XBMC – Vamos transformar o Ubuntu 11.10 num Media Center?

52 Comentários

Tem um PC mais antigo e não sabe o que lhe fazer…Porquê não o transforma num Media Center?

Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função. O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.

xbmc_01

O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.

Como instalar o XBMC no Ubuntu 11.10?

Para instalar o XMBC basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos. O XMBC ocupa cerca de 118 MB.

sudo apt-add-repository ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install xbmc xbmc-standalone

Depois de instalado, basta carregar em ALT + F2 e procurar por XMBC.

xbmc_00

Na prática, o XBMC é um gestor de conteúdos multimédia que vão desde fotografias, musica, vídeos, etc. Esse conteúdos podem ser obtidos a partir das mais diversas fontes (ex. Sistema de ficheiros local, partilhas Windows, etc).

xbmc_03

Dentro do XBMC podemos proceder a mais diversas configurações que vão desde a personalização do próprio XBMC, definição de parâmetros associado ao Vídeo (ex. legendas, gestão da biblioteca de conteúdos, etc), configurações de rede, Gestão de Add-ons, Skins, Weather, etc.

xbmc_02

O XBMC é provavelmente o melhor media player gratuito. Além do Linux, o XBMC  está também disponível para Windows, MacOS, Apple TV, etc. O XBMC Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo.

Faça download do XBMC para o seu sistema

mac linux windows appleTV live

OSXOSXPPC

Linux

Windows

Apple TV

Live

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FerreiraL
    FerreiraL

    Tenho isso instalado num PC ligado à TV e ligado por wireless a uma partilha de rede…!

    O melhor media center que existe! sem dúvida! Já usava no tempo da xbox original mas devido ao cpu dela tive que fazer o upgrade para a versão PC pq não conseguia reproduzir 1080p! Mesmo assim ainda a tenho a funcionar na sala de descanso do pessoal lá no trabalho! 😀

    1. Avatar de FredRF
      FredRF

      Tenho o mesmo…mas em casa =D

      O PC ali disfarçado e tal…

      XBMC para mim é o melhor!

  2. Avatar de Arthgrafic

    Parece muito interessante. Mas instalei no Windows 7 e não percebi como funciona!!!

  3. Avatar de João Sosua
    João Sosua

    Sempre pensei que fosse Microsoft pois com o nome Xbox Media Center ……

    mas afinal é open source.

  4. Avatar de luis
    luis

    Qual a diferença da versão LIVE das outras?

    1. Avatar de MiniMe
      MiniMe

      Live como o nome indica corre de um cd ou de uma pen. Como uma versao Live de linux pode ser posteriormente instalada no disco rigido (em MBs com chipsets ION depois de instalar a versao Live, desabilitem o mute no alsamixer!)

  5. Avatar de Tony Silva

    Vejam também o Boxee. É baseado no XBMC citado mas mais user-friendly. A minha primeira opção.

    http://www.boxee.tv/

    1. Avatar de Zeca Toininho
      Zeca Toininho

      Só mesmo um tony para querer o boxee!

      1. Avatar de Cap
        Cap

        Prefiro o Boxee

  6. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    É top!

    Melhor media center de sempre. Uso diariamente.

    cumps!

  7. Avatar de Xis
    Xis

    Sem duvida o único verdadeiro media center…
    Montei um sistema com um pc já antigo na sala e experimentei as 3 versões, live, com ubuntu e com o windows 7 starter. Acabei por escolher o windows, é o que funciona melhor.
    Tenho esse pc ligado a um modelador e assim consigo ver pela casa toda e uso a aplicação para android para por os filmes e reproduzir a partir de qualquer aposento, muito bom mesmo.

    1. Avatar de SrgSnts
      SrgSnts

      Que tipo de modelador e aplicação Android usa? Estava mesmo a querer fazer igual mas não sei! :S
      Obrigado

  8. Avatar de Zé batata
    Zé batata

    Não é mau, mas melhor é o “Ps3 Media server”, que faz de servidor DLNA na rede e a grande vantagem é as legendas sincronizadas on the fly. Ha é verdade, suporta qualquer formato.

    1. Avatar de flamarro
      flamarro

      nem precisas de legendas sincronizadas on the fly. A este XBMC instalas varios plugins, buééééés mesmo, sendo que um deles pode ser o xbmc subtitles. Tem dezenas de sites de legendas que podem ser configurados, só é feito uma vez. Depois é só pores o filme/serie a correr, fazer enter , subtitles e aparecem as legendas sincronizadas, é só escolher e tá a dar a cena legendada, um mimo… fora o navi-x aqui falado e um porradão de outras coisas. Obrigatorio ligar a TV e a amplificador de som, utilizando som digital…. um mimo.

