ZappWM – Ambiente gráfico rápido e alternativo para linux

14 Comentários

Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer. Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares.

Hoje damos a conhecer o ZappWM, um ambiente gráfico muito leve mas com um elevado grau de usabilidade.

ZappWM_00

No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar  do Xfce, Mint e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.

O ZappWM foi recentemente lançado e promete oferecer leveza e usabilidade em desktop pensados para o utilizado final. Este ambiente gráfico é baseado no  ROX e no Fluxbox, oferecendo o melhor dos dois “mundos”.

Este “ambiente gráfico de trabalho” tem como foco principal  as redes sociais e os vários serviços da cloud.

zappwm_02

Segundo informações de um elemento da equipa brasileira:

A ergonomia foi o foco, por isso escolhemos um tema de ícones altamente cotado, Faenza Icon theme e no desktop há ícones chamando as principais aplicações de um típico ambiente Linux, como o Libre Ofiice, file manager e browser.

No painel inferior, a hierarquia da informação não confunde o usuário: Há o menu Vórtice, com atalhos aos mais comuns aplicativos em uma distro Linux, o Social Life, com chamadas espertas para aplicações em nuvem, contas de email e redes sociais e o Menu “All Apps” que contém todos os aplicativos do sistema. No canto direito da tela, o controle de áudio, a ferramenta Run, o Network-manager para configurar sua rede e o botão Logoff, bem explícito.

zappwm_03

Principais características
  • Baseado no ROX e Fluxbox
  • Ultra Leve
  • Sistema totalmente Drag’n Drop
    • é possível arrastar atalhos entre pastas, para o desktop, painel, área de trabalho…Enfim para todo lugar.
  • Integração com as redes sociais
  • ROX-filer manager
    • oferece recursos interessasses, como por exemplo a renomeação em massa, mudança de permissões, exibição de ficheiros ocultos.
  • …e muito mais.
Como instalar o ZappWM

A instalação do ZappWM é muito simples. Para isso basta seguir os seguintes passos:

Passo 1) Obter a ultima versão do ZappWM

wget http://kent.dl.sourceforge.net/project/zappwm/zappwm_4.2_all.deb

Passo 2) Proceder à instalação propriamente dita

sudo dpkg -i zappwm_4.2_all.deb

Passo 3) Para resolver o problema das dependências, podem usar o seguinte comando:

sudo apt-get -f install

Em seguida basta que façam logout do sistema e abram uma nova sessão já com a sessão zappwm

zappwm_01

Este ambiente gráfico  alternativo para linux tem como principal característica a fluidez. Sem complicações, o ZappWM é o ambiente gráfico perfeito para quem precisa de desempenho e não gosta de muitos efeitos visuais. Curiosos? Experimentem e dêem-nos o vosso feeback.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Mais uma alternativa 🙂

    Já agora, pergunto se a recente grande utilização do PEAR OS da vossa parte é apenas por acaso ou a distro vale a pena?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vale mesmo a pena. Não tenho usado outra coisa.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        e como está se comportando a bateria, com o Zorin OS 12.04 estou conseguindo 3h20 a 25min. Será que vale a pena trocar?

      2. Avatar de jorjão
        jorjão

        Pena não conseguir instalar. Quando chega à parte de criar as partições, para instalar lado a lado com o windows, continua por ali sem haver mudanças 🙁

        1. Avatar de David S.
          David S.

          Podes criar uma partição com o GParted depois podes instalar qual quer distro.

          Abraços.

  2. Avatar de bebeto_maya

    O painel do Fluxbox apareceu embaixo ou no topo do ecrã?…O certo é que apareça no top e não sobreposto ao inferior…Outra coisa, a decoração da janela deveria ser estilo “aqua”…Parecido com o OSX, geralmente a decoração “pega” quando se faz o re-login. Eu tenho usado o Crunch Bang. Pra mim tem valido muito a pena, principalmente porque tenho acesso a tudo do Debian com as facilidades que desejo.

  3. Avatar de Cleiton
    Cleiton

    Como fazer para remover o zappwm?
    Ele estragou legau meu desktop.

    1. Avatar de bebeto_maya

      Cleiton, estragar é bem improvável, a não ser que você tenha baixado um arquivo corrompido…Mas você pode fazer isso num terminal como root:

      #apt-get remove zappwm

  4. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    lembra do makulu linux?
    instalei ele recentemente e não aparece divre de som, o som até sai, mas baixinhoo. E no desktop, paprece um x no controlador de volume. Será que se eu instalasse e Ambiente gráfico ou o cinnamo, resolveria????

  5. Avatar de bebeto_maya

    Após logar no Cunch Bang com ZappWM, meu consumo de memória ficou em 120MB e no Debian, 90MB…Ideal para Netbooks…Com algum refinamento visual pode ser portado para tablets de baixas especificações.

  6. Avatar de lmx
    lmx

    heheh,,,

    nem de propósito, ando mesmo a procura de uma boa alternativa para o meu netbook.. 😉

    Estou a costumizar uma versão do fluxbox, tentando utilizar maravilhoso mint-fm2 do mint 9 fluxbox…mas estou muito longe ainda…para já estou em cerca de 150 megas de ram…mas muito longe dos 90-110 dessa versão…mas o meu código esta em bash…:(…ainda 🙂

    vou dar uma voltinha neste projecto…thanks pela partilha 😉

    cmps

    1. Avatar de David S.
      David S.

      Bom eu tenho instalado no meu NetBook o CrunchBang ele me usa apenas 70 Megas de Ram muito leve e fácil de a gente deixar tudo ao nosso gosto XD

      Abraços.

      1. Avatar de bebeto_maya

        Crunch Bang é muito rápido…Ele já faz a detecção de hardware, suporte avançado a rede, montagem de dispositivos…tudo levinho num ambiente fluxbox. Vale a pena mesmo. Até porque, você pode instalar um KDE, LXDE, XFCE ou mesmo o ZappWM nele.