Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (3)

19 Comentários

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


Tal como o Windows 10, o Linux Manjaro tem também um “Painel de Controlo” que neste sistema se chama simplesmente “Definições”, onde estão disponíveis várias funcionalidades que permitem personalizar o sistema e não só.

Como podem ver, dentro das “Definições” existem opções para configurar a ligação Wi-Fi, Bluetooth, alterar o wallpaper, gerir as notificações, configurar parâmetros ao nível da privacidade, configurar parâmetros ao nível da energia, etc.

É também nas Definições, carregando em Contas Online que podem ligar-se aos mais diversos serviços online, onde se incluem o Facebook, Nextcloud, entre outros.

Dentro de Detalhes > Default Applications, é possível indicar quais as nossas ferramentas, por omissão, para determinadas tarefas.

A criação de utilizadores também está disponível, dentro de Detalhes, na opção Utilizadores. Para criarem um novo utilizador basta que carreguem no botão Add User…

Fácil não é? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    Pensamento Dominical…para um fim de tarde com derby!

    Pois muito bem…Sabendo nós, que uma das vantagens do Manjaro Linux (ou NÃO), é não convergir de forma directa com os repositórios do Arch Linux, fazendo com que alguns pacotes se encontrem em freeze mode, quando comparados a Arch, principalmente os relacionados ao repositório core.

    Ao mesmo tempo, também sabemos que instalar Arch Linux na sua forma tradicional NÃO é uma tarefa para todos…a questão É … possível passar de Manjaro Linux a Arch Linux de forma indolor, então como fazer?

    https://imgur.com/a/oXEGd

    O mais difícil está realizado, agora são uns simples trocados…embelezar o desktop, modificar o grub.cfg e o bootsplash.

    Afinal…NÃO existem IMPOSSÍVEIS!!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      “mudastea”? Depois diz que tal é o manjaro e a experiência. (Até dava um artigo)

      Não é que vá abandonar o meu Antergos

      1. Avatar de arc
        arc

        @Marco, o Manjaro Linux tal qual foi instalado deixou de existir, desde o momento em que eu realizei aquelas alterações e agora é Arch Linux. A razão de eu ter feito aquele ” malabarismo” ao Manjaro, foi um simples divertimento para demonstrar, se ainda existissem duvidas, que tudo é possível em Linux.

        Obviamente, que esses procedimentos não devem ser executados por ninguém, na medida em que desvirtua o carácter da distribuição Manjaro e ainda obedece a mexer nas entranhas do sistema alterando muitas directivas.

        Assim, quem deseja Arch Linux, deve instalar via Arch way…e Manjaro/Antergos/etc…da mesma forma que é RECOMENDADO por essas distros.

        Mas sim, terminei hoje ao final da manhã, alterando o grub.cfg e instalando o boot splash.

        Simplesmente foi um DIVERTIMENTO e nada mais do que isso.

  2. Avatar de osvander
    osvander

    Sou mais Deepin e linux mint, o resto, é resto.
    Também uso o win 10. Deus me ajude na hora de atualização, uffa.

  3. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Tenho um problema com as distros Ubuntu (todos os flavors) e Mint, após a instalação reinicio, passo pelo splash screen do portátil e nem chego ao grub… Fico apenas com um cursor a piscar no canto superior esquerdo e o ecrã preto sem sequer poder usar teclado ou rato.

    No entanto Elementary e Deepin instala sem problema.

    Alguém ajuda?

    Obrigado.

    1. Avatar de Andre30correia
      Andre30correia

      problemas com dual graphics /optimus . O ubuntu 18.04 não está a funcionar como deve nesses sistemas e dúvido que vá antes de Agosto ou Setembro, melhor usar o 16.04.4

  4. Avatar de Telmo Almeida
    Telmo Almeida

    Bom lote de artigos a dar a conhecer alternativas válidas e grátis para ter no computador.