  9. Avatar de Zé batata
    Zé batata

    Outro é o Boxee. Tal como o “PMS” (ps3 media server) suporta tv por IP, só não suporta legendas.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      O boxee é baseado no xbmc

      cumps!

      1. Avatar de flamarro
        flamarro

        yep. tudo o que o boxee faz o xbmc faz mais… o boxee é mais simplista sem duvida, mas o xbmc, com um bom theme ( actualmente uso o “aeon nox” ) e umas pequenas configurações é imbativel….

  10. Avatar de Filipe Galego

    Parece bom.

    Os links do fundo do artigo não funcionam. Apontam para a imagem respetiva…

  11. Avatar de Goncalou
    Goncalou

    Experimentem openelec (XBMC sem mais nada) numa pen e …

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Sobre esse programa, consegues dar resposta ao meu pedido abaixo? Agradecia.
      TKS

  12. Avatar de Abílio
    Abílio

    Também uso muito e há bastante tempo
    Tem app para iphone que dá imenso jeito como controle remoto por wifi.
    O ponto fraco são os codecs.
    Alguém sabe com contornar?

  13. Avatar de SmurdDaddy

    O MediaPortal dá para controlar os codec…

  14. Avatar de serva
    serva

    Bom dia ,

    A pessoas que ainda não perceberam que existem N aplicações Open Source que são as melhores escolhas .

    Bom artigo , também uso , quem tem Ubuntu instalado basta no inicio de sessão escolher se quer arrancar com a XBMC ou com o Ubuntu de qualquer das formas dá sempre para ter acesso a partir do Ubuntu , a vantagem é que podes arrancar só mesmo com o media center .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  15. Avatar de Redin
    Redin

    Já ando a acompanhar este fantástico XBMC hé uns 2 anos e não estou virado para tentar mais nenhum. Apareceu recentemente uma compilação LIVE concorrente ao próprio XBMC-LIVE de Nome OpenELEC (http://xbmc.org/natethomas/2011/10/26/openelec-1-0-released/) que é fantástico, visto ser possível usar uma pen (ou idêntico) de forma a podermos ter o XBMC configurável e as alterações são feitas sem serem perdidas, como acontecia ao XBMC-LIVE.

    O único problema que eu encontrei é que acabei por desistir, foi que, não me reconhece o meu monitor (TV-LCD) e dá-me sempre a resolução mínima.

    Sei que existe uma maneira de forçar a resolução mas como não “pesco” nada do “Pinguim”, ainda não me atrevi a fazê-lo.

    Alguém que possa dar uma ajudinha?

    Obrigado.

    1. Avatar de Hugo Nogueira
      Hugo Nogueira

      Primeiro uma pequena correcção, não são concorrentes, tanto é que se ajudam mutuamente e publicitam um ao outro, o OPENELEC é apenas uma versão +/- live que se kiseres podes “limitar” um pc apenas para um SO base linux e por cima disso o xbmc fazendo com que o sistema seja muito mais rápido não estando dependente da velocidade que o sistema operativo tem, posso dizer que tenho instalado no meu Xtreamer Ultra com um disco SSD de 8gb e demora não mais de 25 segundo a entrar no xbmc ja com o wifi activo e já preparado a actualizar a biblioteca, quanto ao teu problema tens que ver se instalaste uma versão própria para o teu pc, e se for o caso de teres que alterar alguma coisa se tiveres o pc ligado na rede, a partir de windows consegues aceder aos ficheiros do OPENELEC e alterar o que for necessário na tua situação

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Sim, disseste bem. Não são concorrentes. Eu iria corrigir o que disse se já não o tivesse dado entrada.
        Quanto à tua ajuda, fico agradecido. O meu computador é próprio até porque se eu usar um monitor diferente, a resolução aparece a desejada e com possibilidades de personalizar a mesma.
        O problema está mesmo no meu monitor (LCD-TV Panasonic) e a única forma de o fazer é forçar nativamente a resolução para a desejada e também sei que ele suporta resoluções até 1360*768.
        A forma de aceder aos ficheiros do OPENELEC não é possível até porque quando procuro por eles, o windows não reconhece a drive pedindo sempre se quero formatar. OBVIO.
        Se conseguires dizer como fazer o “Pinguim” resolver este problema, contacta-me para redinpais arroba yahoo ponto com.
        Mais uma vez, muito obrigado.

  16. Avatar de Eduardo Silva

    Gosto desta parte “Tem um PC mais antigo e não sabe o que lhe fazer…”. Convém especificar as capacidades desse PC, pois este programa é pesadissimo mesmo a correr como sessão. Tenho um Duron 1800, com 2 gigas de memória e o rato nem mexe.

