Xubuntu 12.10 – O Desktop Perfeito (Parte III)

55 Comentários

Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, instalar updates, adicionar repositórios, são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux. Nesse sentido, o Pplware irá disponibilizar alguns artigos que irão ajudar certamente os utilizadores a ter o Desktop…digamos perfeito. Desta vez, a nossa distribuição base vai ser o Xubuntu 12.10  uma vez que garante um excelente desempenho, mesmo tendo um computador com baixos recursos a nível de hardware.

Depois do Xubuntu 12.10 – O Desktop Perfeito (Parte I e II), hoje deixamos mais algumas dicas de software, e não só, sempre importantes para qualquer desktop.

xub_000

Instalar Chrome com suporte para MSN

O Chrome é actualmente um dos mais populares browsers.  Este browser tem vindo a ganhar o seu espaço na Internet muito graças à sua simplicidade de utlização e à forma “limpa” e simples com que realizamos as mesmas acções noutros browsers. Para instalar o Chrome no Xubuntu já que o browser por omissão é o Firefox basta executar os seguintes comandos:

chrome_01

[32 bits]

sudo apt-get install libcurl3 libnspr4-0d libxss1 &&
wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_i386.deb
sudo dpkg -i google-chrome*  && sudo rm google-chrome*

[64 bits]

 
sudo apt-get install libcurl3 libnspr4-0d libxss1 &&
wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb
sudo dpkg -i google-chrome* && sudo rm google-chrome*
Skype 4.1 com suporte para MSN

Tal como anunciamos aqui, o Skype nos últimos tempos tem estado debaixo da luz forte dos holofotes. Têm sido muitas novidades que chegaram a este novo software, sendo a mais importante a sua integração plena com o MSN e a capacidade de estas duas redes partilharem o mesmo cliente.

skype_00

Como instalar?

wget -c http://goo.gl/XaHpa -O skype-ubuntu-precise_4.1.0.20-1_i386.deb
sudo dpkg -i skype-ubuntu*.deb

Nota: Se o comando acima falhar (tanto para a versão 32 bits e 64 bits), devem executar o comando

sudo apt-get install –f
Brilho

Uma das coisas que reparei quando instalei o Xubuntu era a falta de brilho no monitor. Inicialmente pensei que seria uma problema com os drivers da gráfica mas depois descobri que havia uma plugin que permite aumentar o brilho do monitor facilmente.

Como instalar?

sudo apt-get install xfce4-power-manager-plugins

Após a instalação dar um clique com o botão do lado direiro do rato sobre o painel superior. Depois escolher a opção panel > add new items e procurar por  “Brightness Plugin”

 

brightness_00

O plugin aparecerá no campo superior direito, podendo assim o utilizador ajustar facilmente o brilho do seu monitor.

brightness_01

Shutter

O Shutter (anteriormente designado de Gscrot) é como um canivete suíço no que se refere à captura de ecrãs em ambientes Linux. Com o Shutter é possível criar screenshots a partir de uma área específica, de uma janela activa, de todo o ecrã, etc. Depois de obter a captura, é possível aplicar um conjunto de fantásticos efeitos que se encontram já definidos.

Shutter

Como instalar?

sudo add-apt-repository ppa:shutter/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install shutter
Dropbox com suporte para o Thunar

Uma das ferramentas hoje imprescindíveis em qualquer sistema é o Dropbox. Como este serviço passamos a dispor de um disco virtual (algures na cloud), onde podemos manter alguma informação. Quem pretender instalar o Dropbox com suporte para o Thunar (gestor de ficheiros do Xubuntu), basta executar o seguinte comando:

cd && plat=`uname -m`; if [ $plat != "x86_64" ]; then plat="x86"; deb="i386"; else deb="amd64"; fi; wget -O - "http://www.dropbox.com/download?plat=lnx.$plat" | tar xzf - && wget -O dropbox-thunar-plugin.deb http://packages.crunchbang.org/waldorf/pool/main/thunar-dropbox-plugin_0.2.0-1_$deb.deb && sudo dpkg -i dropbox-thunar-plugin.deb && rm dropbox-thunar-plugin.deb && ~/.dropbox-dist/dropboxd

dropbox

O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos. Experimentem! Para a semana ha mais dicas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Pires
    André Pires

    Eu removi sem querer a aplicação de controle de volume da toolbar… como adicionar?

