Wireless tools no Linux

6 Comentários

Wireless tools é um pacote com 6 ferramentas (iwconfig, iwevent, iwgetid, iwlist, iwpriv, iwspy), que nos permite aceder facilmente a redes sem fios a partir de sistemas Linux. Esta “caixa” de ferramenta é parte integrante das recentes distribuições do Linux.

Segue uma breve explicação de cada comando, supondo que a nossa placa possui o identificador wlan no nosso sistema Linux (para visualizar o identificador da sua placa execute o comando seguinte /sbin/ifconfig -a) :

1) iwconfig – tem a mesma função que o comando ifconfig (para consultar parâmetros de rede) mas é destinado exclusivamente para ver os parâmetros da nossa placa wireless. Permite ainda configurar parâmetros de acesso à rede wireless com por exemplo: SSID, modo (infraestrutura ou ad-hoc), canal, chaves WEP, etc.

Exemplo: iwconfig wlan0 channel 6 essid pplware (configura a rede para aceder à rede com o nome pplware pelo canal 6).

2) iwlist – Este comando permite “listar” todas as redes alcançáveis (como por exemplo listar a rede do vizinho)

Exemplo: iwlist wlan0

sshot-1.png

3) iwpriv – Mostra todas as configurações permitidas para a nossa placa wireless

sshot-2_1.png

Por exemplo, para mudar para 802.11g (54Mbps) basta utilizar o seguinte comando:iwpriv network_type g

4) iwgetid – Para saber qual o SSID (ou seja, saber qual o nome da rede) à qual estamos associados.

5) iwspy – é usado para configurar uma lista de endereços numa interface de rede wireless e para obter informações sobre a qualidade do link (recolha de estatísticas de tráfego).

6) iwevent – mostra eventos gerados pelo driver e por alterações na configuração.

Espero que tenham assimilado estes pequenos mas eficazes comandos, pois acredito que vos serão úteis na vossa utilização Linux.

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iGama

    Boa iniciativa.

    Para um usar gráficamente , recomendo o uso do NetworkManager que há para Gnome e KDE .

    🙂

  2. Avatar de Strider®

    Pois, varias vezes recuei, porque necessito de ter a minha placa wireless a bombar.
    Tenho de ir pescar net ao Desktop via wireless e sem isso não vale a pena meter-me no Linux.
    Mas agora, tenho a impressão que já não falta tudo.

    Vou esperar por Abril, altura que sai o novo UBUNTU, que segundo dizem promete muito.

    A ver vamos…

  3. Avatar de iGama

    @Strider

    E promete 🙂

    Eu tenho estado a usar ja a quase 1 mes a versão Alpha, a Beta está para sair daqui a 2 semanas, e dps 19 de Abril Final.

    Neste momento até está estavel ( para uma versão em development ).

  4. Avatar de Alexx
    Alexx

    Espero que estas preciosas indicações me ajudem, pois com a instalação do Ubuntu, “perdi” a minha placa sem fios e apesar de ser reconhecida e dizer que está a funcionar … nicles, só mesmo com cabo.

  5. Avatar de RaCcOn
    RaCcOn

    Bem!eu instalei uma placa wireless num desktop k esta numa loja em exposicao e instalei a distro Sabayon isto devido ao exelente ambiente grafico que tem!primeiro vime mesmo grego para conseguir instalar a placa wireless visto que esta nao era reconhecida e nao havia drivers para a mesma para linux!
    agora que consegui instalar a placa wireless em condicoes e que ja consigo detectar as redes que tenho na zona, nao consigo aceder a estas!
    do genero…
    tenho uma rede que esta protegida por Palavra passe 64Bit ele pedeme a password de acesso e depois quando esta a fazer a coneccao para nos 57% se nao estou em erro e passado uns segundos volta a pedirme a pass!sendo que provavelmente entra num ciclo…
    o que podera ser?

  6. Avatar de Junio Pacheco
    Junio Pacheco

    Grande Pedro,

    Estava lendo mais a respeito de Wireless Tools e achei informações do próprio Jean Torrilles no site: http://www.hpl.hp.com/personal/Jean_Tourrilhes/Linux/Tools.html
    Gostaria de saber de você se “ifrename” também não seria uma ferramenta do pacote.

    Junio