  5. Avatar de Alan Rodrigues
    Alan Rodrigues

    Uma distro muito boa. Usei por um tempo, mas a dificuldade em ajustar o driver de vídeo nvidia me fez retornar ao Windows. E eu já havia experimentado outras como OpenSuse, Debian, Ubuntu, ElementaryOS, mas foi impossível corrigir o ‘vsync tearing’ em vídeos de tela cheia.

    1. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      @Alan Rodrigues
      Chegou a instalar o Compton ou o Compiz em alguma delas? Para corrigir o Screen tearing não é necessário efetuar qualquer alterção á configuração da gráfica…por exemplo em Manjaro Xfce basta instalar um dos programas que referi e adicioná-lo aos programas de arranque inicial, isto vai substituir o compositor do Xfce pelo programa escolhido, e o problema do Screen Tearing fica resolvido.

      1. Avatar de Alan Rodrigues
        Alan Rodrigues

        @SoulReaver
        Não tentei, é verdade. Mas não instalei porque estive lendo que muitas pessoas que o fizeram não obtiveram êxito. Aí eu desisti. Mas vou tentar numa instalação virtual pra ver se pega. Obrigado!

        1. Avatar de arc
          arc

          @Alan Rodigues, é isto que o SoulReaver descreveu.

          https://imgur.com/a/64AwE

          1. Avatar de Alan Rodrigues
            Alan Rodrigues

            Ah muito bem! Deu uma nova vontade de voltar ao Linux! Só uma coisa: eu devo deixar o driver noveau ou instalo o driver proprietário nvidia antes de instalar o Compiz/Compton? Com qual ele se adequa?

          2. Avatar de arc
            arc

            Faça o seguinte…

            Em Debian execute

            sudo apt-get install compton compton-conf

            Em Arch execute

            sudo pacman -S compton
            sendo que também vai ser necessário do repositório AUR o compton-conf.git, mas o Arch faz o download dele mesmo e compila directo.

            Na figura acima, eu não estou a utilizar o Compton, porque não necessito. Então no seu caso, desactive o campo “Ligar composição de ecrã” e feche esta aplicação caso a tenha.

            Depois é necessário adicionar o Compton ao inicio da sua sessão, então vá para Definições -> Sessão e arranque e clicar em Aplicações Automáticas

            https://imgur.com/a/ItxqM

            é a segunda imagem.

            Depois são os procedimentos para adicionar o compton e os respectivos ajustes no caso de tearing.

            Caso tenha o tearing, depois de instalar o compton, o comando que vai remover o tearing por completo a ser incluído é

            Comando = compton –backend glx –paint-on-overlay –vsync opengl-swc

            Mas como digo, eu não tenho necessidade de utilizar essa ferramenta.

            Por ultimo tem realizar alguns ajustes na configuração do Compton, caso deseje.

            Eu iria optar em primeiro lugar pelos drivers Open Source com o Compton e só depois caso não fossem os resultados esperados pelos drivers proprietários da Nvidia.

          3. Avatar de Alan Rodrigues
            Alan Rodrigues

            Perfeito arc! Muito obrigado! Vou tentar aqui com o VirtualBox.

          4. Avatar de arc
            arc

            OK @Alan Rodrigues. É sempre um prazer ajudar. Isso mesmo, na VM faça os testes.

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Interessante, mas.para mim.não dá. Teria que instalar uma máquina virtual para correr lihhtroom entre outros programas

    1. Avatar de Andre30correia
      Andre30correia

      o darktable é bem melhor, honestamente eu pensei que já ninguém usava lightroom, sendo o software pago onde existem dezenas de alternativas

  7. Avatar de William Neis
    William Neis

    Vale a pena também falar dos sabores comunitários do Manjaro. Há muitas outras interfaces gráficas produzidas pela comunidade. Entre elas: Cinnamon, DDE, Budgie, MATE, LXDE e há também WM prontos (ready-to-use) como i3, bspwm e recentemente foi adicionado o awesome.