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Clicas com o botão direito do rato no painel e Adicionar itens ou Add items, escolhes o que queres e adicionas.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Tal e qual como o Pedro referiu para o plugin de brilho

        1. Avatar de André Pires
          André Pires

          Já tentei isso, mas não encontro lá o controlador de volume.

        2. Avatar de André Pires
          André Pires

          Bem, acabei por fazer reset aos paineis e agora já voltou a aparecer. Agora é configurar novamente como queria as coisas. Obrigado 😉

  2. Avatar de J. Costa
    J. Costa

    Actualmente uso Ubuntu 12.04 como distribuição central, eu gosto da praticidade do Unity e do poder da Dash mas continuam a ocorrer-me bugs com os ícones na barra e estou muito inclinado a mudar para Xubuntu ou Mint…

    Relativamente ao Xubuntu, eu pessoalmente não gosto de ter a barra de tarefas em cima, não há forma de tê-la em baixo, como acontece com o MATE do Linux Mint?

    1. Avatar de André Pires
      André Pires

      Sim há. Muito simples. Vais perceber facilmente como alterar a localização

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas J.Costa,

      O problema que no fundo temos a doca. Queres remover a doca e colocar la o painel?

      1. Avatar de J. Costa
        J. Costa

        Sim era isso, mas agora já me apercebi que dá para colocar a doca à esquerda tal como no Unity, o XFCE tem boas opções de personalização e tal como disse o André, é bastante fácil.

        Tenho só uma outra dúvida, tenho visto pelo pplware quem diga que é melhor instalar o derivado Xubuntu de raiz do que simplesmente acrescentar o XFCE ao Ubuntu, mas já tenho Windows e Ubuntu em dual-boot, como posso agora instalar o Xubuntu sem perder o Windows e Ubuntu, ficando com as três opções no Grub Menu?

  3. Avatar de eu
    eu

    Antes de passar para arch era a minha distro de eleição.

  4. Avatar de Miguel Dias
    Miguel Dias

    Boas, comecei a usar essa distro mas chateou-me não conseguir adicionar itens no menu, sou só eu que tenho esse problema?

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Experimenta instalar o alacarte.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        E podes sempre criar os ficheiros .desktop à unha na pasta /usr/share/applications

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Por aqui nao tive problemas 🙂

  5. Avatar de user
    user

    Boa iniciata esta série de artigos. Bom trabalho bom Domingo 😉

  6. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Excelentes dicas Pedro , ainda vais converter muita gente ao Linux , quando as pessoas entenderem que no Linux existe tudo ou praticamente tudo o que existe para Windows e Mac vão perceber as grandes vantagens que podem usufruir com este fantástico Kernel , distros e ambientes gráficos diferenciados é o que não falta para uma escolha personalizada dos nossos gostos e também a forma de interagirmos com o nosso PC coisa que só o Kernel Linux pode proporcionar e isto dá uma liberdade de escolha inigualável e como disse mais nenhum SO permite .

    Um bem haja para ti que tens sido um grande dinamizador / divulgador deste excelente Kernel e tens com o teu trabalho desmistificado o já velho argumento que o Linux é só para NERDS .

    Saudações

    PS – Em breve vou mudar o meu Nick , penso que já não faz sentido o que tenho , informarei aqui oportunamente essa mudança o meu Avatar vai manter-se .

    Serva

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sempre as ordens. Por acaso estou a gostar bastante do Xubuntu

      1. Avatar de Indaleto
        Indaleto

        O comentário da Serva diz bem o que muitos pensam e escreve uma das frases do nosso português que mais gosto de dizer: “um bem haja”

    2. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Eu continuo a achar que é para nerds.
      Olha só a instalação do Dropbox com suporte para o thunar:

      cd && plat=`uname -m`; if [ $plat != “x86_64″ ]; then plat=”x86″; deb=”i386″; else deb=”amd64”; fi; wget -O – “http://www.dropbox.com/download?plat=lnx.$plat” | tar xzf – && wget -O dropbox-thunar-plugin.deb http://packages.crunchbang.org/waldorf/pool/main/thunar-dropbox-plugin_0.2.0-1_$deb.deb && sudo dpkg -i dropbox-thunar-plugin.deb && rm dropbox-thunar-plugin.deb && ~/.dropbox-dist/dropboxd

