Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (5)

31 Comentários

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


No último tutorial apresentamos aqui como poderiam personalizar o Linux Manjaro.  Hoje vamos conhecer algumas das aplicações que podem encontrar dentro de Acessórios, no Menu Principal.

Como mostra a figura seguinte, dentro dos Acessórios podemos encontrar as ferramentas:

  • A fazer
  • Calculadora
  • Editor de Texto
  • Ficheiros
  • HP Device Manager
  • Kvantum Manager
  • Mapas
  • Meterologia
  • Notas
  • Relógios

Ferramenta A Fazer

A ferramenta A Fazer permite-nos registar tarefas e definir lembretes. Esta ferramenta oferece uma interface muito simples e intuitiva.

Gestor de ficheiros

Tal como outros sistemas operativos, o Linux Manjaro traz também um gestor de ficheiros e diretórios. No Windows chama-se Explorador de Ficheiros, no macOS chama-se Finder e no Linux Manjaro tem simplesmente o nome Ficheiros.

Kvantum Manager

O Kvantum Manager é um gestor de temas do Linux Manjaro. Com esta ferramenta pode instalar ou atualizar um tema, apagar um tema entre outras opções.

Meteorologia

A app de Meteorologia está também muito bem conseguida. Para que tudo funcione, basta indicar uma cidade e serão apresentadas as previsões para uma semana.

Boas ferramentas, não são? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isso são aplicações do ambiente de trabalho Gnome. Não tanto do Manjaro…
    Coisas específicas do manjaro são o package manager, o instalador, a possibilidade de mudar de kernel, o Microsoft Office Online pre-packaged como app, o facto de ser baseado no Arch e ter acesso ao AUR…

    1. Avatar de arc
      arc

      @Pedro, package manager (pacman), não é especifico do Manjaro, mas sim do Arch Linux e de todos os derivados do Arch.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Pensei que o Octopi era exclusivo do Manjaro.

        1. Avatar de arc
          arc

          @Pedro, Octopi é um front-end para o pacman, especialmente concebido para o ambient desktop do KDE, bem como o pamac é um front-end para o ambiente desktop XFCE e outros.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            É um package manager gráfico para aceder ao pacman… Mas foi desenvolvido pelos devs Manjaro. Não conhecia o pamac. mas também acho que a melhor versão do Manjaro é a KDE por isso não sabia que era um exclusivo.

          2. Avatar de arc
            arc

            @Pedro, ambientes gráficos … é uma opção de pessoal de escolha. Cada um, utiliza qual mais gosta…o que conta é o resultado final!
            Eu por exemplo, sou adepto do XFCE e do OpenBox+tint2, há gostos para tudo!!!

          3. Avatar de Gekko
            Gekko

            Openbox+tint2
            Boa escolha 🙂

    2. Avatar de Gekko
      Gekko

      Pois… Eu tou a usar o Antergos com Gnome e noto muito poucas diferencas com estes tutoriais do Manjaro, porque estão a falar de aplicações do Gnome.

      Sobre o Files (antigamente nautilus), só o gestor de ficheiros merecia um post próprio:

      A facilidade de montar pastas remotas por webdav, ftp, sftp/ssh, samba, nfs, apple talk, as funcionalidades de procura de ficheiros e conteúdo nos ficheiros, as possibilidades de renomear ficheiros em massa.

      Possibilidade de integrar scripts para autonomizar trabalho.

      E o Gnome Online Accounts merecia outro post dedicado

      1. Avatar de arc
        arc

        @Gekko…”Pois… Eu tou a usar o Antergos com Gnome e noto muito poucas diferencas com estes tutoriais do Manjaro, porque estão a falar de aplicações do Gnome.”

        Sim, a base é a mesma, daí existir muita identidade com o Antergos Linux. E a diferença mais substancial do Manjaro Linux para o Antergos Linux, é que o Manjaro, congela mais os pacotes do core e possui uma ou outra ferramenta em modo gráfico que o Antergos não tem.

        Sim…o antigo Nautilus, agora Files, merece pois uma série de artigos, é dos gestores de ficheiros para Linux, dos mais completos, mais robustos e que permite uma boa dose de personalização e integração com scripts de vária ordem e para as mais variadas necessidades.

        Quem sabe o Pplware, não faz uns artigos sobre o tema.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Sim sim, mas objetivo deste artigo é mostrar as ferramentas que estão dentro desta versão do Manjaro.

      1. Avatar de arc
        arc

        E não esquecer dos comandos do pacman e do yaourt, que dão muito jeito!

  2. Avatar de arc
    arc

    “Kvantum Manager é um gestor de temas do Linux Manjaro.”

    Pedro Pinto, é conveniente reformular, pois o Kvantum Manager, é isto (https://store.kde.org/content/show.php/Kvantum?content=166241), sendo por isso mesmo, um gestor de temas para Qt4/Qt5 e KDE e que está incluído no ambiente desktop GNOME.

    No caso e para exemplo, se for utilizado o Manjaro Linux XFCE, o gestor de temas passa a ser o XFCE Theme Manager.

    1. Avatar de arc
      arc

      XFCE Theme Manager em acção no Arch Linux.

      https://imgur.com/a/v8ptK5x

  3. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Guarda, essa bela localidade!!! (segundo o meu colega a amigo sentado ao meu lado 🙂 )

    1. Avatar de arc
      arc

      Estava fresquinho ontem às 18:41…eheh

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Quando andarem por cá, avisem para bebermos um copo 😀 (e não falar de tecnologia ehehhe)

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          E degustar uns enchidos, que pelo que tenho provado das compartilhas do meu colega, são melhores! 😉

          1. Avatar de arc
            arc

            Amílcar, só comida sem bebida não contem comigo!

