Wine 1.2-rc1 – Aplicações Windows a correr em Linux!

31 Comentários

Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows.

wine00


O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. Diz-nos também a Wikipedia que o Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

wine01

Como instalar no Ubuntu 10.04?

A instalação do Wine no Ubuntu é muiito simples.Para tal basta executar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine
Alterações no Wine 1.2-rc1
  • Vários ícones novos
  • Melhorado o suporte para canais alpha em bitmaps
  • Várias optimizações e resolução de problemas no Direct3D
  • Melhorias a nível de rendering de vídeo
  • Resolução de outros problemas ´

Pode consultar aqui a lista de todas as novidades e de todos os problemas resolvidos.

O Wine encontra-se também disponível para BSD, Solaris e MacOS.

Artigos relacionados:
Curiosidades:

Licença: GPL
Sistemas operativos: Linux , MacOS, BSD
Download: Wine-1.2-rc1 [15.5MB]
Download: Wine-1.2-rc1 (Outras distribuições)
Homepage: Wine

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BacalhauSalgado

    Não querendo parecer crítico, quem é que quer o Bloco de Notas no Ubuntu? xD

    1. Avatar de S-K
      S-K

      Realmente… vendo a lista de programas onde alguns bugs foram resolvidos:

      Quicktime uninstaller
      CDBurnerXP
      VLC Media Player
      etc..

      O Wine “resolve” o problema para alguns programas onde não existe alternativa no Linux.
      Mas tem programas na lista de bugs que não fazem sentido.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É apenas um exemplo. Há uma panóplia de aplicações Windows based que podem correr no Linux graças ao Wine!

        1. Avatar de S-K
          S-K

          Eu sei que era apenas um exemplo (uma imagem ilustrativa). 🙂

          Refiro-me à lista de bugs:
          http://www.winehq.org/announce/1.2-rc1

          Tem lá programas que não faz sentido usar o wine.

      2. Avatar de killer
        killer

        O vlc por exemplo….se existe o programa no linux de forma nativa….

        1. Avatar de BigOix
          BigOix

          sim claro que existe
          http://www.videolan.org/vlc/download-ubuntu.html

          o vlc foi para sistemas unix so depois é que apareceu para windos

        2. Avatar de Jorge Encarnação
          Jorge Encarnação

          Está lá por motivos académicos penso eu

          1. Avatar de BigOix
            BigOix

            “Está lá por motivos académicos penso eu”

            o que queres dizer com isto

            o vlc para todos utilizarem

  2. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Experimentei o jogo Sam and Max (um dos episódios) que tinha instalado numa partição do windows e o Wine conseguiu corrê-lo, lento, não se viam os bonecos, não dava para jogar, mas correu.

    Talvez com tempo o Wine consiga correr a maior parte dos programas windows, e até jogos, mas até lá não custa nada ter o windows em dual-boot just in case.

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Ó, se o jogo não estava a ser executado para jogar, não estava a correr… Vá, o Wine consegui “arrancar”, agora, estar a ser executado… Ainda é fresquinho…
      Agora com a Steam a “desenvolver-se”, acredito que muitos vão deixar o seu velhinho Windows XP. Agora se for utilizador do Seven, já custa um bocadinho… 😀

      E só nesta versão já foram corrigidos 93 bugs! É muito bom, mas a experiência que tive com ele foi um pouco triste, a única coisa que fazia era crashar, principalmente em “menus de contexto” do softwares…

      1. Avatar de BrunoG.
        BrunoG.

        O jogo estava instalado na partição do windows, naveguei até ao executável em ubuntu, dois cliques, e o jogo arrancou, menu, load the save, arranca, tudo normal, excepto não se verem os bonecos, é um jogo 3d, tenho o cenário, só faltam as personagens (e está bem mais lento)

        O jogo é este http://www.youtube.com/watch?v=U3WrCxhWvmo

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Se o jogo não tem suporte a OpenGL é normal, basta instalares o DirectX, pelo o Wine, que o jogo fica bom.

          Nunca tive problemas de desempenho com jogos, no Wine, só ás vezes problemas mesmo do Wine, em que o jogo nem iniciava.

    2. Avatar de S-K
      S-K

      O wine é para o “desenrasca”. Normalmente ele “corre bem” programas que já tem alguns anos, e que são mais populares.

      Mas uma coisa é certa.
      O “wine” é como o “wine do Porto”. Com o passar dos anos, fica cada vez melhor 😛

      Alguém me sabe dizer se a nova versão do steam “corre bem” no wine? O CS com o steam “antigo” funcionava bem. A única coisa que não funcionava era o “overlay”. Mas dava para jogar. (Com Nvidia claro :P)

    3. Avatar de Rangel

      Um dia terá tudo isso pra linux, as empresas vão disponibilizar, esse é o caminho daqui pra frente.