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Pedro A. ,

        Boa tarde existem muitas maneira de matar pulgas com ddt etc … e existem muitas maneira de instalares o Dropbox de uma forma muito simples é mesmo só Googlares se quiseres faço um tutorial para aprenderes , mas é tão simples quanto isto procura o PPA do Dropbox ou o pacote DEB que é um executável como no Windows e já está feito ,ou ainda melhor vais ao centro de programas da distro e digitas dropbox e instalas num click , tenho um tutorial longo muito longo sobre KDE que espero venha a ser publicado com um vídeo de 1H e 40M a explicar muitos dos passos que te falo aqui mas com outros programas mas os procedimentos são mais ou menos iguais para todos depende muito do pacote que queiras instalar , mas o dropbox é dos mais simples .

        Cumprimentos

        Serva

      2. Avatar de joaquim
        joaquim

        Desculpa, mas eu não sou da área das TI (sou enfermeiro), e uso o Open Suse já há um ano, ambiente KDE e faço tudo o que fazia no windows e com maior facilidade (gravação de video por ex.) e sempre que tive um problema a resolver (e foram muitos) um pouco de pesquisa na net resolve-se o assunto.
        O que acontece é que o MSW já está no campo há muito tempo e mudar de SO torna-se complicado para quem não pertence às TI, por falta de conhecimento e familiaridade com o SO.
        Já agora tb. uso a dropbox e foi muito mais fácil que aquilo que referes, basta ires ao site da Dropbox.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Esse comando instala dropbox e tb um plugin para o thunar. Mas sim, se forem ao site é directo

  7. Avatar de Nilton
    Nilton

    sinceramente o ubunto já foi melhor, ganhou fama ficou todo lixado

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Concordo, mas o que estamos aqui a falar é do xubuntu. Tem como base o ubuntu é verdade mas com algumas diferenças.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      O problema do Ubuntu foi mesmo o Unity na minha opinião.mas há soluções..
      https://pplware.sitedev.pt/linux/est-farto-do-unity-no-ubuntu-use-o-kde-ou-gnome-ou-xfce/

      De resto é tudo derivado do Ubuntu

  8. Avatar de Alucard
    Alucard

    Não uso Xubuntu especificamente, mas deixo aqui um rasgado elogio ao desktop Xfce. Tenho um pc de secretária de 2003 que ganhou uma nova vida ao instalar-lhe o Fedora Xfce. Apesar da distro ser diferente, o Xfce é um desktop environment que faz tudo o que faziamos no GNOME 2 (até Compiz e multiplos workspaces) e com um consumo de RAM muito contido. Ainda pensei reinstalar o WinXP naquele PC… ainda bem que não o fiz.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem duvida, o Xfce é uma ambiente gráfico a ter em conta.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa tarde

    Obrigado por me apresentarem este SO fantástico

    Instalei-o num portátil CQ-60 170EP e até agora tudo está optimo

    Tenho apenas um pequeno problema com o som

    Quando aumento o som no máximo ele distorce…fica abafado..
    E no windows isso não me acontece..

    Alguma maneira de solucionar isto?

    Obrigado e continuem o bom trabalho

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Quando aumentas o som no VLC por exemplo, e passas para a cor vermelha o som fica distorcido. Não sou especialista, mas no icon do som, deixa em 90% ou 95% e só aumentas o som pelas colunas, deixas estar o som do icon nestes valores no máximo.

      Não sei se fui claro com a explicação.

      ZiLOG

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Obrigado pela resposta

  10. Avatar de Indaleto
    Indaleto

    Já agora que falaste no Dropbox porque não publicar os passos para instalar uma segunda (terceira, quarta, …) conta do referido programa…

  11. Avatar de David Oliveira
    David Oliveira

    Xubuntu com Cairo Dock ao invés do segundo painel inferior pré-definido e fica tudo um must! para além do Xubuntu já vir com compositor activo de origem, o que permite umas transparências e mais uns efeitos bem à maneira 🙂

  12. Avatar de Vitor
    Vitor

    É possivel colocar no ubuntu os widgets que surgem nos screenshots (disco, ram, network, etc..)? E como faço?
    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim Vítor. Vamos lançar post sobre isso amanhã. O software chama-se conky. Ab

      1. Avatar de eu
        eu

        Já agora, deixo a sugestão de um post sobre o mpd.

