WinSCP :Aceda ao sistema de ficheiros do Linux via Windows e vice-versa

10 Comentários

Como administrador de sistemas é muito comum aceder e transferir ficheiros entre sistemas Windows e Linux. Com os serviços/protocolos que existem atualmente, transferir ficheiros entre sistemas é quase como transferir localmente de um diretório para outro.

Aprenda a usar o WinSCP para aceder a partir do Windows ao sistema de ficheiros do Linux.

WinSCP :Aceda ao sistema de ficheiros do Linux via Windows e vice-versa


O WinSCP é uma das ferramentas mais populares para Windows uma vez que permite transferir facilmente ficheiros entre sistemas Windows e Linux.

O WinSCP é um cliente SFTP (SSH File Tranfer Protocol) e FTP (File Transfer Protocol), que usa o SSH (Secure SHell) e que disponibiliza uma interface gráfica idêntica ao explorer do Windows para gestão/transferência de ficheiros.

Como usar o WinSCP?

Do lado do Linux, é necessário ter o SSH server a correr e saber qual o endereço IP (podem usar o comando ifconfig) ou nome da máquina.

Para saber se o OpenSSH está em execução na máquina Linux usem o comando:

systemctl status sshd

WinSCP  - Aceder ao sistema de ficheiros do Linux via Windows

Do lado do Windows, basta instalar o WinSCP e indicar qual o endereço IP/nome da máquina remota Linux e inserir as respetivas credenciais de acessos. Em seguida devem carregar em Login.

É também possível gerir e gravar as sessões, acedendo a Gerir.

WinSCP  - Aceder ao sistema de ficheiros do Linux via Windows

Se tudo estiver bem configurado, o WinSCP apresentará o sistema de ficheiros do Windows e do Linux.

A partir daqui estão disponíveis todas as operações básicas para gestão de um sistema de ficheiros como, por exemplo, copiar, colar, cortar, renomear, criar diretórios, etc.

WinSCP  - Aceder ao sistema de ficheiros do Linux via Windows

Principais funcionalidades do WinSCP

  • Cliente SFTP e FTP
  • Possibilidade de mudar as permissões nos ficheiros/diretórios
  • Possibilidade de guardar as informações das sessões
  • Editor de texto integrado
  • Suporte para SSHv1 e SSHv2

Com a nova versão (5.21.6), o WinSCP ganhou:

  • Suporte para ACL no protocolo S3
  • Possibilidade de importar ficheiros do OpenSSH
  • Suporte para file masks
  • Core do SSH foi atualizado para o PuTTY 0.77
  • Saber mais aqui.

Esta ferramenta facilita em muito a transferência de ficheiros entre sistemas e também a gestão e edição dos mesmos. Além da autenticação via credenciais, é possível usar chaves RSA/DSA (Fica para um próximo tutorial).

Experimentem!

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TheRealTruth
    TheRealTruth

    Da cabo do Filezilla coitados.. Há muita gente ainda a utilizar o Filezilla.. WinSCP é super completo basta explorar.

    Mais coisas que muitos SysAdmin ainda usam como Putty, boas alternativas para Administração e acesso a servidores:
    https://mobaxterm.mobatek.net/
    https://www.netsarang.com/pt/xshell/
    https://www.puttygen.com/superputty

    Alternativas ao Filezilla:
    WinSCP (Dito no artigo já) quando a versão 6.0 sair vai ser uma bomba, esta em fase beta.
    https://cyberduck.io/ (bom para iMac e Linux, excelente alternativa porem o WinSCP é melhor na minha opinião, mas o cyberduck é relativamente bom!
    https://panic.com/transmit/ (não é um jogo, não se preocupem)
    https://www.globalscape.com/cuteftp (nunca usei)

    1. Avatar de SHUTDOWN
      SHUTDOWN

      Adorei o teu comentário, eu aqui sempre usei o WinSCP e sempre vou usar!

    2. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      e posso utilizar o protocolo SCP para que as impressoras da empresa digitalizem para uma pasta no servidor?
      impressoras do tipo Samsung M4070FR, Samsung 8650, HP PageWide MFP P57750 ?!?!
      É que nalgumas delas, por serem antigas, só uso o FTP para o efeito. Desativei o SMB cuja versão apresentava falhas de segurança!

    3. Avatar de AntonioF
      AntonioF

      hoje em dia é mais eficiente usar o scp nativo no command prompt, não é preciso abrir janelas é tudo texto .
      kiss – keep It Simple Stupid

    4. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Usei o filezilla por 2 anos e tinha sempre problemas com os ficheiros que enviava. Apareciam incompletos, além da necessidade de validar o envio do ficheiro.
      Há uns anos que uso apenas o winscp e até comprei na Windows store para ajudar o programador.

  2. Avatar de Charles
    Charles

    Muito obrigado pelas sugestões!
    Deixo também a do “mRemoteNG”

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Parece ser muito semelhante ao WinSCP . Windows & Windows (janelas e mais janelas) e rato para a frente …

  3. Avatar de Angustiado :P
    Angustiado 😛

    Para quando um mini curso de administração de sistemas? Sou novo e sou HelpDesk mas gostava de começar a subida até Sysadmin.

  4. Avatar de mc
    mc

    Uso para aceder ao meu Picoreplayer

  5. Avatar de José Marques
    José Marques

    Bom dia querida um ajuda sobre o Linux
    Tenho um ficheiro ext4 de 2 gigas e queria
    Aumentar para 4gigas mas não consigo
    Resize2fs  2g.    /mint/disks/root.disk