Já tem o Xubuntu 16.04 LTS? O seu PC vai voar!

50 Comentários

O Xubuntu é provavelmente uma das melhores distribuições GNU/Linux. Esta distribuição foi concebida para computadores com baixo poder computacional e daí oferecer uma excelente performance em qualquer máquina.

Recentemente foi lançado o Xubuntu 16.04 LTS. Vamos conhecer as novidades.

xubuntu


O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu, que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity.

A par do lançamento do Ubuntu 16.04 , foram também disponibilizadas outras distribuições variantes. Hoje vamos conhecer as novidades do Xubuntu 16.04 LTS.

xubuntu

O Xubuntu 16.04 LTS tem suporte durante três anos e é a distribuição ideal para quem procura um sistema estável, simples e que garante uma boa experiência de utilização.

Novidades do Xubuntu 16.04 LTS

Esta última versão vem com o ambiente gráfico Xfce 4.12, o Ubuntu Software Centre foi substituído pelo GNOME Software e há várias melhorias gráficas e correcções de bugs.

xubuntu

Como referido o Xubuntu é um sistema que não necessita de muitos recursos ao nível do hardware, tendo como requisitos mínimos um PC com um processador a 700MHz (no mínimo), 512 MB de RAM e 7 GB de espaço em disco.  O Xubuntu continua leve e poderoso mas igualmente completo como outras distribuições GNU/Linux.

Download Xubuntu 16.04

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LUMIA 630 DS
    LUMIA 630 DS

    Calculo eu que, entao, uma Raspberry corra isto – ou qualquer outro ARM com 700Mhz e 512RAM, ou estou a fazer confusão?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Que eu tenha conhecimento, não há compilação para a arquitectura ARM deste sistema (excepto o Ubuntu para o Raspberry)

  2. Avatar de outcast3
    outcast3

    Uma pessoa que queira usar jogos da steam vai sentir melhorias de performance em comparação ao windows 10?

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Na minha opinião sim , mas isso depende da placa gráfica que tenhas , se for uma AMD(ati) nada feito , mas se for uma nvidia em certos jogos a performance é muito melhor que no windows .
      O unity ( ou efeitos desktop ) retira performance aos jogos pois consome recursos gráficos .

      1. Avatar de outcast3
        outcast3

        pois no meu caso amd 265x, mais vale estar quieto entao

    2. Avatar de portaro
      portaro

      Depende da gráfica e do suporte dos drivers por parte dos maintainers oficiais (suportadores de fábrica ainda que em mau português).
      Tens de ver isso e só se a tua gráfica for suportada é que passas para uma versão steamOS ou outro com acesso a Steam .
      Em termos performance em jogos no que respeita a qualidade gráfica alguns jogos desenvolvidos para multiplataforma ainda não apresentam desempenho óptimo em GNU/Linux comparado com Windows podem variar as diferenças ser maiores ou menores e até acontece em alguns que pode ser até melhor ainda que essa não seja a regra linux vs windows. Com o devir do tempo estas diferenças tendem cada vez mais a esbater-se mas ainda podem contar para gamers mais exigentes gráficamente.
      Então tenta primeiro ver se a tua gráfica é suportada com drivers proprietários e se forem depois é ver o tipo de máquina que tens e em função dela escolher uma distro.
      No meu caso não tenho Steam e tenho muitos jogos instalados mais de 50 entre os livres e wined ou nativos. O pc em que costumo jogar é um Pentium com uma Nvidia fx5500 portanto jogar em GNU/Linux é possivel mesmo em máquinas antigas depende muito do tipo de usuário.

  3. Avatar de Silva
    Silva

    instalei em dualbot com o windows 10 e não arrancou.
    tem de ficar para a proxima

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Por aqui tá em dualboot com o windows 10, sem problema algum.

    2. Avatar de Matheus Barbosa
      Matheus Barbosa

      usa o boot repair disk para consertar o boot, quando tinha dado esse problema é só usar essa iso que arruma o boot

  4. Avatar de JoaoK
    JoaoK

    Então e o lubuntu, não é mais rápido?

  5. Avatar de joao manuel moutinho

    será que funciona num raspberry pi 2?
    curiosidade.

  6. Avatar de Ricardo Saraiva

    Já está a descarregar, curioso de ver que novidades traz.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Que coisa mais feia

    1. Avatar de Flávio Ferreira
      Flávio Ferreira

      Ia ainda a uns tempos falavam que o Windows 10 parecia chines este parece o que marroquino ahah

    2. Avatar de GB
      GB

      Por acaso no início também o achava um bocado feio mas com uns toques fica giro(na minha opinião).

      O meu desktop: https://i.imgur.com/o5TfgzV.jpg

      1. Avatar de billidkid
        billidkid

        Bem legal,mas a mariana não deve ter gostado muito 🙂

        1. Avatar de Nome
          Nome

          A Mariana mudou para Arch Linux.

      2. Avatar de Bianca
        Bianca

        Realmente, ficou bonito, como é o nome desse “dock”, é dock que se fala né? rs

    3. Avatar de rui
      rui

      Um sistema operativo não é para ser bonito mas sim funcional. É preferível uma coisa “feia” e que funcione do que algo aberrante, folclorico, cheio de florzinhas e cores e que não seja funcional.

      1. Avatar de Daniel Barros
        Daniel Barros

        Teu comentario foi muito insano. Concordo plenamente

    4. Avatar de ManoelEstevam
      ManoelEstevam

      Como se o Windows fosse a coisa mais bonita desse mundo.

  8. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Então “vamos conhecer as novidades”.. ?
    Não vi nada a não ser o gnomo software center..