  13. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Pedro Pinto tas a correr a virtualbox em windows ou linux ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Neste momento Windows.. Mas tb tenho virtualbox no Linux

  14. Avatar de ric1
    ric1

    É assim , eu queria trocar o Unity pelo Xfce , mas não o queria fazer pela linha de comandos.

    Há possibilidade de fazer o download do Xfce por outro pc ( não linux) e depois instalar no meu Pc?

    Desde já obrigado pelas respostas.

  15. Avatar de Serva
    Serva

    Ric1 ,

    Boa noite referes-te a fazer o download da iso do SO certo ? … se sim claro , ou passas a Iso para uma pen ou queimas um CD e instalas no teu pc .

    Cumprimentos

    Serva

  16. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Tentei instalar o Chrome, mas quando começa a instalação pelo centro de software, passados uns segundos volta atrás e não instala. Já aconteceu a alguém?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pode ser alguma dependência

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Também me aconteceu o mesmo…

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Boa tarde , tentem instalar via consola se for um problema de dependências , instalas o synaptic e fazes uma busca das livrarias em falta e instalas , pode ser que assim resolva o problema , por vezes são pacotes quebrados que temos no sistema , vejam com o synaptic no separador editar / pacotes quebrados e tentem resolver esses pacotes , caso não funcione mesmo assim , podem abrir a consola e digitar : sudo apt-get autoremove , pode ser que sejam restos de pacotes obsoletos que estejam a interferir com a instalação .

        Cumprimentos

        Serva

  17. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas, quanto tento instalar o Xubuntu dá-me um erro no ubiquity e não deixa instalar. Alguém sabe como resolver?

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Vão dois.
      Nem por cd (gira tanto que a drive fica a ferver antes de dar erro), nem por usb que é mais rápido…

  18. Avatar de JoseM
    JoseM

    Antes de mais parabéns por mais esta boa iniciativa da pplware!
    Como utilizador recente do Xubuntu, fico agradecido pelas dicas aqui disponibilizadas.
    Instalei o tema Greybird_Mac, mas não fica com o mesmo aspecto do screenshot 🙁 A existir “O Desktop Perfeito (Parte X)”, sugeria que abordassem as várias possibilidades de personalização do excelente ambiente gráfico que é o XFCE.

  19. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal
    Jose Ribeiro – Portugal

    BOM DIA.

    Ate aqui tudo bem. ja perdi mais uma manhã no linux.
    Mas não consigo ligar á rede wireless do escritório se não conseguir net sem ser por cabo não posso ter este SO.

    Das pesquisas feitas mandam-me para um terminal e ai começam as trapalhadas….
    MY computer: acer extensa – Placa Broadcom BCM 4311.

    Assim o linux fica dificil.

    Agradeço ajuda ou caminho para a obter..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas José,

      Qual a distribuição que está a usar?

      Pedro Pinto

  20. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal

    Viva.
    Esta mesmo, a que mais gosto ate ao momento: xubuntu.

  21. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal

    Olá.
    Até ao momento… disse eu e muito bem.
    Ao virar de pesquisa encontro Vector Linux, experimento +1 distro e não é que …. wireless começa logo a funcionar tal e qual como quando estreei por cá o W7…

    Viva o linux: (utilizador do windows á 20 anos…)

    Abraço.

  22. Avatar de marco botelho
    marco botelho

    boas
    ja a algum tempo que so uso linux e adoro nao troco por mais nenhum SO, agora estou a usar o xubuntu 12.10, mas encontrei um problema o sistema nao me detecta o meu tablet bq kepler 2, alguem me pode ajudar
    cumprimentos

  23. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boa tarde.
    Instalei o plugin do brilho mas mesmo assim não consigo alterar o brilho =S.
    Alguem me pode ajudar?

  24. Avatar de Juan
    Juan

    Agradeço sua ajuda, estava ficando louco com o brilho! Obrigado mesmo.

  25. Avatar de Helber
    Helber

    EI eu queria esse versão pra baixar assim ja tunada com oq voçês fizeram

  26. Avatar de Tiago Frutuoso
    Tiago Frutuoso

    Estou a ter problemas com o meu tablet, não consigo instalar porque tem um chipset gráfico Intel i830. É pena, gostava mesmo de ter o Xubuntu instalado. Até encontrar uma solução, de volta ao DSL 🙂