ZenWalk Linux – Um Slackware para substituir o Windows XP

20 Comentários

Como sabemos, actualmente existem diversas diversos sistemas operativos com os mais diferentes objectivos. Uns são mais populares em determinados países, outras mais direccionadas para a investigação, outros para o utilizador…enfim, há para todos os gostos.

Para quem necessite de uma distribuição Linux levezinha então tem de experimentar o ZenWalk Linux. Mais uma excelente alternativa para quem tem de substituir o Windows XP.

zen_00

Tal como a fantástica e minúscula distro Linux Slax, a distribuição ZenWalk é também baseada no Slackware  e vem com ambiente gráfico Xfce. Esta é uma distribuição moderna, user-friendly, muito rápida, completa e em constante evolução.

zen_02

Ao nível de software esta distribuição  traz tudo o que é preciso:

  • Geany para desenvolvimento
  • Libreoffice para produtividade
  • Geeqie para gráficos
  • Gmusic, Gestor de som, Iso Master, Maplyer, Xfburn para Multimédia
  • Várias ferramentas de rede
  • Várias ferramentas para gerir o sistema, como por exemplo
    • Gestor de discos
    • Gestor de backups
    • HTTP Proxy
    • Terminal Xfce
    • …entre outros

zen_01

A distribuição traz um painel para ajustes de definições bastante completo e muito bem organizado. A partir dessa interface podemos facilmente proceder a configurações das áreas de trabalho, ecrã, teclado, rato, etc.

zen_03

Além das características referidas dizer também que esta distribuição traz vários temas que permitem dar um look and feel ao gosto de cada um.

zen_04

Para correr esta distribuição, o utilizador apenas necessita de um PC Pentium III, 256 MB de Ram e 4 GB em disco. De facto, pelos testes realizados, comprovamos que o ZenWalk Linux é de facto uma distro muito rápida e estável..e com muitas semelhanças ao Windows. Uma vez que o processo de instalação não é muito amigável, nos próximos dias iremos disponibilizar um tutorial passo a passo.

Experimentem, vão ver que não se vão arrepender!

Download: ZenWalk 7.4 [677 MB]
Homepage: ZenWalk

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Substituir o Windows XP”

    Parece-me boa ideia.

    Claro que todo o software que funciona no Windows XP deixa de funcionar, e não me venham com a conversa do Wine, e isso para não falar dos drivers que já não existem para hardware tão antigo. E, obviamente, ignorando os drivers para hardware especializado, que só existem para o XP (ou pior ainda, para o Windows 98).

    E ignorando ainda o pormenor que muitas das pessoas que usam o XP não tem sequer a opção de o atualizar. Mesmo que quisessem, e não querem.

    E quando foi a última vez que alguém deitou fora um frigorífico que funciona para comprar outro novinho em folha que faz exatamente o mesmo? Com os computadores acontece a mesma coisa. Funciona? Não mexe!

    Mas tirando isso é uma ótima ideia.

    1. Avatar de navyseal
      navyseal

      As pessoas podem não se preocupar muito se o velho frigorifico gasta mais ou menos electricidade. Mas o PC com winXP sem suporte oficial é um risco ou uma bomba relógio, a qualquer momento pode ser alvo fácil e sofrer as consequecias .

    2. Avatar de leor
      leor

      Não atualizas o frigorifico deixas de ter o frio e luz nele. Ou pagas por um novo porque não há mais lampadas vindas do fornecedor para esse tipo de frigorifico ou arranjas uma alternativa, daí vir o Linux no sitio do XP em vez de comprar um computador novo.

      Se não atualizas para o 7 ou 8 acabbas por perder muita funcionalidade para XP, ficas atrás no tempo com material da idade da pedra. Aproveita e instala o LaciOS que é o mais recente sistema operativo português. Funcionalidade e estabilidade 100% garantida.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Sábias palavras com referência a um SO que segundo sei ainda anda em fase BETA. Claro que se me ensinarem a instalar num PC ainda posso testar…

  2. Avatar de António Oliveira
    António Oliveira

    Boa tarde.

    Julgo haver algum engano no link de download, já que a versão mais recente é a 7.4 e não a 7.0.

