Wine 1.1.6

10 Comentários

Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows.

O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. Diz-nos também a Wikipedia que o Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

Licença: GPL
Sistemas operativos: Linux
Download: Wine 1.1.6 [13.87MB]
Homepage: Wine

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Afonso

    Nome sugestivo 😛 lol
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  2. Avatar de Sousa
    Sousa

    Penso que realmente é uma aplicação muito interessante.
    Já tentei usar, mas a sua utilização não é muito básica e após algumas tentativas falhadas desisti.

    Se não fosse pedir muito, era boa ideia criarem um tutorial de utilização do WINE.

    Cumprimentos,
    Fernando Sousa

  3. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    @Sousa,eu tambem tenho o mesmo problema, mas intalei o BIG LINUX, eo wine já vem instalado e funciona bem, de resto, é como instalar o UBUNTU.

  4. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    A maior dificuldade está em usar UNC (\\servidor\share) nos programas utilizados com WINE sem usar mapeamentos de unidade.
    Ao que parece esta nova versão não traz nenhuma melhoria nesse sentido.
    De resto é extremamente simples de usar como abrir um qualquer programa do windows.

  5. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Era bom que quando informam sobre uma nova versão de um software metessem no post um resumo do changelog para sabermos o que mudou…

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Concordo com o _Planax_.

  7. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Embora também concorde, dois cliques não incomodam ninguém

    What’s new in this release (see below for details):
    – Beginnings of schannel implementation using GnuTLS.
    – Many fixes from various code analysis tools.
    – Support for X11 desktop work area.
    – Fixes for Richedit tables.
    – More complete JavaScript support.
    – Various bug fixes.

  8. Avatar de ozie
    ozie

    Viva

    o wine permite executar programas windows em rede?

    grato

  9. Avatar de leo
    leo

    Olá ozie!
    Sim, É Possível, mas depende da situação …
    Em tempos já consegui executar e usar aplicações Windows em rede …, mas,
    a aplicação windows, além de se encontrar num servidor, tb estava instalada localmente (com o WINE) e o camnho de rede configurado de acordo com o servidor de rede SAMBA. Tb tentei executar directamente uma aplicação apenas instalada num servidor mas por qq motivo q nunca percebi mt bem, ñ funcionou, mesmo com os caminhos d rede direitinhos.
    Tudo isto foi feito no tempo do Cx.Mágica 10. …

  10. Avatar de Alk
    Alk

    Como o Sousa disse, seria muito bom se fizessem um tutorial com instruçoes a seguir.