Wine HQ 1.1.25

23 Comentários

Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows.


O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. Diz-nos também a Wikipedia que o Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

Alterações no Wine 1.1.25:

  • Actualização massiva de traduções
  • Suporte para várias codificações Unicode para ficheiros no Notepad
  • Melhorada a gestão de memória, particularmente no uso de OpenGL
  • Os menus de desktop agora são refrescados automaticamente
  • Inicio da implementação do DLL responsável pelos codecs de Windows
  • Vários bug corrigidos.

Licença: GPL
Sistemas operativos: Linux
Download: Wine HQ 1.1.25 [14.73MB]
Homepage: Wine

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xptonix.wblogin.com
  2. Avatar de Jose
    Jose

    Usava para jogar Counter-Strike Source, no Ubuntu, funcionava as mil maravilhas.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      confirmo;)

  3. Avatar de Nuno Machado

    eu com esta versão não consigo correr o Counter-Strike 1.6, no fim da um erro do wine.

    Acho que a versão anterior estava melhor, corria tudo muito bem esta só veio estragar.

    Espero que saia um nova versão brevemente.

  4. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Laguém me pode indicar um site a explicar como funcionar direito com este programa?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      nao tem nada de complicado.

      instalas o wine, e dps tentas correr aplicaçoes de windows atraves dele.. basta carregares com a tecla direita do rato em cima do .exe q queres e por run with wine ou algo parecido.

      cumps;)

      1. Avatar de Jorge Encarnação
        Jorge Encarnação

        O melhor, é verificar antes na AppDB do site oficial se existem algumas instruções para a aplicação windows que queremos correr. Isto porque em alguns casos é preciso mais do que apenas correr o .exe com o Wine.

  5. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Uma coisa para ser um (+ k) must:
    Suporte UNC…

    Para quem não sabe o que é isso (sem fazer desenhos):
    referir-me a uma partilha de rede usando uma aplicação com o WINE no género \\computador\partilha\recurso.ext

  6. Avatar de Shadowk1ller

    As aplicações precisam de já estar instaladas para correr no wine ou podemos instalar pelo wine?

    Não sei se me fiz entender…:D

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Não precisa estar instalado pelo windows.

      O Office por exemplo você instala no próprio Wine

      O Opera USB (entre outros aplicativos portáteis), roda direto clicando no executável.

      Boa aplicação

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Realmente nunca usei o Wine quando uso o Linux e nao entendo: imaginemos que tenho uma aplicaçao instalável (eg: Photoshop ou Office), ao correr pelo Wine ele instala como se fosse no Windows? Ou só funciona em versoes executáveis “usb”?

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          instala como se fosse no windows.. tens o wizzard todo normal;)

          e dps tem uma pasta q serve de c:

          cumps[]

          1. Avatar de mmick
            mmick

            thanks, um dia destes hei-de experimentar. Photoshop CS4 funcionará?

  7. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Programas que possuo em Windows e o que o WINE não consegue reproduzir:

    Office 2007
    Adobe reader 9
    Solidworks 2008
    Autocad 2009
    Windows Live Messenger

    Sem dúvida que o conceito do WINE é óptimo mas parece-me virado apenas para a emulação de jogos…

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      nao sei onde é q leste q o wine era virado para a emulaçao de jogos mas posso te dizer q a fonte n presta.

      para a emulaçao de jogos tens o cedega (q usa como base o wine).
      o office 2007 consigo correr com o wine com a ajuda do crossover(instala-se tal e qual como em windows sem esquemas).

      os restantes nunca experimentei em wine mas podes ver na DB do wine se da para correr ou nao..

      quanto ao wlm é realmente uma coisa chata pq em linux nem ha alternativas nao é verdade..

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Falta é suporte real e rápido para Directx 9.0c de modo a correr a 100% os jogos.

      2. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Consegues explicar melhor isso do crossover?

        1. Avatar de iGama

          O crossover é a aplicação comercial construida em cima do Wine.

          Tem algumas vantagens como uma aplicação de configuração e gestão mais avançada e várias opções de configuração já predefinidas para instalação de algumas aplicações mais conhecidas, como o Office.

          O Office 2007 funciona no Wine.

          Adobe reader no wine? mas existe versão nativa para linux do mesmo.

          1. Avatar de Manuel Costa
            Manuel Costa

            Tenho o UBUNTU em dual boot com o Windows 7. Ao tentar abrir o Outloook com o WINE nada acontece. O mesmo se passa com o resto das aplicações do Office 2007. Se souberes como o pôr a funcionar com o WINE diz como fazes.
            Não sabia que existia o Adobe Reader para Linux. Vou procurar.

          2. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            com o wine por si só é complicado.. out of the box n consegues.. terás de utilizar muitos truques, e é para isso q serve o crossover..basicamente ja vem com os ditos truques.
            basta instalares o crossover escolheres no menu o software q queres instalar(neste caso seleccionar o office 2007), escolhes a directoria onde esta o setup e ele arranca-to.
            apartir dai é windows.. next next next.. e ele fica a correr tao bem como no windows;)

            o prob é q o crossover é software proprietario(nao é freeware portanto).

            cumps

          3. Avatar de Manuel Costa
            Manuel Costa

            Isso foge um bocado do conceito do Linux (software livre)…

          4. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            errrr… por um lado dizes q queres instalar software proprietario de windows em linux, por outro lado qd te digo q tens q usar software proprietario para o fazer ai ja dizes q foge ao conceito..

            e instalar o office por si so ja n foge?

            andas um bocado indeciso 😛

            cumps