Wingpanel – Uma barra com estilo no Ubuntu 10.10

13 Comentários

Se há coisa que eu gosto no mundo do Linux, é a quantidade de aplicações gratuitas disponíveis que permitem personalizar o sistema de acordo com as preferências de cada utilizador. Para quem gosta de ter o sistema sempre arrumado como eu, então certamente vai gostar do Wingpanel.

winpanel_00

O Wingpanel, é um painel superior para o Ubuntu criado pela equipa “Elementary”, que ocupa apenas o espaço necessário pelos ícones contidos nesse mesmo painel.  Além de possibilitar uma boa organização dos ícones, o Wingpanel dá um novo look ao nosso Ubuntu.

wingpanel_00

Veja o WingPanel em acção:

Como instalar o Wingpanel no Ubuntu 10.10?

Para instalar o Wingpanel no Ubuntu 10.10, abre o terminal e insira os seguintes comandos.

sudo add-apt-repository ppa:ripps818/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install wingpanel

Depois de instalado, podemos facilmente executa-lo carregando nas teclas Alt+F2 e depois basta escrever wingpanel. Pessoalmente gostei bastante do efeito que este pequeno painel produz no nosso sistema. Experimentem.

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CRodrigues
    CRodrigues

    Tem bom aspecto 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Simples mas muito estilizado. A simplicidade está na moda de verdade.

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    A wingpanel de bonita não tem nada, se não me engano muito com alguns tweaks com o gconf-editor é possível fazer o mesmo com a barra do ubuntu. E por acaso gostei da ideia de ter a barra enconstada do lado direito do ecra ficando a mesma sempre no topo não estorvando os botoes (fechar/minimizar e aumentar) das janelas do ubuntu.

    Gostei da ideia e agora estou aqui a brincar com o gconf-editor para ver no que dá 😉

  3. Avatar de Ricardo Vieira

    Para se ter o mesmo efeitos (ou parecido) sem instalar o Wingpanel pode-se recorrer á AWN e ao gnome-panel.

    Gnome-Panel

    alt+f2 e escrever gconf-editor
    depois ir a apps>panel>toplevels>panel_0 (ou panel_1, depende do painel que queiramos editar)
    modificar a chave “hide_delay” para 2147483647 que é o máximo de tempo suportado. Assim o painel nunca desaparecerá, a não ser que tenham uma janela por baixo dele por mais de 600 horas o.O.
    Depois retirar o que desnecessário do painel, ir ás propriedades, clicar em “expandir” e “esconder automaticamente”. Por fim arrasta-se o painel todo para o lado direito.

    Quanto á Awn basta editá-la, ou procurar pelos temas wing (deviantart, acho eu) e depois substituir o painel pela dock.

    alt+f2 e escrever gconf-editor
    desktop>gnome>session>required_components e substituir o “gnome-panel” por “avant-window-navigator”

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Naaaa essas barras da tanga nunca funcionaram comigo, o que é muito bonito nem sempre é funcional e o awn e o cairo não o conseguem fazer como deve de ser pelo menos para mim. Quero coisas leves e funcionais, na preciso de mariquices para trabalhar. :S

      Arranjei a maneira mais simples de todas, barra superior nao expandida, com auto-hide e arrastei a barra toda para a direita com o “midlle-click”.

      1. Avatar de Glink

        Boa fiz isso mesmo 🙂

      2. Avatar de Glink

        Boa fiz isso mesmo 🙂 Obrigado…

  4. Avatar de Glink

    e como é que eu personalizo a wingpanel?

  5. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Hum, uma excelente aplicação, mas digamos que gosto de ter o menu das aplicações, locais e Sistema. Alguma solução? =D

  6. Avatar de Tiago Carrondo
    Tiago Carrondo

    Correcção no repositório:

    sudo add-apt-repository ppa:ripps818/wingpanel

    1. Avatar de Gargoyle
      Gargoyle

      Consegues arranjar outro repositorio, é que nem com esse nem com o acima apresentado, consigo sacar o wingpanel, nunca o encontra.

      1. Avatar de Tiago Carrondo
        Tiago Carrondo

        nop.

        será que estás a fazer a coisa de forma correcta?

        1. Avatar de Gargoyle
          Gargoyle

          eu acho que sim, segui os passos acima
          adicionei o repositorio
          add-apt-repository ppa:ripps818/wingpanel

          depois fiz
          apt-get update

          e depois
          apt-get install wingpanel

          isto tudo como sudo, e diz sempre que não encontra o pacote.
          Já googlei e nada, encontro sempre instruções iguais a estas, será que foi removido???