      Só pra constar:
      http://blog.ubuntugames.org/archives/category/ubuntugames/page/13

      a parte do HALF LIFE!!!

      Abss.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      vamos paga-los bm…
      cmps

  3. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Quem conseguir instalar o cardshark diga alguma coisa.

  4. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    Como se eliminar o wine?? Desinstalo no Centro de programas mas fica sempre no menu aplicações??

    outro problema é quando se desinstala um programa ficam pastas por todo o lado que não são eliminadas, faz lembrar o windows, isto devia ser tudo em .dmg

    1. Avatar de S-K
      S-K

      Tem de remover a pasta “escondida” .wine que se encontra dentro da pasta do utilizador.

      /home/USER/.wine

      As entradas no menu também tem de ser removidas manualmente.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Voce pode mandar remover por completo no Synaptic, ou dar um # apt-get remove –purge

      Mas ainda assim pode ser que fique alguns arquivos de configuracao. Voce deve apagar a pasta dele a sua home.

  5. Avatar de dajosova
    dajosova

    como instalar à “la moda” windows sem termos de usar comandos ??

    1. Avatar de S-K
      S-K

      Menu aplicações > Centro de Software Ubuntu

      Na caixa de pesquisa insira “wine”

      Na lista com os resultados, “double click” no wine e depois click no botão instalar 🙂

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Realmente é bem simples. Obg

    2. Avatar de Rangel

      Tem várias as formas:
      pelo synaptic onde vc faz uma busca pelo que deseja.

      Ou…buscar pela NET, o tal do executavel da sua versão
      caso do ubuntu .deb

      mandriva .rpm

      tbm… .sh onde vc clica com direito e vai em propriedades – permissão – coloca executavel…

      há mais formas do que windows, e sempre há mais programas para a opção!!!

      Abss.

  6. Avatar de BigOix
    BigOix

    para que utilizar o wine se temos tão boas alternativas em linux
    tudo é uma questão de pesquisa

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      concordo plenamente existem jogos para linux brutais, não é preciso os do windows, mas é normal que alguém que não ande nestes meandros ha muito, precise para “respirar” jogos e programas windows.Pois são aqueles a que eles estão habituados…
      No meu caso tenho o wine instalado e não tenho la nada, recordo que sou utilizador intensivo de linux.
      cmps

    2. Avatar de Rangel

      Isso mesmo, no caso do Counter strike, já existe N games e todos em 3D, muita coisa mudou e vai mudar mais e mais!!!

      Dica:

      http://www.guiadohardware.net/dicas/fps-3d-linux.html

      Abss.

  7. Avatar de Olly

    Até hoje “só” precisei do wine para o Publisher e, infelizmente, não resolveu. Pelo que descobri apenas permite vizualizar os documentos .pub, alterar e gravar é mentira!
    Alguém sabe dizer se já foi corrigido este problema?

  8. Avatar de Helder
    Helder

    O Wine é um dos programas que mais jeito dá no Linux. Então,para convencer o povo a mudar do Windows, nada melhor que lhes falar do Wine.
    Claro que prefiro sempre usar programas nativos do Linux e open-source. Adoro o OpenOffice,já o utilizava até quando tinha Windows, sempre que tenho de escrever alguma coisa, é no Writter. Mas como estou sempre a receber documentos do MS Office de colegas, o mundo lá fora ainda é preso aos standards Microsoft, o Office 2007 via Wine torna-se útil.

  9. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Ai se não fosse o Wine eu estava LITERALMENTE FOD***!
    No caso das linguagens UML (Engenharia de Software), ainda estes dias tive de usar o Wine para instalar o Entherprise Architect no Linux porque o prof só aceita trabalhos feitos nesse programa ou no famoso Jude (detesto este ultimo).
    Enquanto o ensino continua esta vergonha e os professores são incompetentes os alunos vão-se habituando a instalar ilegalmente software pago tendo excelentes opções de software livre à disposição.
    Na maior parte desse software pago são poucos os que têm versões Linux.
    Conclusão: WINE resolve e mais nada!

    1. Avatar de Hrenechen
      Hrenechen

      Excelente comentário concordo em gênero e grau com isso..
      O WINE se tornou um canivete suíço para aplicações que não existem no linux.
      Apesar de o projeto ainda precisar de muitas melhoras, mais tenho certeza que isso se deve a falta de apoio dos profissionais que poderiam contribuir mais com o mesmo.