    Cumprimentos

    António Oliveira

    1. Avatar de urko
      urko

      Exatamente os links levam para versão 7.0 consegui baixar o 7.4 – 32bits no :
      http://zen-repo.meticul.eu/i486/zenwalk-7.4/ISO/zenwalk-7.4.iso

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Logo agora que instalei o PCLinuxOS no meu Fujitsu Siemens V5515 (chip gráfico SIS 3 Mirage e tinha a funcionar sem problemas o Win7 Profissional) vocês aparecem-me com outra distro de fácil utilização? Vocês são mauzinhos… 😈

    1. Avatar de naoliveira

      Deixa-te estar com essa distro que é muito boa… é a que uso desde 2009 em que só preciso fazer updates e nunca tive de reinstalar nada!

  4. Avatar de jorjão
    jorjão

    Pedro Pinto: em relação ao Manjaro, que tenho instalado no Netbook da Asus e que funciona muito bem, achas que este é mais rápido?
    Tenho também acompanhado um projeto lusobrasileiro o LaciOS, baseado em Debian Testing que tenho a correr em máquina virtual, que me parece ser bem levesinho e bem rápido.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fiquei com ideias que esta é bem mais rápido.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Boas Pedro, qual a distribuição que aconselha para um portátil Sony vaio VGN-NR11S? já tem 7 anos e algum remendos mas desde que comprei o w8 e atualizei para w8.1 ficou + lento e com alguns problemas de incompatibilidades, na sua opinião qual a distribuição e como instalar? obrigado.

      2. Avatar de Jorjão
        Jorjão

        Obrigado Pedro 😉

  5. Avatar de Redin

    Com o azar que tenho tido no sucesso de utilização de várias distros Linux e a acreditar nesta frase “Uma vez que o processo de instalação não é muito amigável…” não deve ser muito difícil vir a sofrer do mesmo problema.

    1. Avatar de António Rocha
      António Rocha

      Já não instalo ZenWalk há algum tempo, mas já conheço há vários anos, e já testei varias versões, sempre gostei da performance e aspecto.

      Acabei por troca-lo pelo Elementary OS ainda nas versões beta.

      Alguém sabe quais foram as melhorias implementadas nesta nova versão ?

    2. Avatar de Jorjão
      Jorjão

      Nada como esperares pelo artigo que vão colocar aqui no pplware.

  6. Avatar de urko
    urko

    Ele não é tão amigável para instalar e configurar para quem está acostumado com versões debian,mas cumpre realmente o que promete.Distro rápida e com muitos recursos.

  7. Avatar de João Antunes Guimaraes

    Interessante.
    Eu sou fanático pelo re-aproveitamente de Hardware “obsuleto”.
    O problema que quase sempre me deparo, é que os requisitos das pequenas distribuições de Linux, é que na prática, mesmo com Hardware superior ao que é descrito como necessário, o computador acaba sempre por ser demasiado lento.
    Outro problema com que deparo muitas vezes é com a dificuldade em algumas distros de conseguir colocar som e video a funcionar….
    Ainda não experimentei esta versão, mas vou experimentar estes dias.

  8. Avatar de lmx
    lmx

    Esta distro parece ser interessante… ha muito que ando para testar…

    By the way…alguém percebeu o que aconteceu ao Pear OS??

    https://plus.google.com/+brendengonzalez/posts/YB5WHv2zRoF

    Segundo aquilo que eu suspeitava, não pode ser feito um Fork do pear…apenas de toda a parte que não é propriedade do Pear…

    ou seja, so pode ser feito um fork, de todo o software que é apenas usado pelo Pear, mas que não defina nada no pear…software não alterado no pear…

    A coisa fica mais estranha..porque brenden gonzalez, fez um fork e chamou-lhe Clementine OS…e derepente eis que recebeu uma intimidação da uma gigante americana, que ele diz não ser a Apple…agora ficou estranho…será que ele não a pode afirmar porque assinou documentação nesse sentido??

    pplware, façam la um artigo sobre isto, que está a ficar de doidos…detesto, quando ha este suspanse todo 😀 , será a google??

    ho my god.

  9. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas,já agora, então sobre o kolibriOS com apenas 6Mb alguem sabe o que se pode fazer com esta distro?

  10. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Para quem gosta do Zenwalk tal como eu foi lancada recentemente uma nova versao, e recomendo. Esta muito boa a distro. Alguem falou que nao era tao facil de instalar ? Pelo contrario e a distro mais facil de instalar do mundo. Nada de complicado. E fica tudo a funcionar apos a instalacao sem ter de se mexer em configuracoes.