    1. Avatar de Xis
      Xis

      Tenho um P4 2.4 com 1gb ram a correr o xbmc no windows 7 starter e funciona ás mil maravilhas.
      Só tive de comprar uma ATI HD das mais baratas para ver filmes HD.
      Tens de rever as configurações disso que de certeza funciona bem nesse pc.

    2. Avatar de Hugo Nogueira
      Hugo Nogueira

      Para essas situações tens a resposta mesmo em cima, o OPENELEC resolve-te o problema pk depois de instalado não vais ocupar mt mais de 250mb so mesmo com os add-ons é que irá ultrapassar esse valor e ainda tem mais uma vantagem é o facto de haver diferentes versões optimizadas para diferentes configurações pc (baseadas em intel, ion, fusion, appletv e xtreamer que é o mesmo que ion mas tem as configurações certas do controlo remoto)

  17. Avatar de João Batista
    João Batista

    Como é que tem ligado do pc a tv ?

  18. Avatar de ergos
    ergos

    tenho o xbmc instalado no pc e em duas xbox isto para ver filmes online pelo navi-x é um mimo e claro o plugin sportdevil para ver canais de tv incluindo os canais tv cabo e sporttv mais dicas aqui…

    pc
    http://forum.xbmc.org/

    xbox
    http://www.xbmc4xbox.org/forum/

  19. Avatar de juaoh
    juaoh

    Boas Pessoal

    Sou um frequente utilizador de windows mas não pesco nada de linux..

    Desculpem a ignorância mas a maneira de no boot do pc conseguir optar por iniciar o w7 ou iniciar este media center sem ir a interface do ubuntu??

    Algo do género:

    -windows 7
    -xbmc

    Cumps

    1. Avatar de Hugo Nogueira
      Hugo Nogueira

      Boas
      Instalas o OPENELEC numa pen e depois só tens de escolher o boot entre hdd e usb device

      simples e fácil 😛

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    boa noite,

    instalei num asus k52jc com uma grafica geforce 310M e ao abrir o programa da um erro.

    a mensagem é:
    XBMC needs hardware accelerated OpenGL Rendering.
    Install an Appropriate graphics driver.

    a mensagem é clara mas como instalo os drivers apropriados?
    pensei que estive-se tudo direito depois da instalação do ubuntu. uma vez tendo a grafica que vem com o processador como sei qual a que esta em funcionamento e como altero ou instalo a que suporta melhores graficos que neste caso e a 310M.

    agradecia uma ajuda o programa é muito interessante e queria explorar mas como estou a iniciar com o linux não estou à vontade em certas situações.

    obrigado e cump..

    1. Avatar de Paulo G.
      Paulo G.

      Convém leves o artigo sobre o OpenGl e talvez assim vejas porquê. Se usares M$Windows tens de instalar o driver do fabricante.
      http://en.wikipedia.org/wiki/OpenGL

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        estou a usar o ubuntu 11.10
        obrigado. vou tentar ver isso então.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          bom dia,

          já estive a dar uma olhadela e pelo que percebi poderia faltar actualizar os drivers da gráfica. fiz então a actualização e continua a dar o mesmo erro.
          se é um software que corre em computadores mais antigos este erro não é um bocado estranho??
          alguém consegue arranjar-me um solução para resolver este problema?

          obrigado.

  21. Avatar de Dexter
    Dexter

    Gostei do artigo, e tentei já no passado tornar o Linux num media center, a minha única limitação foi o espaço em disco e a forma como o Linux se comporta com drives USB externas: muito lento! O USB é 2.0 mas comporta-se como se fosse um 1.0 não sei porquê, pesquisei em forums e o meu problema é comum mas não encontrei respostas. A alternativa sim seria criar uma partilha de rede, no entanto irei precisar de um NAS ou de outro PC com Windows para o fazer. Alguém sabe como dar a volta a isto e ter um disco USB 2.0 a bombar rápido com o Ubuntu? Será que isto foi já ultrapassado nas versões mais recentes do Ubuntu? Será que isto é tema para um artigo à parte? Eu já desisti e coloquei o Windows 7 que eu adoro tal como o Ubuntu, mas gostaria de saber qual a solução.

  22. Avatar de Kimoaz
    Kimoaz

    RMVB

    Boas alguém sabe se se mantém os problemas com o formato RMVB. Já tive uma versão anterior, a correr em ubuntu, q se portava mt mal com RMVB.
    Se alguém souber algum truque que possa partilhar…
    Obrigado

  23. Avatar de xpBest
    xpBest

    fonix ainda utilizam comandos em linux que atraso , um dia queriam que muda-se para essa coisa linux fonix .

