XMir já está disponível para o Ubuntu 13.10

7 Comentários

Tal como anunciado aqui, o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o XMir, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc).

Depois da equipa do Xubuntu disponibilizar uma versão de testes do 13.10 já com XMir, Kevin Gun da Canonical anunciou recentemente o XMir para Ubuntu 13.10.

xmir_01

O XMir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland  – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical).

Como experimentar já o XMir no Ubuntu 13.10?

A instalação do XMir no Ubuntu 13.10 é realtivamente simples, bastando para isso correr os seguintes dois comandos:

sudo apt-get install unity-system-compositor 
sudo reboot

Esta ultima versão do XMir display server, traz já algumas funcionalidades interessantes, das quais se destacam:

  • Suporte para xserver-xorg-video-intel
  • Suporte para xserver-xorg-video-ati
  • Suporte para xserver-xorg-video-nouveau
  • Intel sna activo
  • Funcional com o Unity 7
  • Boa Performance
  • Multi-monitor suportado

Todas as funcionalidades e limitações podem ser consultadas aqui

Enquanto a Canonical continua a trabalhar no XMir para estar totalmente compatível com a versão final do Ubuntu 13.10 outros projectos como o Kubuntu e Lubuntu mantêm a sua posição de não mudar para este novo servidor gráfico. Relativamente ao projecto Xubuntu, ainda este mês haverá uma tomada de decisão sobre a adopção do Xmir.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    Dará para testar / usar no Linux Mint?
    Alguém sabe qual é a posição do Mint ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A ultima informação que li…é que não queriam muito o Mir…não sei se ha novidades. Penso que deve funcionar no Mint…não testei

  2. Avatar de Emannxx

    Pergunto-me se com o XMir existirá algum tipo de suporte aos sistemas com duas placas gráficas (Nvidia Optimus, AMD Switchable Graphics etc), sem ter de recorrer ao bumblebee.

    Até agora tem sido, pelo menos para mim, uma das maiores “falhas” do Linux, considerando que a vasta maioria dos portateis com Nvidias vêm configurados com o sistema optimus.

    Apesar de existirem reports de que a Nvidia está a trabalhar num driver com suporte à tecnologia, suponho que caiba também ao X permitir o funcionamento fluído e eficaz da mesma.

    1. Avatar de Pedro Reis
      Pedro Reis

      O Optimus da Nvidia e o Enduro da AMD devem ser suportados a daqui a pouco tempo, a Nvidia já tem a base nas drivers actuais e a AMD penso que também está a trabalhar nisso, mas no entanto é só para o X.

      Tanto o Wayland como o Mir ACTUALMENTE não suportam drivers proprietários, por isso só devem instalar o Mir se usarem as open-source (para prevenir possíveis problemas.

      A Canonical anda a falar com a Nvidia e a AMD para suportarem o Mir mas não tenho visto noticias a cerca disso.

      É claro que quem usa gráficas Intel não tem que se preocupar com nada.

      Cumps

    2. Avatar de Maxim

      Boas, sabes me dizer se ha algo parecido ao bumblebee, mas para ATI/Intel? Estou a fritar com isso.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Finalmente, falta agora eles esquecerem tudo o que está entre o X e o GTK/Qt, essas API estão desactualizadas com o que se faz no Mac OS X, por exemplo… só uma sugestão…

  4. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Quando sair o Beta 1 eu vou testar.