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Nunca usei esta distro “Linux Manjaro”, posso dizer que desde o momento que o Pedro Pinto, passou a publicar informação acerca do mesmo, tenho estado a gostar, e posso dizer que poderá se calhar substituir o meu sistema operátivo “Ubuntu” por este (Linux Manjaro).

    Desde já, posso dizer que estou grato pela informação Pedro Pinto.

  5. Avatar de paulo
    paulo

    Por acaso estou a gostar bastante desta distro.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    novo desktop em desenvolvimento por parte da equipa do Manjaro
    https://forum.manjaro.org/t/new-desktop-jade-in-the-works/17228

    1. Avatar de arc
      arc

      @irlm, não conhecia, gostei do visual clean.

    2. Avatar de Gekko
      Gekko

      Parece um rework do Ambiente Grafico do ElementaryOS com os widgets do KDE

  7. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    ainda bem que tenho windows 10

    1. Avatar de arc
      arc

      Ainda bem maria vieira, espero que nunca venhas a utilizar alguma distribuição de Linux. O Windows se responde a todas as tuas necessidades, então é esse um dos teus caminhos.

  8. Avatar de Luis Jorge
    Luis Jorge

    E um so pessado , continuo com o linux mint

    1. Avatar de arc
      arc

      @Luís Jorge, mais uma óptima opção de Linux.
      Isso agora a ser pesado, é muito relativo, depende logo do hardware e depois da forma como se configura o DE.

  9. Avatar de ked
    ked

    Distro com muitos bugs e instável. Se algo corre mal é um problema. Not for me!

    1. Avatar de arc
      arc

      “Distro com muitos bugs e instável.”

      Será que pode especificar quais foram os bugs e em que sentido na sua máquina existiu instabilidade?

      Era importante, que os seus problemas, fossem do conhecimento de novos utilizadores do Manjaro Linux.
      Afinal um dos lemas do Linux, é precisamente a entreajuda e assim, já ficariam precavidos e quem sabe se arranjaria uma solução.

  10. Avatar de Jacinto
    Jacinto

    Linux Mint e Xubuntu os dois forçaram -me a deixar o windows 10 em repouso. Muito pesado cheio de coisas que não preciso torna-se cansativo. O mandato já usei mas tem ainda muitos bugs. Mas é bonitinho…

  11. Avatar de Fábio Marrelha
    Fábio Marrelha

    Tenho de admitir, apesar de ter trabalhado com Windows a minha vida inteira, (excepto o periodo de um ano em que usei exclusivamente macOS e apenas uma virtualização do Windows7 para algumas necessidades) tentei recentemente usar Linux Ubuntu, com a minha mente aberta e disposto à curva de aprendizagem necessária, no entanto, para mim onde o Linux peca mais não é no facto da maior parte do software proprietário não estar disponivel, até porque na maior parte dos casos existem versões dos mesmos programas em Web ou então existe sim boas alternativas open source. Mas o maior motivo que me levou a ter de voltar para o Windows, foram as dependências, admito que talvez uma grande parte do problema tenha sido o utilizador (eu, embora estivesse a aprender).
    Mas para mim som é algo bastante importante e para desfrutar do máximo dos meus headphones, necessito de um software, neste caso o único disponível para Linux, o pulseaudio, que visto não ter suporte à X tempo, é incompativel com o Discord, o que depois de me ter apercebido disto, decidi desinstalar o pulseaudio e voltar a utilizar o nativo ALSA, o que deixou de funcionar mesmo instalando-o de novo, ou activando-o pelo terminal.
    Sem falar que não conseguia virtualizar absolutamente nada, tanto pelo PlayOnLinux, tanto como directamente pelo Wine, por problemas de Kernel, que não ficaram resolvidos mesmo após o mesmo ter
    sido actualizado.

    Enfim… Eu acredito que existissem soluções para tudo isto, embora para ser completamente honesto, tenha pesquisado bastante e tentado algumas delas, no entanto, o problema grande do linux em comparação com os sistemas suportados pelas grandes empresas, é que para o básico, sim, vai funcionar tudo após a instalação, no entanto para coisas especificas que um utilizador necessite, é sempre preciso algum workaround, alguma solução. Eu lamento isso, é um sistema que tentei gostar, aliás, gosto bastante na teoria. Mas para mim, embora tenha achado certa piada ao desafio, inicialmente, não compensou a dor de cabeça.

    A vantagem do Linux? Sinto que o computador é MEU, faço o que quiser dele, (Claramente, dentro dos meus conhecimentos), altero tudo o que quiser, não me sinto que absolutamente tudo nele recolhe os meus dados, ou se recolher, não é difícil de desligar isso sem ter de navegar até à raiz mais escondida do sistema, se é que me faço entender.

    A vantagem do Windows, é que apenas funciona, simplesmente isto, porque tudo é feito para funcionar imediatamente em Windows, na maior parte, tudo ainda tem suporte e não existem muitas aplicações abandonadas desde 2012 sem haver outras alternativas.

    São apenas os meus três centimos no assunto, para quem quiser saber a opinião de alguém que experimentou recentemente Linux. Fico feliz que nem toda a gente pense como eu e que exista esta alternativa, apesar de, com certa pena minha, não ser para mim.

    Cumprimentos