    1. Avatar de billidkid
      billidkid

      se viu GNOMO, já viu o bastante 🙂 🙂

    2. Avatar de Carvalho
      Carvalho

      No news are good news….

  9. Avatar de João
    João

    Can confirm. Voou da janela e nunca mais voltou.
    Preciso de um PC novo. Sugestões?

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Tinha a versão anterior com o win 8.1 e fartei-me. Ontem formatei e instalei o ubuntu mas perdi o boot para escolher os SO. Agora liga sempre o ubuntu. Já vi que tenho as outras partições ok e deve ser só uma questão de restaurar o boot. Alguém sabe como?

    1. Avatar de confucio
      confucio

      instala o grub customizer no ubuntu!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        arranja um live dvd que tenha uma ferramenta para reparar/reinstalar o grub, ou então procura na net como reinstalar o grub!

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Obrigado pelas dicas.
        @Confucio
        Instalei o grub customizer e resolveu mas no boot de arranque criou 2 ligações ao win:
        Windows 8 (loader) (em /dev/sda1)
        Windows 8 (loader) (em /dev/sda2)

        As duas abrem o windows. É normal? Apago uma delas?

        1. Avatar de bemtevi
          bemtevi

          Sim é normal. A primeira opção é o espaço reservado do windows (System Reserved).
          Sempre dá o boot pela segunda opção 🙂

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            ok. Então isto significa que pode ser eliminado com o grub costumizer? Ou é melhor ficar com as 2 entradas?

    2. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      rescatux numa penusb.
      feioso mas os comandos por detrá funcionam sempre.

  11. Avatar de irlm
    irlm

    gnome 3.18, pelo menos deveria ter a versão 3.20 como o Manjaro

  12. Avatar de David
    David

    Vai voar é pela janela! A pior distro do linux. O Xubuntu só me deu problemas. Existem distribuições leves e mais seguras que esta…

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Dê um exemplo por favor, tô precisando de uma distro desse tipo (leve e segura) para um pc meio antigo.

      1. Avatar de David
        David

        Existem muitas basta fazer uma pesquisa pela comunidade… por exemplo : https://pplware.sitedev.pt/linux/q4os-um-distro-linux-que-se-confunde-com-o-windows-xp/

        Já testei e gostei dessa distribuição. Para computadores fracos admito que não pesquisei como devia temos de fazer sempre testes. Fiz com o xubuntu em dois pc’s e deram os dois problemas. Um inclusive estava no meio de uma atualização foi desligado e quando voltou a ligar deixou de funcionar o rato e o tapete e internet como as usbs.

        Pesquise pela comunidade viva linux. Vai encontrar melhores alternativas. O pplware também tem alternativas mas eles temam nesta distribuição por ser a mais famosa.

        1. Avatar de Carvalho
          Carvalho

          Se isso acontecer quando ligas de novo tens uma janela de terminal e tens de correr um comando dkg qq coia (ele diz). Pelo menos é o qu acontece quando se actualiza da 14.04 para a 15.10.

      2. Avatar de Carvalho
        Carvalho

        Xubuntu.

  13. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    Xubuntu é excelente,minha distro atual 🙂 .

  14. Avatar de Janus
    Janus

    Não desfazendo até porque pode ser melhor. Mas mais leve é o Lubuntu ou mais ainda é o Pupoy 😉

  15. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    E em pleno 2016 vem com um compositor lixo cheio de tearing, onde nem a própria opção disponível na configuração do compositor não resolve o problema.

    Nisso o usuário tem que instalar um compositor customizado, como o compton.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Deixei de usar o Xubuntu por causa disso, o compton consume recursos e funciona mal por vezes, devido a isso fugi para o eOS. Tenho outras dores de cabeça mas em hardware mais recente trabalha muito bem. Btw é bom ver alguém que realmente usou o Xubuntu.

  16. Avatar de portaro
    portaro

    O Xubuntu é óptimo para máquinas com tempo mediano de uso 5 anos .
    Para máquinas com mais , até 10 anos o Lubuntu assenta melhor uma vez que com o tempo o Xubuntu tende a tornar-se mais pesado e o Lubuntu não.
    Mesmo assim para máquinas a 10 anos Pentium etc algumas delas precisam de sistemas menos exigentes que Lubuntu ou que poupem um bocadinho mais , Openbox (gobangOS) ou outros como o Dwmx Debian. No que concerne ao Xubuntu do que li parece que vem com melhorias importantes é uma distro boa mas para pcs com algum corpo e não tanto para pcs de uso mais extendido no tempo onde o Lubuntu assenta melhor.

  17. Avatar de ricardo
    ricardo

    como fazer a instalaçao em pen usb?
    nao é fazer leve usb , mas sim instalr mesmo em pen usb?
    alguma ideia?

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Já tinha testado isto, não consegui até agora EN onerar uma forma de correr por pen sem ser instalação live CD. Seja como se fosse instalado em disco mas na pen

  18. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Instalei num NB100 e dá muitos erros no chromium e Firefox. o facebook fica parado … não voa :(. Vou voltar a por o NB100 na gaveta

  19. Avatar de Fifht
    Fifht

    #GB como fez para customizar o Xubuntu assim?

  20. Avatar de O. Morais
    O. Morais

    Estou a tentar instalar mas não sai do mesmo ponto… Ecrã azul claro co “xunbutu” e algo a rodar… Sei que é um PC antigo (Pentium 4 com 2GB RAM), mas ele funciona com W7, pelo que suponho deve funcionar melhor com o xunbutu… Alguém pode dar dicas? Obrigado