

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Substituir nunca mas tendo uma segunda máquina porque não usar?

  15. Avatar de Luís leal
    Luís leal

    Pessoal vocês são na maioria novos.. não todos e pelos comentários também bastante pouco informados… Seja por desconhecimento seja por não querer ver… Quase todas as distribuições de Linux podem substituir o Windows ….. Se o teu PC for bom o wine Pode emular o sistema operativo a começar pelos mais antigos aos mais recentes …. Correr jogos programa etc em sand box ou não … Dependendo da contribuição da malta correm melhor ou pior… Mas existem algumas destribuicoes que são mais user friendly como vocês dizem … Está é uma delas… Agora meninos não falem de segurança… Nem tirem medidas do tipo ” o meu é maior que o teu” que o Rui Pinto pode estar a ler …. E pronto o vosso e-mail vira público …. Sem ofensas ….

  16. Avatar de zé

    Tu usa linux e e nao sabe animal. Em nivel desktop windows é sim mais popular. Mas pra sistemas criticos e exigentes usa-se o q presta. Linux.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      E qual é a novidade? Toda a gente com 2 palmos de testa já sabe disso há muito tempo portanto não contas nada de novo…

  17. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Depois de tanta estalada neste tópico lá me decidi instalar este Zorin OS num PC de testes que tenho na oficina (obrigado por ter chovido todo o dia). Gostei desta versão (ou flavour como os entendidos gostam de dizer). Achei fácil de usar, é porreiro para as coisas habituais como ir à net, ouvir umas musicas e ver uns filmes (depois de instalar os programas que mais gosto em Linux claro), agora a prova de fogo vai ser instalar 2 a 3 jogos Windows neste sistema operativo como os Homeworlds e talvez alguns jogos da série Command and Conquer mais antiguitos… 😀

    1. Avatar de Radamel
      Radamel

      Como correu a prova de fogo? Resultados?

  18. Avatar de Jean-Pierre Thiran
    Jean-Pierre Thiran

    sem dúvida um excelente sistema operativo (SO), com a qualidade unix / linux e com boa apresentação…para mim, era com este SO que as escolas deviam ser equipadas!…

  19. Avatar de Jean-Pierre Thiran
    Jean-Pierre Thiran

    o linux Zorin além de ser uma alternativa grátis ao windows tem a vantagem de não ter virus e de exigir muito menos recursos, o que significa que pode ser instalado em máquinas com 10 ou 15 anos – versão para máquina antigas – Zorin OS 15.3 Lite … a consequência é que estas máquinas com o windows seriam muito lentas e com o linux passam a ser bem mais rápidas (com um disco SSD)…ou seja, com um investimento de 80 euros num disco SSD tem-se uma máquina actual e perfeitamente utilizável…
    link para o Zorin OS 15.3 Lite (versão para máquinas antigas/mais velhas/obsoletas) – https://zorinos.com/download/15/lite/

  20. Avatar de Jean-Pierre Thiran
    Jean-Pierre Thiran

    e como instalar o Zorin OS para novatos – video do youtube –
    https://www.youtube.com/watch?v=EN7mbRccT-8&t=364s