  24. Avatar de jose
    jose

    eu tenho isso na xbox original e é do melhor!

  25. Avatar de Nuno Pereira

    E depois ainda existem os plugins ou add-ons que transformam completamente o XBMC…

    Experimentem o XBMC + XBMC Subtitles + Icefilms add-ons… é qualquer coisa 🙂

    1. Avatar de Hugo Nogueira
      Hugo Nogueira

      Boas

      Conseguiste por filmes do Ice filmes com legendas?? eu tenho esses dos add-ons instalados mas não conseguir que ele me fosse buscar as legendas, se me puderes dar dica agradecia

      cumps

  26. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pessoal, quero montar um média center de raiz, algo low cost. Que componentes (CPU, processador, memoria RAM, motherboard, fonte Alimentação, disco rígido, etc) recomendam?

  27. Avatar de SMartins
    SMartins

    Pessoal só tenho a dizer que é Fantástico.
    Tenho a correr a versão Linux à uma serei de anos e é 5 estrelas tenho agora a bombar numa board ZOTAC- ion itx A-E com 2GB de Ram; Filmes 1080p, youtube, sereis, musica, fotos e facebook tudo na TV em grande qualidade

  28. Avatar de Nuno
    Nuno

    não conhecia o XBMC, mas experimentei e adorei. Entretanto descobri o openelec. Segui todos os passos para instalar numa pen e maravilha. Contudo em alguns pcs mais antigos por exemplo (Acer travelMate 4001wlmi)e ele não arranca o openelec dá o seguinte erro e não passa daqui:
    find: /storage/.xmbc/addons/*: no such file on directory

    depois instalei no HD (porque pela pen dava o mesmo erro) de um outro PC – P4 1.5Ghz 256mb ram (memórias rim)- e após a instalação sem problemas, ao arrancar aparece isto e não “anda” mais

    find: /storage/.xmbc/addons/*: no such file on directory

    swapon: /storage/.cache/swapfile: suapon failed: function not implemented

    cat: can’t open ‘/storage/.xmbc/temp/latest’: no such file or directory

    sh: bad number
    sh: bad number
    sh: bad number
    sh: bad number

    Nota: a versão que tenho é a “OpenELEC-Generic.i386-1.0.2”

    Alguma ideia de como por isto a funcionar?

  29. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alguém me pode ajudar com o post anterior?

    Obrigado
    Nuno

  30. Avatar de Vitor
    Vitor

    Viva!

    Estou a pensar construir um htpc.
    Quem ja experimentou e usa pode partilhar a configuracao de hardware?
    No forum do XBMC recomendam o uso de SSD. Sera mesmo necessario?

  31. Avatar de Walter
    Walter

    Tentei instalar o XBMC,mas apareceu a seguinte mensagem:

    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
    você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
    distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
    criados ainda ou foram retirados da “Incoming”.
    A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

    Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
    xbmc : Conflita: xbmc-standalone
    xbmc-standalone : Depende: xbmc-data (= 2:10.1-8~ppa1~oneiric)
    Depende: xbmc-skin-confluence (= 2:10.1-8~ppa1~oneiric)
    E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

    Segui conforme como instruído no site:

    sudo apt-add-repository ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install xbmc xbmc-standalone

    Será que alguém pode me ajudar.

    Abraços

  32. Avatar de Mizael Chaves

    Realmente o XBMC é o melhor Media Center existente. Já testei uns cinco Media Center diferentes. Obtive excelente resultados em conjunto com o win 7. Ótimo post Pedro Pinto.

  33. Avatar de Jolas
    Jolas

    Walter consegui instalar o xbmc conforme esses comandos mostrados aí por você. Estou há dias tentando, já havia até desistido, foi quando, por acaso, achei este site e resolvi ler os comentários até o final na esperança de alguém está tendo o mesmo problema que o meu. O seu era parecido com o que estava acontecendo comigo e resolvi seguir essas dicas sua mesmo você falando que teve erro, pois o seu repositório estava diferente dos que eu já havia tentado. Estou usando a versão final do Big Linux (big 5 ou 11.10, que é a mesma coisa) e o xbmc não consta no synaptic, porém graças ao seu erro eu consegui acertar. Te aconselho a buscar no google, alguns comandos para remover pacotes quebrados e bibliotecas que não são mais utilizadas e depois tentar novamente.

  34. Avatar de NoxDiogo
    NoxDiogo

    Boas Malta,

    Alguem sabe com por a reproduzir numa SMART TV Samsung, através de DLNA, os add-ons com canais?

    Obrigado,
    Cumps